A filha primitiva

A filha primitiva Vanessa Passos

Resenhas - A filha primitiva

Adriana Naves 11/01/2024

Vidas atravessadas pela violência
"O fio que tece essa história, que conduz a narrativa, entrecruza a trama avó, mãe e filha."

Lendo esse livro esse livro tive a mesma sensação que senti ao ler "Olhos d'água", da Conceição Evaristo, fiquei arrasada, entristecida, mas maravilhada com a escrita da Vanessa Passos. A forma como ela tece essa história sobre maternidade e que é atravessada pela violência que atravessa a vida da mãe e da avó te faz refletir muito. Nem sei como falar do que senti lendo. Espero ler mais, e mais obras da Vanessa Passos no futuro.

Ariane.Monteiro 01/05/2024

Impactante!
A Filha Primitiva conta a história de três mulheres: avó, mãe e filha, ligadas pela dor e abandono. Impossível não sentir na pele muitas das dores e sentimentos citados no decorrer da narrativa. Uma leitura forte e tocante!

Taci.Souza 06/01/2024

Forte, cru e real!
Um livro cru em sua narrativa e impactante em sua crueza, assombroso em seus detalhes e detalhado em sua construção. Exala e reflete a realidade de muitas mulheres, inúmeras filhas primitivas que vivenciam dia após dia, o que Vanessa Passos, através de uma escrita poética e envolvente, derrama nessas páginas.

A decisão de não dar nome às personagens femininas, contribuiu de maneira efetiva para que se estabeleça uma conexão mais íntima entre livro e leitor. Podemos reconhecer nessas personagens desconhecidas, muitas avós, mães e filhas que conhecemos; enxergar nessas mulheres sem nome, o reflexo de tantas outras e de nós mesmas.

Uma exposição de dores, tristezas, sofrimentos, sacrifícios, vulnerabilidade, risco, medo, raiva, fé, arrependimento, realizações e pequenas alegrias que se colocam no entremeio das contas desse rosário de vivências.

Agata.Stefane 06/01/2024minha estante
ansiosa para ler esse!!!

Dai Solyom 25/03/2024

Eternos primitivos
Leitura rápida, porém intensa.

Ainda precisamos evoluir muito como seres humanos.

A forma que tratamos o próximo deve ser aprimorada.

Um relato de traumas e a realidade cruel que muitas mulheres enfrentam diariamente.

inasantos 09/02/2022

A própria autora fala que "o nome pode dizer muito de quem é a pessoa, pelo menos ma literatura." E que tal ler um livro em que os personagens não tem nomes?
O livro fala sobre maternidade, mas além disso fala sobre pertencimento.
Indico para mulheres que são mãe. Indico para mulheres que não são. Indico para homens que tenham a cabeça aberta a vivência uma realidade que não lhe cabe pelo simples fato de ser homem.

Lê Rebeschini 28/02/2024

Com uma escrita fluida, capítulos curtos e poucas páginas, com trechos bem pesados, mas extremamente verdadeiros, com certeza essa é uma leitura marcante pelo impacto que causa com seu final e pela história em si.
Apesar de tratar sobre um tema comum (no sentido de ter várias histórias falando sobre o mesmo), a autora conseguiu fazer diferente e dar o seu toque nela.
Super recomendo, mas é bom ver os gatilhos antes.

Pollyanna Reis 08/02/2022

A FILHA PRIMITIVA
?Como dar amor e sentimento de pertença a um filho quando uma mãe não se sente pertencendo a lugar nenhum??

Em ?A Filha Primitiva? conhecemos três gerações de mulheres: vó, mãe e filha. A primeira é uma mulher humilde, agarrada a uma religião e que sonha com uma vida diferente para a filha. Essa por outro lado acabou de se tornar mãe solo, é professora de literatura, ama escrever e não consegue se livrar do desejo de saber quem é seu pai.

Atormenta a mãe dia e noite, querendo saber sobre sua origem, pois se sente incompleta, sente que precisa preencher as lacunas da sua vida. Sua mãe por outro lado, não deseja voltar ao passado, pois relembrar certos momentos pode ser muito doloroso.

Nossa narradora usa a escrita como válvula de escape e percebe que a chegada da ?menina? a fez engravidar de novas palavras.

??Agora me dei conta: a chegada da menina me engravidou de novas palavras. Fico pensando que escrever é um parto infinito.?

Aqui encontramos uma estória que não romantiza a maternidade, aqui a realidade é dolorosa, crua e muito necessária. E isso de alguma forma choca o leitor, pois não estamos acostumadas a ouvir a verdade. Entendam: ?nem toda mulher sonha em ser mãe.? E mesmo sonhando, nem tudo são flores.

Ao decorrer da leitura vamos conhecendo a história delas e sofrendo com todas as dificuldades e abusos que elas sofreram. A Filha Primitiva é uma obra impactante, que choca e que toca profundamente.

Você não consegue largar depois que inicia a leitura. Uma história dolorosa, inquietante e intensa, que te prende do início ao fim.

Essa leitura me fez refletir e me despertou tantos sentimentos, literalmente uma montanha-russa de emoções. São poucas páginas, mais que deixa grandes lições.

Avassalador! Uma experiência única!

??Não sei se quero que ela pare de mamar. Dar o peito é o único carinho que sei. O que vou fazer quando ela parar de mamar? Sem o peito, sem o leite, ainda vou ser mãe da menina??

?? Finalista da 6° Edição do Prêmio Kindle de Literatura.

