A Biblioteca de Paris

Janet Skeslien Charles

Resenhas -

bela 08/01/2022

PERFEITO
eu fico até um pouco atordoada pra escrever alguma coisa depois de terminar esse livro, são muitos pensamentos e muitas considerações a serem feitas, mas tá tudo tão desorganizado na minha cabeça que a minha vontade é só gritar pra todo mundo ler essa obra prima!!!!

foi emocionante ver odile e lily crescerem, aprenderem tanto uma com a outra e criar uma amizade tão sólida e bonita. meu coração continua doendo por tudo que odile precisou passar na guerra, tantas coisas e pessoas perdidas, tantos sacrifícios feitos, tantas erros e aprendizados...

é incrível como os livros salvam, mesmo nos momentos mais difíceis.

recomendo esse livro com todo o meu coração, ele já virou o meu favorito.

te amo, odile. te amo, lily. fiquem bem, muito obrigada ?

Renata 07/01/2022

Relatos da segunda guerra..
Descreve a vida da Lily e Odile, duas vidas com baixas e altas e vice versa, momentos de angústia, amor, e os relatos da guerra.
Recomendo

Anne 06/01/2022

Baseada na verdadeira saga dos heróicos bibliotecários
da Biblioteca Americana em Paris durante a Segunda Guerra Mundial, esta é uma inesquecível história de
amor, amizade, família e sobre o poder da literatura
para nos unir. A Biblioteca de Paris mostra que o
heroísmo extraordinário pode, por vezes, ser
encontrado nos lugares mais silenciosos.
As histórias dos personagens fornecem uma visão maravilhosa sobre
relacionamentos e amizades que transcendem o tempo e o lugar.
Além de nós fazer mergulhar em uma parte da Segunda Guerra quem ainda não conhecemos e aprender dessa forma é prazeroso. Amei acompanhar essa história e me peguei descobrindo algumas coisas apenas no final, fiquei surpresa,mas feliz, queria que não tivesse acabado.

Evelize Volpi 29/12/2021

Este livro é lindo.
Quem como eu ama livros sobre a ocupação de Paris na 2 Guerra Mundial, vai adorar esse livro.
Biblioteca, Livros são o Norte dessa história.

Josiane.Castro 26/11/2021

Um capítulo pouco conhecido da segunda guerra mundial
Onde a voz dos corajosos bibliotecários que desafiaram os nazistas para ajudar os sócios e compartilhar o amor à literatura

Karina Q. Belin 22/11/2021

Simplesmente sensacional! Comprei o livro pela capa, pois não conhecia essa autora e a cada página fui me apaixonando pela escrita, pois diante de um tema tão difícil, a autora foi capaz de escrever com tanta doçura e leveza e me deixar com gostinho de quero mais e já ansiosa por mais livros dela.

Daniela476 15/11/2021

Bom para se distrair
Achei que o livro foi bem fluido, uma boa história para se distrair e entender outras experiências de vida, além do que é contado nos livros de história, durante a segunda guerra mundial. Gostei bastante da relação entre Odile e Lily e dos capítulos intercalados entre um período e outro. Apesar de ser um livro que me envolveu na história, achei que algumas passagens e personagens poderiam ter sido mais bem construídas ao longo do livro.

Amanda 03/11/2021

Gostei, mas não amei
A Biblioteca de Paris tinha tudo para ser um favorito: uma trama construída no ambiente de uma biblioteca, história de resistência durante a segunda guerra e mulheres em papel de protagonismo. Mas, para mim, a história deixou um pouco a desejar.

O livro foi construído com duas linhas do tempo. Na primeira, acompanhamos a jovem Odile, uma parisiense que consegue um emprego na Biblioteca Americana pouco antes da guerra estourar. Nós acompanhamos suas angústias, seus amores e o seu relacionamento com os colegas e família nesse período turbulento e doloroso que foi a ocupação nazista em Paris.

Na segunda linha do tempo, temos a história sob o ponto de vista de Lily, uma menina de 13 anos que vive nos anos 80 em uma pequena cidade de Montana, EUA e cria um relacionamento com sua misteriosa vizinha estrangeira, a mesma Odile da primeira linha tempo.

