HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Justbii 12/03/2023

Belo e Doloroso
Hamnet é um livro difícil de falar porque cada detalhe é importante e parece que tudo pode ser um spoiler e estragar a experiência.
Basta dizer que ele é uma ficção baseada na vida de um grande escritor, e lendo eu não duvido nada de que muito dali foi o que realmente aconteceu.
É uma história bela de amor e perda, é daqueles que dói e que em muitos momentos as lágrimas rolam, pois a descrição é tão bem feita que mesmo você não tendo vivenciado algo parecido, você consegue sentir perfeitamente.
É um ótimo livro, em todos os aspectos uma leitura excepcional.

Muri 10/03/2023

Esse é um livro onde há uma mistura de coisas místicas, problemas e traumas familiares tem um peso enorme na trama.
Uma história trágica mas muito bonita se assim podesse dizer.

PITUCALELE 06/03/2023

Hamnet
Uma história contada com delicadeza e bem escrita.
A história romanceada de Shakespeare e sua família, marcada por amor e luto.

Carina 26/02/2023

Retrata muito bem o luto.
O livro retrata bem o luto de uma mãe e as dificuldades da familia após a tragédia. Também retrata de maneira bem detalhada o modo de vida das pessoas naquela época.

Bunny 20/02/2023

Lindo lindo lindo
Estou apaixonada pela história, quero ler a biografia do Shakespeare e queria ler uma sobre a Anne Hathaway. Impressionante que o Hamnet aparece pouco no livro, mas causa tanto no coração de quem lê. Só de lembrar da história meus olhos ficam úmidos.
A autora fez o livro a partir de uma suposição, mas escreve tão bem que é difícil desassociar isso da realidade.
Fiquei com vontade de reler Hamlet. Com esse livro na cabeça deve ser uma experiência completamente diferente.

Laís Ambrósio 16/02/2023

Uma bela surpresa
Não tinha nenhuma expectativa com esse livro e fui surpreendida. A história foca na vida familiar de shakespeare de uma maneira bonita.

Belquis.Rosson 09/02/2023

Hamnet
A obra retrata a vida de um casal que se divide entre a distância e o luto. Enquanto travam um batalha conta a peste que leva um de seus filhos gêmeos o autor faz ganchos com o passado contando a vida de ambos os pais e como se conheceram.
Confesso que quase abandonei o livro porém algo me dizia para ler mais um pouco que eu não iria me arrepender.

Thay.Zen 04/02/2023

Hamnet ou Hamlet
Eu fui surpreendida por algo que não estava esperando.
Não vi tantas pessoas falarem desse livro, mas as poucas que eu vi falaram bem.
Não sabia de nada, só que era +- a história da família do Shakespeare (não a história né mas uma história de como se fosse kkkkk)
O livro é dividido em duas partes, com alguns personagens e pontos de vista, no começo parece um pouco confuso quem é quem mas você logo conhece as pessoas e se acostuma.
A primeira parte tem um pouquinho de tudo e intercala o presente e o passado, isso deixa na ânsia de saber logo o que vai acontecer, mas calma tem que ler um outro capítulo antes kkkkk
A segunda parte é bem diferente da primeira, não sai da ordem cronológica da história e fala sobre depressão e luto, e isso a autora mostrou de uma forma bem realista, até a diagramação muda nessa segunda parte.
A escrita dessa mulher, A ESCRITA DELA é maravilhosa, não é aquela escrita cheia de floreios e frufrus é só uma escrita muito linda mesmo, escreve bem pra caramba.
Mesmo com vários pontos de vista ela fez eu me conectar com os personagens e sentir aqueles sentimentos ou torcer por eles.
Gostei que ela trás elementos históricos, retrata um pouco de como foi a peste negra, como as pessoas sofriam, o que dá uns sentimentos ruins ainda pensando no COVID que é uma realidade hoje.
Amei também que Shakespeare nunca foi citado kkkkk nem Will ou William, sempre era chamado de forma indireta

Lilian 27/01/2023

Eu gostei muito da forma que foi escrito o livro, mesmo a autora não tendo muitas informações reais, ela soube nos prender e fazer nos afeiçoarmos aos personagens, muito forte e lindo o livro.

Vitoria.Menezes 26/01/2023

Chorei muito... recomendo bastante!!!
Eu nem sei o que falar desse livro de tão bom que ele é!
Eu amei a dinâmica temporal, a quebra da linearidade me incomodou um pouco no início, mas depois tudo se encaixou de maneira triunfal! Eu adoro o fato do livro ser contado em terceira pessoa, já que assim conseguimos ter várias visões diferentes, mas ainda assim as emoções dos personagens são muito palpáveis e é graças a isso que eu me emocionei tanto mesmo já sabendo como a história iria caminhar... eu gosto muito da forma que nunca falam o nome do Shaekespeare, ele sempre entra na história com outros nomes, seja o pai, o marido, o filho, o professor de latim (meu favorito), eu acredito que isso mostra a real intenção do livro que é falar sobre o Hamnet.
Lembrando sempre que apesar de ter certo fundo histórico e ser baseado em pessoas que realmente existiram esse é um romance gerado por especulação, não se sabe ao certo como certos fatos ocorreram, mas isso não impede a beleza do livro em momento algum... você vai rir, vai achar fofo, vai chorar, vai sentir raiva, a obra te provoca um conjunto de emoções indescritíveis. Super recomendo!!

Santana 24/01/2023

A vivência do luto
Acho que esse livro foi um dos que mais me tocou ao falar de luto. Deu tanta profundidade pra como cada personagem lidou com a situação, e que não existe uma maneira certa. Outro ponto bárbaro do livro são as passagens de como a peste chegou na família deles, a fluidez e a riqueza da escrita foi como se eu visse o vetor sendo transportado mesmo e tecendo a linha até chegar na Judith e consequentemente, no choque de adoecer o Hamnet.

Beatriz Obenauf 14/01/2023

A escrita muito poética torna a leitura um pouco cansativa, principalmente no começo, mas a parte II é sensacional

Ronan 10/01/2023

Essa leitura foi uma jornada muito longa pra mim, mas que valeu demais no fim.
O começo do livro foi muito arrastado, eu não conseguia me conectar a história, parecia que não conseguia caminhar dentro do livro, mas depois que engatei nessa leitura não consegui parar de ler e percebi o quão incrível essa história é.
É realmente um livro magnífico.

Alline 10/01/2023

Hamnet ou "Hamlet"?
Pouco se sabe sobre o filho de William Shakespeare. Mas o pouco que se sabe foi transformado em uma das maiores peças de todos os tempos. Esse livro me fez refletir sobre como a vida é feita de incertezas, sobre a dor de perder alguém para uma doença tão cruel, como a peste que é abordada nesse livro.
Na minha opinião a autora construiu uma narrativa tão simbólica, e ao mesmo tempo com um tom de melancolia e morbidez que meu prendeu desde a primeira página.
Recomendo para todos ??

Carolina 07/01/2023

Perfeito ???
Demorei a engatar a leitura pq a autora no começa descreve todas as cenas minuciosamente e me dá um agonia danada isso.

Mas dps q peguei o ritmo os parágrafos saltam dos olhos e vc nem percebe, isso é o suprasumo da leitura, meus amigos!

No final, não dá pra escrever com minhas palavras, a autora é simplesmente perfeita em cada ocasião, detalhe, nos faz sentir exatamente uq Agnes sentia.

Queria ter conhecido esse livro de ler Hamlet, o olhar seria outro, com certeza.

O primeiro do ano e já tem 5 estrelas
??????????