Guia de Mecânica Celeste para Damas

Guia de Mecânica Celeste para Damas Olivia Waite

Resenhas - Guia de Mecânica Celeste para Damas

Alice 03/03/2022

"? Não fizemos nada do que nos envergonhar ? disse Lucy. ? Não importa o que os outros pensem".

Não tem nada de errado em amar. Que livro lindo. Muito feliz em conhecer essa história de amor.

Bem escrita
Bem construída
Bem necessária
Com bons hots
E com respeito

LAcia12 02/03/2022

Fascinante!
É extraordinário como tantas nuances se conectam e formam um enredo tão completo e tão cheio de vida que chega a ser palpável. As frustrações, medos e alegrias nos preenche sem deixar dúvida da beleza dessa leitura. Tudo em seu devido lugar e na medida certa com uma linha de raciocínio constante, uma escrita concisa e fluída que não se perde e nos motiva a finalizar com muita alegria.

tutuzin_uai 26/02/2022

Um livro que definitivamente merece mais conhecimento
Eu passei mal lendo. Passei mal em todos os sentidos. A Lucy e a Catherine são personagens incríveis e você fica o tempo todo torcendo para que a Lucy consiga publicar a tradução do livro. Mostra a realidade das mulheres num século machista que as enxergavam como "o sexo frágil" e também desenvolve um romance maduro e que dá MUITO GAY PANIC (eu gritava, sério). O amor que eu desenvolvi pela Lucy, é sério, ela é a razão de eu acordar todas as manhãs :((. E os personagens são todos cativantes e com personalidades próprias, é um livro impossível de não se apaixonar.

luisa 22/02/2022

vamo galera mulheres girl power
GENTE AMEI ESSE LIVRO O EMPODERAMENTO FEMININO O SOCO NO PATRIARCADO MUITA LACRAÇÃO MUITA PEGACAO E GOSTOSAS LEIAM MUITO O GIRL POWER DAS GATAS.
Natália Tomazeli 14/03/2022minha estante
KKKKKKKKKK MELHOR RESENHA

mimi 06/02/2022

Nada no universo está sozinho.
Após precisar assistir a amante se casar com outro, Lucy Muchelney não poderia deixar de abraçar a oportunidade que chega com a carta da condessa de Moth. Conhecida pelas inúmeras expedições ? incluindo um jantar às sombras das pirâmides do Egito durante um eclipse! ? que fez junto de seu marido cientista, Catherine St. Day busca um tradutor para um importante artigo astronômico. Dessa forma, Catherine e Lucy precisam se unir, não só para concluir o trabalho, como para superar traumas e os preconceitos da sociedade.

Antes de tudo, preciso dizer que a escrita desse livro é linda. As metáforas e referências são o ponto alto da obra, mescladas perfeitamente com a escrita poética da autora. Somado a isso, a construção e desenvolvimento, tanto do romance como das personagens, é incrível. Esse é um livro em que poderiam pensar que nada acontece, mas não é verdade. Não só uma sociedade machista, patriarcal e arcaica bate de frente com nossas protagonistas, mas também seus dilemas e medos internos, fantasmas do passado e conflitos do dia-a-dia.

Essa é a dose perfeita de romance fofo com discussão social. Em momento algum o livro parece um folheto informativo ou uma palestra. A autora cumpre o que propõe, considerando o contexto da obra e a situação em que Lucy se envolve buscando ser uma cientista em uma sociedade machista.

Outro ponto importante é que, apesar desse contexto, o livro possui representatividade que foge totalmente dos romances de época heteronormativos que estamos acostumados por aí. Não é todo mundo branco e muito menos hétero.

O livro teria sido uma nota 5 e favoritado se não fosse por uma cena da Lucy. Eu gostei dela, mas em determinado momento ela é completamente injusta com a Catherine. (Spoiler a seguir) A Catherine passou a abrir a correspondência da Lucy para filtar as cartas ruins que ela andava recebendo, eis que acaba abrindo uma da ex amante de Lucy, após perceber o erro ela fica inclinada a ler e é o que acaba fazendo. Quando Lucy chega, Catherine pede desculpas. Lucy lê a carta e fica raivosa porque, entre códigos, Pris diz que ainda a ama. Obviamente, Catherine se mostra magoada e com ciúme (esse ciúme era mais mágoa, acreditem) após Lucy dizer que marcaria um encontro com Pris. Catherine então diz que não queria a ex na sua casa, o que é uma reação totalmente plausível, afinal quem gostaria da ex da pessoa que você ama de baixo do seu teto pra tomarem chá enquanto uma das partes ainda é apaixonada? No final, o encontro acaba sendo lá mesmo, mas na narração Lucy conta como ficou brava e chateada porque Catherine teve ciúme, colocando ela como uma pessoa ciumenta e aumentando a situação sendo que em momento algum pensou pelo outro lado, pelo contrário. Lucy chega a considerar coisas que lhe foram ditas sobre Catherine, que eram mentiras, sobre como ela ia limitá-la já que era sua benfeitora. Que não queria que ela tivesse opinião própria, que ia ser uma espécie de ditadora. Sendo que tudo que a Catherine já fez pela Lucy foi o contrário e ela deveria saber disso, porque a Catherine poderia muito bem ter jogado ela na sarjeta desde o primeiro capítulo, mas não o fez e acreditou nela. Depois disso elas tem alguns diálogos que parece que a autora não sabia bem o que queria discutir, mas que precisava fazer as duas brigarem! Por exemplo: elas querendo terminar porque uma se dedica a ciência e a outra a arte, chegou um momento que eu nem sabia como tinha parado naquele ponto. Aliás, após toda essa cena da Lucy desgostosa com o ciúme de Catherine, ela faz o que? Exatamente, tem ciúme da Catherine! Ainda fica insinuando sobre a Catherine com outra mulher que elas conhecem e que tem marido, sendo que minutos atrás a mesma tava dando lição de moral na Pris por querer um caso mesmo sendo casada. Por falar na Pris, ela humilhou a Catherine na frente da Lucy de uma forma totalmente machista e a defesa da Lucy foi meio... porca. Contudo, se fosse o contrário, a Catherine teria defendido a Lucy com unhas e dentes como fez em outras situações.

