HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Marjory.Vargas 16/11/2021

“Ele fez, compreende Agnes, o que qualquer pai gostaria de fazer, trocar o sofrimento do filho pelo seu, tomar seu lugar, oferecer-se em sacrifício em prol do filho para que o menino pudesse viver.”

Sinopse: Poucas informações sobre a biografia de William Shakespeare resistiram ao tempo. Filho de um luveiro caído em desgraça, ele se casou com uma mulher mais velha. Apesar de duradouro, o matrimônio foi marcado pela distância imposta por seu trabalho e pela morte precoce de um filho, ocorrida em uma época em que a Europa era acometida por surtos de peste bubônica. Narrando com intimidade a vida doméstica do século XVI, a autora avança e retrocede no tempo para recontar a paixão e inicio do casamento de Agnes, enquanto constrói aos poucos a tensão em torno da perda anunciada. Uma reconstituição ficcional, delicada e inesquecível, da vida de um menino esquecido pela história, mas cujo nome inspira o título de uma das peças mais celebradas de todos os tempos.

Quem acompanhou minha leitura pelos stories sabe que a história não me cativou. A primeira parte foi extremamente lenta. O personagem ia chamar uma pessoa, e lá se iam dez páginas. A descrição é um elemento fundamental de qualquer história, mas, em excesso, torna a leitura por demais maçante. Os melhores trechos da primeira parte eram do passado, quando recontavam o início do relacionamento de Agnes e Shakespeare.

A obra se propõe a relatar o luto e a criação da obra Hamlet durante esse período. Porém, Hamnet vem a morrer na história faltando pouco mais de 100 páginas para se concluir a leitura. E o que eu temia aconteceu: a segunda parte, que seria realmente a parte do luto foi corrida. E o processo de criação da obra Hamlet quase não apareceu. Sem contar que eu peguei um ranço do Shakespeare por causa de algumas atitudes dele. Já Agnes é uma mulher fantástica. Nela sim, eu consegui “sentir” a dor da perda, ainda que tenha sido abordada de forma tão rápida.

É uma obra boa, mas não chegou nem perto do que eu esperava.

Adriana1161 14/11/2021

Visto pela mãe
É um livro diferente, com uma escrita diferente, peculiar.
É uma biografia imaginária de Shakespeare.
No começo do livro a gente já sabe o que vai acontecer, e a história vai mostrando o caminho.
Alterna entre a história de duas gerações, até que elas se encontrem.
Tem fluxo de consciência, uma construção diferente das frases; nem sempre fala o nome dos personagens, mas se refere a ele pelo parentesco.
Um livro que exige um pouco mais de atenção na leitura, um livro bom, com um final genial!
Personagens: Mary, John, Agnes, Hamnet, Judith, Susanna
Local: Stratford - Inglaterra/ 1580-1596
@driperini

Clau @meuescapeliterario 10/11/2021

3/5 - Não rolou conexão.
Ficção histórica baseada na vida familiar de Shakespeare, sua esposa e seus filhos. Baseada nas poucas pesquisas que existem sobre o autor e sua família, Maggie O’Farrel traz a versão da história focada em Agnes (ou Anne), o casamento e a criação de seus filhos até a eventual morte de seu único garoto, Hamlet. Em aproximadamente 350 páginas, a autora relata o cotidiano do século XVI, alternando a narrativa entre o passado e o presente da família. A obra é um relato sensível e triste de uma família devastada pela peste bubônica e das consequências da perda não natural de um filho para a morte.
Por mais que seja uma temática que me interessa bastante e que o livro seja bom, o formato não funcionou para mim. A leitura, mesmo fluida, por vezes se tornou cansativa e repleta de trechos que para mim pareceram desnecessários à trama, além de ser uma história curta que a autora deixou a impressão de querer estender até o último momento. Entendo que seu objetivo foi detalhar ao máximo o cotidiano e os costumes da época, porém algumas informações tornaram a leitura densa. Ainda, fiquei com a impressão de que o livro poderia facilmente ter menos páginas e atingir o mesmo objetivo.
Hamnet está longe de ter sido uma leitura agradável para mim, ao mesmo tempo que não foi das piores. Simplesmente não foi. Não consegui sentir a conexão que tanto gosto com os personagens nem com a própria narrativa, portanto considero minha experiência como mediana e que não me instiga a favoritar ou tornar a ler a obra.
Alguns pontos positivos que se destacaram durante minha leitura foram a escrita de fácil compreensão da autora, seu comprometimento em suas pesquisas pré-escrita a fim de ater-se aos detalhes da época e fornecer um panorama bastante crível. Entretanto, os pontos negativos que denotei foram o início extremamente lento, com capítulos longuíssimos e cansativos, uma demora excessiva em chegar ao ponto de ruptura da família Shakespeare-Hathaway (a morte de Hamnet) e os capítulos subsequentes passarem como um sopro de tão curtos. Infelizmente foi um livro que ficou interessante na última parte e logo acabou.

