A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Geo Campos 02/04/2022

Nunca imaginei que os personagens fossem tão reais, que história linda, deu uma vontade devira até a BAP e redescobrir cada canto narrado.
Fugir nunca foi a melhor solução!

Juliana Lessa 01/04/2022

Gostei do livro e do fato da autora contar dias histórias que aconteceram em épocas diferentes, mas que estão ligadas. Em várias partes o livro se torna cansativo. Mas no geral eu gostei.

DêlaMartins 31/03/2022

Embora a 2ª guerra seja o pano de fundo desse livro, pra mim, ele trata de amizade.

Basicamente são duas histórias que se entrelaçam. Odile, jovem francesa, bibliotecária que sonha em trabalhar na biblioteca americana em Paris. Seu pai tem um cargo bom na polícia, sua mãe é dona de casa. Odile tem um irmão gêmeo, muito próximo à ela. Depois de conseguir o trabalho que queria, conhece muita gente, faz grandes amigos, tem um namorado apaixonado. Paris é invadida, a biblioteca permanece aberta apesar das censuras e os funcionários levam livros para aqueles que não mais podem ir à biblioteca, principalmente judeus. Muita coisa acontece nesse período para Odile, Paul (namorado), seus amigos e sua família. Quando a guerra acaba, Odile se casa com um americano e vai viver em Montana nos EUA.

Nos anos 1980, Lilly, adolescente que ainda não encontrou seu lugar, é vizinha de Odile que vive sozinha. Lilly se envolve com Odile e passam a conviver muito, sobretudo depois da morte da mãe de Lilly.

O relacionamento das duas, a história de cada uma delas é contado pela autora, até que depois de muita leitura, entendemos a razão pela qual Odile deixa Paris para nunca mais retornar .

A amizade entre elas, o bem que uma faz à outra é o tema central.

Um bom livro.

drika 30/03/2022

Me senti uma bibliotecária!!
Dois assuntos que sou apaixonada, bibliotecas e segunda guerra mundial. O primeiro me traz alegria e prazer, o segundo conhecimento e tristeza, mas precisamos estudar esse triste passado pra aprender a não repeti-lo. A personagem central da história, Odile, é uma bibliotecária a frente do seu tempo, que vai trabalhar na biblioteca dos sonhos de qualquer amante dos livros. Quando acha que está se realizando tanto profissionalmente como na vida amorosa, vem a guerra, então seus anseios e sonhos da juventude precisam ficar de lado para cuidar de algo maior e mais importante! Lendo este livro, pude me sentir um pouco bibliotecária em Paris, vivendo em meio a prateleiras cheias de emoções, ao mesmo tempo, sentindo as dores e perigos de quem vive uma guerra.

Ari Phanie 30/03/2022

Sobre o amor pelos livros e sobre amizade.

Eu gosto muito de histórias sobre a Segunda Guerra Mundial. Sim, é um interesse meio mórbido, mas se bem contadas, narrativas que se passam nessa época podem transmitir muitos sentimentos engrandecedores e nos ensinar lições duradouras. Um livro que fala da SGM atrelado ao amor pelos livros é uma história ainda mais irresistível para mim. Então, essa tinha tudo para me agradar, e mesmo com algumas falhas, conseguiu.

O livro acompanha duas personagens, em tempos distintos, mas que se encontram e desenvolvem uma bela amizade. A primeira delas é Odile, uma jovem francesa que ama os livros e sonha em trabalhar na Biblioteca Americana de Paris. Depois de conseguir trabalho lá, Odile e seus colegas enfrentam as dificuldades impostas pela guerra e pelos nazistas que invadem Paris. Eles precisam não apenas manter aquele refúgio do conhecimento aberto, como também precisam salvar os “livros proibidos” e continuar atendendo aqueles que no momento estavam proibidos de entrar na biblioteca. Toda a história de Odile é interessante de acompanhar. A guerra fica em segundo plano, apesar das consequências estarem sempre presentes. A narrativa foca nas relações de Odile com a família, os amigos e o namorado, que eu não engoli desde o começo e no final, com razão.

A outra personagem que acompanhamos é a pequena Lily, uma adolescente que não tem uma vida tão interessante quanto a de Odile, mas cativa mesmo assim. Lily faz amizade com sua vizinha, Odile, já uma senhora reclusa que não tem muitos amigos, e ela realmente precisa quando perde a mãe e ver seu pai se interessar por outra mulher em tão pouco tempo. Eu gostei muito da narrativa focada em Lily, apesar de ser bem mais morosa do que a narrativa focada em Odile.

