HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

vitória 26/01/2022

Especulações sobre a vida e a história por trás de uma das maiores peças de Shakespeare. Envolvente e com uma ambientação maravilhosa.

Déa 24/01/2022

Intrigante e excelente
?Agnes entra pela porta da frente da própria casa, pela segunda vez naquela tarde. E vê, ao pé da escada, o filho. Ele está imóvel, com o rosto pálido, os dedos agarrados ao corrimão. Tem um inchaço e um corte na testa, que Agnes tem certeza de que não estavam lá de manhã. Ela se aproxima dele rapidamente, atravessando o cômodo em poucas passadas.
? O que foi? ? indaga, apoiando as mãos nos ombros do filho. ? O que houve com seu rosto?
Ele não responde. Balança a cabeça. Aponta para a escada. Agnes sobe, de dois em dois degraus.?

Willian Shakespeare era filho de um luveiro e morava numa pequena cidade da Inglaterra. Casou-se com uma mulher mais velha, e é sobre Agnes que a autora cria esse enredo magnífico.

Uma mulher forte, excêntrica, uma mãe cuidadosa e protetora, Agnes segurou as pontas em casa enquanto seu marido seguia para Londres, em busca de seu sonho e carreira como dramaturgo.

Uma história sobre o luto, e a perda de um filho. O?Farrel mostra-nos uma trama melancólica e sensível, e o quanto essa mulher sofreu mas continuou firme pela sua família. A autora trouxe-nos uma reconstituição ficcional baseada em referências históricas.

Só posso dizer que foi lindo, impactante e inesquecível. Fiquei um bom tempo após o término da leitura refletindo sobre o que li nessas páginas, numa época difícil, acometida pela peste bubônica, é impossível não compararmos com o momento atual dessa pandemia.

Talvez nem todos consigam ler essa obra nesse momento. Mas quando puderem, leiam!

Acompanhe-me no IG @dealeitora

? ?
? ? ??
? ?

Laís 21/01/2022

Eu ameeeei!!!!! A história é linda e escrita de uma forma super sensível.
As vezes eu tinha que ficar lembrando a mim mesmo que era ficçao e n uma história real

Gabs 19/01/2022

A dor da perda
Eu achei incrível a maneira como Maggie O'Farrell narrou o luto de maneira tão poética, mas ainda assim me deixou destroçada. Senti a perca de Hamnet como se fosse de um filho meu, a narrativa nos enlaça de maneira tão envolvente que podemos sentir como se fosse nossa a angústia pelo adoecimento dos filhos, a sensação de impotência quando o pior acontece. Simplesmente fantástico.

Por vários momentos esqueci que era uma ficção misturada com a realidade e ficava me perguntando "a Anne Hathaway era bichona mesmo" kkkkkkk mas achei fantástico a Maggie ter focado mais nela do que no idolatrado Willian Shakespeare.

Maria Paula 17/01/2022

Amei o jeito que a história é escrita, o próprio enredo, as personagens, e acima de tudo os sentimentos. É uma estória sobre luto e família.

Isabela 16/01/2022

Hamnet
Esse livro foi uma grande surpresa. Comecei a leitura meio sem saber do que se tratava e depois descobri que é baseado na vida de William Shakespeare.
A história é envolvente e a escrita da autora facilita muito a leitura do livro, durante os capítulos conhecemos mais sobre a personagem principal e sua esposa Agnes (para mim, a melhor personagem do enredo).
Apesar de não ter grandes reviravoltas, é gostoso acompanhar o desenrolar da história e ir descobrindo um pouco mais sobre cada um.

Juliana Fernanda 16/01/2022

Favorito da Vida!!!!!!!
Senhora, ele se foi,
Não mais existe, morreu;
Na cabeça lhe nasce um tufo de grama,
Aos pés, uma louça.
Hamlet, ato IV, cena V

Este livro que pra mim foi um romance especulativo escrito pela brilhante Maggie O’Farrell, que nos mostra romance histórico sobre uma família destroçada pelo luto conta como a morte do filho Hamnet teria inspirado Shakespeare a escrever a peça: "Hamlet".

Leitura que pra mim foi arrebatadora do início ao fim, foi bem intenso e triste acompanhar o luto de uma mãe mas gratificante de ver o desenvolvimento dessa personagem ao longo dos capítulos, mas a autora consegue escrever com maestria e com muita beleza e delicadeza em suas palavras. Leitura muito fluida, com um final espetacular.

