Segredos

Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Clarispectiana 17/12/2023

Mais uma para a série: livro para descansar a mente!!

Nada muito elaborado ou complicado, bom de passar o tempo, descansar e refletir.

Tatiane Nk 30/08/2020

O livro é bom em relação a escrita do autor, porém a história não me prendeu, as duas últimas partes foram esclarecedoras sobre algumas situações que ocorreram no decorrer do livro. Porém ainda assim não entendi o final.

Pretendo ler outros livros do autor, pois gostei da fluência da escrita e acredito que outros livros possam ser melhores.

Daniel263 18/12/2020

O segredo de Segredos
Publicado em: @curadorliterario

77º livro lido em 2020.

Um livro extremamente bem escrito, mas que, quando o terminei, fiquei com um amargor de desgosto e tristeza.

Definitivamente, é um livro que fica contigo. A história é tensa e os narradores pouco confiáveis, mas deixa reflexões bem interessantes.

O 1º narrador ocupa mais de 50% do livro com sua história - e só vou falar dele.

Pietro combina de revelar um segredo horrível a sua namorada, Teresa, e vice-versa - na esperança de que, sabendo o pior um do outro, a relação ficaria mais forte.

Com o passar dos anos eles se afastam e Pietro, que em vários sentidos é uma pessoa detestável, convive com a angustia do medo que seu segredo seja revelado.

Como havia dito, fiquei incomodado ao terminar o livro. Mas com o passar do tempo e após discutir com outros leitores, entendi o que senti e tive novas impressões.

E ”Segredos”, especificamente, foi o último livro do 4º ciclo do clube de leitura que faço parte - por isso também estava demorando para postar! 😝

site: https://www.instagram.com/p/CGVGmL_j75Q/

Tiziana 28/12/2020

Presuntuoso e barboso
Nonostante qualche passaggio buono per estrapolare una citazione a effetto, la storia è poco credibile e non dice nulla di interessante; i personaggi sono privi di qualsiasi spessore e -per di più- si esprimono tutti con lo stesso stile pomposo e autocelebrativo. Per usare le parole dell?autore: ?Non mi piace né il modo di scrivere della figlia, né quello del padre. Preferisco frasi che non si sforzino di mettere in bello stile comportamenti e stati d?animo. Entrambi invece tendono a farlo e mi disturbano?.

Nilzangela 24/01/2021

Narrativa que enlaça
O livro nos apresenta perspectivas de diferentes personagens e a partir de suas narrativas nos fazem refletir sobre os segredos que aprisionam e assombram, sobre os pactos de silêncios estabelecidos para a manutenção de relacionamentos afetivos. Vale a pena a leitura!

Cacai 07/09/2021

Segredos
Bem escrito, envolvente, lindo de se ler a trajetória de um
Homem rumo a seu autoconhecimento .
Sobre se conhecer, se gostar, se descobrir.
Qual o nosso pior segredo? O que pode ser pior do que nao ser você, do que se distanciar de quem se é?

diego.sena 25/11/2021

Eu li segredos do Domenico Starnone com uma expectativa que foi completamente frustrada. E que bom que foi assim.

A história fala muito mais sobre a vida, as escolhas que fazemos e as consequência delas. Fala também de arrependimento. Talvez esse seja o tema central da obra. Sabe aquele famoso: "e se?"

Achei a ambientação muito bem feita, trazendo a Itália dos anos 70 como plano de fundo para a história. Aos poucos vamos conhecendo Pietro e suas relações com as mulheres.

Ele mantém um relacionamento tempestuoso com sua ex-aluna, Teresa, dez anos mais nova. Até que Teresa propõe um jogo: que eles compartilhem um com o outro o seu segredo mais obscuro. Poucos meses depois de se confessarem, o romance acaba.

Pietro se envolve então com Nádia, uma jovem que lhe transmite segurança e com quem ele acabará se casando e tendo filhos. Porém, alguns dias antes do casamento, Teresa reaparece inesperadamente. E com ela a sombra do que eles confessaram um ao outro. A partir de então, essa confissão permanecerá como uma nuvem ameaçadora.

Certamente foi uma leitura gostosa de fazer, e também envolvente. O final, imagino que muita gente não vai gostar, mas eu adorei, achei a melhor forma de encerrar a história.

Todos nós guardamos segredos, todos nós temos duvidas sobre o que vamos fazer, o que fizemos ou que deveríamos ter feito. É a vida como ela é na sua melhor forma.

