Morto Até o Anoitecer

Morto Até o Anoitecer Charlaine Harris

Resenhas - Morto Até o Anoitecer

Joice (Jojo) 02/04/2012

Feijão com arroz em romance vampiresco, mas com uma boa protagonista
"Morto até o Anoitecer" é o primeiro livro da série sobre Sookie Stackhouse, uma garota que é muito mais que uma garçonete aparentemente ingênua, habitante de Bon Temps, no norte de Louisiana. Sookie é uma telepata e isso a faz se sentir mais deslocada que especial.

Tudo isso muda quando Bill Compton, um vampiro, surge na vida de Sookie. Incapaz de ler os pensamentos de Bill, a garota sente-se atraída por ele e por seu mundo, que não está tão distante daquele ao qual Sookie está acostumada.

A narrativa de Charlaine Harris é boa, mas sua trama se parece com tantas outras que estão nas prateleiras: romance entre humana e vampiro, um assassino a ser descoberto etc. A grande vantagem de seu livro, lançado em 2001, está mesmo na sua protagonista. Sookie é espirituosa, esperta e irônica, e são seus comentários sagazes que dão charme ao livro que inspirou a série True Blood. O romance entre ela e Bill é estimulante, mas nada comparado, por exemplo, àquele entre Cat e Bones, de "A Caminho da Sepultura".

Um bom divertimento, sem dúvida, mas nada além do que já se espera de um romance sobre vampiros.

Mariana 12/12/2011

Bom, mas nem tanto
Antes de qualquer coisa, vale a pena deixar claro que não vou fazer comparações entre o livro e o seriado True Blood. Esta é uma crítica puramente de “Morto até o anoitecer”.

Numa realidade em que os vampiros passam a conviver com os humanos depois da criação de sangue sintético, Sookie Stackhouse, que possui poderes de telepatia, conhece o vampiro Bill, por quem se apaixona. Em meio a assassinatos misteriosos, Sookie começa a desvendar o mundo morto-vivo, que fascina e assusta nossa heroína.

Por ser narrado em primeira pessoa pela própria Sookie, o livro tem aquele “ar” de qualquer outro dos livros vampirescos que povoam as livrarias na atualidade. Chega a dar uma preguicinha quando ela descreve as roupas que vai usar (não acho que seja informação relevante). No entanto, a história ganha quanto ao foco. O romance fica em segundo plano, enquanto o principal é a relação sociedade humana x sociedade vampírica.

Pelo fato de (infelizmente) não ter frases elaboradas, a leitura é fácil e rápida. A história tem vários pontos originais, um humor legalzinho, mas não me impressionou. E não posso ignorar a parte em que uma certa celebridade entra na história. Creio que a ideia era fazer com que fosse engraçado, mas tudo em que eu conseguia pensar era: “WTF, Dona Charlaine???”

Enfim, o livro é bom, mas nenhuma obra-prima. Boa leitura para relaxar a cabeça.
Lane @juntodoslivros 14/08/2011minha estante
Eu comecei a ler e gostar de histórias de vampiros
a partir de "Morto até o anoitecer".
A história é fantástica e envolvente.
Gostaria de saber se tem sequência.

Ander 23/11/2011

Aconteceu o que eu tanto temia! rs
É terminei, vamos lá.

Nunca pensei que um dia ia escrever uma coisa como essa, mas sempre existe a primeira vez, eu particularmente prefiro o seriado ao invés do livro, sim é até um "pecado" escrever algo assim hehe, mas não sei pode até ser por eu já ter me acostumado com o seriado e nunca gostar tanto de livros com o tema vampiro rs, bom não sei explicar direito, simplesmente essa é minha opinião.

Esse lance de comparar filme/seriadoTv ao livro chega a ser tão clichê, mas ao mesmo tempo não tem como NÃO comparar uma coisa com a outra, consegui enxergar tantas coisas diferentes e iguais ao mesmo tempo, que é difícil até saber qual é o melhor, mas o seriado explora e abusa de diversas coisas que a autora expôs em sua obra, sendo mais ousada, mais sexy rs , mais surpreendente que o próprio livro.

Mas apesar de tudo, Charlaine Harris é uma ótima escritora, não tiro jamais esse mérito dela, ela simplesmente consegue lidar com seu leitor de maneira suave e curiosa, sem deixar o em momento algum a leitura entediante, fazendo com que você vá até o final do livro, não dando vontade de largá-lo, sendo uma leitura agradável e rápida =).

