HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Ale 14/01/2022

?Jamais haverá outro como ele? Hamlet, Ato I, Cena 2
Se vocês está procurando um livro repleto de ação e reviravoltas, esse não é o seu livro. Aqui as ações são internas aos personagens e as reviravoltas são de cunho emocional.
Agora, se você procura um livro mais introspectivo, de prosa poética, que aborda o tema mais temido e revisitado pelo ser humano (a fragilidade humana frente a Morte), então sim, eis aqui teu livro.
A minha experiência de leitura foi arrebatadora e passei a ser comedida nos meu tempo de leitura dele na esperança de retardar ao máximo seu fim, mas assim como a vida, tudo eventualmente termina e finalizei a leitura ainda abraçada aos personagens e seus dramas, ainda presa naquela atmosfera lírica elisabetana. Escrita primorosa pra uma história que mesmo abordando temas já batidos como o luto, conseguiu se apresentar de forma original e rica.
Uma boa leitura para vc tb!

PITUCALELE 06/03/2023

Hamnet
Uma história contada com delicadeza e bem escrita.
A história romanceada de Shakespeare e sua família, marcada por amor e luto.

Jaqueline 14/08/2021

Recomendo fortemente
Achei o livro lindo! Uma escrita maravilhosa! Rico em detalhes! Criei bastante conexão com os personagens. Principalmente, com a Agnes, a estrela da história!

Nayara 14/08/2021

Perfeito! Livro envolvente, emocionante e que me surpreendeu demais.
Fiquei encantada com a força da Agnes e o amor entre os irmãos Hamnet e Judite.

Isabela.Fonseca 01/11/2021

Livro muito bem narrado porém com pouca história de fato
Achei que o livro é super bem escrito, de uma maneira que prende o leitor muitas vezes mas ele peca no fato de ter pouca história para se contar. A pouca história no entanto é interessante, detalhada até nos mínimos detalhes, o que particularmente não faz muito o meu estilo de leitura, apesar de conseguir fixar o leitor. Mas conforme o tempo vai passando essas narrações muito descritivas pra pouco conteúdo acabam se arrastando demasiadamente e ficando um pouco cansativo.

Thalita234 26/06/2023

Livro lindo, atmosférico e poético como o autor que o inspirou. Se você já leu hamlet e sente que precisa de mais eu te indico essa belezura de livro. Dica prepare o lencinho.

vanessa.pivotto 15/08/2023

Carrocel de emoções
MUITO bem escrito. Um pouco lento no início, mas ainda assim um deleite a forma como a autora escreve essa ficção, que segundo ela, pode ou não ser baseada em fatos reais.
Agnes se tornou minha protagonista favorita (excêntrica ela, mas sempre verdadeira e fiel ao que acredita).
Não há nenhum grande plot twist. A narrativa é a grande estrela do livro.
Queria continuar lendo mais sobre o que aconteceu com os personagens, já que o final é aberto.

"Um romance sobre o luto, a peste e uma das maiores peças de todos os tempos".

Mari Doroteu 19/08/2023

Vi algumas pessoas falando muito bem desse livro, mas me decepcionei bastante.

Achei a escrita da autora muito lenta, com descrições muito exageradas e repetitivas. A autora leva até quase uns 70% do livro descrevendo a mesma cena, que começa no início da história e tem o desfecho praticamente no final do livro.

Apesar de achar que a autora construiu bem os personagens, achei que essa descrição toda e a demora em desenvolver a história tornaram a leitura muito maçante e por vezes muito tediosa.

Tive a sensação em diversos momentos que o livro não andava, não saía do lugar e por conta disso não ficava animada em continuar a leitura.

Além disso, não achei o enredo em si tão interessante ou empolgante.

Andrea 08/09/2021

Uma ficção com toque de história
Antes do primeiro capítulo o leitor já é informado que o menino Hamnet morreu aos onze anos em 1596, e inspirado neste menino, o pai escreveu e encenou a peça que se tornou imortal: Hamlet.

Maggie O'Farrell divide o seu Hamnet em duas partes, na primeira temos o passado e o presente intercalados. Das primeiras descobertas do casal, a luta contra o tempo de uma mãe desesperada, que a tantos ajudou e agora nada consegue fazer pelo seu filho. A bonita ligação dos gêmeos, cujo amor vem desde o útero, e descreve uma das cenas mais bonitas do livro.

Na segunda temos toda a dor do luto, sentida por cada membro da família de uma maneira diferente, causando reações e expectativas totalmente individuais. Um capítulo único, pesado, e longo como a eterna saudade da perda, que em alguns momentos exige um tempo para respirar e assim se livrar um pouco da sensação de sufocamento que a ausência tão amada provoca.

