A Biblioteca de Paris

Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Flávia 08/01/2023

A Biblioteca de Paris
Se você gosta de romance com ficção histórica esse livro é pra você. Ele é simplesmente perfeito, eu amei muito.

Sue 04/01/2023

Como aquecer seu coração msm que seja de forma dura
Eu sou uma pessoa completamente apaixonada por história que se passam em periodos de época e esse com certeza foi um adoravél achado.

Acompanhar a Odile em toda a sua vida desde que ela é contratada para trabalhar em uma biblioteca em paris o qual era o seu sonho até a fuga dela para os Estados Unidos foi uma incrivel jornada.

Sinceramente eu ainda não sei quem aprendeu mais com Odile se foi eu ou a Lily, mas com certeza uma mulher com essa história de vida e sendo uma pessoa apaixonada por livros ensina bastante coisas para gente. É o tipo de livro que me deixou com o coração quente no fim e caso eu fosse vizinha de uma pessoa tão interessante quanto a Odile também ficaria obcecada e curiosa sobre a vida dela igual a Lily ficou.

Jamile31 04/01/2023

Fav
A forma de escrita é incrível e a inspiração da autora foi mto boa.
Gostei de como as coisas foram se desenvolvendo e gostei mto do final tbm.
Ansiosa pra ler outros livros da Janet!!

Morgana Gomes 02/01/2023

Bibliotecas também contam histórias
Dentre os livros da minha estante, tenho vários ambientados na época da Segunda Guerra Mundial. “A biblioteca de Paris” é um deles. Lembro de ter escolhido ler esse livro pelo simples fato de ter a palavra “biblioteca” no título. Mal sabia eu o que estava por vir.

A leitura é impactante por trazer elementos tão reais de uma época sombria da História mundial. O enredo tem duas épocas distintas que se unem através de duas pessoas: Lily e Odile. Lily é uma adolescente no estado de Montana, EUA dos anos 80. Ela é vizinha de Odile, uma bibliotecária parisiense.

Entre os capítulos, ora estamos nos anos 80 vendo o desenrolar da vida de Lily e sua amizade com Odile; ora estamos na França da década de 40. É nessa época que conhecemos um pouco da vida de bibliotecárias e bibliotecários que fizeram até o que não podiam para proteger as pessoas e o acervo da Biblioteca Americana de Paris, a BAP.

Cada capítulo prende a atenção e emociona de uma forma ímpar. Super recomendo a leitura e a reflexão que ela traz.

Reginato 24/12/2022

BAP - Biblioteca Americana de Paris
Tive uma grande expectativa nessa leitura e não encontrei nas 350 páginas iniciais... a expectativa de leitura estava no final... nas últimas 100 páginas.

Considerando um livro que arrasta o leitor a uma história fadonha de uma Bibliotecária e sua família da época da guerra, uma história que poderia ter criado um enredo muito melhor e ter gerado expectativa e imaginação. A guerra estoura, Paris é dominada e a autora fala muito pouco sobre o assunto. Quando acorda para escrever é no final onde a ação da Odile em buscar as cartas dos corvos... mas isso já é 1945. Não vi um enredo sobre segredos em que a resistência utilizada a biblioteca é sim uma história chata de uma Bibliotecária abestalhada e usada pelo namorado, inveja das amigas e saudades de um irmão gêmeo.

Pior no início são as história de 1985 nos Estados Unidos, que só ficaram boas no fim do livro nas revelações de Odile.

Como eu gostei das páginas finais ( 20-15% dou 2 estrelas) ? ?. Mas o fim da história também deixou... cadê o final da Bibliotecária? Viu a amiga que traiu? O que aconteceu aos seus pais? A namorada de seu irmão? E... uma história com um início e sem um fim.. várias pontas soltas.

Suzane.Garcia 23/12/2022

Apesar de eu não gostar muito de ler histórias ambientadas durante a Segunda Guerra Mundial, quis ler essa pela particularidade do título... Sou Bibliotecária, então qualquer livro que tenha uma biblioteca como cenário, livros como referência ou bibliotecários como personagens, me interessa. O paralelo entre presente e passado da história foi interessante para amenizar os sentimentos conflitantes que surgiram durante o desenrolar de tudo. Paul me surpreendeu de maneira negativa... Odile aprendeu com seus erros e o plot pra mim foi o momento em que ela conheceu Lily... Apesar de ser um livro de ficção, o mesmo foi baseado em fatos e em pessoas reais. Bibliotecários salvam não somente livros, salvam vidas!

livroslunaticos 12/12/2022

Espetacular!
Histórico e fictício. Fascinante e emocionante. Intrigante e revoltante. Triste e feliz. Lindo e glorioso. Perfeito!

Angelica.Shihara 02/12/2022

Por mais bibliotecas no mundo ??
Uma história pouco conhecida durante a Segunda Guerra Mundial. A história se passa em Paris e os fatos são reais.
A escritora traz os leitores para uma reflexão, o que podemos fazer agora para garantir que as bibliotecas e a cultura sejam acessíveis a todos e que tratemos os outros com dignidade e compaixão?
Linda história e que fez a diferença na vida de muita gente em um período tão triste da humanidade.

