A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Taiane.Anhanha 03/05/2023

Um romance histórico sobre amor aos livros e amizades
Eu escrevi uma resenha linda, mas não salvou ? triste, porque acho que não vou conseguir expressar os sentimentos de novo, mas vamos lá: é um livro histórico, que se passa em dois momentos: Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha nazista tinha ocupada parte da França e a década de 1980 nos EUA, Guerra Fria.
Baseado em uma história real, a Biblioteca Americana de Paris, lutou para se manter aberta e para enviar livros para judeus e soldados.

No meio disso, temos nossa protagonista doce e amada, Odile (eu realmente adorei ela). Nesse contexto de segunda guerra ela é bibliotecária, sonhadora, com um noivo bonito. Tem várias outras personagens, frequentadores da biblioteca e trabalhadores, mas é tanta gente e tanto nome que fiquei confusa (ponto fraco do livro).

No contexto da década de 1980, Odile está em uma pacata cidade dos EUA. Solitária e cheia de segredos, como tendo uma família, sonhos e desejos, cerca de 40 anos depois ela está nessa situação? Isso é o que uma vizinha/adolescente se pergunta e começa a investigar, construindo uma amizade interessante.

"Se a minha vida era um romance cheio de capítulos chatos e empolgantes, dolorosos e engraçados, trágicos e românticos, agora estava na hora de refletir sobre a página final".

Essa frase resume muito do enredo. Tem partes chatas simmm, mas outras que empolgam, mais algumas que trazem dor e lágrimas pelas tragédias e por fim, aquelas partes românticas e engraçadas.
É um bom livro, mas realmente demorou muito para engrenar.

Esse livro é sobre amor as bibliotecas, sobre redes de apoio e acima de tudo: amizade (quem ler vai entender).
Acho que o final é bem legal, mas demorou muito para se desenvolver e ficou em aberto muitas questões que poderiam ter sido finalizadas.

Livia.Gabriela 29/04/2023

Não foi um livro que me prendeu desde o início. É um livro bom, porém, deixa muita coisa em aberto. Muita coisa precisava ser esclarecida.

Mari Takaesu 29/04/2023

?Era por isso que eu lia: para vislumbrar outras vidas?
? Nossa personagem principal, Odile, relata momentos de sua vida durante a ocupação nazista em Paris, quando ela e seus colegas bibliotecários lutam para manter em funcionamento a biblioteca em que trabalham. Durante este período pessoas foram de encontro a guerra, mas também, a guerra fora de encontro às pessoas. Odile viu sua cidade ser invadida, sua profissão ser controla, alimentos e produtos de necessidade básica serem escassos, seus amigos perseguidos e humilhados. O livro consegue te transportar para a história, o tempo todo você tem a sensação de perigo constante, se sente na pele dos personagens.

?Acho que o melhor do livro é nos mostrar que durante a guerra, não existe quem seja totalmente vítima e quem seja totalmente carrasco. Todos sofriam, todos erraram, todos tinham momentos de fraqueza e de coragem, todos tentavam da melhor forma passar pelas dificuldades deste período. Ao longo da história vemos os personagens amadurecendo, errando, aprendendo e ensinando. A história não se trata sobre uma biblioteca, ou sobre livros, se trata sobre força, coragem, amizade, sobre fazer o melhor que pode com as armas que tem.
?- Disponível para empréstimo na BibliON.

Lay 28/04/2023

Só tenho a dizer que..COMO FIQUEI ESSE TEMPO TODO SEM LER ESSE LIVRO?!?!

Meu Deus que livro!
Personagens envolventes e Paris ,aí ganha meu coração ??
No início não parece ser tão bom assim,mas por favor continua lendo até o fim,vc n vai se arrepender!
Só em alguns momentos que a divisão não me agradou muito,mas o resto está feito e organizado de forma bem feita
Leiam,leiam ????

Flavia.Sachet 26/04/2023

Amei
Amei este livro que é baseado em fatos. É um romance histórico que se passa em dois tempos: durante a guerra e em 1983. Esses dois tempos irão se encontrar. É uma história que narra sobre amizades, trabalho, amor, família, a mulher nos anos de 1941, vida durante a guerra, o sofrimento dos judeus perseguidos. É um livro que não dá vontade de parar de ler. Super recomendo!