Um pequeno ponto que me incomodou foi que o Pietro era sempre o centro das atenções, as mulheres eram acaso ou estavam lá para complicar a vida dele, talvez se a história tivesse sido feita pela perspectivada da Tereza, fosse melhor.

malulopes_016 27/09/2022

Um livro realmente interessante
Várias coisas nessa leitura me fascinaram. A primeira delas foi a forma com a qual me encontrei nas paranóias de Pietro. São coisas tidas ?doentias?, mas que todos escondem dentro de si ? todas as vezes que fazemos o certo não por que é certo, mas sim para nos sentirmos melhores de alguma forma. Somos o que somos. Farsas, talvez.
E em segundo, a obsessão por um segredo ínfimo que o ligou pra sempre a uma pessoa. O amor não correspondido e as demais coisas. Realmente um ótimo ensaio sobre a natureza humana.

Jamila 12/12/2022

Perfeito! Domenico sempre acerta
Fiquei muito mais envolvida com a escrita desse livro, do que propriamente com a história, que também não deixa a desejar.
Pietro, um jovem professor, vive uma relação conturbada com Teresa. Em uma das muitas idas e vindas, ela propõe que eles compartilhem um segredo sobre si, que seria capaz de devastar a vida de quem tivesse o segredo exposto.
E assim a história ganha vida, os dois acabam se separando, mas Pietro não consegue viver em paz, sabendo que seu segredo pode ser revelado a qualquer momento.
Trecho ??

"Teresa insinuou cheia de dedos uma proposta e disse: vamos combinar que eu te conto um segredo horrível meu, que nem a mim mesma nunca tentei dizer, e você me conta um seu equivalente, uma coisa que, se fosse descoberta, te destruiria para sempre. Sorriu como se estivesse me convidando para um jogo, mas lá no fundo me pareceu muito tensa. Logo me senti também ansioso, fiquei assustado, preocupado que ela, aos vinte e três anos, pudesse ter um segredo tão inconfessável. Eu, que estava com trinta e três, tinha um, e se tratava de uma história tão embaraçosa que só de pensar nela eu me ruborizava, baixava os olhos para a ponta dos sapatos, esperando que a perturbação passasse. Demos voltas em torno do assunto, nos perguntando quem confessaria primeiro."

Mirla.Trogillo 28/12/2022

História maravilhosa. Você se prende de tal forma que consegue se concentrar e se apegar a história.

Maria1290 02/01/2023

Fluído, apaixonado, instigante e reflexivo.
Comecei 2023 sendo arrastada, mais uma vez, com maestria, paixão e fluidez, pela literatura italiana.

Esse livro caiu em minhas mãos como indicação para a temática ?insegurança no relacionamento? e mesmo depois de termina-lo, fiquei me perguntando o porquê.

E então, o óbvio: Pietro, o primeiro e mais extenso narrador não-confiável da trama, era tão inseguro a ponto de escrever sobre sua própria história dando protagonismo a Teresa, mulher que, apesar de amá-lo loucamente - como todas as outras - era a única que o desafiava, incomodava.
Com uma referência da cultura pop, a icônica Mariah Carey certamente explicaria a obsessão com ?Finally found a girl that you couldn't impress?.

Outra prova da insegurança do primeiro narrador se faz quando seu único opositor, Franchino, também ganha relevante espaço na história, como, então, uma espécie de tentativa de ser unânime e não desagradar nem sequer um pacato e infeliz professor que se insurgiu contra Pietro.

Os outros dois relatos, contados por Emma e Teresa, são bem menores, mas não por isso menos instigantes, pelo contrário, poderiam ter se demorado ainda mais, tinham muito a contribuir, muitas curiosidades a sanar.

Os segredos, que inclusive deram nome ao livro, não foram revelados e, apesar de achar que ficaria decepcionada com isso, entendi, ao final, a genialidade : uma vez que não são ditos, assume-se que podem ser a respeito de qualquer coisa e, então, a identificação generalizada que isso proporciona - independentemente de quais foram as confissões de Pietro e Teresa, todos nós temos segredos e, partindo disso, podemos (ou não) viver assombrados por eles, deixar-nos guiar pelo medo e influenciar por decisões pretéritas.
Se Starnone tivesse, como o bom português diz, ?dado nome aos bois?, seria mais fácil se esquivar, ?bater no peito? e dizer que teria feito diferente, o que não acontece pois, uma vez que não se sabe, os segredos deles podem ser os mesmos que os seus - daí a cumplicidade para com esses personagens que, como prefiro, não são pintados nem como vilões, nem como bonzinhos, mas de forma real.

