A Biblioteca de Paris

Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Núbia Cortinhas 14/07/2023

Baseado em fatos reais.
A autora conseguiu prender a minha atenção nesse drama que vai intercalar as narrativas de duas personagens em épocas diferentes, mas que o destino as unirá. Com uma escrita elegante, fluída, arrebatadora, instigante e que provoca reflexões, confesso que foi difícil parar com a leitura deste livro até finalizá-lo.

Este romance foi baseado em fatos reais. A autora trabalhou na Biblioteca Americana em Paris (BAP), quando ficou sabendo em 2010, sobre a história heroica da equipe que manteve a BAP aberta durante a Segunda Guerra Mundial.
   A autora pesquisou durante anos para escrever este livro e até conheceu os filhos do Bóris, um personagem muito querido e funcionário da Biblioteca aquela época.
   A trama tem como plano de fundo a ocupação alemã em Paris, e a autora retratou muito bem toda a escassez, a repressão imposta pelos nazistas e a perseguição aos judeus e aos estrangeiros oriundos dos países aliados; assim como toda a mudança do comportamento social de uma sociedade assolada pela guerra.

Este é um livro que vai além do romance, sendo repleto de camadas e mensagens nas suas entrelinhas. É um livro onde as personagens principais tem as suas qualidades, mas que não são perfeitas somente, assim como nós não somos perfeitos, elas são repletas de defeitos, pois são teimosas, egoístas, imaturas, invejosas. Logo, uma acaba sendo o espelho da outra e quando há o confronto, será que a amizade falará mais alto?
   Também pude refletir na leitura que no decorrer da vida nós perdemos o contato com as pessoas que fizeram parte do nosso passado, seja pelos mais diversos motivos.

Um livro que vale muito a pena ler e se emocionar; e que recomendo com certeza.
Carolina165 14/07/2023minha estante
Foi um livro arrebatador mesmo. Adorei a LC! ??????

Vanessa.Castilhos 14/07/2023minha estante
Amei a resenha! ??

Jhaze 14/07/2023minha estante
Já me convenceu a ler Núbia... ótima resenha!!!

Jóice D. 14/07/2023minha estante
Parabéns pela resenha Núbia!
?????

mpettrus 14/07/2023minha estante
Que resenha maravilhosa de se ler!!! Parabéns ????

Núbia Cortinhas 14/07/2023minha estante
Concordo contigo, Carol! ? ?? ?? ??

Obrigada, Vanessa! ??

Núbia Cortinhas 14/07/2023minha estante
Obrigada, Jhaze! A escrita dessa autora faz a gente devorar o livro, ?. Espero que você goste tanto quanto eu gostei.

Obrigada, Jóice! ?

Núbia Cortinhas 14/07/2023minha estante
Muito obrigada, Mpettrus! ?

Mariana 15/07/2023minha estante
Já estava querendo antes, depois da resenha então!!!!!! Muito bom, arrasouuu demais !!! ??

Núbia Cortinhas 15/07/2023minha estante
Obrigada, Mariana! É um ótimo livro para ler durante esse friozinho gostoso.

Aline MSS 15/07/2023minha estante
Sua resenha foi inspiradora. Quero mto ler esse! ?????

Núbia Cortinhas 15/07/2023minha estante
Leia sim, Aline. Vc vai gostar! ?

Cleber 20/07/2023minha estante
Adorei a resenha! Acho que vou gostar também :)

Edson 20/07/2023minha estante
Com essa resenha deu vontade de ler de novo ??????

Renato_Tuda 05/09/2023minha estante
Sua descrição é perfeita, é uma leitura que vale muito a pena.

Michela Wakami 14/07/2023

Que leitura deliciosa!
Eu amei tanto ler esse livro, ele me trouxe tantas emoções, com citações maravilhosas e momentos inesquecíveis.

Aqui o sofrimento está em toda parte, e através dele, vemos erros e acertos.

O final na minha opinião deixou a desejar.
E teve mais alguns pontos que me incomodaram na história.

Com certeza eu sentirei saudades dessa leitura.
Pois tem muitos personagens aqui, que ganharam de formas diferentes o meu coração.
Rogéria Martins 14/07/2023minha estante
Excelente resenha, amiga! Muito bem colocado ??
Também sentirei falta dessa leitura, carregada de sensibilidade e momentos inesquecíveis!

Vanessa.Castilhos 14/07/2023minha estante
Uma leitura carregada de emoções! Adorei a resenha! ?

Michela Wakami 14/07/2023minha estante
Obrigada, meninas. Amei ler com vocês e trocar as nossas impressões carregadas de emoções.??

