O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Walter Tevis

Resenhas - O Gambito da Rainha

Beta.Lewis 04/01/2024

Excelentes partidas de xadrez
Este livro foi escrito em 1983, por um homem, e é sobre uma mulher atuando em um meio masculino.
Eu não atentei para isso no começo e estava estranhando a falta de profundidade da personagem, mais do que uma escrita direta, é uma personagem meio robotizada, que passa pela vida sem pensar muito sobre ela. Com diálogos simples, que prometem muito mas entregam pouco. Neste quesito a série explorou mais.
Já as partidas de xadrez são dignas de descrição como em um campo de batalha, não é preciso saber as regras para se emocionar e torcer. O livro vale pelas partidas de xadrez, com certeza!

bruna1793 29/12/2023

Meu top 2!??
Simplesmente um livro extraordinário. Beth é A mulher. Do tipo que a gente admira de longe. Fiquei presa na história e não conseguia mais sair. A história da Beth é traumatizante e incrível ao mesmo tempo. Eu adoro como o autor colocou um romance ali, mas sem sair do foco. Inclusive, Benny & Beth foram a causa da minha insanidade mental. Recomendo MUITO, tanto o livro quanto a série. Com certeza uma das melhores leituras de 2023. ?

Paulo.Ricardo 27/12/2023

Gostei demais já tinha assistido a série achei bem legal os dois livro rápido e muito viciante gostei.

Carol Bispo 25/12/2023

É impressionante como um livro sobre xadrez, algo que eu não entendo absolutamente nada e nem me interesso seja tão interessante. O autor merece muitos méritos em relação a isso. E imagino que pra quem entende de xadrez o livro seja 10x melhor!

Amei a escrita do autor, o ritmo dele é perfeito pro meu gosto pessoal. Ele é detalhista mas não "enrola" muito.
A Netflix fez um trabalho muito bom de adaptação desse livro, é muito fiel e o que tem diferente foram boas alterações. Então a série é uma das minhas favoritas e o livro também virou.

Tirei meia estrela, porque ainda sinto que falta pelo menos um pouquinho mais de "emoção" na Beth pras coisas além do xadrez, eu sentiria mais conexão com ela. Não é uma regra, só algo que me faria achar o livro perfeito.

Mel ð¯ 20/12/2023

Vendo a vida como um tabuleiro de xadrez
Um livro interessante que aborda temas como a inserção de uma mulher em um meio tradicionalmente masculino; a mente e o crescimento de uma criança prodígio; abuso de substâncias e solidão.
Beth é uma personagem socialmente desajustada, que descobre sua paixão e habilidade no xadrez e investe todas as suas energias em sua carreira de enxadrista. Acompanhamos seu crescimento e somos inseridos na sua mente, desfrutando de um pensamento lógico e cru; de seu modo apático e direto de interagir com as pessoas; e seu olhar quase que cartesiano sobre o mundo? como se a personagem, de fato, visse o mundo preto e branco, como um tabuleiro de xadrez. Em meio a sua jornada para inserir e crescer no mundo patriarcal do xadrez, acompanhamos seu drama de conflituosas relações interpessoais, abuso de calmantes e alcoolismo.
Achei interessante ter a perspectiva dessa personagem, mas confesso que achei-a rasa, superficial mesmo, e não consegui me simpatizar e envolver tanto com sua história.

Gabriela 14/12/2023

Não precisa gostar de xadrez
Comecei a ler esse livro sem expectativa nenhuma, inclusive não pretendia ler todo, só enquanto estava em uma livraria, mas a escrita me prendeu e eu o comprei. Pensei que por já ter visto a série o livro não seria interessante de ler mas estava errada. A adaptação da Netflix é extremamente fiel e ao ler as cenas é possível facilmente visualiza-las, mas apesar disso em nenhum momento foi chato ou entediante. É uma leitura muito fluida e mesmo com todas as descrições de partidas de xadrez e estratégias não foi cansativo, na verdade é bastante empolgante sentir mais de perto o que Beth sente com xadrez e me fez até querer saber mais sobre o jogo.