Conforme a narrativa avança, o leitor começa a entender o que aconteceu na vida de Odile para que ela largasse tudo o que lhe era familiar em Paris para se mudar para os EUA e criar uma nova vida.

Acontece que, pra mim, essa motivação foi apresentada de uma forma um tanto corrida só no final do livro e, sinceramente, nem achei um motivo tão bom assim. Também não senti, mesmo nas partes mais tensas do livro, que os riscos eram altos o suficiente para os personagens e tampouco fiquei angustiada com o destino deles.

É um livro que gostei de ter lido, mas não leria de novo.

andrealog 01/11/2021

Emocionante e apaixonante
Para quem ama livros, histórias da Segunda Guerra, romances, superação, conflitos familiares, mulheres fortes, gente que se supera e se reinventa. Apaixonante!!!!

Cân 30/10/2021

Sobre a guerra. E além dela!
Livro baseado em personagens reais. Faz pensar sobre a guerra mas, além dela. Traça um paralelo com atitudes e pensamentos em dia de paz: amizades, relações familiares, perdas, segundas chances, arrependimentos... Demais!

Moon_ 28/10/2021

A Biblioteca de Paris
É um livro muito bom mesmo recomendo muito, é uma história de romance que se passa na segunda guerra mundial,o livro tem duas protagonistas , uma história muito bem elaborada , e com casos super bem feitos . Eu amei de mais leiam ???

Marcela.Caseiro 18/10/2021

Eu amo romances históricos, e tenho uma queda especial por livros com contexto da Segunda Guerra. Também sou uma apaixonada por Paris e pela língua francesa. Por esse motivo, o livro me ganhou logo de cara pelo título, pela capa, pela sinopse... A história é envolvente e, por questões pessoais, bateu fundo em alguns momentos. O que mais gostei no livro foi a capacidade da autora de criar protagonistas muito reais, com erros e acertos, com alegrias e sofrimentos, ingenuidade e sabedoria, tudo ao mesmo tempo. O enredo é cativante, angustiante em muitos momentos, e tem o poder de realmente te transportar para a Paris dos anos 1940, te fazer sentir aquela realidade. Único ponto que me fez não dar 5 estrelas foi por ter sentido a necessidade de um epílogo. A história tem final, não se preocupem com isso, mas senti falta de mais detalhes em alguns desfechos. De qualquer forma, com certeza recomendo a leitura àqueles que, como eu, não resistem a um romance histórico.

Emilia.Reis 17/10/2021

Um enredo para quem ama o universo dos livros!
O livro tem um apanhado histórico e nos mostra um novo capitulo da guerra, a diferença que os livros fizeram na vida daquela sociedade desesperada e como pessoas comuns lutaram por eles, já pensaram nisso? Arriscar sua vida para que um livro não desaparecesse? pois é... nem eu!
Durante a leitura há várias citações de clássicos, também me deu um pouco de nostalgia lembrar da época em que fazíamos pesquisas diretamente nos livros dentro do ambiente quase mágico de uma biblioteca.
Por falar nisso, a biblioteca é o lugar que sentimos vontade de estar lá dentro conversando com os personagens que são pessoas como nós, uns apaixonados por livros que buscam toda oportunidade e pessoas para poder falar de livros!
Sério!! Eles vivem por isso!
A história se passa em dois tempos inicia um pouco antes da Alemanha invadir a França e retoma anos depois da guerra, nos quais, temos as vidas de Odile e Llily sendo narradas e se encontrando dentro desse enredo.
Odile é uma personagem interessante, cheia de segredos, ensinamentos e mistérios. Passei muita raiva com ela, por ser terrivelmente teimosa, ( é um ponto bom, a autora não fez uma personagem perfeita, ela comete tanto erro que a deixa muito próxima da vida real).
Por fim, saiba que esse livro fala muito sobre amizade, como ela pode salvar e como pode destruir uma vida.

Tati 17/10/2021

Um livro que fala sobre amor aos livros e sobre a Segunda Guerra tem tudo para ganhar o meu coração e ganhou, com certeza. Muito interessante acompanhar a história de Odile e Lilly e misturado com os fatos históricos da Biblioteca Americana em Paris durante os anos de guerra. Vale a leitura!