Ana Claudia 26/12/2021

Uma história ambientada em Fortaleza que narra a trajetória da mãe, uma mulher branca e filha de uma mulher negra que não teve acesso aos estudos. Os homens com que conviveu diziam que a mulher não precisava estudar, só precisavam aprender a cuidar da casa, cozinhar e tomar conta dos filhos.

Ao engravidar e parir, a mãe se nega a revelar a paternidade para sua filha e tenta ocupar o espaço deixado pelo pai e, ao mesmo tempo, rejeita a maternidade a todo custo. Sua filha nasce e é recebida sem amor, apenas raiva e ódio porque não foi desejada.

A filha é cuidada pela avó e sente muito rancor pela vida difícil que tem com abusos e segredos.

Ao longo dessa história o leitor vai percebendo como as pessoas mudam de acordo com o mundo em que vivem quando convivem com o ódio, a raiva, a violência e a uma obrigação imposta pela sociedade que é a maternidade.

Uma história bastante realista, cruel, dolorosa e igualmente triste. As personagens não tem nomes porque pode Lm ser quaisquer mulher nesse mundo. São mulheres que, muitas vezes, estão unidas pela dor e pelo abandono. O livro é pequeno e rápido de ler. Os capítulos são curtos. Esse livro aborda temas como abuso infantil, pensamento suicida e violência. A autora nos mostra a dificuldade de ser mulher em uma sociedade machista, enquanto negra e também de ser mãe solo. Aborda também como o machismo está enraizado em nossa cultura.

Somente Leituras 06/05/2022

A filha primitiva.
Aborda o tema maternidade de uma maneira crua e realista, nos mostra que não é porque a mulher tem útero que ela nasceu para ser mãe.
Livro rápido e curto, porém a história é densa e dolorida, conta a história de avó, mãe e filha, três gerações marcadas pela crueldade do abandono paterno.
Me senti extremamente envolvida ao ler, pude sentir as emoções das personagens, sejam elas de dor, raiva, ou tristeza.
A história contada mostra como os acontecimentos do passado podem seguir ferindo e interferindo na vida adulta, e como isso pode afastar a possibilidade de amor, deixando em seu rastro a amargura.
O livro não é todo sofrimento, o final quebrou as barreiras da dor e me deu uma certa paz no coração.
Queria mais do livro, mas entendo que ele terminou como deveria.
Recomendo fortemente a leitura.

Fran.Bombassaro 04/02/2023

Intrigante
É um livro excelente, tratando a maternidade de uma forma nua e crua e sem romantismo. Gostei muito da leitura, tanto que li bem rapidinho.

Não gostei das considerações finais (que nao é da escritora), achei complexa demais pra entender, diferente do livro que tem leitura clara, simples e aberta.

Natalia Oliveira 20/01/2024

Que livro forte!!! Impactante, Duro... Viciante!!!!
Me identifiquei em alguns momentos, em relação a paternidade, em descobrir sobre o pai... Querer informações...
A questão da maternidade no livro é bem perturbadora e infelizmente real...
sirena.alonzonavas 21/01/2024minha estante
tava explorando aqui pelo skoob a um tempo atrás e desde então estou ansiosa pra ler ele, parece ser ótimo.

ricelovebot 21/01/2024

A filha primitiva
Avó, mãe e filha com histórias que se entrelaçam, traumas de gerações e maternidade de um jeito que achei que não leria desse modo.
Quanto mais eu penso sobre esse livro, mais triste e profundo ele fica. Acredito que os personagens– principalmente a principal– não sejam feitos para serem gostados e entendidos por todos, acho que é uma história muito realista sobre temas fortes que são tratados no livro de forma muito direta. Apesar de pouquíssimas páginas, a narração do livro e a escrita fazem você não querer largar e te chocam a cada página.
Ouvi o audiobook para mlv2024 e amei a narração, valeu muito a pena!

SamaraF 29/01/2024

Triste e real
Quando eu estava na metade do livro, parei e fui pesquisar se realmente não se tratava de um relato, pois a autora mostrou a realidade de maneira tão escancarada, que o tempo todo parece que estamos lendo algo que ela viu ou viveu. É isso, a vida da mulher não é um conto de fadas, principalmente a vida da mulher preta e pobre. Vi muitas resenhas aqui nas quais as pessoas dizem que não gostaram do livro porque não gostaram da maneira que a protagonista trata a mãe e do que ela sente pela filha, mas acontece que esse livro não foi escrito para ser fofo ou romântico, mas sim para retratar a realidade de muitas, sim MUITAS mulheres brasileiras. Nem todos tem a família do comercial de margarina e nem todos vivem a maternidade dos filmes de romance, e não é uma questão de querer. Não é meu local de fala, mas acho extremamente importante não viver numa bolha e são justamente livros assim que nos fazem sair dela.
Só não dei 5 estrelas porque fiquei esperando um final com maior riqueza de detalhes, tal como o livro todo é.

Carolina 13/08/2022

"Se a maternidade é o próprio sacrifício, o destino de uma filha é a culpa que jamais poderá ser resgatada."
Esse livro se faz necessário.
Uma avó, uma mãe e uma filha. Vidas marcadas.

Uma leitura forte e que traz muitos gatilhos sobre racismo e estupro. Ainda sensível com esse livro, ele me deixou com uma dor bem grande no peito e uma secura estranha na boca. É triste a realidade de ser uma mulher nesse mundo. Não é um livro que irá romantizar a maternidade e sim mostrar como ela realmente é. A escrita da Vanessa é maravilhosa, você vai indo que nem sente... Até sentir. Cada vez que você embarque ainda mais na história, vai doendo e você se vê envolvida na dor.