Lendários

Lendários Tracy Deonn
Tracy Deonn

Resenhas -

gisellyyy 03/03/2024

Bom, tirando o romance mixuruca
No geral, eu gosto da protagonista. foi por eu gostar da personalidade dela que continuei lendo o livro. ela costuma ser bem consciente de si, das próprias atitudes pelo menos. todo o sofrimento do luto eu achei bem escrito também. uma coisa que não achei legal foi ela afirmar que gostava do Nick mas a autora dar sinais de que o Sel também a atraía. eu sei que eles não são namorados oficialmente mas fazer isso quebra o clima e consequentemente eu já não shippo mais ninguém. perde a graça do "casal" e o romance se torna meio falso pra mim. além disso, fica meio implícito que eles sentem afeição um pelo outro devido às heranças, fiquei confusa sobre o tipo de amor ao qual Bree diz sentir. embora isso não importe tanto agora pois ele se tornou alguém importante pra ela.

o Sel é um personagem com uma backstory muito legal e com potencial pra tornar ele um personagem muito massa, mas no fim, durante quase todo o livro é apenas um chato poderoso sem carisma, uma pena. não consegui me importar com ele e muito menos shippá-lo com a Bree.
graças a esse ""romance"" meio irritante que a autora insistiu em desenvolver, ela transformou o Nick em um personagem bem idiotinha, ciumento e consequentemente sem noção. ele não tem muita personalidade, é quase tão insosso quanto água de salsicha. e o pior é que às vezes eu gosto dele, às vezes ele consegue ser legal, mas depois sempre parece estar faltando mais tempero.
eu gostei do universo, das magias, da história por trás de tudo. os outros personagens secundários são interessantes, até gosto de alguns, enquanto outros eu desprezo pelo explícito racismo (é você, Tor, nojenta).

enfim, gostei de muita coisa na história, a protagonista me cativou, mas odiei o relacionamento "amoroso" que se iniciou entre ela e Nick. seria melhor se eles fossem apenas melhores amigos, algo assim. esse romance mixuruca foi desnecessário

Sophia.Rebecca 01/03/2024

Cultura e suspense
Admito que comprei só pela capa, ver essa mulher linda, uma protagonista negra, isso me chamou atenção. Não sabia que seria uma obra relacionada às lendas Arturianas.
Li nas férias, foram as melhores noites em claro da minha vida!!
Lendários, com um escrita detalhista e engenhosa, entregou uma história extremamente envolvente. A visão sobre o luto e como cada um reage à sua forma foi um tema muito bem abordado, como o mundo é um campo de batalha para pessoas negras mesmo que não tenham que enfrentar seres sobrenaturais e como um legado de escravidão e discriminação são tão marcantes na nossa história.
Brianna é uma protagonista muito forte, mas que sofreu muito, mesmo antes de conhecer os Lendários. O racismo é tema central, podemos dizer, juntamente com a corrupção e o elitismo, mas nada chato ou palestrinha, você sente o que é viver certas coisas na pele, a Bree transmite isso muito bem, sentimos sua raiva, sua angústia, seus momentos de gratidão. Personagens cativantes, abordagem de sentimentos muito singular, além dos mistérios da ordem secreta dos filhos da Távola Redonda e ação, mas pense numas cenas de ação bem escritas! Ah, e nomes difíceis, mas isso a gente releva. Simplismente perfeito!
E tem muita gente bonita, sinceramente.
Apenas leiam, é uma experiência incrível!
(O final é algo que eu penso até hoje e por algum motivo me lembra a música Stand up da Cynthia Erivo)

Michele.ACG 01/03/2024

Sobreviver. Resistir. Prosperar.
Ora, ora se não é a primeira resenha da pessoa kkkk

Conheci Lendários pesquisando protagonistas negras. Sou leitura de fantasia então a capa já me ganhou, não poderia imaginar amar tanto uma história.
Conhecemos Bree e seu luto, estando em um lugar que almejava estar mas sentindo muito o peso dessa decisão.
Temos tudo que amamos aqui, protagonista decidida apesar de ferida, rapazes bonitos e possíveis pares românticos, amizades e seus conflitos, magia, contexto histórico embora doloroso mas necessário, ancestralidade e ação.
Começarei assim que possível o segundo volume e a Tracy ganhou uma admiradora ? .

