A extinção das abelhas

A extinção das abelhas Natalia Borges Polesso

Resenhas - A extinção das abelhas

Bia - Resenha de Unicórnio 30/08/2021

Incrível!!
A escrita da Natália é esplêndida, eu sempre me emocionou e sinto tanta coisa a cada livro que leio dela que chega a ser loucura. Adorei essa leitura que nem é tão distópico assim e me fez pensar em muitas coisas

Thammy 18/07/2021

Duro, amargo, realista e belo.
Esse é um livro que fala sobre abandono, ressentimentos, sofrimento. Abandono na esfera individual e coletiva, socialmente falando. Usando como pano de fundo personagens mulheres fortes e com histórias de vida diferenciadas como Regina, Lupe e Pietra, trata-se de uma crítica sobre a sociedade de consumo e a desigualdade que castiga os mais pobres. Mostra claramente o impacto dos "podres poderes", como já diria Caetano Veloso, no colapso da humanidade. Uma ficção tão impactante, tão próxima e tão absurda ao mesmo tempo da nossa realidade.

Entendo o título do livro como uma metáfora da própria vida do homem em franca e rápida extinção. Extinção de sentimentos, de sentidos, de coerência, de humanidade. É uma leitura mais profunda, que nos faz mergulhar na história e desperta a sensibilidade e a reflexão para questões cotidianas importantes e muito necessárias. Recomendo demais essa leitura.

@retratodaleitora 14/07/2021

Muitíssimo atual
“O fim do mundo exigia decisões impossíveis. Decisões que estavam prontas e precisavam ser aceitas. Como a morte, a proibição ou o esquecimento. Naquele momento tão breve, houve travessia e prosseguimento. As pessoas limparam o cenário da despedida e foram descansar. A vida sempre segue seu fluxo.”

A Extinção das Abelhas (@companhiadasletras, 2021) é o segundo romance de Natalia Borges Polesso, vencedora do prêmio Jabuti e internacionalmente conhecida com seu livro de contos Amora (que é sensacional).

Como boa fã da autora, fui correndo ler o livro assim que tive a oportunidade. O título por si só já é instigante, e a sinopse me deixou com algumas pulgas atrás da orelha. Aqui conhecemos Regina, que resolve se tornar camgirl após ver um anúncio na internet, e assim começa a se expor para desconhecidos online para ganhar dinheiro e seguir sua vida no Brasil colapsado que a autora elaborou.

Um Brasil que deveria ser distópico, mas é tão realista e possível que até arrepia. Colapso ambiental, econômico… a extinção das abelhas!!! Tão, mas tão atual e doloroso ler sobre esse país que a Natalia apresenta, e mais doloroso ainda por ter noção de que nos aproximamos cada vez mais depressa desse cenário aterrador. Se já não estamos vivendo nele.

A Extinção das Abelhas é, como eu disse, um livro muitíssimo atual, que toca em feridas ainda abertas, como a pandemia e o nosso desgoverno genocida. É um soco no estômago, mesmo, e a autora faz muitas críticas pertinentes enquanto apresenta personagens bem interessantes que lutam pela sobrevivência em situações precárias.

Não consegui me ligar muito a Regina, mas gostei de conhecê-la. E o livro é rapidinho de ler, com suas 312 páginas e uma narrativa envolvente. Não é meu favorito da Natalia, mas adorei realizar a leitura de mais um livro seu, e recomendo.

@retratodaleitora

site: https://www.instagram.com/p/CRUh0r4LLdu/