Wanessa_Gabriela 04/11/2021

Quanta tristeza e sofrimento
Apesar de ter me identificado com Agnes, o livro não me toca o coração enquanto arte, mas enquanto puro sofrimento. Muito triste toda a história da vida de Shakespeare, mesmo não sendo certeza de que fora assim. Pensar que foi algo próximo a isso já é bem pesado.

Isabela.Fonseca 01/11/2021

Livro muito bem narrado porém com pouca história de fato
Achei que o livro é super bem escrito, de uma maneira que prende o leitor muitas vezes mas ele peca no fato de ter pouca história para se contar. A pouca história no entanto é interessante, detalhada até nos mínimos detalhes, o que particularmente não faz muito o meu estilo de leitura, apesar de conseguir fixar o leitor. Mas conforme o tempo vai passando essas narrações muito descritivas pra pouco conteúdo acabam se arrastando demasiadamente e ficando um pouco cansativo.

Lary 29/10/2021

Esse é um dos meus favoritos de 2021.
A historia é muito marcante e te prende, realmente fiquei com vontade de conhecer mais sobre Shakespeare.

Fernanda 26/10/2021

Um livro muito fofinho que traz um pouco da imaginação do que teria acontecido com um dos filhos de Shakespeare. Faz realmente pensar como eram construídas as relações antigamente e a sorte que a gente tem de ter a comunicação instantânea hoje em dia.

Mayara 20/10/2021

Hamnet
Gostei bastante da história, apesar de ter demorado um pouco pra terminar.
É uma obra de ficção baseada na vida de Shakespeare e, principalmente, na morte de seu filho, Hamnet.

Suka - Pensamentos & Opiniões 19/10/2021

No livro "Hamnet" a autora traz a sua versão sobre a história de Skakespeare, pouco se sabe sobre sua verdadeira história, sobre seu passado e muitas sãos as teorias e foi pensando nisso que Maggie O'Farrell decidiu escrever Hamnet, contando a história da Agnes vista como uma pessoa diferente por ser ligada com a natureza, ela conseguia curar as pessoas com suas ervas e banhos, além de prever o futuro.
Agnes conheceu seu marido quando ele ia na fazenda que ela morava para ensinar aos seus irmãos, alguns anos mais novo que ela, ela acabou engravidando, se casaram e ela foi morar com na casa dos pais dele.
O casal tiveram três filhos, porém Agnes percebia que seu marido não era feliz e o incentiva a ir para Londres, escrever suas peças de teatro. Enquanto ela ficaria em sua cidade com as crianças. É com esse contexto que iremos conhecendo a história desse casal e de consequentemente a história de Hamnet.
Os capítulos são intercalados entre o presente, contando sobre o momento em que o jovem Hamnet está vivendo e posteriormente sobre como a vida daquela família ficou após o contagio de peste, tudo isso intercalado com o passado, contando a história de Agnes.
É uma obra emocionante, passada no século XVI, onde viveremos a dor de uma mãe ao perder um filho de 11 anos, mas também uma história de superação. Temas como luto, perda, morte, família, amor são bastante explorados durante a leitura.
Não nego que me emocionei em diversas partes, mas também tive raiva em alguns momentos, porque é bem difícil uma mulher do século XXI aceitar algumas atitudes de séculos passados. É uma obra que vale a pena a leitura.

site: http://www.pensamentosopinioes.com

rafinha 18/10/2021

Eu simplesmente amei esse livro, só não dou 5 estrelas pq acho q não foi uma leitura marcante. A forma que a autora escreve os personagens com tanta emoção e com tanta profundidade é um talento

risi 18/10/2021

O livro é bom mas não foi pra mim, eu não fiquei envolvida na história. mas achei a historia muito boa e comovente. entendo quem gostou e deu nota maior, pena não ter sido tão bom pra mim

Rodolfo 16/10/2021

Comecei a leitura de maneira totalmente despretensiosa, pois acreditava que seria como uma "biografia" da obra Hamlet, porém na verdade trata-se de toda a história que existiu por trás dessa obra.
Acompanhamos a história de Agnes e seus filhos, entre ele Hamnet que acaba morrendo vítima da peste negra.
Em paralelo ao sofrimento de Agnes, vamos conhecendo um pouco mais sobre a história de amor entre ela e Shakespeare e o quão importante o apoio dela foi importante para que ele conseguisse ir atrás de seus sonhos.
Achei magistral a maneira como a autora desvinculou a história do mito Shakespeare (em nenhum momento ela cita no nome do autor) ao mesmo tempo em que ela consegue manter o leitor interessado no que pode acontecer.