Iara 29/02/2024

Esse livro é simplesmente perfeito! Uma das melhores fantasias que já li. Aborda o histórico sangrento e violento da escravidão, em contraponto a uma elite herdeira que se acha no direito de permanecer no topo, sem reconhecer os erros e os rastros que a mantém onde está. Uma referência que a autora pode ter tido é Kindred, em relação a volta no tempo e reencontro com a ancestralidade em um lugar de resistência. Mas por se tratar de fantasia, fala sobre o assunto de forma diferente. É envolvente, leve, e por ser young adult não é tão pesado quanto poderia ser por se tratar dessa temática. Apesar de ser longo é fácil de devorar. Muito inteligente a forma como a autora contou a história não contada e apaga atrelada ao lugar, e a famílias, pessoas reais ocupando de forma distinta o espaço. Lindo ver a jornada de crescimento e desenvolvimento emocional de Bree, no atravessamento de sua dor em relação a perda da mãe, e ao passado de sua família recém descoberto por ela. A autora foi colocando as brechas e preenchendo o quebra cabeça de um jeito muito intrigante, e que me faz ansiar por uma continuação.

Adrielle139 27/02/2024

TOP #1
QUE PERFEIÇÃOO!!

É tudo perfeito! Desenvolvimento, personagens, os assuntos abrangidos, a escrita, o Plot!!!!

Não sei nem oq dizer! Devorei esse livro e já estou me segurando para não devorar o segundo. Nunca me senti assim desde O Príncipe Cruel... Me arrisco em dizer que até gostei mais de Lendários ?

Agora quando me perguntarem, "qual seu livro favorito?" Com toda certeza vou responder:
"LENDÁRIOS!" E contar saltitando essa história perfeita!

Adam Soso 27/02/2024

O livro que me surpreendeu
Lembro-me quando peguei este livro pela primeira vez, o recebi em uma entrevista de emprego de uma livraria popular de Curitiba, ganhei ele em uma época que não tinha nenhum desejo se quer de ler e apenas o esqueci na prateleira.
Este ano criei a coragem e o peguei para ler, no início não estava simpatizado com a protagonista, achava ela um pouco problemática demais, por isso me arrastei para terminar a primeira parte, porém, ao chegar a terceira parte, a história simplesmente me puxa para seu incrível mar de criatividade e reviravoltas, fazendo-me querer devorar cada página para entender o que viria acontecer (este livro me fez ler 200 páginas em duas horas o que jamais havia acontecido antes ksksks), chegando até o final, fazia tempo que eu não via um final tão bom e enigmático me deixando saciado, mas, com a gula de querer mais.
Personagens maravilhosos e profundos (Especialmente o Sel), plot maravilhoso, word building de respeito e um ótimo desenvolvimento de personagens! Então sim jovem padwan que está procurando um livro para te salvar da bendita ressaca literaria eu recomendo esse

"Não defina a sua vida pela perda. Defina a sua vida pelo amor."

MariannyNeris 24/02/2024

Livro maravilhoso
Não sou acostumada com livros tão longos, mas a história é tão fluída, tão fácil de ser lida e tão bem construída que nem vi as páginas passando.
Os plots e reviravoltas são mt bons e mt bem desenvolvidos. Mal posso esperar pra ler a continuação.
Favoritado

Velane 23/02/2024

Esse vai para os melhores do ano com toda certeza.
Um livro com a personagem principal negra, que enfrenta de frente seus traumas e o racismo. O livro é envolvente e a leitura é leve. Super recomendo a leitura.

a-aylinw0 23/02/2024

CARAMBA.
Eu enrolei tanto, mas tanto pra ler esse livro que ele ta na minha estante dês de out/2021. Mas gabi, porque você ignorou ele? PQ ELE É ENORME, GIGANTESCO. Deu até uma artrite nos dedos e nos punhos de segurar ele. Mas valeu a pena viu, porque QUE LIVRO.

Em lendários vemos Bree, uma adolescente de 16 anos - obs: mto estranho ler um livro c personagem q tem minha idade, to acostumada a imaginar eles mto mais velhos e experiêntes (?) - lidando com o luto, com a adolescência, com seus amigos, com o racismo, com o machismo, com o amor, consigo mesma.

É um livro sensacional, com plots maravilhosos. Mas tenho algumas anotações:

- Quão rasos ficaram os outros personagens, e como a bree não parecia ligar pra eles (chegou um momento q sla quem morreu e eu tive q procurar quem era porque não lembrava do que a tal pessoa tinha feito na história), então, acho que deveria ter sido mais desenvolvido as relações entre os membros da távola.

- A bree consiguia ser MUITO insuportável quando queria, senti aquele gostinho de livro de 2020 (época da militância) e mesmo que eu apoie a luta contra o racismo, e tenha achado o plot do livro perfeito e realista, acho que algumas frases e pensamentos poderiam ter sido evitados. Principalmente sobre o/a greer.

- Senti que a autora foi bizarramente desorganizada, pq tinha uns capítulos q nao acontecia absolutamente nada de importante, e outros que era tiro atrás de tiro. Obs: precisava mesmo de 600 páginas? Não, dava pra ter feito um livro legal c 400.

- Queria spin offs dos personagens secundários.

- O romance entre nick e bree foi tão??? do NADA. TIRARAM DO RABO O AMOR, PQ A QUÍMICA FICOU POR LA MSM.

