Segredos Domenico Starnone

Resenhas - Segredos

Juliana Ribeiro 14/07/2020

Segredos
Esse é o segundo livro de Domenico Startone que leio. A leitura é daquelas que não conseguimos parar de ler.
Um casal resolve partilhar um segredo inconfessável, como forma de manterem um laço. No entanto logo depois eles se separam.
A narrativa vai acompanhando a vida do personagem principal, que sempre se sente atormentado, pela possibilidade de ter o seu segredo revelado. Excelente leitura.

Vamos manter nossa vida firme, por favor, é só o que importa.

Portanto não, não, eu não tolerava o erro, não tolerava as consequências do erro, não tolerava ter de me justificar, não tolerava nada que me pusesse diante do fato de que eu não era capaz de ser perfeito, de que o jamais seria.

Comecei a amar você pela gentileza com que me trazia de volta às suas aulas chatíssimas.

Faz-se tanta coisa idiota quando se é jovem. Da juventude não deveria restar nenhum rastro, nem sequer na memória.

Isabela Zamboni | @resenhasalacarte 21/07/2020

Envolvente e misterioso
Vai ser bem difícil falar sobre esse livro sem comentar sobre o final… Porém, se eu contar, perde boa parte do encantamento. Então, vou tentar discutir alguns pontos essenciais que me deixaram completamente fisgada nessa história.

Uma boa parte do livro é narrada pelo protagonista, Pietro, um professor de 33 anos que sempre esteve na “média”, ou seja, foi um homem mediano em todas as suas escolhas de vida. Mas, depois de namorar Teresa, uma ex-aluna dez anos mais jovem, começa a mudar sua percepção de mundo.

Teresa é descrita por Pietro como um furacão: uma mulher jovem, inteligentíssima, que deslumbra qualquer pessoa. Suas conversas são ricas, ela está à frente de seu tempo, sempre chama atenção por onde passa. Não somente por sua aparência física, mas pelo seu jeito felino, cheio de graça, e sua personalidade explosiva.

Pietro e Teresa brigam com frequência, suas personalidades são bem distintas, mas o relacionamento, além de intenso, também é breve. Ambos terminam o namoro após perceberem que nunca seriam um casal feliz. No entanto, um pouco antes de terminarem, resolvem contar um ao outro um segredo horrível, que nunca contariam para mais ninguém. Um daqueles segredos que se qualquer pessoa descobrisse, ambos estariam com as vidas ameaçadas.

Claro que eles não contam esse segredo e nós ficamos esperando o livro inteirinho para descobrir o que é. O que Teresa fez? E Pietro? Por que eles têm tanto medo de compartilhar algo tão íntimo?

Na verdade, a genialidade do livro não está no segredo em si, mas em como as relações de poder se estabelecem. Com o tempo, Pietro deixa de duvidar de suas capacidades e torna-se uma pessoa de notoriedade. Um professor bem-sucedido que escreve artigos sobre educação e lota livrarias. Casa-se com Nadia, uma mulher brilhante, professora de álgebra, mas frustrada por não obter sucesso na área acadêmica.

Teresa muda-se para os Estados Unidos e começa a estudar no MIT, tornando-se uma cientista conhecida e respeitada. Mas, ao longo de toda a história, ela sempre retorna. Não fisicamente, mas sua presença atormenta a vida de Pietro. Conforme acompanhamos as mudanças se instalarem na vida do protagonista — casamento, filhos, sucesso na carreira, novas amizades e até o ingresso na política — Pietro vive angustiado por Teresa apenas existir. Afinal, ela conhece seu segredo mais profundo.

Eles ainda mantém contato por correspondência, mas Teresa sempre acaba sendo irônica, lembrando-o de que somente ela sabe o segredo e pode espalhar aos quatro ventos. Ele, com medo, assustado e receoso, mantém contato o tempo todo, só para ter certeza de que sua confissão permanece apenas na lembrança da ex-namorada.

