Morto Até o Anoitecer

Morto Até o Anoitecer Charlaine Harris

Resenhas - Morto Até o Anoitecer

Lu 23/09/2010

Não há como escapar. Vampiros, bruxos, súcubos, caçadores das sombras... há criaturas sobrenaturais pra todos os tipos, gostos, modelos e cores.

De qualquer forma, não foram os vampiros, cuja abordagem está mais próxima da clássica, que me fisgou quando eu vi o piloto da série. E sim o fato de que o Bill era um vampiro, mas ele poderia ser negro, judeu, homossexual ou árabe. O tema da intolerância nunca sai de moda. Ponto pra Charlaine Harris.

O tom da narrativa é curiosamente ameno, quase de um chicklit. Apesar do horror dos assassinatos e dos próprios vampiros, a história é conduzida com leveza, mas não a ponto do leitor não sentir o medo da Sookie. Ela simplesmente abriu uma porta que não pode mais fechar e sabe disso. É uma das melhores características da protagonista.

O romance entre Sookie e Bill é bonito e maduro. Gostei do Bill, mas não virei sua fã. Uma parte teimosa continua a se voltar para o Eric.

Enfim, um ótimo livro, cheio de ação, mistério, romance e ótimos personagens. Muito melhor que a série da HBO.

Recomendo!

Nii. 23/09/2010minha estante
Bom saber, vou priorizá-lo na minha lista para ler.

Rose 06/01/2011minha estante
Há Lu, tb adorei este livro, li os três da serie, não vejo a hora de chegar o quarto no Brasil... eu tb concordo contigo, embora goste de Bill e acho ele mais certinho e carinhoso com Sookie, meus olhos só brilham quando leio o nome Eric, pois ele é daqueles personagens que prendem nossa atenção, que nos faz rir e no mesmo instante encanta, me lembro até agora da parte do segundo livro que ele está com uma calça de lycra colada... minha nossa fiquei imaginando a cena até depois de fechar o livro, hahahah... :)

Bárbara 22/09/2010

Morto Até o Anoitecer - Charlaine Harris
Em Morto até o Anoitecer, os vampiros (sim, eu ainda leio sobre isso, para mim não é tão last week assim) vivem em sociedade. Foi ivnentado o sangue sintético, que é vendido em vários lugares de todo o mundo, e espalhado o boato de que eles são vampiros por causa de um vírus. Há até mesmo hotéis especializados em vampiros, já que eles não podem sair durante o dia porque, se isso acontece, são queimados pelos raios solares (isso, nada de brilho! Em Morto Até o Anoitecer, os vampiros são como devem ser). Eles vivem lado a lado com os humanos, como se fosse algo normal.

[...] http://babilorentz.com/?p=456

Lorran 15/09/2010

Morto Até o Anoitecer
Acho que nem preciso dizer que só comprei Morto até o Anoitecer, da Charlaine Harris por causa de True Blood, não é mesmo? Por causa da promoção camarada do Submarino também, é claro.

Assisto(ia) a série desde o primeiro capítulo, antes mesmo de saber que era baseada numa série de livros. Quando descobri, fiquei ainda mais empolgado, louco para ler os livros. Mas a poeira baixou e acabei não comprando nenhum. Até que a Talita avisou no twitter que o primeiro livro da série - Morto até o Anoitecer - estava a R$ 9,90 no Submarino. Pensei... por que comprá-lo, por que não comprá-lo? Comprei-o. (acho que a galera mais nova não vai entender a piada) Não resisti.

Mas devia ter resistido, pois foi uma decepção tremenda. A série é MUITO melhor do que o livro. A adaptação de Alan Ball - criador da série - é excelente. Tapa todos os burados do livro. Ok, a série é ótima, não perfeita. Mas tem uma trama muito mais envolvente.

Bill só pensa em sexo; Sookie me pareceu mais tonta do que o normal; Tara não existe em Morto até o Anoitecer e, pelo que andei lendo, tem papel quase nulo nos outros livros; e Lafayette - pra mim um dos melhores personagens da série, junto com Eric - não tem participação efetiva.

Tara pode ser meio mala na série, mas a falta que ela faz no livro é tremenda. Em Morto até o Anoitecer, Sookie é ainda mais carente, ingênua e "coitadinha", justamente pelo fato de não ter a presença de Tara como amiga confidente.

