Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Gabriela3872 12/11/2021

Eu estava torcendo pro final salvar o livro, mas pra mim isso não aconteceu.

Houve momentos em que fiquei muito ansiosa e a falta de explicação me deixou bem chateada.

Jaque - @indicandoleituras 22/11/2023

Esperei tanto e não veio.
Vou confessar que até agora eu fico dividida entre ter gostado do livro e ter odiado. Creio que todo o leitor desse livro espera que em algum momento tudo seja revelado, mas não é. O autor te deixa a todo momento achando "agora vai" e... nada. Talvez esse sentimento de achar que não gostei seja por ter me frustrado exatamente por não ter tido a resposta que eu achava que teria. E agradeço por ser um livro curto, porque imagina ficar mais de 300 páginas e o final ser decepcionante?! Teresa é o tipo de personagem que eu adoro, gostei de ter um capitulo na visão dela. Queria que tivesse sido mais assim, ela é bem mais interessante do que o Pietro super egocêntrico.

Nane 13/09/2021

Um bom livro, me causou diversas sensações e a principal delas foi irritação. Terminei o livro porque não consigo deixar livros sem serem lidos. Tem uma certa fluidez na história, mas não consegui me conectar com os personagens e com seus medos e situações de vida.

Tamires 21/06/2020

Segredos, de Domenico Starnone
Grande! Segredos, de Domenico Starnone (todavia,2020) é um livro excelente. Em estilo semelhante aos outros livros (temos três já publicados no Brasil pela Todavia), Segredos é dividido em três partes. Aqui, como em Laços, temos três narradores: Pietro, na primeira parte; sua filha Emma, que continua a história do pai muitos anos depois dos acontecimentos da primeira parte; e Teresa, a ex-aluna e ex- namorada de Pietro, que fecha magistralmente o volume.

Pietro tem uma relação bastante tempestuosa com Teresa. Certo dia, eles resolvem revelar um para o outro um segredo, algo horrendo que ninguém mais saiba, uma espécie de pacto entre eles. Segredos revelados, o de Pietro parece ser muito mais constrangedor. E o que era para ser um pacto fortalecedor desta relação, acaba de alguma forma minando-a: pouco tempo depois o romance acaba. Mas o temor de Pietro de que Teresa acabe tornando pública sua confissão vai atormentá-lo por muitos e muitos anos.

“Era como se gostássemos um do outro sem medida apenas para poder apurar que nos detestávamos.”

“Pensei: a gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa; (…) Uma coisa é a pessoa amada, outra é a pessoa real que, enquanto amamos, nunca vemos realmente.”

“Mas se tornar adulto — disse para mim — é de fato renunciar a sermos perfeitos.”

“Narrar significa mentir, e narra melhor quem mente melhor.”

“Não é a pedagogia do afeto que nos melhora, mas a pedagogia do assombro.”

Os anos se passam, Pietro se casa, constrói uma carreira sólida no magistério e como intelectual da educação na Itália; Teresa viaja o mundo, passa a viver nos EUA, torna-se uma cientista muito conhecida e conceituada. Os dois trocam cartas (outros tempos!), ela está sempre presente, assim como a tensão que envolve o segredo.

Segredos tem um conteúdo bem bacana sobre pedagogia. Dei uma pesquisada e vi que não só o personagem foi professor de ensino médio, mas também o próprio Domenico Starnone. Não que eu esteja procurando laços (!) entre autor e personagem. Já basta a intrigante novela Ferrante-Starnone para nos distrair do que realmente importa, os livros (como diria Elena Ferrante, porque eu até que gosto de uma fofoca). Para quem não está por dentro do causo, Starnone já foi apontado como sendo a pessoa por trás do pseudônimo Elena Ferrante (duvido muito) e também como marido da Elena Ferrante (o que é mais provável).

Não posso falar muito mais para não revelar muitos detalhes do enredo, mas acredite: você vai devorar este livro. É tão bom ou melhor que Laços. E o final é genial! Mesmo desconfiando que o autor pudesse seguir por aquele caminho, não deixei de me surpreender quando vi que o e-book havia terminado. Os romances de Starnone são curtos, mas certeiros como um corte de navalha.

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-segredos-de-domenico-starnone/
Chokito Kakarico! 29/06/2020minha estante
Moça, vc recebeu esse livro pela TAG?

Tamires 06/07/2020minha estante
Não, comprei em e-book (mas acabei comprando o impresso também, pela TAG). Vão enviar na caixinha de agosto.

Chokito Kakarico! 06/07/2020minha estante
Tô esperando tb, usaram meu código de indicação e fiquei muito feliz em saber que ganharei esse livro como presente.

Tamires 07/07/2020minha estante
Que incrível! Parabéns! E, olha, esse livro é intenso, adorei o suspense em torno do segredo. É uma ótima leitura!

Paula.Moreira 23/12/2021

Ok
Confesso que cansei um pouco da história e de seus personagens... O livro em si é curtinho e rápido de ser lido, nao da muito trabalho! Não acredito que vai ser um livro que vou lembrar, mas gostei de ter lido mesmo assim.

Erika.Almeida 25/12/2020

Segredos traz o romance desassossegado entre um professor e uma aluna dez anos mais jovem e o assombro de uma confissão feita a ela, cuja revelação poderia arruina-lo. Desenho de escolhas da juventude e da velhice, antigos casos amorosos que retornam como fantasmas, olhar dos filhos sobre seus pais, casamento e rivalidade.

Milena 16/04/2022

Segredos
É a primeira obra de Domenico que leio e recomendo pela fluidez da leitura, a lenta construção e desconstrução de seus protagonistas, Pietro e Teresa, ao longo dos anos, em torno dos segredos compartilhado entre eles.