Sookie é simplesmente encantadora, linda, sexy e forte, sua personalidade no livro é incrível, a autora foi fundo a passar todos sentimentos da personagem de uma forma muito bem construtiva, com certeza a escolha sobre a linda Anna Paquin foi perfeita, ela soube transmitir tudo que a personagem passa e sente no livro *-*.
Já por outro lado Bill não foi lá uma escolha tão boa assim, o do livro é mais "seco"( pelo menos foi o que eu senti ao ler o livro), já o do seriado é atencioso e romântico com a Sookie, mas nada demais, até que gostei do jeito do Bill assim, soou mais verdadeiro até. Logo o FAMOSO Galã Eric está no meio termo, apresenta da mesma forma e com um pouco a mais de desejo por Sookie, deixando mais claro do que no seriado, vamos ver nos próximos o caminho que o personagem vai tomar, não deu pra perceber direito, ele aparece muito pouco.

Senti falta de alguns personagens que só no seriado existem.(Até agora), nunca pensei que ia sentir falta da Tara, sim aquela personagem que quase todo mundo odeia no seriado kkkk, senti falta de Sookie ter uma melhor amiga pra compartilhar suas coisas, e das loucuras que só a personagem Tara sabe fazer rs, espero que ela apareça nos outros livros =).

Apesar de tudo, Morto até o Anoitecer é um bom livro, não deixa de chamar a atenção e de te manter curioso e vidrado no livro, o bom desse livro é que ele não fica só na ladainha de vampiros e romance, ele vai fundo pra diversas outras coisas, mistério, suspense, intrigas e etc.
Um livro que pode ou não agradar os fãs do seriado, mas acho que quem acompanha a serie até agora, não vão achar muita graça nesse primeiro livro.

Karol Rodrigues 22/09/2011

Como todo mundo já deve saber, Morto até o Anoitecer é o livro que inspirou a série de TV True Blood, do canal HBO. Assim que estreou a série, eu corri pra ver porque tava rolando toda aquela modinha de vampiro, e eu não nego, eu era doida por isso. Apesar de já não ser mais a sensação do momento, eu ainda tinha muita vontade de ler esse livro, porque a série de TV é tipo, muito boa.

Me assustei de início com os primeiros capítulos porque era exatamente igual como os primeiros minutos do episódio piloto da série. Mas depois, como eu imaginei, as coisas foram mudando. Alguns personagens da série de TV não existem no livro. A Tara, por exemplo. Sookie não tem uma melhor amiga. A vida dela, depois que tantas pessoas a sua volta morrem, é simplesmente trabalho de dia e Bill à noite. Dizendo assim o livro pode até parecer monótono, mas acredite, não é.

A narrativa da Charlaine é empolgante e ela soube colocar certos acontecimentos no livro, que quem ainda não viu a série, fica doido pra saber o que vai acontecer no final. Sei que eu to quase fazendo essa resenha uma comparação da série com o livro, mas é inevitável não fazer tal coisa. Eu fiquei o tempo inteiro imaginando a Anna Paquin narrando essa história. Por falar nisso, a atriz soube interpretar exatamente o jeitinho atrevido, e ao mesmo tempo cauteloso da Sookie Stackhouse.

A construção dos personagens não deixou a desejar. O modo como a autora descrevia as características físicas e psíquicas das pessoas, deixou bem claro como e porque elas agiam de tal forma. Em certos momentos, eu até chegava a adivinhar quem iria fazer o que – e não foi porque eu assisti à série. Alguns personagens que têm no livro, não têm na série. E devo acrescentar ainda que os produtores da série souberam fazer a coisa certa, na hora certa e souberam também adicionar as cenas certas. Se fosse tudo igual ao livro, talvez a série não ficasse tão interessante como é.

Infelizmente, eu li o e-book do livro, mas com certeza, assim que tiver a oportunidade, vou comprá-lo. Nem que seja em inglês. Pra quem ainda não viu a série, aconselho ler primeiro o livro. E pra quem assisti a série e ainda não leu o livro, aconselho ler do mesmo jeito. Acho muito difícil alguém se arrepender de ler essa história intrigante de Sookie Stackhouse com o vampiro Bill. Estou doida pra ler a continuação, pra ter mais do meu lindo Eric. Odeio Bill, só pra constar.

Para mais resenhas: http://www.booksjournal.org

Renata G. S. 29/07/2011

Os vampiros ganharam a liberdade de andar entre os humanos. Mas isso não quer dizer que há paz, muitos humanos não aceitam ter eles por perto. Para os vampiros se adaptarem foi criado um sangue sintético chamado Tru Blood.

