A Biblioteca de Paris

A Biblioteca de Paris Janet Skeslien Charles
Janet Skeslien Charles

Resenhas -

Marina Mendes 05/04/2023

Paris, França, 1939. A jovem Odile Souchet tem tudo: um bonito namorado policial e o emprego dos sonhos na Biblioteca Americana em Paris. No entanto, quando a Segunda Guerra Mundial estoura e os nazistas marcham sobre a cidade, Odile corre o risco de perder tudo o que é importante para ela, incluindo sua querida biblioteca - afinal de contas, é sabido que os nazistas consideram que os livros contêm palavras proibidas e que as ideias devem ser destruídas. Odile não pode permitir que isso aconteça. Com seus colegas de trabalho, ela se junta à Resistência com as melhores armas que possuem: os livros. E colocam a instituição à disposição dos judeus, que, expulsos de suas casas, se sentem seguros entre eles. Porém, quando a guerra termina, em vez da liberdade, Odile sente o gosto amargo de uma indescritível traição.

Montana, Estados Unidos, 1983. Lily é uma adolescente solitária em busca de aventura. Sua velha vizinha solitária atrai sua atenção. Conforme Lily vai conhecendo mais sobre o passado misterioso da vizinha, descobre que elas compartilham o amor por diferentes idiomas, os mesmos anseios e o mesmo ciúme intenso, sem suspeitar que um obscuro segredo do passado liga as duas.

Ronie 05/04/2023

Sobre amizade e coragem...
Sou fascinado por histórias que se passam em períodos de época e com esse livro certamente foi uma leitura bastante agradável e satisfatória. Leitura impactante pois trazer elementos tão reais durante a 2a guerra mundial na França ocupada pelos nazistas. Personagens palpáveis, cobertos de luto, tristeza, dor, inveja, arrependimento, coragem, generosidade, amizade, amor aos livros, e cheios de nuances, tanto para o bem como para o mal. Uma escrita fluida, cheia de emoções, esse livro arrebatou meu coração e deixou ele aquecido com certeza

Douglas 30/03/2023

Livro profundo e reflexivo
Uma história que se passa na segunda guerra não poderia ser diferente, ela nos traz reflexões e cenários que normalmente não estamos acostumados a pensar. A história nos leva a pensar em como olhamos pra nós mesmos quando temos problemas e que às vezes um pequeno erro desencadeia uma série de eventos desastrosos.

O livro é uma história de amizade, amor, recomeços e, acima de tudo, aprendizado.

Sara 28/03/2023

A Biblioteca de Paris?
O começo, eu não estava entendendo muito e a leitura não estava fluindo. Mas depois, eu acabei amando a história, e só de pensar que tudo aquilo, realmente aconteceu... É doido de pensar.
Mas amei super depois ?

Marii97 23/03/2023

A história desse livro por se tratar do amor aos livros e a capacidade dele de mudar vidas e histórias, a torna espetacular! Como dito na sinopse, é baseado em fatos reais, a história se passando tanto no período da Segunda Guerra Mundial quanto na Guerra Fria, Unido aos personagens e ao cotidiano das protagonistas torna a história incrível, admirável e reflexiva, pois além de nos fazer pensar sobre nós, nossos pensamentos, julgamentos e atitudes, nos faz pensar da importância da literatura, dos livros em uma época em que nenhum de nós sentiu na pele e que em nenhum livro didático retrata, é no mínimo admirável a atitude do pessoal da Biblioteca de Paris perante a situação que estavam passando. Além disso, também nos mostra um ponto de vista e até fatos sobre a Segunda Guerra que não conhecíamos e que nos faz refletir o quão necessário é para nós estudarmos e aprender com o passado da humanidade e seguir em frente, sempre de forma evolutiva e melhor. Recomendo muito a leitura para aprender, explorar um gênero diferente que é ficção histórica e se emocionar também, pois é impossível não se emocionar de tantas formas diferentes com a história é a temática apresentada aqui; sou apaixonada.