Livia Barini 16/07/2023minha estante
Achei o final corrido. E as atitudes da Odile com relação aos pais ... não consegui aceitar de jeito nenhum

Michela Wakami 16/07/2023minha estante
Livia, o final realmente deixou a desejar.
Mas amei tanto as outras partes que não consegui dar menos que 4 estrelas.

Edson 20/07/2023minha estante
???????? tivemos muita expectativa no final que não foi o que esperávamos ?

Michela Wakami 20/07/2023minha estante
Sim, amigo.

Leti 12/07/2023

Marcante
Que livro, a história é muito envolvente e cheia de citações marcantes. Não sou a maior fã de romances mas esse de princípio é leve apesar do caos por ser um livro que se passa durante a segunda guerra mundial, o final me surpreendeu.
É muito bonito ver como Lily se aproxima de Odile, e como elas aprendem uma com a outra. Só me aumentou a vontade de conhecer Paris, quando havia citações de locais da cidade e palavras em francês.
Foi um livro que escolhi aleatoriamente na livraria e li aos poucos, no ônibus a caminho da faculdade, e me marcou muito muitas frases me levaram a refletir sobre a minha vida, da para se emocionar.

Fran 29/06/2023

Linda história
Linda história de amizade entre uma adolescente e uma idosa, que demonstra que não há idade certa para encontrar verdadeiros amigos.

Vivi 18/06/2023

Gosto muito de livros que envolvem bibliotecas não sei por que??.
E claro que já estão exaustos de saber que curto muito saber conhecer e por aí vai sobre a 2 guerra mundial.
Esse por exemplo é uma ficção histórica que rola os dois. Aqui acompanhamos em paralelo o tempo todo o período 1939 á 1944 e 1983... 89.
1939...acompanhamos Odile que foi trabalhar na Biblioteca Americana de Paris e ficou lá por anos mesmo em época em que os Nazistas dominavam. Judeus eram proibidos de frequentar a biblioteca mas eles devam um jeito de enviar os livros as escondidas e também enviaram caixas com livros para os soldados que puderam alcançar e que estavam entrincheirados no esforço de guerra. Houve tbm uma parte love na vida de Odile mas pra mim... sei lá, pela primeira vez achei desnecessário em um livro com essa temática. Talvez se não rolasse isso o final não teria sido as pressas. A parte romântica pra mim ( e olha que sou romântica rs) foi um pouco arrastada.
1983... já entra Lily que para fazer uma tarefa de pesquisa escolar . Uma espécie de pesquisa sobre a época passada cruza seu caminho com Odile e o destino faz com que fiquem muito tempo juntas. Ali percebem que mesmo com tanta diferença de idade elas tem muito em comum. Sem contar que Lyli aprendeu muito conhecendo a história dos tempos de guerra não só sobre a vida dessa senhora mas sobre os ocorridos na Biblioteca em tempos de guerra.
Claro além de no final pelas notas de Janet sabermos das pesquisas para a realização desse livro tbm muitos personagens aqui realmente existiram e isso torna o livro mais incrível ainda .
Gostei demais dessa escrita ?
? Paris, França, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado policial e o emprego dos sonhos na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os nazistas marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo sua querida biblioteca ? afinal de contas, é sabido que os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas e que as ideias devem ser destruídas. Odile não pode permitir que isso aconteça. Com seus colegas de trabalho, ela se junta à Resistência com as melhores armas que possuem: os livros. E colocam a instituição à disposição dos judeus, que, expulsos de suas casas, se sentem seguros entre eles. Porém, quando a guerra termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição.
Montana, Estados Unidos, 1983. Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. Sua velha vizinha solitária atrai sua atenção. Conforme Lily vai conhecendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que elas compartilham o amor por diferentes idiomas, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado liga as duas.
Baseada na verdadeira saga dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, esta é uma inesquecível história de amor, amizade, família e sobre o poder da literatura em nos unir.

Miriam_Santos 17/06/2023

Uma verdadeira declaração de amor aos livros
ESSA HISTÓRIA É UMA VERDADEIRA DECLARAÇÃO DE AMOR AOS LIVROS QUE MUITAS VEZES SÃO OS COMPANHEIROS MAIS FIÉIS NAQUELES MOMENTOS EM QUE O MUNDO VIRA AS COSTAS PARA VOCÊ.

Um romance histórico sobre a ocupação da capital francesa pelos nazist4s.