Eu confesso que eu esperava um pouco mais de emoção desse livro, um pouco mais do teor impactante que normalmente leituras sobre tal período possuem. Ele é bem mais leve do que se pode esperar, e mesmo alguns momentos do livro que deveriam trazer uma carga emotiva maior, não conseguiram sensibilizar tanto. Eu diria que o que mais tem força nessa história, além do amor pelos livros, é a amizade. É essencialmente um livro sobre amizade e lealdade. E no fim das contas, mesmo com algumas pontas soltas, mesmo que tenha faltado a emoção necessária, eu gostei de como abordou a criação e ruptura desse tipo de laço. Enfim, é um bom livro para se ler sem muitas expectativas. As relações entre Odile, Lily e Margaret foram o que de melhor esse livro trouxe.

"Nunca parei para pensar no que eu tinha, só no que eu queria ter."

Vini 30/03/2022

Eu amei. Esse livro me fez despertar emoções nas quais fazia muito tempo que não sentia. Fiquei muito emocionado sobre cada detalhe.

Dadá 19/03/2022

AMEI!
o livro abordou temas que gosto...2 guerra mundial, amor, livros, amizade...
Viver em um país que está em guerra é algo muito assustador e ver como os bibliotecarios permaneceram ( nem sempre) confiantes, mas tinham noção do que representava se manter ali...tanto p os franceses como p os judeus e estrangeiros.

Atualmente vivemos uma pandemia e pudemos comprobar como os livros sao importantes p a nossa sanidade

Renata 02/03/2022

A BIBLIOTECA DE PARIS

A obra de Janet Skeslien Charles conta a história de Odile, cujo panorama, além da Segunda Guerra, apresenta a Biblioteca Americana em Paris, uma instituição que de fato existiu na capital francesa.

Odile, uma jovem que adorava os livros, é contemplada numa vaga para trabalhar na biblioteca. A guerra estoura e Paris é invadida pelos nazistas. A biblioteca corre risco, mas Odile e seus colegas fazem de tudo para manter os livros a salvo e iniciam uma missão um tanto perigosa: levar os livros aos leitores judeus, de forma clandestina, já que eles não podem mais frequentar a instituição.

A história da jovem Odile é contada paralelamente à de uma adolescente, Lily, que vive mais de quarenta anos depois, nos Estados Unidos, e conhece uma Odile já idosa, que morava na sua rua.

Ao se aproximar da vizinha, Lily descobre um novo mundo: um outro idioma, uma amizade sem idades nem fronteiras e o valor da lealdade. À medida que o relacionamento delas se estreitam, ela percebe que tem muitas coisas em comum com sua vizinha um tanto misteriosa, porém não pode imaginar o quanto Odile carrega de seu passado e o quanto foi capaz de guardar segredos e fazer escolhas que mudaram o rumo da sua vida.

Nos capítulos finais a narrativa nos surpreende com segredos revelados, traições e decisões que custaram toda uma vida.

Leitura leve e gostosa!

Recomendo!

Renata Saraiva @falo.leio.escrevo

bookalwaysz 01/03/2022

To resenhando todas as minhas leituras desse ano pra constar no desafio das leituras

Eu tava completamente apaixonada por esse livro, amo livros que falam da 2º guerra, e amo livros que falam sobre a importância dos livros, mas o final foi tão, mas tão ruim que estragou totalmente minha experiência, por isso dei 3/3,5.

Rosana Miyata 28/02/2022

Gostei muito da leitura, é um livro baseado em fatos reais que também mistura ficção, só não sei 5 estrelas porque achei que ficaram algumas pontas soltas, mas é uma leitura excelente!

Gleiciane 28/02/2022

O livro que eu precisava ler
Nunca me interessei muito por livros que passam no cenário de guerra, mas quando vi A biblioteca de Paris na livraria me apaixonei real pela capa (sim eu compro livros pela capa, rsrs) e coloquei na cabeça que leria ele e nunca fiz uma escolha tão certeira. Apesar do livro se passar em um cenário muito triste o amor e a amizade roubam a cena. Os personagens são maravilhosos, da vontade de ser amiga de todos eles. Uma história lindíssima. Super recomendo.

Graziela Delazir 26/02/2022

Baseado em fatos reais, o livro transcreve em duas épocas diferentes intercalando entre Odile e Lily. A história conta a rotina de odile na biblioteca americana de Paris e todo o processo de como a guerra transcorreu e como fizeram para proteger os títulos proibidos.
E de como Lily vira amiga de Odile em sua velhice.
Achei a história ok, fácil.
Mais fiquei esperando algo a mais.
Kess 27/02/2022minha estante

Lika 22/02/2022

A Biblioteca de Paris
Tem livros que entram no nosso radar de leitor e te levam a um outro patamar de aprendizado.
Esse é um deles! Vc imagina uma historia e é surpreendido com várias (e reais!!!)
Adorei como a autora dá uma sequência aos acontecimentos históricos e alterna narrativas. Me senti na Paris ocupada da 2° Guerra, na resistência da Biblioteca Americana em Paris e no coração de cada personagem.
E livro para desfrutar. Parei em varios momentos para pesquisar sobre algo relatado.
Enfim...conclui a leitura em lágrimas e feliz por ter lido mais um livro. O melhor pardoxo do leitor...rsrs.