Além disso, achei tudo muito romanceado. Nada acontece na história, só Sookie lendo mentes. Sou fã de romances policiais, gosto de tramas mais agitadas. E Morto até o Anoitecer tem muito pouco disso. Talvez, como me disse a Núbia, no twitter (1 - 2 - 3), as coisas melhorem nos próximos livros. Mas confesso que terei de ter muita força de vontade para ir além de Morto até o Anoitecer.
Selma 23/08/2016minha estante
Passei da página 100 e to com a mesma sensação. Amo a série e comecei a ler assim que - depois de anos, literalmente - percebi que a série era inspirada numa saga de livros. Com certeza é um dos poucos casos em que tenho que admitir que a adaptação está melhor que a história original. O roteirista fez um trabalho incrível. E mesmo a história tendo lá seus pontos altos, quem adaptou o enredo deu uma chance ao livro, que assim, só na leitura, nem me pareceria digno de uma produção da HBO.

Amanda San 07/09/2010

O livro é ótimo, te prende do começo ao fim, mesmo se você (como eu) já sabe o que vai acontecer porque acompanhou a série. Cada capítulo é mais ou menos um episódio da série, então não há nenhuma surpresa nos livros pra que já assistiu True Blood. Ainda assim, a leitura é ótima, com muito suspense e romace, e eu o li rapidinho.

Porééém… nem tudo são flores em Bon Temps. Um dos meus personagens favoritos da série é o Lafayette, e ele só é citado algumas poucas vezes no livro, sem ter importância alguma na história. A Tara, que na série é a melhor amiga da Sookie e uma das melhores personagens, não aparece no livro!!

Todas as tramas paralelas às da Sookie na série não aparecem no livro, porque o livro é narrado em primeira pessoa, pela própria Sookie. Isso me aborreceu um pouco, porque eu adoro todos os personagens e queria que eles tivessem a mesma importância nos livros.

Outra coisa que eu não gostei muito foi o desenrolar do romance entre Sookie e Bill. Não sei, ficou uma coisa meio forçada, do nada eles estão morrendo de amores um pelo outro e não podem mais viver sem se ver. A Sookie eu até entendo – ela não namora ninguém porque consegue ler os pensamentos dos caras e isso é horrível – mas o Bill passa de não parecer se importar nem um pouco com ela pra não querer desgrudar do lado dela.

A real é que eu gosto MUITO da série e estava esperando o que eu vi na TV escrito no livro, mas não é bem assim. Por mais fiel que a série seja ao livro, eles tomaram algumas liberdades criativas e por isso os dois não são a mesma coisa (óbvio).

O maior ponto positivo do livro é o Sam, que é tão ou mais fofo quanto na série, e é uma pena que eu saiba que ela nunca vai ficar com ele =(

O Eric também é um caso a parte, aliás todas as cenas com ele e no Fangtasia são ótimas, as melhores partes do livro.

No geral, o livro é muito bom, com a história bem escrita e consistente, mas é o que eu disse antes, eu estava esperando a série de TV impressa, e talvez por isso tenha me decepcionado um pouco.

karine 29/08/2010

Finalmente, FINALMENTE terminei de ler. Arrastei-me durante meses para terminá-lo. Durante todo o livro a história é entediante. Sookie ser uma telepata não me convenceu e a ação é entrecortada, estranha e pouco convincente. Só o final salvou o livro, com algumas surpresas interessantes. No todo, acho que só merece três estrelas mesmo.

Guto 25/08/2010

O livro tem vampiro, diversos personagens sobrenaturais, assassinatos, violência e mistério, e é um livro muito atraente para relaxar após o trabalho. O livro é puramente divertido, escrita em estilo contemporâneo, que é clara e incrível.

O romance se afasta da primeira temporada de True Blood em algumas maneiras significativas. Mais óbvia para mim é a completa falta de Tara no romance pois ela é uma das personagens que eu mais gosto na série!!

Mas é um livro muito bom!!
Adorei e recomendo!
Já não vejo a hora de ler o próximo da série!!
Bruno Aguiar 27/08/2010minha estante
A Tara é a melhor mesmo! ;D

Gabi C. 28/08/2010minha estante
Meldels, como assim?! Tu gosta da Tara-doida-varrida? Aquilo é uma neurótica complexada! KKKKKKK

Guto 31/08/2010minha estante
kkkkkkkkk mas é por isso q eu gosto dela dou muita risada com as loucuras dela!!