A Biblioteca de Paris conta a história da luta de funcionários da "Biblioteca Americana de Paris" para não fechar as portas em um dos períodos mais terrível da história da França que foi a ocupação da capital francesa (Paris) pelos alemães nazist4s durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando peguei o livro para ler já sabia do contexto histórico, mas não conhecia a história desses bibliotecários que fizeram de tudo para a biblioteca permanecer aberta, muitos foram pres0s, perseguid0s, mas não deixavam de acreditar no poder do livro e da Biblioteca em mudar a vida das pessoas.

Ale Lima 06/06/2023

Excelente
Estava à procura de um romance sem todos aqueles ?hot? do momento, e esse aqui superou minhas expectativas. Além do romance, relatar fatos históricos incluindo as grandes guerras mundiais faz com que a leitura se torne interessante além de enriquecedora. Outra questão relevante é o fato da história vivida pela francesa Odile se encaixar perfeitamente na vida da jovem Lily, ambas enfrentando quase as mesmas diversidades ainda que ultrapassem a linha do tempo. Recomendo.

Flavissima 01/06/2023

Vale a pena ler
Até o meio do livro não havia acontecido muitas coisas interessantes, foi uma leitura mais arrastada. Porém, depois se tornou uma leitura incrível, dando diversos pontos de vista sobre a vida e sobre as escolhas que tomamos ao seguir alguns caminhos. Realmente me surpreendeu e eu indico essa leitura.

Nathalia 27/05/2023

Uma história de dor, esperança, traição, perdão, amor e recomeços.
A história de Odille e a BAP, as amizades que a sustentaram durante a guerra e as transformações que passaria em sua vida, nos arrebatam o coração nesse romance que traz a dura realidade da França - e do mundo - durante a segunda guerra mundial.

Ligia 26/05/2023

Leitura inspiradora
Livros que se passam na segunda guerra ?! A D O R O !!
E esse não fugiu dessa regra e surpreende por trazer essa perspectiva de quem queria defender uma biblioteca e os livros das mãos cruéis dos nazistas.
Cheio de referências e citações de obras clássicas.

Rafa 20/05/2023

A biblioteca de Paris é um livro sensacional : deixa o leitor encantado com a história de Odile na segunda guerra mundial e sua amizade com Lily na década de 80. O poder transformador dos livros é ressaltado. Os personagens do entorno das duas heroínas refletem o caráter dos parisienses e dos americanos ! Amei ?

bobbie 17/05/2023

Por que não me envolvi?
Não sou muito apaixonado por livros que envolvem guerras. Não me fazem ferver o sangue, não me fazem virar as páginas avidamente. Um conseguiu, uma vez: Toda a luz que não podemos ver. Este me foi recomendado, talvez pela questão do amor à literatura e, convenhamos, pelo retrato dos horrores indizíveis da Segunda Guerra Mundial. Não dá para não se sensibilizar com todo o terrível ocorrido histórico, dá? E se você ama os livros, não dá para não ser tocado pela história real de pessoas que arriscaram suas vidas para manter a chama sagrada da literatura a salvo. Mas é que dá. Para mim, este livro não tocou aquela veia sentimental, não raspou a rua das identificaçōes, não cativou com seus personagens inspirados em pessoas reais. O horror da guerra, embora presente na narrativa, parecia o tempo todo controlada, inofensiva. Talvez você tenha que ler este livro você mesmo para saber se estou redondamente enganado.

Helen 14/05/2023

A Biblioteca de Paris
No momento em que a Segunda Guerra atinge Paris, Odile, uma bibliotecária se vê no dever de defender aquilo que mais ama: a biblioteca em que trabalha.

Odile é uma personagem com muita determinação, e fará tudo o que puder para que o melhor seja feito.

A história se passa em dois tempos, o período da guerra, e muito tempo após esse fato.

Vamos acompanhar também pontos de vista da personagem quando mais jovem e ainda mais velha. Porém, a história não tem como trama principal a guerra, e sim, o que ela trouxe. As reviravoltas, a fome, a inveja, inimizades, traição. Odile vê seu sonho desmoronar.

É uma história extremamente cativante, emocionante e com muito drama, eu particularmente adoro. Simplesmente extraordinário!

Surpreendente e incrível, cada ensinamento nos faz celebrar as bibliotecas espalhadas por todo o mundo. O poder dos livros pode moldar e inspirar, seu valor se torna algo tão grande e imenso na vida das pessoas que transcende o tempo.

@bibliotecadaana 11/05/2023

Amei amei amei
Leiam esse livro !
Terminei devastada. Chorei. Mas entrou para a lista dos favoritos da vida.
Que história linda, emocionante, triste e que nos ensina tanto. E ainda consegue emocionar mais, por ser baseada em fatos reais.