Prefiro acreditar que esse momento da Lucy foi um escorregão da autora, porque não parecia a mesma personagem de 200 páginas atrás.

De qualquer forma, é um ótimo livro, a autora sabe como cuidar de seus personagens, apesar de qualquer deslize. Também foi o primeiro livro da autora envolvendo um casal lésbico, se não me engano, e mesmo assim já superou todas as minhas expectativas.

Luiza | @itsluizayall 05/02/2022

Nada no universo está sozinho
Guia de Mecânica Celeste para Damas é um romance de época meio água com açúcar que segue bem a fórmula de livros do gênero, apenas com a diferença de o romance ser entre duas mulheres, que sinceramente foi o motivo de eu ler um romance de época de novo depois de tantos anos fora dessa fase kkkkkkk

A reviravolta do final do livro foi muito legal! Nos últimos capítulos eu não conseguia mais parar de ler, eu tava muito investida na história e em como elas iam resolver a situação toda.

Num geral eu gostei bastante da história. Não foi nenhuma leitura espetacular, mas achei que foi uma leitura que valeu a pena. Gostei das personagens principais e gostei também da discussão que o livro levanta sobre como muitas vezes as mulheres são vistas como incapazes ou inferiores em determinadas áreas (no caso da história no campo científico e da arte) simplesmente por serem mulheres.

Mah 29/01/2022

Simplesmente amei esse livro, nele acompanhamos a vida da Lucy e sua trajetória tentando ganhar reconhecimento na ciência em uma época muito machista e que não aceita mulheres em posições importantes, vemos todos os obstáculos que ela enfrenta enquanto ainda se recupera do falecimento do seu pai e do rompimento de seu antigo relacionamento com uma mulher, que foi mantido em segredo por cinco anos. Mesmo com todos esses problemas ela continua firme em seu trabalho, ganhando todo apoio necessário da Catherine, a Condessa de Moth, eventualmente começam a ficar mais próximas até que surge um romance entre elas, é notório o quanto uma apoia a outra nas suas ambições e metas, sempre estando lá nos momentos importantes, o desenvolvimento delas é muito bonito e ótimo de ler. Foi uma leitura muito boa e tranquila, bem construída e me agradou bastante, não poderia ter desejado um final melhor, recomendo.

Rooh Lopes 29/01/2022

História de amor vem construída e linda
Comecei a ler esse livro não esperando muito e ele entregou tudo. Lucy tem a ambição e a vontade de ser uma grande astronoma e ter seu trabalho reconhecido mas por viver em um sociedade machista isso é inaceitável, durante o livro vemos ela tentar, tentar e tentar, sempre tendo o apoio da queria Catherine, ao decorrer do livro vemos uma linda história de amor sendo construída, o livro é leve mas trata de temas importantes de uma maneira sensacional

PS: Pra quem já assistiu a série dickinson conserteza vai conseguir traços da Emily na Lucy

isis ! 27/01/2022

sem palavras
esse livro tinha tudo para ser perfeito, e ele realmente foi.
minhas expectativas foram superadas, o romance entre as duas é tão lindo e tem cenas que fazem você surtar de tanta alegria.
as duas se apoiando e se ajudando é uma coisa linda, não tem defeitos somente qualidades

thi2222 25/01/2022

Que livro lindo
Eu amei tanto essa leitura, uma das leituras mais prazerosas que já tive. Achei o romance lindo e as motivações pessoais das personagens mais lindas ainda, tudo nesse livro me encantou. O motivo dele ter sido tão bom pra mim se tornou algo pessoal mas mesmo assim indicaria ele pra qualquer pessoa porque acredito que é uma leitura que te faz bem. Lindo, achei esse livro simplesmente lindo.

off: super indico ler enquanto escuta space song- beach house, deixa a experiência melhor ainda kkkkk

Andryah_rodrigues 21/01/2022

Fraco, mas vale a leitura.
Achei o livro massante do início ao fim, algumas partes são mais fluidas, porém não me pegou, mas o assunto foi interessante quanto a inserção da mulher e a força pra conquistar seu espaço em um mundo em que o patriarcado prevalecia, devido a época em que a história foi narrada. Não foi muito meu estilo, mas pode agradar outros.

Drys 20/01/2022

Esperava mais.
A proposta do livro é ótima, mas JESUS, teve tanta enrolação nessa estória que fui perdendo o interesse. Adoro as protagonistas e tudo mais, MAS a estória poderia ter sido melhor, se desenvolvido melhor.