Em uma lanchonete, ao norte de Louisiana, a garçonete Sookie Stackhouse vivia em paz, até que um vampiro chamado Bill Compton entrou na lanchonete, chamando sua atenção. Sookie é uma telepata, e o silêncio que encontrou no vampiro lhe atraiu ainda mais.

Bill Compton volta á sua terra natal em busca de um lar. E acaba encontrando um imã para problemas: uma garçonete chamada Sookie.

Em meio á desconfianças e preconceitos, Sookie e Bill terão que superar obstáculos, ainda mais quando um assassino começa á matar mulheres que se envolveram com vampiros.

Preciso dizer minha paixão por essa série?? Comecei com o seriado de TV, e agora estou lendo a série. E sinceramente, porque esperei tanto tempo?
Esse primeiro volume é maravilhoso! O livro tem de tudo! Tem vampiros, tem sangue, mistérios, romance, drama, cenas calientes e muitos seres sobrenaturais. Isso mesmo, tem tudo que você possa imaginar, lobisomem, metamorfo, fadas, ménade... será que também existem duendes? Ainda não dá para descobrir.

Agora você deve estar pensando: “Mais um livro de vampiros?”. Não. Pense em um livro de vampiros que você vai amar, que tem muita variedade e muitos homens lindos! A Sookie parece ter um harém, sortuda!

Mais um motivo para ler a série: tem Eric Northman!! O vampiro mais lindo e malvado de todos!! Minha paixão *----*

Leia a resenha em: http://leiturasdokokoro2.blogspot.com/2011/07/resenha-morto-ate-o-anoitecer-de.html

Carolina 28/06/2011

Muito Bom
História de uma humilde garçonete do Sul dos EUA que tem a 'inconveniente' habilidade de ler os pensamentos de outras pessoas. Habilidade essa que lhe trouxe dificuldades durante toda a vida e a transformou numa pária para a sociedade.

Como se essa sua 'estranheza' não fosse o suficiente, ela ainda se apaixona por um Vampiro.

Num universo em que esses seres assumiram sua existência para o mundo, 'saindo do caixão', inúmeros conflitos vão surgindo devido ao preconceito e medo das pessoas. E é nesse cenário q se desenvolve o romance entre a garçonete Sookie e o Vampiro Bill.

Enfim, o livro é muito bom, as personagens são cativantes e Sookie é um ótimo exemplo de mulher forte e independente, mas tenho certeza que teria amado e dado as 5 estrelas se tivesse lido antes de assistir a primeira temporada de True Blood. Não prendeu tanto a minha atenção porque eu já conhecia a história, e preciso dizer q a HBO foi fiel à aprox. 80% do livro.

Isso só reforça a idéia de que sempre se deve ler os livros antes de ver as adaptações cinematográficas/televisivas.

Particularmente, ainda prefiro a Saga Twilight. Mas Charlaine Harris tem todo o meu respeito por ter uma narrativa muito ágil e criatividade sem igual, criando um mundo sobre vampiros super original.

Recomendo à todos que leiam o livro e depois assistam a série q é muito legal.

Nessa 20/05/2011

Livro: Morto até o Anoitecer – Charlaine Harris

Editora: Prestígio

“Ter um namorado vampiro pode ser uma boa.”

Morto até o anoitecer. Mais um livro de vampiro? Mais uma vez um romance entre vampiros e mortais? Mais uma vez aquela trama em que o universo conspira contra os pombinhos? Bem... Sim pras duas primeiras e não pra última.

O livro trata de vampiros sim, mas dessa vez eles são parte da população. São “aceitos” e vivem suas próprias vidas. O divertido é ver como seria uma sociedade com vampiros transitando livremente e como seria a relação da população com isso. Quanto ao lado romântico, é engraçado. Nãããão, o livro não é uma comédia romântica. Mas, entenda, como seria ler um livro com uma personagem que vive esperando o mesmo que a maioria de nós sonhávamos quando Crepúsculo saiu. Sim nossa linda e paranormal Soockie espera e aguarda o dia em que seu vampiro vai aparecer. E nããããão, você não leu errado. A nossa Soockie é paranormal. Mas, se eu contar tudo, você não vai precisar ler néh?! rs rs. Basta você saber que a história interage com você, cita coisas que todo mundo conhece e tem cenas quentes. Já previno que se você não gosta de cenas picantes ou não lê ou censura certas partes.

