Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Luanrsilva 27/08/2020

Segredos /Domenico Starnone
Falar sobre Segredos e não parar pensar que todos temos segredos de algum momento da vida e besteira.

Segredos vai contar a história de Pietro um professor que em um momento da sua vida tem um relacionamento com uma de suas alunas Teresa, porém um relacionamento de altos e baixos, mais baixos do que altos, depois de confidenciaram os segredos mais obscuros um do outro eles acabam por terminado o relacionamento seguindo suas vidas. O que Pietro não sabia e que esse segredo o prenderia a Teresa por toda sua vida, e durante vários anos mesmo se casando tendo filhos eles se vê ligado a Teresa e a esses segredos. Porém muitas coisas vão acontecer com decorrer do tempo, a família perfeita, novos segredos, o sucesso uma nova história. Pietro depois de anos ainda teme seu segredo que retorna várias e várias vezes para o atormentar, qual segredo que tanto assombra Pietro e o liga tão fortemente a Teresa?

Segredos traz um sinopse maravilhosa que envolve, aquece o coração de leitores trazendo consigo a necessidade de descobrir o Segredo que Pietro um professor tem. Um livro que tem a sinopse boa, um bom desenvolvimento entre os personagens, uma leitura rápida. O autor com certeza soube atiçar a curiosidade dos leitores, em vários momentos ele deu a entender que ele fosse contar o segredo em sua próxima página porém não o fez e isso talvez deixe o leitor meio chateado por ainda não saber e mesmo assim querer ler mais para descobrir os segredo tão obscuro de Pietro. Além do mais o livro terá três momentos, dois deles bem curtos durante o final do livro dando um visão sobre a história e sobre o personagem contadas por duas pessoas que foram presentes na vida de Pietro. Talvez a livro peque por deixar alguns personagens perdidos de lado, trazer uma história de uma personagem machista e parece que a história em si passa um pano nele por isso e mesmo sendo uma história que se passa em década que isso fosse “normal” ficou claro que o personagem se faz de santo pra comer a melhor fatia do bolo e ainda se faz de coitado. Isso me deixou um pouco enfurecido em alguns momentos do livro, porém nada que uma pausa não me tranquiliza-se.

Sobre os livros, comentários, as resenhas e as outras obras de Domenico e retratado que essa é sua melhor obra em comparação às outras, particularmente não posso dizer por não ter lido, porém a leitura desse livro é bem rápida e fluida, se você não gostar de livros em primeira pessoa talvez será um incômodo, porém não deixe essa leitura de lado por ser trazer além de uma história um conteúdo rico em expressões e uma história envolvente.

Sofia 21/10/2021

A gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa.
Pietro é um professor de Letras em uma escola pública de Roma. Totalmente apaixonado por sua profissão, ele se vê apaixonado e entregue à uma ex-aluna chamada Teresa. Eles vivem um amor intenso, ardente e por vezes violento. Quando entendem que essa relação não vai mais dar certo, os dois se propõem a compartilhar um segredo com o outro, um segredo muito obscuro que o outro precisará guardar para sempre.

Quando eles terminam a relação, Teresa sai do país e Pietro se casa com a também professora Nadia e com ela começa a ter uma vida. Muito engajado nas causas escolares, ele começa a publicar artigos e livros que o tornará um professor muito reconhecido e também criticado por seus métodos. Enquanto isso, Nadia tenta virar professora universitária sem sucesso e se encarrega da criação dos 3 filhos com o marido.

Uma história sobre amor, segredos e ambições, nesse livro vamos ver nosso personagem sempre assombrado pelo segredo compartilhado do passado e, ao mesmo tempo, colecionando novos segredos na vida atual. Enquanto isso, se esforça para ser o melhor que pode para a mulher que ama e seus filhos.

A escrita de Domenico é tão sensível e poética que te envolve na leitura que, aos poucos, você se sente parte daquele cenário e de tudo que acontece. Torce, chora e, ao mesmo tempo, reconhece o quanto são humanos os personagens retratados pelo autor, cheios de acertos, erros, qualidades e defeitos. Amei essa leitura e não vejo a hora de conhecer mais do autor. Comecei a mergulhar na literatura italiana com o pé direito.
Ana Sá 21/10/2021minha estante
Ahh, vou ler ano que vem! Adorei a resenha, matou minha curiosidade!