Lizandra.Mirelle 23/04/2023

Baseado em fatos reais
De todos romances baseados na segunda guerra, posso dizer que esse se tornou meu favorito.
A história dos bibliotecários que lutaram pra manter a biblioteca aberta nos tempos sombrios da guerra, é de se ter uma enorme admiração e orgulho.
Acompanhar Odile e Lily, entre o passado e o presente, acaba sendo fisgada de uma maneira que você não consegue soltar o livro.
Posso dizer que se tivesse mais 300 páginas essa história, leria tranquilamente.

Janaina Edwiges 21/04/2023

Entregar livros será a nossa maneira de resistir!
Este romance talvez não agrade aos leitores que só estejam acostumados com histórias de Segunda Guerra que despertam grandes emoções e aflorem os sentimentos de maneira mais dolorosa, como as que contam relatos dos sobreviventes dos campos de concentração. Mas nem por isso deixa de ser uma narrativa repleta de sensibilidade, especialmente por se basear na determinação dos funcionários da Biblioteca Americana de Paris em manter o espaço em funcionamento durante um dos períodos mais perversos da história, pois tinham plena consciência do poder dos livros.

O escritor Carlos Ruiz Zafón nos disse uma vez que "cada livro, cada volume que lemos, tem alma. A alma de quem o escreveu, e a alma dos que o leram, que viveram e sonharam com ele" e, nesta obra, Janet Skeslien nos mostra o belíssimo trabalho feito pela biblioteca: de enviar livros para os soldados e também para os sócios judeus, que não poderiam mais frequentar o local. Manter a biblioteca de portas abertas foi, sem dúvidas, um grandioso ato de resistência contra esta guerra tão nefasta.

O desfecho poderia ser mais detalhado, achei um pouco corrido. As reações dos personagens secundários diante das decisões tomadas pela protagonista, reveladas mais no final da história, poderiam ter sido melhor desenvolvidas pela autora, uma vez que essas pessoas eram parte central da vida da Odile. Queria ter visto a visão delas do fato ocorrido, mas entendo que a escolha da autora foi narrar em primeira pessoa. De qualquer maneira, esta história me proporcionou muitas reflexões sobre relações familiares e amizade. Acredito ser uma boa indicação de leitura para quem ama esta boa mistura entre ficção e fatos históricos.
Daniel 21/04/2023minha estante
Bela resenha, Janaína! Vou colocar esse livro na minha estante. ??

CPF1964 21/04/2023minha estante
Parabéns pela ótima resenha, Janaína.

Só 3,5 estrelas......

Maria 21/04/2023minha estante
Por que perdeu estrelas? :P Sua resenha excelente despertou a minha curiosidade.

CPF1964 21/04/2023minha estante
Janaína anda com o coração muito peludo.... Só quero ver a avaliação de Paciente Silenciosa ... Se for menos de 4,5 estrelas eu te excluo do Skoob. Sem pressão.....

Maria 22/04/2023minha estante
Coração peludo kkkkkk Com todo o respeito, Janaína kkk

Janaina Edwiges 23/04/2023minha estante
Nossa, gente, fiquei até com dor na consciência aqui hahahaha, vou mudar para 4 estrelinhas e mostrar o coração bonzinho que eu tenho!!! kkkkkkk :) Brincadeiras a parte, eu editei a resenha, para explicar melhor o que achei que faltou, na minha opinião claro, pode ser que isso não incomode outros leitores. Achei que o desfecho poderia ser mais detalhado. As reações dos personagens secundários diante das decisões tomadas pela protagonista, reveladas mais no final da história, poderiam ter sido melhor desenvolvidas pela autora, uma vez que essas pessoas eram parte central da vida da Odile. Queria ter visto a visão delas do fato ocorrido. Mas entendo que a escolha da autora foi narrar em primeira pessoa.

CPF1964 23/04/2023minha estante
Ah ! Janaína A Caridosa está de volta.....???

