HAMNET

HAMNET Maggie O'Farrell

Resenhas - Hamnet

Ana 09/11/2023

Livro baseado em Hamlet,
conta a história de um meninos que morre( isso não é spoiler, está na sinopse).

Até metade do livro, confesso que é maçante, você lê, lê , lê e parece que não sai do lugar, mas quando sai...

Eu gostei por causa dos personagens. E além disso, aprendi sobre a peste bubonica.

Raiane Santos 14/08/2021

Não me pegou
Infelizmente foi uma leitura muito difícil de terminar. Não consegui me ligar aos personagens. Não entendi o motivo desse livro ter quase 400 páginas, sendo que a história de fato, só inicia por volta da página 250. Foi muito lento pra mim.
Enfim, não é um romance horrível, mas pra minha leitura é bem mediano.

paulamlemos 17/08/2021

Hamnet - livro lindo demais
Um dos melhores livros que li esse ano.

O desenvolvimento dos personagens é muito marcante, a forma como cada um deles enfrentou o luto.

Eu amei! É um dos livros que recomendo a leitura.

Fábbio (@omeninoquele) 13/08/2022

Uma das histórias mais lindas do ano!
#OMeninoResenhando

"Toda vida tem sua essência, seu núcleo, seu epicentro, do qual tudo flui, para o qual tudo reflui."

Quando o que parecia ser apenas mal estar chegara em sua casa afligindo sua irmã gêmea, o menino Hamnet que se encontra sozinho, faz logo o que deve ser feito e procura ajuda de um adulto, mas não encontra nenhum dos seus responsáveis e decide por si próprio ir atrás do médico pra ver sua irmã. Essa partida em busca de alguém para o ajudá-lo, para que vejam o que a irmã estava sentindo é a primeira parte dessa história.

Conhecemos logo após, a jovem selvagem excêntrica e estranha Agnes, a mãe de Hamnet, por um flash back onde mostra a sua vida antes, quando ficou órfã cedo de pai e mãe e vivia sob as regras da madrasta que passou a dominar os bens do pai, mas ainda assim encontrava refúgio em seu falcão e na floresta. Mas conhece um jovem professor que dava aula de latim pros irmãos e se apaixonam.

Contra tudo e contra todos, os dois resolvem que vão ficar juntos. De cara a família de ambos não aceita os dois juntos, por ela ser mais velha pra ele, e por pensarem que ele só estava de olho no dote dela. Agnes sempre fora subjugada como a estranha e como bruxa, por ter dons de cura usando a natureza e isso na época era visto com maus olhos. Mas depois que perde a virgindade com o rapaz, eles são obrigados a casar, ela é expulsa e não tem direito a nada. Os dois começam uma nova vida, e as dificuldades parecem não parar de surgir.

Pra livrá-los dessa situação, o marido com ajuda do cunhado, resolve ir pra Londres a princípio pra expandir os negócios do pai que é luveiro, mas acaba por arrumar um emprego em outra área, o teatro, e vive agora longe da família. Agnes é quem cuida de tudo e fica na esperança de o marido conseguir um lugar em Londres para que todos possam morar juntos.

E é nessa visão entre passado e presente que a gente vê a vida desses personagens e o quanto ela é abalada quando o filho Hamnet é acometido a uma febre repentina. E quando o pior acontece, as coisas parecem não fazer mais sentido pra essa mulher que se tornou uma mãe super protetora, mas ela e a família tem que aprender a lidar com o luto e recomeçar.

O livro é muito lindo, é trabalho de pesquisas da autora sobre fatos reais da vida de Shakespeare com ficção que conversa sobre luto, relacionamentos frustrados, a doença sem cura da época e a vida de um menino que foi esquecida, mas eternizada numa das peças mais famosas e celebrada de todos os tempos.

Não é muito difícil ser fisgado à essa narrativa: a escrita da autora é muito prazerosa, e o fato dessa mistura de real e não real estar presente dá de certa forma essa liga que nos prende demais, sem contar com a narração em flash back que nos ajuda a ver o todo. Eu me emocionei demais na segunda parte onde os personagens estão mais vulneráveis com o baque que sofrem.

É muito bom ver que histórias novas sempre surgem, mesmo que de fatos ou coisas tão conhecidas como é essa peça. A mistura do real e da ficção de forma tão fluida e envolvente é o que mais me encanta nesse tipo de narrativa e o que aprendemos com elas são lições que nos moldam pra vida. Eu achei brilhante o que a autora fez aqui e com certeza é uma das obras mais lindas que já li esse ano. Recomendo!

#Hamnet #MaggieOFarrel #Intrinseca #Hamlet #Shakespeare

site: https://www.instagram.com/p/ChLJxO1PhFb/

Belquis.Rosson 09/02/2023

Hamnet
A obra retrata a vida de um casal que se divide entre a distância e o luto. Enquanto travam um batalha conta a peste que leva um de seus filhos gêmeos o autor faz ganchos com o passado contando a vida de ambos os pais e como se conheceram.
Confesso que quase abandonei o livro porém algo me dizia para ler mais um pouco que eu não iria me arrepender.

amoragamora 21/05/2023

Encantador!
Quando comecei a ler Hamnet, não imaginei que me apaixonaria tanto por esse livro. A forma como a autora escreve, os mínimos detalhes tão vívidos, o amor, a tristeza, tudo tão surpreendente e encantador. Ouso dizer que é um dos melhores livros que já li! Está entre meus preferidos.
Se tiver a oportunidade, leia!

mafeguzzo 08/12/2021

Hamnet
Esse livro, mesmo sendo triste, é um dos mais bonitos que eu já li. A magia que acompanha Agnes é reconfortante e cada personagem tem uma essência incrível de se ler, até mesmo a Joan. A história é fascinante e a coragem de Hamnet também, a descrição da cena do catre é surreal de linda.
Acho que mesmo quem nunca leu Shakespeare vai amar esse livro, só pela beleza que tem nele.