Já sentiu a mistura né. Vampiros, paranormalidade, tempos atuais e romance. É uma leitura fácil, agradável e que te prende do início ao fim.

EmmyBS 06/05/2011

“Vampiros, assassinatos inexplicáveis, mistério, amor”
Esse é o livro que deu origem a série “True Blood”.

Eu nunca vi a série para poder dizer se foi uma boa coisa ou não, mas pelo número de prêmios que ela já ganhou imagino que sim.

Pode parecer até absurdo, mas eu achei a história parecida com “Crepúsculo” da Stephenie Meyer.

Porque achei parecido?

Vejamos:

Temos um vampiro e uma humana.

Mas nesse caso quem pode ler mentes é a humana que deixa tudo mais divertido.

Temos a cena que na verdade só existe no filme em que os dois estão num “restaurante” e o leitor de mentes ironiza dizendo que todos estão pensando em sexo.

“sexo, sexo, sexo”

Temos uma caçada no fim e uma protagonista numa cama de hospital.

Falando na protagonista, mais uma chatinha pra lista, mas acho que esse é o perfil que dá certo no fim.

Certo. Existem diferenças gritantes que fazendo de “Morto até o anoitecer” bem mais interessante e adulto que a romântica história de Stephenie Meyer.

Todos pensam em sexo.

Vampiros, humanos, qualquer um e tudo é ligado ao sexo. As mortes, os encontros, as conversas, tudo.

Isso torna de maneira estranha as pessoas reais demais.

Tem também o fato que os vampiros estão se adaptando a viver nas regras humanas, mas isso não os torna bons.

Muito pelo contrario.

Eles têm a mesma sede dos vampiros conhecidos, mas tentam se comportar, contudo nem sempre são exatamente bem sucedidos e a visão de se comportar também é algo que provoca conflitos.

“Vampiros, assassinatos inexplicáveis, mistério, amor”

As palavras da capa resumem bem o livro que pelo menos para mim garantiu o mistério até o fim. Todos os personagens são maravilhosos e possuem sua história bem típica do interior e nem precisa ser dos Estados Unidos.

Eu adorei.

Divertido, inteligente, vampiros normais se sentindo estranhos em lidarem com seres humanos, boas doses de mistério, sedutor, com erotismo sutil, mas picante.

Tiffannyk 18/03/2011

Morto até o Amanhecer - Charlaine Harris
Morto até o amanhecer é o primeiro livro da série ‘As Crônicas de Sookie Stackhouse’, livros que deram origem a série de televisão: True Blood.
Comecei a ler óbvio, depois que me viciei na serie e em Eric Northman, muito bem interpretado por Alex Skarsgård. Mesmo lendo depois de ter todos os personagens pré-concebidos na minha cabeça (o que eu não sou muito fã) o livro não me decepcionou. Na verdade, o livro é bem mais interessante que a série, as cenas são mais explosivas, e os personagens são mais “reais”, e mesmo com uma adaptação quase fiel, as cenas descritas por Charlaine são mais legais.

O mistério do livro gira em torno da serie de assassinados que começam a assombrar a pequena cidade depois da aparição do vampiro Bill Compton. Categoricamente todos esses assassinatos têm alguma relação com os amigos de raça do vampiro Bill. O que gera uma enorme desconfiança entre os habitantes da pacata cidade para com o vampiro forasteiro. O livro é em primeira pessoa, tendo Sookie como narradora, o que é bom, por que ela é um dos personagens mais passionais do livro, e várias vezes suas impressões das coisas é que dão o toque especial no enredo. Adorei a narração inteligente e engraçada, e como mesmo sendo uma “caipira” Sookie consegue ser corajosa em todos os desafios que enfrenta nesse livro.

A escrita é super fácil e fluida, quando você começa a ler não tem vontade mais de parar. A forma como a autora escreve, e a forma como o livro foi traduzido dão ao leitor uma compreensão total da história. O que eu gostei do livro, é que mesmo nas cenas mais difíceis você consegue acompanhar e entender perfeitamente. A linguagem é bem atual, e o suspense do livro te prende até a última linha, mesmo que você, como eu, já saiba o final da história.

O Bill no livro é muito mais misterioso e sensual do que na série, mesmo eu gostando muito dele na TV, o personagem no livro é mil vezes mais cativante. Nas cenas entre os dois – Bill e Sookie – realmente há romance, de forma clara, assim como a possessividade do vampiro e a perseguição do líder Eric.