?Ainda bem que nós deixamos, a única maneira de continuarmos gostando um do outro.?

Robs 26/04/2024

Tive que re-ouvir o último capítulo
Li a versão em inglês (capa verde e horrorosa).
Spoiler: O segredo não é revelado!
Reli o último capítulo na esperança de saber o segredo... Vai que passou batido, mas daí me percebi no personagem principal, no medo de ter um segredo revelado. E como esse "medo" pode molhar a sua vida e em como as pessoas te vêem ( tudo dentro da sua cabeça).
Gostei, e gostei mais ainda escrevendo aqui sobre o que eu gostei.

Arlete 04/01/2023

Domenico Starnone(1943) italiano, escritor, roteirista, jornalista, descreve de forma brilhante a trajetória de vida, amor, medo, dor e alegria de um docente, ilusório crer que passaremos pela leitura sem nos sentirmos um só com Pietro, suas angústias e incompreensões tão humanas, nada quiméricas, absolutamente palpáveis.

Os segredos que guardamos de nossos momentos mais feios, que moldam parte de nós, mas não nos definem imperiosamente são, infelizmente, um peso que arrastamos e nos impede de voar.

O livro possui três narradores, cada qual com sua verdade mais íntima, e sua visão de mundo muito própria, acreditei em Pietro, acreditei em Emma, acreditei muito em Teresa?

Fabi.Filippo 13/01/2023

Que prazer ter conhecido a escrita de Domenico
Pietro é um professor de matemática que se envolve amorosamente com uma ex aluna , Teresa . Juntos vivem um romance doentio e em certo momento do relacionamento resolvem contar um ao outro algo muito repugnante que já fizeram, algo tão ruim que a revelação deste segredo poderia arruinar suas vidas.
O relacionamento entre os dois termina e um tempo depois Pietro conhece Nádia , também professora e sua colega de trabalho.

Com Nadia , Pietro tem um relacionamento calmo, saudável e com ela se casa e tem filhos.
Um pouco antes do seu casamento e em alguns momentos após se casar , Teresa reaparece e com ela os fantasmas em torno daquela antiga revelação, para total desespero de Pietro.

O livro tal como uma peça de teatro é dividida em três atos . A maior parte correspondente ao primeiro ato é justamente a visão de Pietro , a segunda traz a visão de Emma ( filha de Pietro) e por último a de Teresa.

Dizem que o autor é o suposto marido de Elena Ferrante , e acredito nisso hein , pois o estilo de escrita é muito semelhante.

Domenico dá vida a um Pietro brilhante mas cheio de insegurança.
Pietro descreveu o amor de uma maneira muito singular quando iniciou seu namoro com Nádia, e pontuou as diferenças entre esse amor e àquele que sentiu por Teresa.

Pietro tentou fazer tudo direitinho. Era ético e fiel , porém carregava muitos traumas e dores o que fez com que ele não se achasse merecedor de tanto sucesso e prestígio. Nunca acreditou em seu potencial e não viveu plenamente.

A impressão que eu tive é que ele representou um papel, seus passos meticulosamente milimetrados para dizer o que queriam ouvir. Arquitetados com todo cuidado e tato para não instigar a fera Teresa. Tinha um verdadeiro pavor de ver seu castelo desmoronar com a revelação de seu segredo.

Mas será que Teresa colocou a mesma importância naquele tal segredo ??

Os segundos e terceiros atos são bem curtinhos mas bem fortes na minha opinião e ao terminar mostra exatamente o que eu pensei.

E o que eu pensei e penso de tudo isso ? Penso que existem muitas pessoas que representam papéis para a sociedade e que vivem o tempo inteiras sufocadas e presas dentro da imagem que querem passar aos outros. E que as vezes aqueles que querem impressionar estão pouco se importando com isso.

Coitado de Pietro , que na sua velhice quando sua maior preocupação era curtir os netos, foi novamente assombrado por palavras ditas meio século antes.

Priscila.Freitas 16/01/2023

Um livro muito bom, me lembra muito a escrita de Elena Ferrante. Para que m gosta dos livros da autora, com certeza vai gostar desse. Não existe uma grande trama na história, o livro se parece mais com um drama familiar. Mesmo não tendo grandes reviravoltas, foi uma ótima experiência de leitura.