Recomendo demais esta leitura que se tornou meu favorito da vida!!!!

Tatiana 16/01/2022

Lindo, profundo e poético
Esse livro me tirou lágrimas e me surpreendeu muito. É muito profundo e metafórico!!! Eu me apaixonei por essa leitura e por tudo que ela me proporcionou! A história toda em si é sobre sentimentos e aflições que só quem é mãe sabe. Vale muito a leitura.

Ale 14/01/2022

?Jamais haverá outro como ele? Hamlet, Ato I, Cena 2
Se vocês está procurando um livro repleto de ação e reviravoltas, esse não é o seu livro. Aqui as ações são internas aos personagens e as reviravoltas são de cunho emocional.
Agora, se você procura um livro mais introspectivo, de prosa poética, que aborda o tema mais temido e revisitado pelo ser humano (a fragilidade humana frente a Morte), então sim, eis aqui teu livro.
A minha experiência de leitura foi arrebatadora e passei a ser comedida nos meu tempo de leitura dele na esperança de retardar ao máximo seu fim, mas assim como a vida, tudo eventualmente termina e finalizei a leitura ainda abraçada aos personagens e seus dramas, ainda presa naquela atmosfera lírica elisabetana. Escrita primorosa pra uma história que mesmo abordando temas já batidos como o luto, conseguiu se apresentar de forma original e rica.
Uma boa leitura para vc tb!

Gabriela 09/01/2022

Leitura lenta
Comecei a leitura desse livro logo quando ele chegou, na caixinha de agosto se não me engano, e só consegui terminar agora. A história é ok, mas é muito lenta, não me prendeu. Achei que o desfecho foi corrido, sendo desperdiçado em detalhes desnecessários. Ruim não foi, mas não recomendo.

Cata 08/01/2022

Esse é um dos melhores livros que eu ja li, ele se tornou um favorito. A maneira que a autora escreve é sensacional. Quando eu vi sobre o que o livro se travata, achei que o Shakespeare seria uma grande parte, mas nao, ele é apenas um personagem secundario sem nome, isso deixa o protagonismo pra sua mulher Agnes/Anne Hathaway e pra seu filho Hamnet. O luto é escrito de uma maneira muito real, mostrando a individualidade do sentimento. Eu chorei pra caramba lendo esse livro e pra variar, li na fisioterapia, entao tava la eu, com gelinho no joelho e chorando rios. Super recomendo.

Everton.Paulo 31/12/2021

Estudo sobre o luto
O luto é um assunto delicado para muitas pessoas. Algumas culturas lidam com este sentimento de formas diferentes para que a dor da perda seja aliviada.
Neste romance, o tema principal é o luto, com ficção e realidade conectados.
A história adapta um pouco da vida da família de Shakespeare, principalmente seu filho Hamnet, que faleceu ainda criança.
Somos levados ao século XVI e vivenciamos as situações da época.
A leitura, no entanto, foi arrastada. O livro é dividido em duas partes. E parecem dois livros diferentes. Até a estrutura é escrita entre as partes mudam. A segunda, no entanto, é um pouco melhor pois conta como a família passou a lidar com a perda ao longo do tempo. É interessante esse ponto de vista pois tentamos nos colocar na mesma situação e o que faríamos a partir disso.
Enfim, confesso que tinha expectativas altas e concluo a leitura com um sentimento um tanto amargo. Nota-se que é um livro cuidadoso e que a autora estudou bastante para escrevê-lo. Assim, mesmo que para mim não tenha sido uma experiência tão significativa, outras pessoas podem e devem ter diferentes visões sobre a obra.

site: www.intrinsecos.com.br

Jordana.Engler 30/12/2021

Surpreendeu!
Quando recebi o livro pelo clube achei que seria uma história muito atrelada a peça e a vida de Shakespeare(por isso acabei demorando a começar a leitura), no entanto a história é muito mais atrelada ao amor e luto de uma mãe, a dor da perda de um ente querido e a luta de uma família para superar uma morte precoce. Confesso que agora me interessei a pesquisar mais sobre a vida de Shakespeare, apesar de saber (segundo a autora) que não há muitos dados disponíveis.

Adriana 27/12/2021

Ainda estou processando a história na minha cabeça pois são muito sentimentos que tive ao ler esse livro. Fala de uma mulher forte, corajosa, fala também de Família e também de perdas. Uma história que vale muito a pena ler.

Rosângela Martins 18/12/2021

6 vez que tento salvar o comentário e o skoob descarta!!! Tá osso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!