A pediatra

A pediatra Andréa del Fuego

Resenhas - A pediatra

yoshii 16/12/2022

Mona com todo rexpeito mas tu é maluca?
Gente a protagonista é toda errada mas eu me diverti demais com esse livro.
Fora da casinha, montando cenários na cabeça e em momentos você fica ?????
A linguagem esdrúxula é sensacional! "Me sentei diante da vagina que recebia o mesmo pau que eu, agora rasgada pelo primogênito."
Luana1208 08/06/2023minha estante
kkkk simm que caos!
Começei o livro agora e tô achando uma loucura. Ainda não peguei o humor mordaz da autora kk tô me acostumando a história. Espero que me divirta também, porque me chocar com essa personagem eu sei que vou.

amandaleu 29/12/2022

"Ninguém notava que eu tinha pouca vocação..."
Que personagem mais odiosa! Repleta de comentários ácidos (e até cômicos, conseguem te fazem rir) sobre a positividade tóxica dos partos humanizados, chamando as doulas de babás de mulheres adultas.
Cecília se faz bastante obcecada em momentos pontuais da história, seja por homens, pelas pacientes de sua nêmesis, por seu próprio rival e até, atrevo-me a dizer, por sua derrocada.
Uma das coisas que mais pude concluir de toda essa história é que muitos escolhem a profissão visando o conforto familiar que isso pode acarretar, e que se você fizer um trabalho bem feito, ou até mediano mas com boa formação, você tem aval para ser um trapo com os outros.
Gostei muito da leitura e quero ler mais obras da Andréa.
Bru 30/12/2022minha estante
Parece que ela faz quase tudo pelo conforto! Não deixa o marido e o Celso, o trabalho dela etc tudo pelo conforto

Tathiane.Brum 13/01/2023

O fluxo de informações desse livro é insano.
O (des)apego da Cecília daria algumas várias sessões de terapia.
Excelente.
decabg 18/01/2023minha estante
Estava em dúvida, agora lerei certamente.

Caroline 24/09/2022minha estante
Concordo. E fico surpresa em ver tantas resenhas positivas por aqui.

Camila1856 06/11/2022

Favoritado
Comecei a ler em uma noite, não consegui parar até terminar. Oq dizer de Cecília? Uma pediatra que detesta crianças. Amante do marido de uma de suas pacientes. Sozinha, a não ser por ele e sua empregada, Deise. Amante do marido da irmã. Uma reflexo distorcido da outra. Acompanhar os pensamentos de Cecília, sem qualquer filtro, foi uma experiência doida e incrível. Quantas vezes lemos ou ouvimos sobre os pensamentos sem qualquer filtro de alguém? Pensar não é o mesmo que fazer. E Cecília pensa muito, mas não faz. Até fazer. E fez? Esse final aberto é incrível.

Outras questões me pegaram de jeito também, como a maternidade, o ato de dar a luz, tão brutal. Sempre romantizado, mas não aqui. A questão da médica, a pediatra, incapaz de confiar quem ama a outro médico.
?Cansei de ver colegas empáticos praticarem medicina de barbearia e, por outro lado, médicos pragmáticos e de pouco riso salvarem vidas apenas imitando o que aprenderam.?

E Camila (assim como eu), advogada (assim como eu), alheia a todos os acontecimentos e pensamentos de Cecília. Morro de pena. E Celso? Não quero falar de Celso, não vale uma palavra.

Recomendo a leitura e recomendo que procurem podcast e entrevistas da autora sobre o livro, pq sim, é um livro nacional contemporâneo.
Lau 06/11/2022minha estante
Também amei

JenniferIRSouza 18/04/2023minha estante
Hey, marca como spoiler!!

Pilar 06/02/2023minha estante
Vale suuuuper a pena!!! ??

Mari Mignac 27/07/2022

Aff tava com saudade de ler um livro assim, me prendeu muitooo! A escrita é muito boa, parece que os personagens estão conversando com você.
Cecilia é uma personagem icônica (que estranho usar essa palavra kkkkkkk), meu humor sobre ela mudava a casa linha
Nanda 31/07/2022minha estante
sim!!!! adorei tb

Evelyn.Vilela 17/03/2022

Faltou maldade !
Este livro pra mim foi como uma ladeira.
Primeiro subiu e quando chegou lá em cima começou a cair. No geral é um livro bacana de ler, mas eu imaginei um veneno bem maior da protagonista.
Luciana 27/03/2022minha estante
Tive a mesma sensação

