A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Raissa Carolina 21/03/2023

Uma história forte, bonita e triste como toda história que envolve uma guerra. Me emocionei em muitos momentos e em todos desejei ter BAP onde trabalhar e/ou me esconder. Alguns pontos da história ficam soltos no final, mas ainda assim é boa história. Gostei!

Beatriz 16/03/2023

Podia ser mais interessante
Tinha tudo pra ser uma história incrível e de tirar o fôlego, mas não deu..
É legal e tals, mas fiquei o tempo todo com a sensação de que algo ia acontecer e nada aconteceu.

Tati 01/03/2023

Um livro para se emocionar!
E lindo poder ver histórias da guerra sob uma ótica diferente das pessoas que ficaram em meio às batalhas na cidade de Paris! Personagens que nos fazem querer saber mais a respiro de suas vidas e histórias?

Dominike.Grassi 23/02/2023

Foi uma boa leitura, da qual me sensibilizou com as dificuldades de sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial. Mas também, foi um leitura que deixou o meu coração quentinho com os relatos de amizade e amor pelos livros.
Contudo, eu esperava um pouco mais do desfecho, e diria que esse livro está mais para um romance romântico do que romance histórico.

Cris @cristinadaitx 23/02/2023

Um romance histórico, baseado em fatos, para todos aqueles que são apaixonados pela leitura e por tudo que ela representa. Durante a 2ª Guerra Mundial, Odile e os funcionários da biblioteca de Paris fazem de tudo para que os livros não parem de circular, mesmo aqueles que são proibidos. Correndo perigo, eles fazem entregas a sócios que perderam todos os seus direitos, como os judeus e os estrangeiros. Além disso, eles mantêm os acampamentos de soldados abastecidos de livros diversos, para que eles possam ter algo diferente para pensar que não seja o inimigo ou a morte. Mas, Odile enfrenta, concomitantemente, um dilema pessoal. O irmão é detido pelos inimigos e seu pai, um oficial de polícia, está prendendo diversas pessoas que são denunciadas por cartas anônimas. Ela vê seus amigos, um a um, desaparecerem ou sofrerem a violência dos soldados. Nem mesmo Margareth, sua melhor amiga, é poupada da violência. Mas, Odile não é tão perfeita como todos pensam, e seus atos acabam trazendo sofrimento àqueles que ela mais ama. Tomada pela culpa, ela foge de Paris e nunca mais encontra sua família. Quando mais velha, ela conhece Lily, uma menina que perde sua mãe e ganha, repentinamente, uma madrasta. A partir de uma bela amizade, além do francês, Odile ensina Lily a não cometer os mesmos erros que ela mesma cometeu quando mais jovem. Com Odile, Lily entenderá que colocar-se no lugar do outro é extremamente importante. Além disso, ela aprende a aceitar Brenda, a nova mulher de seu pai, e entender que cuidado e carinho mútuo podem transformá-las em amigas e aliadas para passar por um momento muito difícil.

Thayne. 02/02/2023

Atrum post bellum, ex libris lux
Sobre o poder da amizade, da generosidade e do amor aos livros em meio a um dos momentos mais sombrios da história da humanidade.

Esse livro trás diversas reflexões... Fala muito sobre coragem, resistência e os resultados de ações e palavras - para o bem e para o mal -.

"Bibliotecas são pulmões, livros são o ar fresco que inspiramos para manter o coração batendo, manter o cérebro imaginando, manter viva a esperança."

BArbara 31/01/2023

Perfeito!
Que livro lindo!!!!
Tantas lições podem ser tiradas desse livro.
Qualquer assunto que seja ambientado na época da Segunda Guerra desperta a minha atenção, e esse livro correspondeu as minhas expectativas.
Não deixem de ler a nota da autora!!!!!!!

Juliana 30/01/2023

Maravilhoso!
Um dos livros mais lindos que eu já li. Amei a história, me encantei com os personagens e com as relações entre eles, me emocionei com as amizades e sofri com as traições... Valeu muito a pena e recomendo bastante a leitura!

Annað¦ 21/01/2023

Fofo
Eu odeio esse negócio de julgar o livro pela capa, mas eu fiquei encantada com esse e fiquei louca pra ler ele, mas tinha outro na frente que eu tinha que terminar, então eu comecei quase que dois ao mesmo tempo, então foi difícil até me concentrar
Depois de começar esse eu deixei ele de lado por causa da famosa ressaca literária, eu tentava ler e não conseguia estava só me forçando a ler, mas depois de um ponto a leitura vira mais fácil
Os pontos de vista das duas foram maravilhosos a vida da Lily e Odile foram fofos, mas definitivamente a parte da Odile me conquistou muito mais

Ivy 21/01/2023

A biblioteca de Paris
Eu amo livros que tenham referência a livros? Ainda mais quando uma história tão bonita quanto essa é baseada em fatos reais? Saber que existiram pessoas tão corajosas, que tentavam levar um pouco de esperança ao mundo através dos livros, é sensacional! Acho que merece até virar filme, seria incrível ver essa história de amor de amor aos livros na telona! Eu me emocionei diversas vezes lendo e, também fiquei com vontade de ler as diversas obras citadas no livro? Para os amantes da literatura e desses maravilhosos objetos de papel?

Joyce Adrielle 17/01/2023

Não há final feliz
Emocionante.

É uma história sobre dedicação, respeito e principalmente amizade. Não é leve, porque livros que retratam a época da Segunda Guerra Mundial não são leves, porém podemos considerar a leitura em si tranquila, principalmente o final ... em que percebi que Odile foi "salva" por Lily. O carinho de uma com a outra é encantador.

"Uma amiga diz acreditar que, ao ler histórias passadas na Segunda Guerra Mundial, as pessoas costumam se perguntar o que teriam feito. Acho que uma pergunta melhor é o que podemos fazer agora para garantir que as bibliotecas e a cultura sejam acessíveis a todos e que tratos os outros com dignidade e compaixão".

Thais.Carvalho 09/01/2023

Uma história sobre a força de uma amizade, sobre empatia e perdão. Tem como pano de fundo a história de personagens corajosos que mantiveram uma biblioteca em plena guerra.