HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Bianca.Rivabem 18/12/2021

Sensível
Demorei um pouco pra engatar, mas a história fica muito interessante. Um romance de época sobre a história da morte de um menino em meio a peste. É um livro muito bonito e bem sensível.

Tarcila 12/10/2021

Shakespeare por outros olhos
Escrita sensível, relato de uma mãe que perde um filho diante de seus olhos.
Amei a leitura, mais ainda por intercalar o tempo passado com o presente, foi brilhante, emocionante, arrebatador.
Vale muito a pena a leitura.

Isabela.Fonseca 01/11/2021

Livro muito bem narrado porém com pouca história de fato
Achei que o livro é super bem escrito, de uma maneira que prende o leitor muitas vezes mas ele peca no fato de ter pouca história para se contar. A pouca história no entanto é interessante, detalhada até nos mínimos detalhes, o que particularmente não faz muito o meu estilo de leitura, apesar de conseguir fixar o leitor. Mas conforme o tempo vai passando essas narrações muito descritivas pra pouco conteúdo acabam se arrastando demasiadamente e ficando um pouco cansativo.

anakarolinny 01/02/2022

Não achei que fosse gostar tanto, que fosse me apegar a cada personagem e a cada página desse livro.
Me prendi do começo ao fim, e agora estou curiosa para ler Hamlet..

Julia.Martins 18/08/2023

Acabo de ler essa obra prima da Maggie O'Farrell e ainda não consegui absorver tudo o que tem nesse livro. A autora recria em um romance histórico primoroso a história de Shakespeare e de seu família, preenche vazios biográficos e mistura ficção com realidade, nos presenteando com essa lindeza sobre luto, sobre perda, sobre o amor, sobre relações familiares que te destroem e outras que te amparam. Lindo demais. Triste demais. A descrição da peste negra me fez voltar ao período da pandemia de covid-19 e sofrer tudo aquilo de novo, toda aquela angústia. Achei a Agnes uma personagem tão rica, tão complexa, uma bruxa natural silenciosa, mas não silenciável. O capítulo que descreve o percurso da peste bubônica até a Inglaterra é muito interessante. Enfim...livro incrível, apenas leiam.

vanessa.pivotto 15/08/2023

Carrocel de emoções
MUITO bem escrito. Um pouco lento no início, mas ainda assim um deleite a forma como a autora escreve essa ficção, que segundo ela, pode ou não ser baseada em fatos reais.
Agnes se tornou minha protagonista favorita (excêntrica ela, mas sempre verdadeira e fiel ao que acredita).
Não há nenhum grande plot twist. A narrativa é a grande estrela do livro.
Queria continuar lendo mais sobre o que aconteceu com os personagens, já que o final é aberto.

"Um romance sobre o luto, a peste e uma das maiores peças de todos os tempos".

Marília 19/11/2021

Preparem seus lenços. Tem umas partes que são bem tristes.
A vida era muito triste e frágil antigamente.

Mari Doroteu 19/08/2023

Vi algumas pessoas falando muito bem desse livro, mas me decepcionei bastante.

Achei a escrita da autora muito lenta, com descrições muito exageradas e repetitivas. A autora leva até quase uns 70% do livro descrevendo a mesma cena, que começa no início da história e tem o desfecho praticamente no final do livro.

Apesar de achar que a autora construiu bem os personagens, achei que essa descrição toda e a demora em desenvolver a história tornaram a leitura muito maçante e por vezes muito tediosa.

Tive a sensação em diversos momentos que o livro não andava, não saía do lugar e por conta disso não ficava animada em continuar a leitura.

Além disso, não achei o enredo em si tão interessante ou empolgante.

Ronan 10/01/2023

Essa leitura foi uma jornada muito longa pra mim, mas que valeu demais no fim.
O começo do livro foi muito arrastado, eu não conseguia me conectar a história, parecia que não conseguia caminhar dentro do livro, mas depois que engatei nessa leitura não consegui parar de ler e percebi o quão incrível essa história é.
É realmente um livro magnífico.