Arthur 07/09/2022

eu literalmente nunca li nada parecido com isso aqui. a escrita da andréa é tão lancinante que eu me pegava diversas vezes com a mão na boca segurando pra não rir deliciosamente com os absurdos da cecília; pensa numa história tão absolutamente comum mas contada da maneira mais eletrizante possível. o coito interrompido que é o final do livro talvez seja a minha principal ressalva - mas se atirar nesse livro, sugestivamente, se assemelhe muito a uma sucessão de partos prematuros sem tempo pra tomar fôlego pra próxima cesárea

e aprendi a palavra nulípara
Luana1208 25/08/2023minha estante
NOSSA SIM!! eu amei esse e amei o final

carly_ 20/08/2022

escrita fluída, personagens detestáveis.
a cecília é intragável, cruel e fria.
contudo me fez refletir em quantas pessoas nós achamos que conhecemos o suficiente e na verdade não sabemos da missa a metade.
terminei a última frase de olhos arregalados e sem acreditar no que estava lendo.

a escrita é um espetáculo à parte, indico muito!
samuca 22/08/2022minha estante
Quero muito ler

victor.zampoli 23/07/2022

amei
O livro, sem dúvidas, é um dos mais crus que já peguei pra ler. Porém, isso não se faz um problema, já que a escrita é super fluída e te prende a ponto de ler em um só dia. Achei cativante todo enredo e as dificuldades de uma pediatra que não tem afeição as crianças que atende, além disso gostei da forma que Andréa aborda os conflitos no trabalho e em casa de uma forma totalmente lúcida e nem um pouco confusa. Em alguns momentos me perguntei se seria preciso mesmo o conflito que ela tem com o novo pediatra renomado, achei que depois isso ficou de lado, mas, ainda assim, foi bem resolvido e dinâmico. Além disso, tudo que ela passa com o ?namorado? foi nos dado de uma forma sucinta e foi até engraçado pq em nenhum momento eu senti raiva da Cecília, ao contrário disso, estava até torcendo por ela. Mas, o que me pegou mesmo foi quando ela deixou bem claro que ela era uma mulher que em momento algum precisava disso, é só estava ali pela segurança que ela tinha de se resolver facilmente daquilo. Sobre a relação dela com Bruninho, nossa, eu fiquei realmente chocado, mas isso deixou bem explícito a hipocrisia das pessoas, no caso de Cecília, mas ainda assim foi super legal. Agora vamos para o motivo das 4 e não 5 estrelas, eu fiquei um pouco confuso com o final, acho que confuso não é bem a palavra, mas, esperava outro final, não foi decepcionante ou algo assim, mas eu estava esperando outro final. Ainda assim, é um livro que recomendo muito para todos. Boa leitura!
taynaribeior 23/07/2022minha estante
nerd

Yvan 21/05/2022

Fluido
Leitura fácil e personagens interessantes, caos na vida particular dessa pediatra "diferente", boa novelinha.
Cleane 22/05/2022minha estante
???

Paola.Fico 10/02/2022

Resenha
O livro apresenta a história da personagem Cecilia, uma pediatra que não possui afinidade com crianças.
CoelhaBabyGirl 10/02/2022minha estante
Oloko. Ah mas também não sei porque fiquei surpresa, o que mais tem por aí é professor que odeia criança ksksksk. Porque não pediatra?

Aila.Nossa 01/10/2022

Cecília não é uma vilã
Devido a repercussão do livro, esperava encontrar uma canalha - como Fernanda Torres a descreveu -mas é apenas uma pessoa com devaneios excessivos que não sente prazer pela vida. Sua relação com mães e crianças apenas é desromantizada. Ela optou pelo caminho de uma medicina tradicional e pelo ?quiet quitting ?. Cecília é julgada por ser mulher, Cecília é um homem comum. Absolutamente nada mais que um homem comum, inclusive muito parecida com o pai - já este, um homem muito bem visto e respeitado.
O único ponto que me incomodou na Cecília é seu olhar aristocrático com a Deise, como se ela fosse um objeto que pudesse ser descartado a qualquer momento. Esse olhar despersonificado comum em qualquer relação patronal.
Sua relação com o Bruninho é curiosíssima!!! Exatamente uma criança resolveu lhe devolver a vida. Seria ótimo uma continuação.
É um livro de leitura fácil, fluida e pouco descritiva.
Camila.Coelho 07/10/2022minha estante
Perfeito seu comentário!