A Biblioteca de Paris

Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Renata 02/03/2022

A BIBLIOTECA DE PARIS

A obra de Janet Skeslien Charles conta a história de Odile, cujo panorama, além da Segunda Guerra, apresenta a Biblioteca Americana em Paris, uma instituição que de fato existiu na capital francesa.

Odile, uma jovem que adorava os livros, é contemplada numa vaga para trabalhar na biblioteca. A guerra estoura e Paris é invadida pelos nazistas. A biblioteca corre risco, mas Odile e seus colegas fazem de tudo para manter os livros a salvo e iniciam uma missão um tanto perigosa: levar os livros aos leitores judeus, de forma clandestina, já que eles não podem mais frequentar a instituição.

A história da jovem Odile é contada paralelamente à de uma adolescente, Lily, que vive mais de quarenta anos depois, nos Estados Unidos, e conhece uma Odile já idosa, que morava na sua rua.

Ao se aproximar da vizinha, Lily descobre um novo mundo: um outro idioma, uma amizade sem idades nem fronteiras e o valor da lealdade. À medida que o relacionamento delas se estreitam, ela percebe que tem muitas coisas em comum com sua vizinha um tanto misteriosa, porém não pode imaginar o quanto Odile carrega de seu passado e o quanto foi capaz de guardar segredos e fazer escolhas que mudaram o rumo da sua vida.

Nos capítulos finais a narrativa nos surpreende com segredos revelados, traições e decisões que custaram toda uma vida.

Leitura leve e gostosa!

Recomendo!

Renata Saraiva @falo.leio.escrevo

bookalwaysz 01/03/2022

To resenhando todas as minhas leituras desse ano pra constar no desafio das leituras

Eu tava completamente apaixonada por esse livro, amo livros que falam da 2º guerra, e amo livros que falam sobre a importância dos livros, mas o final foi tão, mas tão ruim que estragou totalmente minha experiência, por isso dei 3/3,5.

Rosana Miyata 28/02/2022

Gostei muito da leitura, é um livro baseado em fatos reais que também mistura ficção, só não sei 5 estrelas porque achei que ficaram algumas pontas soltas, mas é uma leitura excelente!

Gleiciane 28/02/2022

O livro que eu precisava ler
Nunca me interessei muito por livros que passam no cenário de guerra, mas quando vi A biblioteca de Paris na livraria me apaixonei real pela capa (sim eu compro livros pela capa, rsrs) e coloquei na cabeça que leria ele e nunca fiz uma escolha tão certeira. Apesar do livro se passar em um cenário muito triste o amor e a amizade roubam a cena. Os personagens são maravilhosos, da vontade de ser amiga de todos eles. Uma história lindíssima. Super recomendo.

Graziela Delazir 26/02/2022

Baseado em fatos reais, o livro transcreve em duas épocas diferentes intercalando entre Odile e Lily. A história conta a rotina de odile na biblioteca americana de Paris e todo o processo de como a guerra transcorreu e como fizeram para proteger os títulos proibidos.
E de como Lily vira amiga de Odile em sua velhice.
Achei a história ok, fácil.
Mais fiquei esperando algo a mais.
Kess 27/02/2022minha estante

Lika 22/02/2022

A Biblioteca de Paris
Tem livros que entram no nosso radar de leitor e te levam a um outro patamar de aprendizado.
Esse é um deles! Vc imagina uma historia e é surpreendido com várias (e reais!!!)
Adorei como a autora dá uma sequência aos acontecimentos históricos e alterna narrativas. Me senti na Paris ocupada da 2° Guerra, na resistência da Biblioteca Americana em Paris e no coração de cada personagem.
E livro para desfrutar. Parei em varios momentos para pesquisar sobre algo relatado.
Enfim...conclui a leitura em lágrimas e feliz por ter lido mais um livro. O melhor pardoxo do leitor...rsrs.

jaque 20/02/2022

A história é interessante e baseada em fatos reais, mas algumas partes são muito paradas, o que me desanimou um pouco. Perto do fim foi realmente onde quase tudo aconteceu?

Kess 20/02/2022minha estante
esperava mais do final, principalmente dos personagens que não tiveram desfecho.

Livia Barini 12/04/2022minha estante
Concordo Kess. O livro é lento e o final deixa a desejar

Luan Medeiros 20/02/2022

Fascinante
Livro fascinante, sobre pessoas incríveis e corajosas, que se passa durante um dos períodos mais horríveis da história da humanidade.

iara 18/02/2022

Escrita pobre e história fraca
Não prendeu a atenção, muito bobo e previsível... só a capa que é bonita e por isso dá vontade de ler.

Jessica.Woiciekoski 16/02/2022

Um romance na segunda grande guerra
Um romance que nos faz repensar algumas coisas. Nos faz entender o valor de uma amizade, lealdade. Uma história sobre como os livros salvam vidas

Andréa Marcela 16/02/2022

a história é muito interessante pois nos mostra uma visão francesa de que não acreditavam que a guerra iria acontecer e chegar até ali... não só chegou mas fez o pior lado das pessoas aflorarem...
Kess 16/02/2022minha estante
Uma visão totalmente diferente!

CelsoGF 16/02/2022

Atrum post bellum, ex libris lux
O ritmo do livro é um tanto lento, porém o ritmo perfeito para esse tipo de história.
O foco nos detalhes, e atenção nos vários aspectos da vida das pessoas em Paris durante a ocupação nazista na Segunda Guerra, te deixa realmente imerso nessa experiência.
Kess 16/02/2022minha estante
O final é muito bom!