Raissa Carolina 21/03/2023

Uma história forte, bonita e triste como toda história que envolve uma guerra. Me emocionei em muitos momentos e em todos desejei ter BAP onde trabalhar e/ou me esconder. Alguns pontos da história ficam soltos no final, mas ainda assim é boa história. Gostei!

Beatriz 16/03/2023

Podia ser mais interessante
Tinha tudo pra ser uma história incrível e de tirar o fôlego, mas não deu..
É legal e tals, mas fiquei o tempo todo com a sensação de que algo ia acontecer e nada aconteceu.

Tati 01/03/2023

Um livro para se emocionar!
E lindo poder ver histórias da guerra sob uma ótica diferente das pessoas que ficaram em meio às batalhas na cidade de Paris! Personagens que nos fazem querer saber mais a respiro de suas vidas e histórias?

Dominike @dominike_leituras 23/02/2023

Foi uma boa leitura, da qual me sensibilizou com as dificuldades de sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial. Mas também, foi um leitura que deixou o meu coração quentinho com os relatos de amizade e amor pelos livros.
Contudo, eu esperava um pouco mais do desfecho, e diria que esse livro está mais para um romance romântico do que romance histórico.

Cris @cristinadaitx 23/02/2023

Um romance histórico, baseado em fatos, para todos aqueles que são apaixonados pela leitura e por tudo que ela representa. Durante a 2ª Guerra Mundial, Odile e os funcionários da biblioteca de Paris fazem de tudo para que os livros não parem de circular, mesmo aqueles que são proibidos. Correndo perigo, eles fazem entregas a sócios que perderam todos os seus direitos, como os judeus e os estrangeiros. Além disso, eles mantêm os acampamentos de soldados abastecidos de livros diversos, para que eles possam ter algo diferente para pensar que não seja o inimigo ou a morte. Mas, Odile enfrenta, concomitantemente, um dilema pessoal. O irmão é detido pelos inimigos e seu pai, um oficial de polícia, está prendendo diversas pessoas que são denunciadas por cartas anônimas. Ela vê seus amigos, um a um, desaparecerem ou sofrerem a violência dos soldados. Nem mesmo Margareth, sua melhor amiga, é poupada da violência. Mas, Odile não é tão perfeita como todos pensam, e seus atos acabam trazendo sofrimento àqueles que ela mais ama. Tomada pela culpa, ela foge de Paris e nunca mais encontra sua família. Quando mais velha, ela conhece Lily, uma menina que perde sua mãe e ganha, repentinamente, uma madrasta. A partir de uma bela amizade, além do francês, Odile ensina Lily a não cometer os mesmos erros que ela mesma cometeu quando mais jovem. Com Odile, Lily entenderá que colocar-se no lugar do outro é extremamente importante. Além disso, ela aprende a aceitar Brenda, a nova mulher de seu pai, e entender que cuidado e carinho mútuo podem transformá-las em amigas e aliadas para passar por um momento muito difícil.

Thayne. 02/02/2023

Atrum post bellum, ex libris lux
Sobre o poder da amizade, da generosidade e do amor aos livros em meio a um dos momentos mais sombrios da história da humanidade.

Esse livro trás diversas reflexões... Fala muito sobre coragem, resistência e os resultados de ações e palavras - para o bem e para o mal -.

"Bibliotecas são pulmões, livros são o ar fresco que inspiramos para manter o coração batendo, manter o cérebro imaginando, manter viva a esperança."

BArbara 31/01/2023

Perfeito!
Que livro lindo!!!!
Tantas lições podem ser tiradas desse livro.
Qualquer assunto que seja ambientado na época da Segunda Guerra desperta a minha atenção, e esse livro correspondeu as minhas expectativas.
Não deixem de ler a nota da autora!!!!!!!

Juliana 30/01/2023

Maravilhoso!
Um dos livros mais lindos que eu já li. Amei a história, me encantei com os personagens e com as relações entre eles, me emocionei com as amizades e sofri com as traições... Valeu muito a pena e recomendo bastante a leitura!