Os pontos bons:

- Representatividade de lutas, e muita semelhança com a realidade nos plots.
- Plots IMPREVISÍVEIS. Eu imaginava de tudo, menos o que aconteceu.
- Sel.
- Protagonista real (meio egocêntrica, mas tudo bem a gente perdoa ela tava de luto.)
- Willian
- Livro com escrita que te envolve e te puxa pra dentro do universo.
- Eu já disse Sel?

Sophia1835 22/02/2024

A linhagem é a lei.
Eu definitivamente não sei como li quase 600 páginas em 20 dias, pera eu sei: QUE LIVRO VICIANTE! eu não conseguia deixar de ler pelo menos um capítulo por dia. pra mim, ainda mais por ser fantasia que sempre tem a empacada clássica no início por ter a construção de universo, foi uma leitura muitoo fluída e nada forçada; eu não me forcei a ler pensando em ser apenas mais algum livro terminado, eu apenas sentava e lia e fugia do mundo real (fazia tempo que não lia uma fantasia que me deixasse assim e Deus como eu amo).
falando da história agora: AMEI DEMAIS essa junção de mundo antigo e medieval com mundo moderno, todo esse universo foi muito bem construído e as ligações com as Lendas Arturianas ficaram perfeitas e impecáveis. Plots e mais plots de deixar a boca aberta, eu nunca imaginaria esses plots finais meu deus; a autora realmente deixou a bomba pro fim pra acabar com o leitor e deixar ele desesperado (funcionou??).
a representação e toda a crítica por traz da história é surreal, a Bree se vê sozinha na Ordem e num mundo que aparentemente não pertence a ela por ter apenas pessoas brancas e a gente sente a dor da Bree. Bree é uma garota forte e determinada, que não descansa até achar as repostas que quer; teve algumas atitudes dela que achei meio paia mas pra mim não estragou completamente a imagem dela. os personagens tem um desenvolvimento bom e interessante (SELWYN???). shippo ela com o Nick (lindo perfeito maravilhoso), porém também gosto dela com o Sel (???) estou dividida e ansiosa pelo segundo livro.
resumo de tudo: sofri chorei surtei porém lindo amei a leitura cinco estrelas

Joyce631 21/02/2024

Que livros
Esse livro conseguir se melhor do que eu imaginei. Muito bom! me sentir representada pela Bree, uma garota negra que luta contra o racismo e machismo, sem a baixa a cabeça para pessoas que se acham maiores que as outras. Esse livro fala sobre força e determinação. Confesso que vim atrás de romance, mas entregaram coisa melhor ?

Rafyscreve 21/02/2024

Quando uma releitura?
? não é bem uma releitura, e isso faz do livro algo muito melhor.

Eu adoro adaptações de contos de fadas, de lendas, de mitos vistos com outros olhos e contados com outras palavras, porque ser capaz de recontar uma mesma história com elementos que fazem dela ainda mais interessante é um tipo de mágica.

Lendários tem tudo que eu gosto em um livro de fantasia, mas tem o mais importante de tudo: adolescentes que não agem como crianças imaturas e irritantes. É muito satisfatório ler personagens bem escritos, cujo comportamento e diálogos são coerentes com a idade, o nível educacional e o background!

Confesso que achei o plot um pouco previsível e questionei algumas decisões narrativas, mas não considerei um problema de escrita, e sim uma condição da classificação indicativa do livro. Só aceitei que estou velha demais pra me encaixar no público-alvo (tem horas que precisamos aceitar que o maior problema do livro não é o livro, mas a gente) e segui em frente! O segredo é ignorar a própria idade e só curtir!

Recomendo a leitura para quem não se esforça em parecer ?adulto? demais!

Annie de Jesus 12/02/2024

Lendários
Esse livro é maravilhoso e sensacional. Adorei a personagem da Breve e do Sel e espero que eles fiquem juntos. Eu não gosto do Nick acho ele meio chato e mimadinho. A melhor parte de todas pra mim foi a cena da Breve e a Excalibur, eu tinha certeza que era ela ????.

Anna 10/02/2024

Adorei o livro. Trata de diversos temas importantes que nunca vi serem abordados em outros livros. O universo de Lendários é um espetáculo, realmente é um dos melhores que já li, ele é muito detalhado e aprofundado. Os personagens são incríveis, adorei muito a maioria deles . Recomendo a leitura, apesar de o começo ser lento, o final vale a pena.

Maria 09/02/2024

MEU DEUS
Para começar, esse final foi surpreendente e fantástico, todas as histórias conectadas e toda a ancestralidade contada de maneira tão simbólica e o honrosa, as representatividades fluirem bem sem parecerem forçadas, tornam o livro uma experiência única.
O único ponto que me incomodou foi no quesito romance, particularmente não gosto do nick, e espero não ter un trisal nos próximos livros.