Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Dudu Menezes 20/01/2021

Leitura boa e rápida: permite reflexões profundas
Afinal, quem não tem segredos? E o que esses segredos são capazes de fazer não só com as nossas vidas, mas, também, com a de todos que com nós acabam convivendo, seja nas relações afetivas ou profissionais?

Aliás, quando somos parecidos com Pietro, em pelo menos algum aspecto, sabemos muito bem que é difícil separar o profissional do pessoal, porque a vida é apenas uma e, como sujeitos das nossas vidas e assujeitados pelas nossas ações e suas consequências, acabamos nos tornando responsáveis por todos que cativamos.

A leitura é rápida e fluída, mas o desfecho apresenta surpresas não sobre os segredos, em si, mas sobre o que decidimos fazer com eles e, consequentemente, com as nossas próprias vidas. Amor, sentimento de culpa, ciúmes, vaidade, possessividade... Somos um emaranhado de sentimentos, do início ao fim, e nos pensarmos sob um viés maniqueísta não fará com que sejamos melhores; apenas mais humanos.

Miri 11/04/2021

?Pensei: a gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa; (?) Uma coisa é a pessoa amada, outra é a pessoa real que, enquanto amamos, nunca vemos realmente.?

Bruna 16/04/2023

Segredos
A escrita é boa, mas é difícil engolir um personagem tão medíocre e otário.
Escreveu bem como é homi, mas tem que ter paciência pra ler 150 páginas de ladainha masculina.
Sinceramente? Não chega nem no dedinho do pé da Elena Ferrante. Vocês exageram demais.

Razuki 14/10/2021

E então o tal segredo...
Retirei do plástico, que apesar de achar ofensivo acho também um tanto necessário, e folheie suas páginas, fiquei com receio de ler o enredo nas abas, quis aproveitar que o tinha esquecido quando o comprei e li logo o primeiro bloco, fiquei inquieta com a falta de parágrafos, mas logo passou, quando me reclamaram a atenção já tinha lido um terço do livro, apenas uma parte do primeiro relato.

A escrita me encantou como há muito tempo não me era possível, limpa de expectativas, clara e pontual a cada frase. Sinto que findou meu período de abstinência. Quero ler mais escritos desse italiano. Uma narrativa bem mentida como diria o próprio professor. Os personagens são vivos, intensos e esmiuçados com muita doçura. Suas ideias defendidas até por seus opositores são profundas, necessárias e vivas dentro e fora do enredo.

O jeito com que o amor foi retratado foi glorioso, até me pareceu novamente palatável. Amor pela educação, pelas relações, pela vida. A culpa foi tão pestilenta como tem que ser, mas não tomou conta do narrado, nem mesmo o tornou interessante, não teve espaço p/ isso, já que todo o resto protagonizou a história.

"A mentira é a salvação da humanidade."

"Se não vale a pena, não me faça perder tempo."

"Uma parte não desprezível de mim temia que o dique cedesse e minhas escórias descessem em enxurradas."

Sávio 26/05/2023

A vida como palco de ilusões
Caros leitores, eis aqui um romance bem escrito, com personagens bem construídos, envolventes e marcantes. Acompanhamos com notoriedade a saga de um professor intelectual que atinge grande fama em meio às contradições mundanas. Uma leitura fluida e prazerosa!
Tiago Doreia 26/05/2023minha estante
Opa, interessante! Vou dar uma olhada!

Tainateixeira92 06/06/2023minha estante
Gostei da resenha!