Uma curiosidade é que nem todos os personagens são nomeados, incluindo William Shakespeare, que é chamado como o professor de latim, o filho, o pai, o marido. Como que dizendo, não, este livro não é sobre você, mas com você. Quebrando a visão, por um momento, de que um dos personagens é o grande escritor para transforma-lo em um ser humano com falhas e dores.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/09/hamnet.html?m=1

Nathy 11/09/2021

Eu fui pega de surpresa por esse livro. Não esperava me envolver tanto e gostar o tanto que gostei!

Em Hamnet, a autora cria uma ficção histórica, usando de pessoas que existiram naquela época e do que se sabe sobre elas para criar uma ficção sobre as suas vidas, fazendo suposições de como foi.
Nós então conhecemos a família de Shakespeare: seus pais, seus irmãos, sua mulher, seus filhos. O jeito que eles vivem, o romance dele com Agnes, o mistérios sobrenatural envolvendo-a, os filhos nascendo e crescendo e vamos assim até o momento em que Shakespeare escreve Hamlet.

Quando abri a caixinha, eu achava que ia ser algo documental, rígido e seco de fluidez. Pelo contrário! Fui totalmente surpreendida com uma narrativa fluída, uma ficção com duas linhas do tempo, uma te segurando com um suspense e a outra te contando o passado das personagens.
Fiquei maravilhada com o quanto gostei e me apeguei as personagens, principalmente a Agnes, mulher da floresta, esposa e mãe.

Hamnet é o nome do filho que morre precocemente e por isso Shakespeare escreve Hamlet. Ver todo esse processo sabendo já do final, só me deixou mais ansiosa em ler cada página.

A autora fala de vários assuntos como a maternidade, o lugar da mulher na sociedade, relações amorosas, seu caminho no mundo, luto, e fala brilhantemente sobre todas elas! Passando por personagens bem construídos e nos dando um livro incrível!

May | @vidadaleitora 12/12/2023

Olá, queridos leitores! Aqui é a May, com impressões talvez não tão empolgantes do livro da foto.
Usando a família de Shakespeare e a morte misteriosa e repentina de seus filhos gêmeos, gerou-se esse livro fictício, meio que explicando como a peça "Hamlet" foi criada. Gostaria de iniciar elogiando a edição maravilhosa da Intrinseca, como sempre, com uma brochura confortável de manusear, apesar da pesada gramatura das folhas.
É uma história de ritmo lento que frisa muito o dia a dia da família de Hamnet até sua morte (isso não é spoiler). Gostei muito de ler sobre os detalhes da personalidade de cada personagem, mas eu tenho probleminhas às vezes. Eu amei a Agnes, de todos os citados, ela é de longe minha personagem favorita! Ela é quase mística (não no sentido de signos, que não curto), sabe fazer remédios caseiros naturais, sabe exatamente o que a pessoa precisa apenas por tocar a mão dela, é meiga e atende bem a todos quantos a procuram, adora animais e natureza, não é frescurenta e ainda é delicada. Mas então ela se torna mãe, e metade do brilho vai embora, pois se torna mais uma mãe comum.
Não me levem a mal, mas mães se preocupam tanto em exercer a maternidade que muitas vezes se apagam, e eu senti falta da agitação da Agnes. Ela adorava ser mãe, que bom pra ela! Mas quando Hamnet falece, sua vida acaba, ainda que tenha outras 2 filhas e família e tarefas, e é aqui eu te aconselho: para evitar viver o luto de um filho, não os tenha! Ela ficou tão mal que eu queria entrar no livro e abraçá-la, e dizer: querida, vamos voltar do ponto que você não precisa passar por isso. Fiquei imaginando um livro só da Agnes com seu amado, desbravando Londres como casal apaixonado.
Entendi a história e o objetivo da autora, o livro me manteve interessada até o fim, e mesmo eu julgando que o final foi meio corrido e faltou fechar uma ponta solta, esse livro cumpriu seu papel de entretenimento. Tenha em mente que na segunda metade do livro se desdobrará muito sobre luto, especialmente o de Agnes. Se por acaso isso for gatilho pra você, não leia! O luto não se descreve com exatidão, e para cada um é de uma intensidade diferente.
Recomendo a leitura dele a quem puder pois gostaria de saber da opinião de vocês!

Pri 26/10/2023

O livro é bem escrito, uma história toda criada em cima de poucos fatos do que se sabe da vida de Shakespeare, gostei da experiência mas não achei tão arrebatador assim. Boa parte da narrativa parecia um historia de um par romântico bem água com açúcar.

Aline.Silva 21/09/2021

Mediano
Começou bem, depois começou a enrolar e na minha humilde opinião, não chegou a lugar nenhum. É uma história bonita, só isso. Não é emocionante e nem super impactante. Mediano apenas

Marília 19/11/2021

Preparem seus lenços. Tem umas partes que são bem tristes.
A vida era muito triste e frágil antigamente.