Bia 03/12/2023

O gambito da rainha
Para quem gosta da série vai adorar este livro até mais do que a série, o livro é muito bom, a escrita é muito boa, é gostoso de ler, não é cansativo, e para quem gosta de xadrez vai adorar ler as partidas, recomendo muito para quem gosta de xadrez e até mesmo para quem não gosta pois o livro se trata muito além disso.

tatisilvabarros 01/12/2023

Excelente!
Um livro para amantes do xadrez e para quem quer aprender mais sobre esse jogo. A riqueza de detalhes e forma como o mundo do xadrez foi retratado neste livro é fascinante.
Amei genialidade de Beth e toda sua história de superação e sua determinação para alcançar seu objetivo.
Super recomendo!

bubli 29/11/2023

:D
Eu adorei esse livro! leitura bem boa e contem mais pequenas coisas que não são citadas na serie da netflix, se você curtiu a serie, leia o livro!

Marcos.Detanico 24/11/2023

Simplesmente esplêndido
Minha única frustração é demorar tanto para saber da existência desta obra prima.

É uma cativante obra que mergulha no intrigante universo do xadrez através da jornada de Beth Harmon. A história aborda temas de superação, isolamento e sucesso, enquanto Harmon luta contra desafios pessoais e profissionais. A trama, que se desenrola de maneira envolvente, oferece uma visão única do mundo competitivo do xadrez e das complexidades da mente humana. Uma leitura fascinante para os amantes de narrativas que exploram a dualidade entre genialidade e vulnerabilidade.

Ed.Costa 23/11/2023

Sensacional!
"O Gambito da Rainha" é uma obra fascinante escrita por Walter Tevis. A trama gira em torno de Beth Harmon, uma órfã com uma mente brilhante para o xadrez. A história se desenrola desde a infância de Beth em um orfanato nos anos 1950 até sua ascensão meteórica no mundo do xadrez.

Beth descobre o xadrez no orfanato e rapidamente demonstra uma habilidade excepcional para o jogo. Seu talento é notado por seus professores e pela comunidade enxadrista, mas sua jornada não é apenas sobre vitórias no tabuleiro. Ela enfrenta desafios pessoais, luta contra vícios e busca encontrar seu lugar em um mundo dominado por homens.

A trama é habilmente construída, explorando não apenas o xadrez como um jogo intelectual, mas também as complexidades da vida de Beth. O livro mergulha nas nuances psicológicas da personagem, revelando suas lutas internas e a busca por identidade.

A história é envolvente, combinando a narrativa emocional com descrições detalhadas das partidas de xadrez, tornando o jogo acessível mesmo para quem não está familiarizado com suas regras. A ambientação nos anos 1950 e 1960 adiciona uma camada de nostalgia à história.

Além disso, "O Gambito da Rainha" aborda questões de gênero, destacando os desafios enfrentados por Beth como uma mulher no mundo predominantemente masculino do xadrez competitivo.

Em resumo, "O Gambito da Rainha" é uma narrativa cativante que combina o drama humano com a estratégia intelectual do xadrez, criando uma experiência literária memorável.

leiturasdamai 23/11/2023

Resenha: O gambito da rainha
Resenha por: Maiara Alves
NOTA: ??????
Indicaria: Não
Saga completa ou livro único: livro único!!!!

Carol 09/11/2023

História muito interessante, até mesmo para quem não é muito entusiasta do xadrez. Valeu a leitura.

Ana Caroline 02/11/2023

Me identifiquei bastante com certas partes tanto da série quanto do livro.

Tenho DEFICIT DE ATENÇÃO (TDAH) e faço uso de psicoestimulantes... e cá entre nos que usamos esses tipos de medicamentos, sabemos que não são vitaminas, mas sim que são medicamentos fortes, controlados e que quem precisa realmente é necessário do acompanhamento de um psiquiatra ou neurologista, e ate mesmo psicologo.
Posso dizer aqui, baseado em algumas cenas vistas na série, EXAGERARAM um pouco nessa questão relacionada a esses tipos de medicações.