Andréa Bistafa 03/09/2010minha estante
Tb estranhei! rs Acabei de comprar o segundo livro, pra ver em torno de que vai girar, pois a segunda temporada da serie explora muito a Tara!

Lu 22/09/2010minha estante
A falta da Tara no livro é surreal. E, embora eu não seja fã da personagem, eu acho que falta uma amiga pra Sookie na história.

Andréa Bistafa 18/08/2010

Morto até meio livro! rs
É difícil falar deste livro...
Senti um misto de emoções com ele.
O começo é bem chatinho, e por eu ter cometido a besteira de ver a série, antes de ler, tudo na minha mente era comparativo. As falas do inicio do livro são idênticas e é cansativo ouvir a narrativa em primeira pessoa...

Mas lá pela página 130 começa a mudar o jogo, a história começa a desenrolar e a ação toma conta das páginas antes mortas...
Diria que dai pra frente já não é mais o True Blood da TV, a história muda bastante.

Mas, a Sookie não passa de uma chata insegura que não sabe o que quer, o Bill um bocozão que parece estar sempre em "orbita", do Eric eu gosto rs! O Sam é tão xoxo que pensar na Sookie com ele é entediante...

E espera ai! Elvis não morreu? Entendi bem?? hsuahsuahsa

Enfim, eu gostei da história, mas espero bem mais dos próximos livros.

Márcia 06/08/2010

Em cima do muro.
Minha emoção ao começar esse livro não tem descrição nem limites.
Por causa de True Blood e por causa das várias criticas positivas - entre elas, várias da diva Anne Rice.
Não me decepcionou, mas a imagem que tinha do livro era completamente distorcida por essas críticas e pelo seriado.
Acabei encontrando uma narrativa no estilo Chick lit original e muito agradável.

Nesse primeiro livro, Charlaine nos apresenta O vampiro Bill e a garçonete telepata Sookie - a personagem principal e narradora de toda a série. Sookie é o motivo de muitas de minhas dúvidas em relação ao livro. A autora trata do "dom" de telepatia da garçonete de um modo tão natural - mais até que a questão de os vampiros serem aceitos legalmente - que é quase desconcertante.
Como disse, a história é narrada num estilo leve de Chick Lit, mas de personagem chick lit, Sookie so tem a tendência de se foder sempre. Acredite: a corda sempre arrebenta para o lado dela.
Conhecemos aqui também o Eric. Personagem que de início não tem muita importância, mas que crescerá (ate demais --') nos próximos volumes. Eric foi uma supresa para mim, - bastante desagradável, aliás - ela é o vampiro todo-poderoso que se fascina pela beleza e dom de Sookie, desafiando Bill, seu namorado vampiro.

Bom, Morto até o anoitecer é simples. Uma trama muito simples, mas que por algum motivo estranho me deixou cheia de pontos de interrogação na cabeça.

Se vocês gostam de Bill, um conselho: parem por aqui. Não continuem a série. Por mais sedutor que seja, não se envolva demais na trama, pois eu sei ( por culpa de spoilers irritantes das sinopses e resenhas dos proximos livros da serie ) que ela é cheia de "surpresas" frustrantes.

Cel 05/07/2010

Ótimo livro e um tanto picante!
Mais uma ótima série vampiresca que conseguiu me arrancar alguns suspiros (tradução: Bill Compton)
Este é o primeiro volume da saga Southern Vampire Mysteries. E Charlaine Harris já me deixou muito empolgada com seu estilo tão envolvente que me vez querer desesperar por um pouco mais. E o seriado, True Blood, da HBO também não fica atrás, posso garantir que ele é bem mais ousado e também não alivia muito

O livro é realmente bom e incrivelmente viciante, tirando o fato da Sookie ser meio (eu quis dizer completamente) mané; espero que ela “acorde” mais nos próximos livros. O Bill é perfeito demais. Um tipico vampiro misterioso, lindo e sedutor!

Para quem gosta de mistério, sobrenatural e claro, vampiros, vai curtir bastante.