Rita 02/12/2022

A Biblioteca America em Paris
A narrativa é gostosa de acompanhar e a alternância de narradoras não prejudica a compreensão da estória. Porém faltou mais emoção diante do drama da circulação proibida de livros na Paris ocupada durante a SGM, de ter a biblioteca vigiada pelos soldados alemães, dos leitores que solicitavam livros e o acesso era restrito. O foco ficou tanto na visão de Odile, que não sentia a gravidade dos fatos sendo sempre poupada pelos sacrifícios dos pais, do irmão, dos amigos (Margaret que o diga...) que a estória acaba perdendo força. Há certa emoção quando o foco é Lily, mas a narrativa acaba parecendo uma ficção juvenil. O título do livro não condiz com a realidade... a biblioteca é americana e localizada EM Paris (o acervo é composto por livros da classe 810/820) e não a Biblioteca DE Paris (na qual gritaria a classe 840 - Balzac, Diderot, Hugo, Stendhal, Dumas, Rimbaud entre outros). De qualquer forma, aqueceu um pouco o coração ao ver o trabalho de bibliotecários sendo reconhecido e o destaque para os livros e a leitura.

Bárbara 27/11/2022

Belíssima leitura
Gostei muito do livro. Fiquei pensando como a falta de maturidade e a inveja faz das pessoas. Mas assim como eu estudante de biblioteconomia, o amor pelo livro é maior que tudo.
Mi Rubin 27/11/2022minha estante
Esse livro ?

Reginato 27/11/2022minha estante
Estou na metade do livro e toda história dentro do cenário da 2° Guerra é surreal

flowersndreams 26/11/2022

Livros mudam pessoas e guerras também
A história desse livro tem a base num acontecimento real durante a Segunda Guerra. Enquanto a França era dominada pela Alemanha, funcionários da Biblioteca Americana em Paris enfrentaram a morte para continuar o seu trabalho. Essa ficção histórica mostra como o poder do livro e da biblioteca podem mudar a vida das pessoas.

Esse livro fala da paixão pela leitura, mas principalmente de guerra. "Quem é o grande vilão na guerra?" não é a pergunta correta, acho que "quem não é?" seria o mais adequado. Luto, tristeza e arrependimento assombram os dias dos que sobrevivem a esse período de horrores.

Aos personagens desse livro, principalmente a querida Odile, todo o meu amor.

Taty 25/11/2022

Livros salvam vidas
O livro conta a história de Odile em dois momentos: no tempo da segunda guerra quando foi bibliotecária em Paris e depois em uma cidade nos EUA onde já com certa idade conhece uma adolescente chamada Lily e que muda sua vida como descobrimos bem no final.
Apesar de gostar muito de ficção histórica e de ler muitos livros com a segunda guerra como fundo, esse foi o que menos marcou e emocionou mas não quer dizer que não seja bom.
O final e notas da autora foram mais interessantes e saber sobre as pesquisas e os fatos reais e pessoas envolvidas foi realmente maravilhoso.

Livros são sempre excelentes companhias ainda mais num momento caótico como a guerra ? e sim, livros salvam vidas e eu amo livros sobre livros e que indicam livros ???

@bibliotecadadi 25/11/2022

Simplesmente maravilhoso!
Um livro que toca a alma, um livro que conversou comigo. Livros que se passam nesse período sempre me tocam muito, mas esse me tocou de uma forma tão profunda que foi uma surpresa.
Trouxe tantas lições: coragem, amizade, o poder dos livros, e como simples palavras e atitudes podem destruir ou unir pessoas.
Um livro que vou levar para sempre e que entrou no hall dos meus favoritos da vida.
Só leia por favor!

Anna intimista/yt 11/11/2022

Sem palavras ??
Uma leitura que não promete nada e entrega tudo ?!Odile é uma protoganista que vai te levar a raiva ao amor,rapidamente ? não passo pano para ela de nenhuma forma.Acho até que foi uma grande covarde?. Mas, aprendeu com suas escolhas inpusivas.E no final, o nó na garganta ,nos mostra uma leitura rica de significados de amizade, recomeços e seguir em frente, assumindo as consequências dos nossos atos, seja bons ou maus. Em breve resenha no canal do YouTube ?

Jéssica | @jehbreda 10/11/2022

DELÍCIA QUE MISTURA HISTÓRIA E SABEDORIA
??As pessoas são estranhas, nem sempre sabem o que fazer ou dizer. Não use isso contra elas. Você nunca sabe o que está em seus corações.?

Baseado em pessoas reais, esse livre me mostrou um lado da Segunda Guerra que não conhecia. Paris. Sitiada pelos nazi, se tornou amiga, parceira, submissa ou obrigada?

Ver Odile se descobrindo e compreendendo a humanidade, ensinando Lily a ser melhor e crescer? é ao mesmo tempo Lily ensinando Odile a ver que sempre há algo a consertarmos e evoluirmos?

Ah, e como a sociedade é podre e tem suas obscuridades. As cartas corvos então aí até hoje com a facilidade do anonimato das redes sociais? assim como as mulheres de cabeça raspada expostas pelo crime de ser mulher a sobreviver?

Este livres certamente está no TOP 5 de 2022.