A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

_Gerzilaine 15/09/2023

Biblioteca de Paris é bom, adoro livros na segunda guerra e adoro livros que as mulheres mostram seu valor

manudefariadias 09/09/2023

Que livro! Que história!

Outra visão de Paris ocupada, os anseios, os medos e os erros.

Visões diferentes de tantas histórias já conhecidas!

A luta para manter os livros circulando entre soldados e os parisienses.

E ainda temos Lily e todos os anseios juvenis, a descoberta de tantas coisas, as histórias, a luta contra ela mesmo para aceitar a madrasta e a no fim o bom companheirismo e o amor.

Juli 27/08/2023

Amantes de ficção histórica devem ler!
Livro incrível. A Biblioteca de Paris" oferece uma visão fascinante da resistência intelectual e emocional durante um período sombrio da segunda guerra mundial. A autora explora as vidas das pessoas que frequentavam a biblioteca, destacando a importância dos livros como fonte de conhecimento e consolo durante um período tumultuado da história.
Aos amantes de ficção histórica, vale a leitura. Trata-se de um romance que oferece uma combinação intrigante de história e ficção, explorando temas de resistência, amor pela literatura e coragem diante da adversidade.

Flavia Flavitchia 25/08/2023

Sobre o amor aos livros ???
A Biblioteca de Paris fala sobre como os livros deram sentido a vida de muitas pessoas em um dos piores períodos da história mundial - a Segunda Guerra.

O enredo é intercalado entre os anos 40 e 80, trazendo uma melhor fluidez pra leitura.

No geral, foi um ótimo livro. ??

Brasil.Yamada 22/08/2023

Prazeroso do início ao fim
A leitura inteira foi um passeio. Não há trechos cansativos.
A história da biblioteca americana de paris é linda, seus personagens se tornam próximos.
Odile é uma personagem maravilhosa!

Amei!

Beeathriz 16/08/2023

Que livro longo
Foi muito interessante ler sobre a biblioteca e como eles se mantiveram ativos no meio da guerra, mas nossa os personagens eu não poderia me importar menos.

Arcega1 12/08/2023

A importância da leitura para a sociedade
Eu nem sei por onde começar.
Até 80% da leitura, eu estava muito incomodada pela falta de descrição sobre os aspectos sentimentais dos personagens, então percebi que é um livro muito mais narrativo do que descritivo.
Entretanto, ao fim da leitura, notei que a intenção da escritora foi estudar o indivíduo pelas suas relações com o meio, e não o meio pelas relações entre os indivíduos.
Em outras palavras, a gente entende os personagens e seus pensamentos depois de entender como o ambiente e o tempo foram os moldando.
O livro é realmente muito bom, mas não vou negar que senti falta daquela conexão afetiva com os personagens.
Estou baseando minhas opiniões em comparação com o livro ?A garota que você deixou para trás?, Jojo Moyes, que também é um romance histórico. Nesse, eu não só me afeiçoei a protagonista, como também me senti em sua pele diversas vezes, em ?A biblioteca de Paris? não fui capaz de sentir o mesmo.
Não posso esquecer de citar o fato de que a maioria dos personagens e acontecimentos do livro realmente aconteceram. É indescritível a admiração que sinto pelos bibliotecários da biblioteca americana de Paris, por terem a mantido aberta durante a Segunda Guerra Mundial.
Por fim, concluo com a reflexão sobre a importância de um livro para a construção de um indivíduo. A leitura é essencial para a sociedade, e percebi isso ao ver dezenas de pessoas arriscando suas vidas para manter uma biblioteca aberta, e para entregar livros à todos, mesmos os que estavam, por lei, proibidos de qualquer acesso a eles.

Suellen 30/07/2023

Livro é bom, mas achei leitura cansativa. Narra história real de um grupo que fez de tudo para manter uma biblioteca em meio a ocupação dos nazistas. Vale a pena a leitura.

Aline529 28/07/2023

Segundo melhor livro de 2023
Fazia um bom tempo que não lia um livro que me prendia do começo ao final. A autora escreve muito bem, e pra quem é apaixonado por leitura o livro e perfeito. Estou sofrendo por ter acabado, daria tudo pra ler ele novamente como se fosse a primeira vez

Bella 27/07/2023

J?aime Paris et Livre beaucoup
Je sui très émotionnelle!

?Nem sempre as pessoas sabem o que dizer ou fazer. Tente não usar isso contra elas; nunca se sabe o que há no seu coração.?

Estou completamente emocionada e encantada com esse livro. Além de me ensinar mais sobre francês aprendi um pouco de história também.
É um livro que emociona demais.