Cássia 27/10/2020

Medo
Dois amantes, um professor e sua antiga aluna, têm um romance e, como prova de amor, decidem contar um segredo que ninguém soubera de si para o outro, algo inconfessável. Pietro contou, Teresa também.
Poucos dias depois, se separaram. De corpos, porque o segredo que o professor confessou passou a ser um grilhão, uma navalha que, de tão perto, feria o pescoço, o medo que o ligou à aluna, que passou a ser seu maior pesadelo.
O medo, companheiro cruel dos culpados ou fracos.

Marília 15/08/2020

Gostei muito desse livro. Só não gostei do final. Não entendi.

Milena loureiro 01/07/2023minha estante
Me senti exatamente assim quando acabei de ler? mas depois discutindo com uma amiga e refletindo bem, qualquer grande segredo revelado teria sido decepcionante ? porque ele faz tanta mas tanta expectativa que você imagina o inimaginável? no final me conformei que era melhor não ter falado. De qualquer forma ainda defendo que não valeu o tempo gasto nesse livro

Daianebcs 02/07/2023minha estante
Faz sentido esse pensamento. Vai ver era uma bobagem ?

Chokito Kakarico! 28/08/2020

Fechando a trilogia sentimental de Starnone
Posso dizer que fechei a trilogia sentimental de Starnone com chave de ouro.
Mesmo deixando aquele gostinho de livro sem fim, deixando aquela sensação de que alguma coisa ficou pendente na trama que é deveras intrigante, ''Segredos'' é um romance curto mas muito potente.
Novamente o premiado autor italiano aborda com maestria as relações amorosas e familiares, novamente traz personagens fortes e interessantes e novamente se debruça sobre a temática da passagem do tempo entre juventude e velhice.
Esse estilo e temas recorrentes na ficção contemporânea de Starnone me fascinaram desde ''Laços'', seu primeiro romance publicado no Brasil, e aqui nessa obra a narrativa é tão bem trabalhada na forma e no conteúdo que até esquecemos do tal ''segredo obscuro'' de Pietro e Teresa, elemento principal construído desde as primeiras páginas que atiça a curiosidade do leitor.
Eu achei que o livro poderia explorar um pouco mais o porquê da nuvem ameaçadora que paira sobre o protagonista, após ter compartilhado um segredo com sua ex.
Ficou implícito demais pra mim e motivo de frustração ao final da leitura, claro que esse detalhe não fez perder boa parte do encantamento da obra, aliás, o grande mérito do livro não está focado no segredo em si, mas como as relações dos protagonistas são afetadas por causa dessa confissão e como a vida de Pietro é guiada por um festival de angústia e uma certa ''pedagogia do assombro''.
Literatura italiana recomendadíssima para quem busca uma boa história.

Juli 13/08/2020

Entre paixão e poder, medo e amor.
* Segredos
Domenico Starnone

Eu nunca havia ouvido falar desse livro, nem do autor, até que li uma sinopse que despertou a curiosidade e eu o comprei na mesma hora para ler no Kindle.

Essa história se passa na Itália. Pietro leciona em uma escola e Teresa acabou de se formar. Eles engatam um relacionamento muito intenso e combinam de contar, um ao outro, o seu maior segredo, de forma que sempre haverá um vínculo entre eles -pelo amor, ou por medo.

A vida dos protagonistas continua, e eles estão para sempre ligados. Se não por amor, mas talvez por medo.

O romance é dividido em três partes e temos 3 narradores diferentes. É muito interessante ver como a percepção sobre um mesmo fato se altera a partir do narrador em questão. Há momentos em que duvidamos diretamente dos narradores, com base nas informações dadas pelos outros narradores.

Com um domínio incrível das palavras, o romance me prendeu do início ao fim. Me fez refletir em temas como o amor, relacionamentos abusivos, sonhos e medos, poder, dinâmicas matrimoniais e familiares. E para coroar a leitura, ainda há toques de temas relacionados à educação e vida acadêmica. Toda a construção narrativa perpassa esses temas de uma maneira muito fluida.

Uma leitura curta, intrigante e apaixonada que vale a pena ser lida.

?Neste mundo ruim, nós éramos os bons. Só que, à diferença dos outros bons, sabíamos que podíamos nos tornar maus, e o sabíamos tão bem que, por uma honestidade inata, nós mesmos nos pusemos na categoria de maus e agora achávamos que nossa bondade era uma ficção?

Giuliana.Grechi 24/01/2023

Intenso
Livro curto narrado em primeira pessoa pelo personagem Pietro Vella. Professor de escola pública que faz sucesso na vida acadêmica pelos estudos e críticas em relação a educação italiana. Mas ele tem um passado. E passa a vida querendo se distanciar de algo que considera terrível. Vive uma vida que parece inquestionável, ao mesmo tempo que se assusta ao pensar que pode colocar tudo a perder. Seu segredo tem cúmplice, Teresa, ex aluna e ex namorada. Durante o livro, ela parece funcionar como alter-ego, consciência de Pietro, não permitindo novos deslizes.

Starnone tem uma escrita contagiante, fácil e impossível de parar. A história se desenrola e ficamos em dúvida se torcemos pelo segredo ser descoberto ou pelo sucesso de Pietro, fantástico professor que traz todos para sua órbita. Seria ele um ser humano como eu, que tem lembranças e condutas que gostaria que sumissem do currículo, ou realmente tem segredos passíveis de punição?

Starnone entrou na lista de autores/autoras que me deixam querendo mais!