CPF1964 23/04/2023minha estante
Entendi, Janaína. Eu tenho este livro farei uma LC com ele em breve.

Gabriela 26/05/2023minha estante
Concordo! Queria saber como Paul ficou?

Keke David 11/04/2023

Sou bastante suspeita pra falar de livros sobre romances de guerra,pq é uma leitura difícil e ao mesmo tempo envolvente e apaixonante...Vi o desenrolar de uma jovem sonhadora que viu os tormentos da guerra,perdeu amigos, perdeu entes queridos ,se decepcionou com o amor da vida dela...Fugiu e encontrou um novo amor,mas com uma vida solitária e remorso por atos do passado viu na pequena Lily uma forma de reviver...Não gostei muito do final ,poderia ter sido melhor...

Marina Mendes 05/04/2023

Paris, França, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado policial e o emprego dos sonhos na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os nazistas marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo sua querida biblioteca - afinal de contas, é sabido que os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas e que as ideias devem ser destruídas. Odile não pode permitir que isso aconteça. Com seus colegas de trabalho, ela se junta à Resistência com as melhores armas que possuem: os livros. E colocam a instituição à disposição dos judeus, que, expulsos de suas casas, se sentem seguros entre eles. Porém, quando a guerra termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição.

Montana, Estados Unidos, 1983. Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. Sua velha vizinha solitária atrai sua atenção. Conforme Lily vai conhecendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que elas compartilham o amor por diferentes idiomas, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado liga as duas.

Ronie 05/04/2023

Sobre amizade e coragem...
Sou fascinado por histórias que se passam em períodos de época e com esse livro certamente foi uma leitura bastante agradável e satisfatória. Leitura impactante pois trazer elementos tão reais durante a 2a guerra mundial na França ocupada pelos nazistas. Personagens palpáveis, cobertos de luto, tristeza, dor, inveja, arrependimento, coragem, generosidade, amizade, amor aos livros, e cheios de nuances, tanto para o bem como para o mal. Uma escrita fluida, cheia de emoções, esse livro arrebatou meu coração e deixou ele aquecido com certeza

Douglas 30/03/2023

Livro profundo e reflexivo
Uma história que se passa na segunda guerra não poderia ser diferente, ela nos traz reflexões e cenários que normalmente não estamos acostumados a pensar. A história nos leva a pensar em como olhamos pra nós mesmos quando temos problemas e que às vezes um pequeno erro desencadeia uma série de eventos desastrosos.

O livro é uma história de amizade, amor, recomeços e, acima de tudo, aprendizado.

Sara 28/03/2023

A Biblioteca de Paris?
O começo, eu não estava entendendo muito e a leitura não estava fluindo. Mas depois, eu acabei amando a história, e só de pensar que tudo aquilo, realmente aconteceu... É doido de pensar.
Mas amei super depois ?

Marii97 23/03/2023

A história desse livro por se tratar do amor aos livros e a capacidade dele de mudar vidas e histórias, a torna espetacular! Como dito na sinopse, é baseado em fatos reais, a história se passando tanto no período da Segunda Guerra Mundial quanto na Guerra Fria, Unido aos personagens e ao cotidiano das protagonistas torna a história incrível, admirável e reflexiva, pois além de nos fazer pensar sobre nós, nossos pensamentos, julgamentos e atitudes, nos faz pensar da importância da literatura, dos livros em uma época em que nenhum de nós sentiu na pele e que em nenhum livro didático retrata, é no mínimo admirável a atitude do pessoal da Biblioteca de Paris perante a situação que estavam passando. Além disso, também nos mostra um ponto de vista e até fatos sobre a Segunda Guerra que não conhecíamos e que nos faz refletir o quão necessário é para nós estudarmos e aprender com o passado da humanidade e seguir em frente, sempre de forma evolutiva e melhor. Recomendo muito a leitura para aprender, explorar um gênero diferente que é ficção histórica e se emocionar também, pois é impossível não se emocionar de tantas formas diferentes com a história é a temática apresentada aqui; sou apaixonada.