Anderson 26/07/2021

Mais uma grata surpresa que o Intrínsecos me proporcionou. Sim, eu julguei o livro pela capa, no caso, pelo nome e devo dizer que me arrependo muito pelo julgamento.
Quando li o nome do livro e sua premissa achei que seria uma história lenta sem muita graça, mas acabou que me empolguei muito com a história. A autora conseguiu criar uma trama paralela a Hamlet que nos prende do início ao fim.
A trama de uma família que está passando por um dos momentos mais difíceis da história, a luta contra a peste negra.
A autora foi muito sensível em alguns pontos, principalmente ao tratar sobre o luto e sobre a perda de um ente querido.

Bianca.Rivabem 18/12/2021

Sensível
Demorei um pouco pra engatar, mas a história fica muito interessante. Um romance de época sobre a história da morte de um menino em meio a peste. É um livro muito bonito e bem sensível.

Andrea 08/09/2021

Uma ficção com toque de história
Antes do primeiro capítulo o leitor já é informado que o menino Hamnet morreu aos onze anos em 1596, e inspirado neste menino, o pai escreveu e encenou a peça que se tornou imortal: Hamlet.

Maggie O'Farrell divide o seu Hamnet em duas partes, na primeira temos o passado e o presente intercalados. Das primeiras descobertas do casal, a luta contra o tempo de uma mãe desesperada, que a tantos ajudou e agora nada consegue fazer pelo seu filho. A bonita ligação dos gêmeos, cujo amor vem desde o útero, e descreve uma das cenas mais bonitas do livro.

Na segunda temos toda a dor do luto, sentida por cada membro da família de uma maneira diferente, causando reações e expectativas totalmente individuais. Um capítulo único, pesado, e longo como a eterna saudade da perda, que em alguns momentos exige um tempo para respirar e assim se livrar um pouco da sensação de sufocamento que a ausência tão amada provoca.

Uma curiosidade é que nem todos os personagens são nomeados, incluindo William Shakespeare, que é chamado como o professor de latim, o filho, o pai, o marido. Como que dizendo, não, este livro não é sobre você, mas com você. Quebrando a visão, por um momento, de que um dos personagens é o grande escritor para transforma-lo em um ser humano com falhas e dores.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/09/hamnet.html?m=1

Nathy 11/09/2021

Eu fui pega de surpresa por esse livro. Não esperava me envolver tanto e gostar o tanto que gostei!

Em Hamnet, a autora cria uma ficção histórica, usando de pessoas que existiram naquela época e do que se sabe sobre elas para criar uma ficção sobre as suas vidas, fazendo suposições de como foi.
Nós então conhecemos a família de Shakespeare: seus pais, seus irmãos, sua mulher, seus filhos. O jeito que eles vivem, o romance dele com Agnes, o mistérios sobrenatural envolvendo-a, os filhos nascendo e crescendo e vamos assim até o momento em que Shakespeare escreve Hamlet.

Quando abri a caixinha, eu achava que ia ser algo documental, rígido e seco de fluidez. Pelo contrário! Fui totalmente surpreendida com uma narrativa fluída, uma ficção com duas linhas do tempo, uma te segurando com um suspense e a outra te contando o passado das personagens.
Fiquei maravilhada com o quanto gostei e me apeguei as personagens, principalmente a Agnes, mulher da floresta, esposa e mãe.

Hamnet é o nome do filho que morre precocemente e por isso Shakespeare escreve Hamlet. Ver todo esse processo sabendo já do final, só me deixou mais ansiosa em ler cada página.

A autora fala de vários assuntos como a maternidade, o lugar da mulher na sociedade, relações amorosas, seu caminho no mundo, luto, e fala brilhantemente sobre todas elas! Passando por personagens bem construídos e nos dando um livro incrível!

Ale 14/01/2022

?Jamais haverá outro como ele? Hamlet, Ato I, Cena 2
Se vocês está procurando um livro repleto de ação e reviravoltas, esse não é o seu livro. Aqui as ações são internas aos personagens e as reviravoltas são de cunho emocional.
Agora, se você procura um livro mais introspectivo, de prosa poética, que aborda o tema mais temido e revisitado pelo ser humano (a fragilidade humana frente a Morte), então sim, eis aqui teu livro.
A minha experiência de leitura foi arrebatadora e passei a ser comedida nos meu tempo de leitura dele na esperança de retardar ao máximo seu fim, mas assim como a vida, tudo eventualmente termina e finalizei a leitura ainda abraçada aos personagens e seus dramas, ainda presa naquela atmosfera lírica elisabetana. Escrita primorosa pra uma história que mesmo abordando temas já batidos como o luto, conseguiu se apresentar de forma original e rica.
Uma boa leitura para vc tb!

Thalita234 26/06/2023

Livro lindo, atmosférico e poético como o autor que o inspirou. Se você já leu hamlet e sente que precisa de mais eu te indico essa belezura de livro. Dica prepare o lencinho.

Aline.Silva 21/09/2021

Mediano
Começou bem, depois começou a enrolar e na minha humilde opinião, não chegou a lugar nenhum. É uma história bonita, só isso. Não é emocionante e nem super impactante. Mediano apenas