Alessandra.Araujo 06/08/2021

Impressionante
Amei a sensibilidade na escrita de uma história tão pesada e triste. Gostei muito também da proposta da autora em trazer a tona o protagonismo de Agnes. Tô ansiosa para ler Hamlet.

Jorge16 07/08/2021

Uma história sobre luto e maternidade
Confesso que esse livro foi um desafio pra mim? isso porque levei mais tempo que eu gostaria, já que em alguns momentos a autora era extremamente descritiva e em outros, ela desenrolava a história. Isso fez com que a leitura fosse um pouco menos fluída.
Mas isso não tira o mérito e a qualidade do livro!

Quando comecei a ler, conhecia pouco a respeito do Shakespeare e sua biografia. Daí, lendo a revista so clube intrínsecos e algumas coisas na internet fez TODA a a diferença na minha leitura. Você sente empatia por Agnes. Em vários momentos, você sente por ela. Em seu casamento, no julgamento pela sociedade, em sua maternidade, em seu luto. Em vários momentos.

Inclusive, esse livro aborda o luto de uma forma bem real e visceral. Nada do que se vê por aí.

Não avaliei com uma nota maior justamente por causa dessa ?não-fluidez? do livro em muuuuuitos momentos. Mas super recomendo a leitura!

Thay.Zen 04/02/2023

Hamnet ou Hamlet
Eu fui surpreendida por algo que não estava esperando.
Não vi tantas pessoas falarem desse livro, mas as poucas que eu vi falaram bem.
Não sabia de nada, só que era +- a história da família do Shakespeare (não a história né mas uma história de como se fosse kkkkk)
O livro é dividido em duas partes, com alguns personagens e pontos de vista, no começo parece um pouco confuso quem é quem mas você logo conhece as pessoas e se acostuma.
A primeira parte tem um pouquinho de tudo e intercala o presente e o passado, isso deixa na ânsia de saber logo o que vai acontecer, mas calma tem que ler um outro capítulo antes kkkkk
A segunda parte é bem diferente da primeira, não sai da ordem cronológica da história e fala sobre depressão e luto, e isso a autora mostrou de uma forma bem realista, até a diagramação muda nessa segunda parte.
A escrita dessa mulher, A ESCRITA DELA é maravilhosa, não é aquela escrita cheia de floreios e frufrus é só uma escrita muito linda mesmo, escreve bem pra caramba.
Mesmo com vários pontos de vista ela fez eu me conectar com os personagens e sentir aqueles sentimentos ou torcer por eles.
Gostei que ela trás elementos históricos, retrata um pouco de como foi a peste negra, como as pessoas sofriam, o que dá uns sentimentos ruins ainda pensando no COVID que é uma realidade hoje.
Amei também que Shakespeare nunca foi citado kkkkk nem Will ou William, sempre era chamado de forma indireta

Vanessa.Perin 13/08/2022

Grata surpresa!
Simplesmente amei o livro, amei a história, amei os personagens principalmente a Agnes.
Amei como tudo me envolveu, como me importei com os personagens.
Foi uma surpresa pq não é um livro q eu compraria. Chegou até mim pela Intrínsecos, reconheço que nao gostei da sinopse e nem do título, mas como leio, ou tento, todos os livros que tenho, chegou a hora dele e foi simplesmente fantástico.
Vale lembrar que adoro dramas familiares, e ele é puramente isso.
Tb achei fantástico como ela deixou Shakespeare em segundo plano, não usando nem seu nome, apenas adjetivos para falar dele, como o marido, o pai etc.
Realmente foi uma sacada.

Carolina 15/04/2024

Lindo!
Fazia tempo que um livro não me fazia chorar, sério, que LINDO!
Esse é um livro de ficção baseado na história de Shakespeare e sua família. Não se tem muito conhecimento da sua biografia, e a autora pegou o pouco que se sabe e criou uma história muito linda, que escrita encantadora, e o jeito que ela fala sobre o luto me tocou demais, nunca tinha lido muito sobre?. Eu amei amei amei!