HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Cata 08/01/2022

Esse é um dos melhores livros que eu ja li, ele se tornou um favorito. A maneira que a autora escreve é sensacional. Quando eu vi sobre o que o livro se travata, achei que o Shakespeare seria uma grande parte, mas nao, ele é apenas um personagem secundario sem nome, isso deixa o protagonismo pra sua mulher Agnes/Anne Hathaway e pra seu filho Hamnet. O luto é escrito de uma maneira muito real, mostrando a individualidade do sentimento. Eu chorei pra caramba lendo esse livro e pra variar, li na fisioterapia, entao tava la eu, com gelinho no joelho e chorando rios. Super recomendo.

Everton.Paulo 31/12/2021

Estudo sobre o luto
O luto é um assunto delicado para muitas pessoas. Algumas culturas lidam com este sentimento de formas diferentes para que a dor da perda seja aliviada.
Neste romance, o tema principal é o luto, com ficção e realidade conectados.
A história adapta um pouco da vida da família de Shakespeare, principalmente seu filho Hamnet, que faleceu ainda criança.
Somos levados ao século XVI e vivenciamos as situações da época.
A leitura, no entanto, foi arrastada. O livro é dividido em duas partes. E parecem dois livros diferentes. Até a estrutura é escrita entre as partes mudam. A segunda, no entanto, é um pouco melhor pois conta como a família passou a lidar com a perda ao longo do tempo. É interessante esse ponto de vista pois tentamos nos colocar na mesma situação e o que faríamos a partir disso.
Enfim, confesso que tinha expectativas altas e concluo a leitura com um sentimento um tanto amargo. Nota-se que é um livro cuidadoso e que a autora estudou bastante para escrevê-lo. Assim, mesmo que para mim não tenha sido uma experiência tão significativa, outras pessoas podem e devem ter diferentes visões sobre a obra.

site: www.intrinsecos.com.br

Jordana.Engler 30/12/2021

Surpreendeu!
Quando recebi o livro pelo clube achei que seria uma história muito atrelada a peça e a vida de Shakespeare(por isso acabei demorando a começar a leitura), no entanto a história é muito mais atrelada ao amor e luto de uma mãe, a dor da perda de um ente querido e a luta de uma família para superar uma morte precoce. Confesso que agora me interessei a pesquisar mais sobre a vida de Shakespeare, apesar de saber (segundo a autora) que não há muitos dados disponíveis.

Adriana 27/12/2021

Ainda estou processando a história na minha cabeça pois são muito sentimentos que tive ao ler esse livro. Fala de uma mulher forte, corajosa, fala também de Família e também de perdas. Uma história que vale muito a pena ler.

Rosângela Martins 18/12/2021

6 vez que tento salvar o comentário e o skoob descarta!!! Tá osso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bianca.Rivabem 18/12/2021

Sensível
Demorei um pouco pra engatar, mas a história fica muito interessante. Um romance de época sobre a história da morte de um menino em meio a peste. É um livro muito bonito e bem sensível.

Duda 14/12/2021

Não é uma história sobre Shakespeare
Eu não sabia muito o que esperar quando comecei a ler esse livro. Nunca me interessei muito por Shakespeare ou pela sua família, mas eu não poderia ter sido mais surpreendida do que fui ao ler Hamnet. Esse é um livro que acima de tudo fala sobre luto e como lidar com perdas, e ele retrata tão perfeitamente tudo isso. É uma obra prima que eu não esperava gostar tanto.

DI @poesiadoslivros 13/12/2021

Uma boa história, mas um pouco maçante
Uma história interessante que poderia ter de fato ocorrido tamanha a genialidade e riqueza de detalhes da autora, porém, o livro não me prendeu tanto, apesar de ser uma ótima história ela poderia ser reduzida e assim ter sido menos monótona. Apesar das ressalvas o livro possuí um forte amor de mãe, e mostra o luto por um filho e a imensa dor de lidar com isso entre outros infortúnios. Para quem gosta de uma leitura mais lenta eu indico, vale a pena a história e também por mergulhar um pouco na vida de Shakespeare, mesmo com meras especulações.

Edu 12/12/2021

O peso da ausência
A autora fala sobre a morte, mas antes do luto, ela preenche as páginas com a vida em potência: repleta de amor, desejos, sonhos, felicidade plena, medos, desarranjos e acertos.

Quando a morte enfim se revela, já viramos páginas demais, já vivemos demais, já fizemos promessas demais.

Desde o inicio já sabemos quem vai morrer e também quando será. Ainda assim não estamos preparados quando se torna real.

Quando a dor da perda se materializa em um corpo sem vida, ela mancha a nitidez da vida, irremediavelmente.

O livro não é mórbido, pelo contrário, ele está sempre em busca de vida, de luz e tenta seguir em frente, as vezes fugindo, as vezes encarando, mas em frente.

P.S: Você não precisa ter lido Hamlet para ler este livro. As poucas referências são para dar outra dimensão ao clássico.
Babi 17/12/2021minha estante
Amo suas resenhas!! ??????????

Edu 18/12/2021minha estante
Muitíssimo obrigadoooo. Nem sabia que alguém lia mesmo. Kkkkk

Babi 18/12/2021minha estante
eu sempre leio!! ?

Anna caldieri 12/12/2021

Achei que não ia gostar e acabei me surpreendendo muito! Livro escrito de forma poética e muito bonita. Amei ??

Raisa.Alves 09/12/2021

Esse livro fala muito sobre o amor de uma mãe pelo seus filhos, Agnes sua vida simples, e como ela lida com a perda do filho, eu enxerguei o livro como um relato de algo que aconteceu entende, como sempre me prendeu do meio para o fim, mas em momentos os relatos a história ficou tão intensa que pude até sentir a dor dela sabe, o livro ele extrai bem esse sentimento de perda. Gostei indicaria sem problemas!

mafeguzzo 08/12/2021

Hamnet
Esse livro, mesmo sendo triste, é um dos mais bonitos que eu já li. A magia que acompanha Agnes é reconfortante e cada personagem tem uma essência incrível de se ler, até mesmo a Joan. A história é fascinante e a coragem de Hamnet também, a descrição da cena do catre é surreal de linda.
Acho que mesmo quem nunca leu Shakespeare vai amar esse livro, só pela beleza que tem nele.

gabs 07/12/2021

PERFEITO. Confesso que estava curiosa porém insegura de ler esse livro, já que foi um presente e não me parecia o estilo que geralmente meio, porém me enganei total. Devorei a obra em um final de semana ? e estou apaixonada.
A escrita da autora é sensacional, tudo é muito bem explicado e ainda por cima tem um contexto histórico verdadeiro (baseado numa parte da biografia de William Shakespeare!!!) - talvez o que o tenha levado a escrever Hamlet. Da pra perceber a marca de ficção no texto, mesmo com a veracidade de certos fatos e isso torna o livro tão bom. Ai, recomendo 100%.
Gostei muito também que a autora trouxe um foco para Agnes/Anne Hathaway e não para o dramaturgo (que por sinal, não tem o nome citado ao longo do livro), pois mostra o outro lado da história, a versão da mulher ?cancelada? durante todos esses anos. A descrição de Agnes, seus comportamentos e ligações com a natureza me deixaram muito empolgada e intrigada enquanto eu lia; foi uma baita experiência ler tal obra.

P.S: Deu até vontade de ler Hamlet agora hahaha

Juliana 30/11/2021

Bom mas...
Comprei a edição do clube e intrinsecos esperando uma ótima leitura mas achei meio fraca e confusa a leitura.