Das histórias paralelas que ocorrem no livro as de Jason, Tara e Lafayette, são as que merecem destaque. Jason, irmão de Sookie é um ex- quarterback famoso na cidade, e que se envolve com V (sangue de vampiro, usado como alucinógeno) e por causa disso se vê ligado a cada um dos assassinatos. Tara e Lafayette vêm de uma família problemática, Tara é apaixonada por Jason, e Lafayette é traficante de V e se envolve em um enorme problema com o chefe local dos vampiros.

Pra quem gosta de vampiros e romances, a saga é uma boa pedida. Sei que falo mil vezes que não leio livros sobre vampiros desde ‘Crepúsculo’, mas ‘Morto até o Amanhecer’ assim como ‘Vampire Kisses’ e alguns outro que eu acabei lendo depois de perder meu tempo com ‘Crepúsculo’ são fieis a alguns quesitos das lendas que eu gosto como a sensualidade, a personalidade estéril e serem perecíveis ao sol.

Aline_ 14/03/2011

Li ele por acaso!
Fui acompanhar uma amiga na biblioteca um dia, e ela falou pra mim pegar um livro também, e por acaso levei esse.. mto bom!

Adriana 08/03/2011

Vampiros sedutores!!!
Mais um livro que leio com tema de vampiros e posso dizer que nenhum se parece com o outro. Cada um tem suas características e detalhes que fazem de todos MARAVILHOSOS. Este não é excessão. A história é demais, adorei. Team tudo que eu procuro em um livro: ação, romance, mistério e VAMPIROS hehehe. Vale a pena para quem não está saturado do gênero e quer se divertir um pouco com o vamp Bill!

Rose 11/07/2011minha estante
O quarto livro "Procura-se um vampiro" superou todos, pois concentra-se mais no Eric, deixando o chato do Bill mais de fora...

Adriana 11/07/2011minha estante
É verdade, Olhos de Pantera me decepcionou um pouco, vamos ver se em Vampiros para sempre isso melhora, né!

Faabi! 06/03/2011

Serie -> Livro
Eu estava MUITO louca pra ler esse livro, na verdade eu ja tinha um site com todos eles em PDF, daí fiquei sem Series pra ver, e decidi começar por Trueblood, e simplesmente fiquei LOUCA! baixei o 1ºlivro e imprimi ele todo! rs.
A serie é ao mesmo tempo bem fiel ao livro, porém com algumas pequenas diferenças, a serie por questão de tempo abre caminhos pela vida dos outros personagens que nem sem tão mensionados no livro assim, mas a maior pra mim é Bill, ele na série é mais, digamos reclinado a Sookie, no livro tanto ela tanto ele não são tão apaixonados "apaixonadamente" ela é mais independente, não é muito chegada a proteção de Bill, esse porém tem habitos mais antigos de acordo com o seu tempo vida e mais ligao a o que eles podem fazer sem roupa, outro fato que achei importante é que no livro ele não é tão louco assim pra se tornar um habitante local "normal" ele ate faz uso do trueblood, porem ainda se alimenta de humanos de vez enquando, na serie eles dão mais enfase a bebida; agora um personagem que no minimo veio pra irritar todos os amantes de Sookie e Bill, Eric o vampiro modafoca! Ele não tem tanto influencia assim no primeiro livro, mas ja da pra ter uma ideia que vai ter nos proximos livros, e prefiro parar por aqui porque sou uma amante de Bill, rs.
Sookie, muda muito ao longo do livro não so piscicologicamente com tantas mortes acontecendo (inclusive de sua vo)e seu irmão sendo acusado, como tambem fisicamente ingerindo o sangue de Bill e outro vampiro.
Sookie é uma garçonete de um bar de Bon Temps, sua vida corre na mendia do possível normal (por conta de seu poder telepata que a impede de ter encontros, pois sabe o que se passa na mente de cada um --')ate a entrada de Bill, no bar e assim na sua vida, sem poder ouvir os pensamentos de Bill, ela se ve livre para relaxar e levar uma vida normal, porem os fatos que o ocorrem decorrentes a sua nova companhia levam Sookie a uma nova realidade que ela nunca havia esperimentado!
Apesar do tema e uma leitura bem leve, Sookie é bem simples no seu modo de se expressar, e a escrita da autora digamos é um pouco pobre, principalmente quando ela fala de amor de verdade!

* Aprendimuitas coisas com esse livro uma delas é que sangue piro de vampiro da MUITO tesão! rs