Fabíola 18/11/2023

Odeio cada vez mais homens quando leio as obras de Domenico e Elena Ferrante.
Entretanto, recomendo, é um bom livro e a escrita é bem gostosa.

deborauni 06/10/2020

Esperava mais
A primeira novela de Starnone ?Laços? me agradou, depois li ?Dias de abandono? de Elena Ferrante e os argumentos de ambos se misturaram. Já não sabia se havia gostado de um ou do outro ou dos dois. Ou quem sabe, de nenhum dos dois?
Incentivada por uma amiga li a segunda novela de Starnone ?Assombrações? e fiquei encantada. Completamente apaixonada, mesmo! Então, logo que foi lançado corri para comprar ?Segredos?.
Até quase o final achei o livro arrastado e chato, pensando mesmo em deixa-lo de
lado, atitude que me causa incômodo. Mas, uma vez decidida a terminar a leitura, me transformei numa leitora mais paciente e condescendente. Portanto, tentando dar um crédito ao autor consegui concluir a leitura.
A ideia de apresentar os pontos de vista de cada protagonista é interessante, mas já tinha sido utilizada em ?Laços? e ficou repetitivo e estranho visto o tamanho desigual dos mesmos. Resumindo, o livro é um ?patchwork? de mais do mesmo de diferentes livros deste autor.

André Vedder 29/09/2020

Quase ótimo...
Gostei muito da escrita do autor e o enredo é interessantíssimo, pois gosto muito de narrativas com personagens "humanos", ou seja, que mostram os defeitos e as inseguranças que permeiam a vida de todos nós. No caso aqui em Segredos, o autor nos mostra as dificuldades e mazelas que uma vida a dois pode acarretar e que casamentos não são perfeitos.
Dito isso, esse livro tinha tudo para eu dar 5, ou no mínimo 4 estrelas, mas depois do primeiro relato (que consome cerca de 70% da narrativa), o desfecho da história não me agradou. Fiquei com a sensação que o autor acelerou o fim, e isso foi broxante. Mas na maior parte da narrativa o livro é excelente.

"Uma coisa é a pessoa amada, outra é a pessoa real que, enquanto amamos, nunca vemos realmente. Quanto tempo, disse a mim mesmo, desperdiçamos nas relações amorosas."

Heley 26/04/2023

Um romance curto e certeiro
O livro conta a história de um professor de escola pública na Itália (Pietro), que inicia um relacionamento conturbado com uma ex-aluna, Teresa (que segundo Pietro, é uma mulher jovem, inteligente e deslumbrante). Dentre as várias situações de relacionamento tóxico, eles decidem revelar o pior segredo de cada. Com o fim do namoro, Pietro passa o restante da vida com medo que Teresa revele para o mundo o seu pior segredo.
O livro é muito dinâmico, e deixa o leitor com vontade de ler cada vez mais. No caminhar da história, Pietro se casa, constrói família, começa a ficar famoso com as suas publicações literárias, e sempre esbarra com Teresa durante várias etapas da sua vida.
São três capítulos, cada um com um narrador diferente: Pietro, sua filha (Emma), e o último é Teresa.
Durante a leitura você fica na dúvida do que vai acontecer e se eles vão revelar os segredos um do outro. Adorei a leitura.

Gi | @girlanismos 19/01/2021

A pedagogia do assombro
Essa nota (razoável) vai apenas para os questionamentos que são levantados acerca do sistema educacional e a desigualdade social. E assim como a terceira parte do livro, narrada pela Teresa, que me trouxe mais aproximação e concordância com suas opiniões.

A primeira parte do livro, Pietro, é um porre de chatisse. Mais uma história de homem adúltero, com tantas justificativas que dá preguiça, que se casou e modificou a vida da mulher mas é egoísta ao ponto de vê-la triste e sobrecarregada com a rotina mas não faz nada pra ajudar.

A segunda parte é narrada por Emma, filha de Pietro, que consegue ser mais irritante do que o pai. Em poucas páginas já consegue demonstrar uma personalidade detestável, que apesar da idade consegue ser mimada ao extremo e só busca a aprovação do pai o tempo todo.

Decepcionada. Pensei que seria muito melhor.

Milena loureiro 01/07/2023

Não vale a leitura
Para mim esse livro foi frustrante e uma grande perda de tempo! Prefiro não comentar muito para não da spoiler e deixar esse comentário aberto para quem estiver na dúvida de ler ou não.