Margallyne 19/10/2021

Gostei de como o autor fala sobre os pensamentos e sentimentos dos personagens no decorrer do tempo.

Fernando.Hasil 24/03/2024

Fim da trilogia
Starnone encerra a trilogia com essa história de amor a distância que atravessa décadas e que é mantida pela intensa relação do passado e um segredo compartilhado que os mantém unidos.

skuser02844 17/01/2022

Curtinho mas cheio de aprendizados
Não é bem uma resenha.. É só relato da minha experiência.

Gostei muito da leitura desse livro.
Ele me chamou atenção pelo "segredo" mas me manteve atenta a leitura por outros motivos.
Personagens muito bem desenvolvidos e uma trama que nos trás muita identificação.

Maria 14/01/2021

SEGREDOS NUNCA DEVERIAM SER REVELADOS
O que leva alguém a guardar um segredo? Amor? Ódio? Chantagem? Talvez tudo isso, e talvez nada.
Formada por Laços e Assombrações, Domenico Starnone finaliza (por hora) a trilogia sentimental com Segredos.
Em uma relação tempestuosa, o professor Pietro e Teresa, sua ex-aluna, deixam o amor e ódio se revezarem. E, em uma falsa tentativa de salvar a perigosa relação, o casal troca confidencias de seus segredos mais obscuros.
Após o rompimento, Pietro se envolve com Nádia, professora de matemática na mesma escola na qual ele leciona. E como esperado, percebemos os traços de posse, ciúmes e egoísmo por parte de Pietro. Mesmo comportamento que tivera em relação à Teresa, só que com Nádia, frágil e submissa, suas ações não incitam as frequentes brigas do relacionamento anterior.

Para ler a resenha completa acesse:
euseioqueeuleio.com/post/segredos-nunca-deveriam-ser-revelados

site: https://www.euseioqueeuleio.com/post/segredos-nunca-deveriam-ser-revelados

Pedro HB de Melo 03/02/2022

Da trilogia, este é o melhor!
O livro é muito interessante, a cada capítulo eu ficava mais envolvido em tentar descobrir/imaginar qual era o segredo de cada um. ?

Lusia.Nicolino 17/09/2020

Do que é capaz para criar um laço sem ser assombrado?
Starnone já escreveu Laços e já escreveu Assombrações. Mas agora resolveu não nos contar seus segredos e sim nos deixar participar da história de Pietro e Teresa. Onde começa e como termina. Termina?
Na Itália dos anos 70 vamos encontrar o professor da escola de periferia que encanta e enfurece e que desperta paixões. Como aconteceu com Teresa que, durante três anos, guardou sua paixão até que a condição de ex-aluna a transformasse em amante.
O professor quase apagado, de artigo em artigo chega a publicar livros sobre o estado da educação pública italiana enquanto a vida vai se desenrolando: ele se casa, tem filhos, brilha aqui e ali.
Narrado em primeira pessoa, separado em três relatos diferentes, é um livro curto, mas que nos permite refletir sobre o peso que damos às nossas vivências, como lidamos com o dito e o não dito, o que pode e o que não deve ser revelado. Tudo pode cair no esquecimento e o silêncio pode ser mais claro do que uma carta de muitas páginas.

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Marina 20/03/2022

Primeiro livro que leio do Domenico, curiosa por ele ser possivelmente o marido da Elena Ferrante. Consigo ver semelhanças na temática dos dois autores e achei interessante a história. Me deixou com vontade de ler os outros livros dele.

mardelivross 09/04/2022

Gostei muiito!
O livro traz três perspectivas diferentes sobre a trajetória do professor italiano Pietro (e seus dramas pessoais e familiares), onde um "segredo" nos acompanha.

Let Carvalho 31/07/2021

Nao gostei desse livro. Mesmo com uma escrita poderosa, achei os personagens insuportáveis. Acabei o livro por mera curiosidade.

Irina.Alfonso 23/07/2021

Segredos - Resenha
Um livro com uma escrita absurda de maravilhosa, poética, fluida e sonora. Nos apresenta incríveis reflexões sobre o amor, questões morais e a complexidade psicológica que é ser humano e se envolver. Personagens reais, inconstantes, incoerentes. Experiência incrível.

Renata.Mieko 10/04/2023

Comprei o livro por uma promoção em um site.
E que bela surpresa eu tive!!
Um relato muito bom de como uma história de amor pode ter muitas facetas.