A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

jaque 20/02/2022

A história é interessante e baseada em fatos reais, mas algumas partes são muito paradas, o que me desanimou um pouco. Perto do fim foi realmente onde quase tudo aconteceu?

Kess 20/02/2022minha estante
esperava mais do final, principalmente dos personagens que não tiveram desfecho.

Livia Barini 12/04/2022minha estante
Concordo Kess. O livro é lento e o final deixa a desejar

Luan Medeiros 20/02/2022

Fascinante
Livro fascinante, sobre pessoas incríveis e corajosas, que se passa durante um dos períodos mais horríveis da história da humanidade.

iara 18/02/2022

Escrita pobre e história fraca
Não prendeu a atenção, muito bobo e previsível... só a capa que é bonita e por isso dá vontade de ler.

Jessica.Woiciekoski 16/02/2022

Um romance na segunda grande guerra
Um romance que nos faz repensar algumas coisas. Nos faz entender o valor de uma amizade, lealdade. Uma história sobre como os livros salvam vidas

Andréa Marcela 16/02/2022

a história é muito interessante pois nos mostra uma visão francesa de que não acreditavam que a guerra iria acontecer e chegar até ali... não só chegou mas fez o pior lado das pessoas aflorarem...
Kess 16/02/2022minha estante
Uma visão totalmente diferente!

CelsoGF 16/02/2022

Atrum post bellum, ex libris lux
O ritmo do livro é um tanto lento, porém o ritmo perfeito para esse tipo de história.
O foco nos detalhes, e atenção nos vários aspectos da vida das pessoas em Paris durante a ocupação nazista na Segunda Guerra, te deixa realmente imerso nessa experiência.
Kess 16/02/2022minha estante
O final é muito bom!

Kess 15/02/2022

Odile é uma jovem francesa que começou a trabalhar na BAP (Biblioteca Americana de Paris). Um lugar maravilhoso com ótimas pessoas e amigos.
Acontece que, tudo se desmorona (gradativamente doloroso) quando começa a segunda guerra mundial. Então, Odile encontra uma maneira de suportar a guerra através dos livros...
Na década de 80 Odile (que agora vive na América) conhece uma vizinha adolescente, a Lily. Uma jovenzinha que descobriu o seu "maior" segredo.
Afinal, o que Odile escondia?

É uma narrativa delicada e prazerosa - apesar de momentos extremamente monótonos na vida de Odile e Lily. E o desfecho da maioria dos personagens serem "abertos". Eu esperava mais.

É um livro que fala de amor, amizade e lealdade.

O que eu não sabia que o livro é inspirado na história real dos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris que arriscaram suas vidas durante guerra.

Leiam a nota da autora!

Cris 14/02/2022

14.02.2022
Baseada na verdadeira saga dos bibliotecários da Biblioteca Amercicana de Paris durante a Segunda Guerra Mundial, é uma inesquecível história de amor, amizade, família e sobre o poder da literatura para nos unir. Mescla a história de Lily e a de sua vizinha, a Sra. Odile que foi bibliotecária na Segunda Guerra Mundial.

Suellen.Hosoi 13/02/2022

Um livro doce, encantador, curioso. Te fala da guerra, de seus horrores, mas de forma "branda". Fala dos amores, dos livros, de amizade.
Kess 13/02/2022minha estante
???

Cilleni 06/02/2022

Amei
História da bibliotecária Odile e da estudando lilly.. seus caminhos se cruzam numa amizade encantadora entre uma senhora e uma adolescente... entre erros e acertos e descoberta do amor em tempos de guerra. Já estou com saudades

Juliana Fernanda 03/02/2022

A Biblioteca de Paris
Terminei finalmente a leitura de "A biblioteca de Paris”, de Janet Skeslien Charles. Gostei muito da premissa do livro e como Bibliotecária, e também como leitora, sempre amei qualquer livro que tenha o enredo sobre o poder das bibliotecas e dos livros na vida das pessoas.
Com este livro, gostei da personalidade da bibliotecária Odile Souchet, que trabalha na Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial. Achei muito importante, mostrar a saga dos bibliotecários neste contexto histórico, tem que ter coragem, muita bravura.
Entretanto, não me senti conectada com a escrita da autora. Me senti perdida em alguns momentos da narrativa, também senti um pouco cansativa, especialmente quando a história é direcionada à Lilly, mesmo a autora fazendo uma ótima conexão entre as duas personagens, não foi um livro que no final deixou meu coração quentinho como outros que li dessa temática, mas mesmo assim, recomendaria esta leitura!

Loren 31/01/2022

Odile e Lily
O livro conta a história de odile uma francesa que viveu momentos muito difíceis na segunda guerra mundial e se mudou para Froid uma cidade no estado de Montana nos EUA. Sua vizinha Lily é uma adolescente na década de 80 e elas acabam se tornando grandes amigas! Eu não amei esse livro, na verdade achei difícil me conectar principalmente nas partes que contam sobre o período da guerra. Curti muito mais ler os capítulos da Lily.
Juliana Fernanda 03/02/2022minha estante
Eu também senti a mesma coisa que você! Terminei agora a leitura!