Leia a minha resenha completa e entenda mais sobre a série no, Uma Janela Secreta:
-> http://www.umajanelasecreta.com/2010/07/morto-ate-o-anoitecer-charlaine-harris.html

< www.umajanelasecreta.com >

Kátia 03/07/2010

Livro nº 319 da minha estante!!
A cada livro que leio sobre vampiros (que é a febre do momento, pelo menos para as editoras), preciso me concentrar; pois os vampiros não são mais aqueles que li quando comecei a gostar deles.. Tinham medo de estacas, alhos, água benta, além de não poderem sair ao sol.
Os vampiros de Charlene Harris são mais evoluídos, podem conviver com os humanos normalmente. Vão a bares e ao invés de beber drinks, eles pedem sangue sintético!! Podem escolher sabor A negativo ou também o O positivo.
As pessoas que eles amam, sim eles amam humanas! São a sua fonte de alimento... quem disse que o amor não alimenta, mentiu..rss! Os vampiros também tem tietes, as vampirófilas.. meninas que disponibilizam seus pescocinhos e acham que um dia serão transformadas! Há-há-há!
Acho que a autora quis deixar Bill “o vampiro” mais humano, como se ele pudesse ter outra chance depois de transformado. Pra que ele pudesse ser feliz, mas devo lembrar a ela que nem os humanos são totalmente felizes??
Ah, não posso deixar de falar que a personagem humana principal Sookie Stackhouse, possui o poder de ler pensamentos, além de ser apaixonada pelo vampiro Bill.
E uma grande idéia da autora quase no fim do livro, é a aparição de Elvis Presley como vampiro.. rss! Ele não morreu!! Foi transformado em vampiro e vive até hoje, hilário...
Esse livro é um livro policial sobre vampiros, tem romance, sexo, muito sangue, pessoas com poderes e mistério sobre o assassinato de algumas garotas.

Douglas P Da Silva 30/05/2010

recomendo!!
viciante!!!!!

Lígia (Ly) 27/05/2010

O melhor a se dizer sobre esse livro, já foi dito por outra pessoa, em uma resenha. Mas, eu me apropriarei da frase, kkkk...

"Esqueça os vampiros que andam no Sol, tem iPod e são virgens, esses aqui são Vampiros de verdade!"

Falou tudo!

Grace Sampaio 07/03/2010

prefiro a Sookie do livro.
Aviso: n espere que seja igual a série. Em muitos aspectos o livro é melhor, mas n menos interessante. Os personagens tem uma personalidade bem diferente do que na série, o q eu atribuo aos ótimos atores escalados que fazem com que sejam únicos. Alguns ainda n aparecem no livro, como Tara, a amiga da Sookie. Apesar do ponto de vista ser em primeira pessoa, o que deixa para nós leitores criarmos como são os outros personagens, o livro é muito interessante. Na linguagem, no uso excessivo mas n menos interesssante de sexo. Enfim, quem ama a série True Blood, com certeza tem que ler esse livro.

Thay 05/03/2010

Prepare-se para entrar em um mundo onde os vampiros não são tão amigáveis e o que eles realmente querem é beber seu sangue.
Muitos que leram esse livro foram inicialmente encorajados a fazê-lo pela série True Blood que é inspirada no mesmo.
No entanto, eu ainda não a tinha assistido quando li Morto até o anoitecer.
Confesso que quando vi o seriado, o livro ganhou mais vida pra mim, já que o achei carente de certos detalhes.

Não estou com isso querendo dizer que é um livro ruim, apenas que faltou alguma coisa, achei as atitudes dos personagens, em certos momentos, um tanto quanto insensíveis e bruscas, faltou um pouco de emoção. Mas, tirando isso, é um bom livro, que vale a pena ser lido. São vampiros à moda antiga com um toque futurístico. Escrito, sem sombra de dúvida, para o público adulto e contém uma mistura emocionante de suspense, comédia, erotismo, romance e muito sangue.

Morto até o anoitecer é narrado em primeira pessoa pela cativante Sookie Stackhouse, a garçonete telepata que tem um interesse particular pelos vampiros, em especial por Bill Compton, o vampiro bonitão que acaba de chegar à cidade aonde pretende se fixar e, que inevitavelmente, atrai a desconfiança, a simpatia, o medo e o interesse dos moradores do pacato local.