A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Larissa 12/12/2023

Sinceramente a leitura foi tão boa ao longo do livro que eu esperava um final melhor! Foi meio frustrante!

TatiBatista 04/12/2023

O livro conta a história de uma mulher chamada Odile, uma senhora solitária e cheia de segredos. Tudo o que os vizinhos sabem sobre ela, é que ela saiu da França fugindo da guerra e casou com um americano. Sua vizinha é uma adolescente muito curiosa e que se aproxima de Odile para conhecê-la melhor, e uma grande amizade surge entre as duas.
A velha senhora começa a se abrir para a menina, e conta sobre seu passado que envolve uma biblioteca americana em Paris durante a segunda guerra.
O que mais gostei, é que a maioria dos personagens existiram e as histórias são verdadeiras.
Super recomendo!

Cláudia - @diariodeduasleitoras 28/11/2023

A biblioteca de Paris
?Todos temos um livro que nós mudou para sempre - eu afirmei - Que nos faz saber que não estamos sozinhos.?

Ler, por si só, já é sensacional. Ler uma história tendo como tema uma biblioteca, baseado em fatos reais, no período da segunda grande guerra, é surreal!

Uma obra dedicada ao amor e à luta pela sobrevivência da literatura e dos livros em momentos difíceis. Esse lado da obra é emocionante e apaixona qualquer leitor que realmente tem tamanha consideração e respeito por aqueles que ocupam sua estante, e com certeza chorariam se seus livros fossem confiscados por algum motivo.

A narrativa desenrola-se entre dois tempos e dois espaços: Paris em 1939 e Froid, uma pequena cidade no estado norte-americano do Montana, em 1983.

Paris, França, 1939.
Odile é uma jovem que tem um namorado e o emprego dos sonhos, na Biblioteca Americana de Paris. Porém, quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os nazistas começam a tomar conta da cidade, ela corre o risco de perder tudo o que é importante para ela. Os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas e que as ideias devem ser destruídas. Odile tem uma grande paixão pelas obras e não vai permitir que seus livros sejam destruídos.

Montana, Estados Unidos, 1983.
Lily, uma adolescente solitária, fascinada pela vizinha idosa, que veio da França como noiva de guerra de um soldado americano, já viúva, habita numa casa onde livros cobrem as paredes. A relação que nasce entre elas determinará o curso do resto das suas vidas.

Sempre que um livro tem no título ?biblioteca? ou ?livraria?, já me desperta o interesse imediato. Agora, imagina ser presenteada com um livro que te ganharia só pelo título, além do pano de fundo - 2guerra mundial. Um livro direto do acervo pessoal, com marcações e tudo.. Eu fiquei muito comovida, feliz e, gostaria de reiterar meus agradecimentos a Sara do @surto ?? amiga, guardarei para sempre com muito amor.

Anactosato 22/11/2023

Eu gostei do livro, no começo eu demorei um pouco pra engrenar na leitura mas dps fluiu mt! Aprendi mt com esse livro, e consegui enxergar a guerra de uma forma diferente, da visão das pessoas q passaram por ela.. enfim, gostei bastante.

Alguns quotes:
-As pessoas são esquisitas, nem sempre sabem o que fazer ou dizer. Não use isso contra elas. A gente nunca sabe o que há no coração dos outros. | Mãe da Lily
-Não se é nada sem princípios. Não se vai a lugar nenhum sem ideias. Não se é ninguém sem coragem.
-As pessoas fazem planos, e Deus ri. | Prof. Cohen
-Amar é aceitar alguém, em todas as suas partes, até aquelas de que a gente não gosta ou não entende. | Odile
-Tente aceitar as pessoas como são, não como você quer que sejam. | Prof. Cohen
-O amor virá, irá embora, voltará. Mas, se você tiver sorte de ter uma amiga de verdade, dê valor. Não deixe ir embora. | Odile

Laninha 16/11/2023

Primeiro livro que li pelo "BibliOn", aplicativo da biblioteca de São Paulo que disponibiliza vários e-books para empréstimo, se você ainda não conhece, vale a pena dá uma olhadinha, pois eles disponibilizam uma variedade enorme de títulos.

Odile sempre teve o sonho de trabalhar na Biblioteca Americana em Paris mesmo que o pai não aprovasse a ideia. Ela consegue a vaga e estava feliz com a rotina no novo emprego quando explode a Segunda Guerra. A história intercala esse período histórico com a época da Guerra Fria nos EUA, momento em que temos a visão de Lily, uma adolescente que é vizinha da protagonista, além de acompanharmos o que aconteceu com Odile após a Guerra.

A autora foi ótima quando intercalou os capítulos, o presente de Odile não coincidia com o passado e isso me deixou com mais vontade de continuar a leitura, pois a história dela tomou um rumo diferente do que se era esperado no passado. Além disso, sua aproximação com Lily foi um dos pontos altos da história, pois as duas se tornaram um apoio mútuo quando ninguém conseguia compreendê-las.

"A biblioteca de Paris", baseada em fatos reais, retrata a jornada de Odile e de seus colegas que tinham em comum o amor pelos livros e a determinação em manter a biblioteca aberta em plena Segunda Guerra Mundial. Foi lindo ver a forma como eles lutaram, cada um a sua maneira, para permitir que as pessoas tivessem não só suas vidas impactadas pelos livros, mas salvas numa época em que não se podia confiar em ninguém.

"O que você fez foi extraordinário. Deu esperança aos sócios. Mostrou que, durante o pior dos tempos, as pessoas ainda eram boas. Salvou livros e pessoas. Arriscou a sua vida para desafiar nazistas enfurecidos. Isso é enorme."

Elisa 15/11/2023

Resenha - A Biblioteca de Paris
Simplesmente encantador. histórias cheias de detalhes, com fatos históricos, confesso não ser um hábito meu ler livros que se passam em momentos históricos reais, mas gostei muito da experiência. deu pra -calçar os sapatos- (referência pra quem ler) / se colocar no lugar dos parisienses na segunda guerra. me apaixonei por Odile. e o final é bem emocionante.

Josene 05/11/2023

Muito gostosinho, me enrolei no meio mas depois q engrenei terminei em dois dias. E o melhor: com lágrima nos olhos.

Vebertz 04/11/2023

Tente aceitar as pessoas como são, não como você quer que sejam.

Um livro muito lindo, uma leitura muito boa que prende muito a gente.

Porém eu queria saber mais da Odile, o que aconteceu depois? Ela voltou a se encontrar com a família?

@mcarstairs 14/10/2023

A biblioteca de paris
Esse livro é incrível e traz uma linda e triste visão dos bibliotecários da biblioteca americana em paris durante a ocupação nazista na cidade.
com certeza muito inspirador e com lindas citações e personagens maravilhosos e reais, humanos.
o que é revelado no final da história realmente me pegou de surpresa mas me deixou pensando que talvez seria melhor se tivesse um epílogo que seja, nem precisaria de continuação em outro livro. só mostrar mesmo o que aconteceu durante esses 40 anos depois que a Odile foi para Montana e a relação dela com o Buck (que foi mt nada a ver mas enfim) e queria uma cena dela confrontando o Paul, por ele ter feito o que fez

daiane.fernandes.980 07/10/2023

Excelente livro para quem gosta de histórias que se passem no período da segunda guerra mundial e que estejam ambientados num cenário de bibliotecas.

Marcelli.Leardini 07/10/2023

Que livro!
Arrebatador é a palavra.
Mas o final me deixou com uma sensação de "ahhh, só isso?".
Uma história tão intensa, com uma reviravolta inimaginável merecia um final à altura.
E não apenas "ok".

É isso!