Edson 20/07/2023

O poder do livro de criar pontes
Uma bibliotecária francesa, numa biblioteca americana em Paris, que narra a rotina do seu trabalho, de sua paixão pelos livros e do seu conturbado amor em plena Grande Segunda Guerra Mundial.
Antes da guerra, as cordialidades se revezam; faz-se planos para casamentos? afinal na paz ninguém se conhece. Até que a França é invadida pelos nazistas, que sem resistir e sob pressão, os franceses começam a revelar tanto quanto seus algozes, suas maldades, denunciando judeus e por questão de conveniência se aliando amorosamente aos invasores.
Mas o que supera todo esse enredo exaltado é a cultura através dos livros. Estes são pontes que unem franceses a estrangeiros e até mesmo alguns nazistas que se esforçam para manutenção da BAP. Pois, seja qualquer a posição de classe ou política, os livros tinham a força de amenizar as tensões. É importante frisar a união também de gerações em décadas distantes, pois o livros narra a amizade da personagem principal Odile com coadjuvante Lilly, que próximas trocam experiências de vida e ensinamentos.
Por se tratar de fatos reais, esse romance foi sem dúvida um dos melhores que já li. Outro fato são as citações a outros livros reais da época que eram apreciados pelos personagens e curiosamente investiguei e salvei. Logo concluo sua importância, pois este me estimulou para futuras leituras.
Fabio 20/07/2023minha estante
Parabéns pela resenha Edson!???

Rogéria Martins 20/07/2023minha estante
Uau, que resenha incrível, Edson! Parabéns ??

Carolina165 20/07/2023minha estante
Excelente resenha amigo!! ?????????

Michela Wakami 20/07/2023minha estante
Arrasou! Que maravilha!????????
Esse é um livro que eu também vou guardar no meu coração com muito carinho.
Foi uma leitura emocionante.

Edson 20/07/2023minha estante
Obg galera, são vcs que me inspiram e obg pela companhia em mais uma LC ???????

Michela Wakami 21/07/2023minha estante
Obrigada a você, amigo.

Vanessa.Castilhos 25/07/2023minha estante
Uau!! Resenha e leitura maravilhosas!! Parabéns amigo!! ???

Edson 25/07/2023minha estante
Obg Vanessa?

Rogéria Martins 19/07/2023

Sentimentos múltiplos em relação a este livro. Gosto bastante de coisas que têm histórias como "pano de fundo" e com ele não foi diferente, já que aqui a segunda guerra é abordada constantemente.

A narrativa é fluida e carregada de trechos bonitinhos, os valores e questões abordados são realmente emocionantes. Infelizmente achei que a autora deixou a desejar no desenvolvimento da história, pois o livro é parado e depois acontece um monte de coisa ao mesmo tempo, é até difícil de digerir.
Carolina165 19/07/2023minha estante
Foi uma ótima LC, como sempre! ?? já estou ansiosa pra próxima ?

Rogéria Martins 19/07/2023minha estante
Foi uma ótima LC mesmo, amiga! Ler com vocês é sempre muito bom ???
Ansiosa para a próxima!!

Edson 20/07/2023minha estante
Excelente LC com esse livro. Obg galera ?

Rogéria Martins 20/07/2023minha estante
Foi ótima a LC, Edson! Obrigada pela companhia, amigo!

Vanessa.Castilhos 23/07/2023minha estante
Adorei a resenha! E a nossa LC ?

Rogéria Martins 23/07/2023minha estante
Obrigada, Vanessa! LC com vocês é sempre ótima ??

sara.ng 16/07/2023

A biblioteca de Paris
"Controle sua inveja, o seu ciúme senão eles a controlarão."

Pag.375

Carolina165 15/07/2023

Um excelente livro
Livro intenso, emocionante e cheio de acontecimentos; o que faz com que não fique maçante mesmo com o grande número de páginas. Personagens humanos, que têm defeitos e cometem erros. Um livro muito bonito e que vale muito a pena ler.

"Nem sempre as pessoas sabem o que fazer ou dizer. Tente não usar isso contra elas; nunca se sabe o que há no seu coração. Não tenha medo de ser diferente. Defenda o seu terreno. Em períodos difíceis, lembre-se de que nada dura para sempre."

"Amar é aceitar alguém, em todas as suas partes, até aquelas de que a gente não gosta ou não entende."
Fabio 15/07/2023minha estante
??? adorei a frase final, Carol!

Carolina165 15/07/2023minha estante
Fábio, esse livro tem mtas citações bonitas, foi até difícil escolher algumas pra pôr nos históricos e na resenha.

Jóice D. 15/07/2023minha estante
Parabéns pela resenha Carol! ????

Carolina165 15/07/2023minha estante
Obrigada Jóice! ?

Rogéria Martins 16/07/2023minha estante
Adorei a resenha, Carol! Disse tudo ??

Núbia Cortinhas 16/07/2023minha estante
Realmente, Carol! A gente não percebe a quantidade de páginas.

Carolina165 16/07/2023minha estante
Obrigada minhas amigas! ??
Foi uma delícia ler com vcs, como sempre!

Vanessa.Castilhos 17/07/2023minha estante
Leitura maravilhosa! Adorei a resenha Carol! ??

Carolina165 17/07/2023minha estante
Obrigada Vanessa! Adorei ler com vcs ?

Edson 20/07/2023minha estante
Excelente minha amiga ??????