O final é arrebatador, dá um pouco de raiva, mas a narrativa em si é muito leve, interessante e traz até algumas indagações sob o prisma da Psicologia. O homem que sempre se sentiu alguém mediano, o não-merecedor, agora alcança um sucesso estrondoso. Mas ele não é totalmente livre, pois uma mulher ainda mais imponente manteve-o sob sua rédea. Afinal, será que Teresa teria intenção de manipulá-lo ou só pensamos dessa forma porque o livro é narrado pela perspectiva de Pietro?

{Resenha completa no blog!}

site: https://resenhasalacarte.com.br/resenha/segredos-domenico-starnone/

Thaysa 12/08/2020

Confidência
Pietro, um professor romano de ensino médio, se envolve com Teresa, sua ex-aluna perspicaz e sarcástica. O tempestuoso relacionamento termina após 3 anos com uma troca de confidências e a promessa da manutenção do segredo. Ambos seguem seus rumos. Pietro se casa com Nadia, tem filhos, progride na carreira, descobre talentos ocultos, mas continua questionando a veracidade desse progresso e temendo a revelação do segredo guardado por Teresa. O texto brilhante de Domenico Starnone não é sobre o segredo, mas sobre a confissão. Pietro nos confessa, a cada parágrafo, seus medos, anseios, desejos, dúvidas, êxtases. Segredos revela a identidade do que somos e como lidamos com as relações de confiança.

Maria 14/01/2021

SEGREDOS NUNCA DEVERIAM SER REVELADOS
O que leva alguém a guardar um segredo? Amor? Ódio? Chantagem? Talvez tudo isso, e talvez nada.
Formada por Laços e Assombrações, Domenico Starnone finaliza (por hora) a trilogia sentimental com Segredos.
Em uma relação tempestuosa, o professor Pietro e Teresa, sua ex-aluna, deixam o amor e ódio se revezarem. E, em uma falsa tentativa de salvar a perigosa relação, o casal troca confidencias de seus segredos mais obscuros.
Após o rompimento, Pietro se envolve com Nádia, professora de matemática na mesma escola na qual ele leciona. E como esperado, percebemos os traços de posse, ciúmes e egoísmo por parte de Pietro. Mesmo comportamento que tivera em relação à Teresa, só que com Nádia, frágil e submissa, suas ações não incitam as frequentes brigas do relacionamento anterior.

Para ler a resenha completa acesse:
euseioqueeuleio.com/post/segredos-nunca-deveriam-ser-revelados

site: https://www.euseioqueeuleio.com/post/segredos-nunca-deveriam-ser-revelados

Let Carvalho 31/07/2021

Nao gostei desse livro. Mesmo com uma escrita poderosa, achei os personagens insuportáveis. Acabei o livro por mera curiosidade.

Renata.Mieko 10/04/2023

Comprei o livro por uma promoção em um site.
E que bela surpresa eu tive!!
Um relato muito bom de como uma história de amor pode ter muitas facetas.

Luanrsilva 27/08/2020

Segredos /Domenico Starnone
Falar sobre Segredos e não parar pensar que todos temos segredos de algum momento da vida e besteira.

Segredos vai contar a história de Pietro um professor que em um momento da sua vida tem um relacionamento com uma de suas alunas Teresa, porém um relacionamento de altos e baixos, mais baixos do que altos, depois de confidenciaram os segredos mais obscuros um do outro eles acabam por terminado o relacionamento seguindo suas vidas. O que Pietro não sabia e que esse segredo o prenderia a Teresa por toda sua vida, e durante vários anos mesmo se casando tendo filhos eles se vê ligado a Teresa e a esses segredos. Porém muitas coisas vão acontecer com decorrer do tempo, a família perfeita, novos segredos, o sucesso uma nova história. Pietro depois de anos ainda teme seu segredo que retorna várias e várias vezes para o atormentar, qual segredo que tanto assombra Pietro e o liga tão fortemente a Teresa?

Segredos traz um sinopse maravilhosa que envolve, aquece o coração de leitores trazendo consigo a necessidade de descobrir o Segredo que Pietro um professor tem. Um livro que tem a sinopse boa, um bom desenvolvimento entre os personagens, uma leitura rápida. O autor com certeza soube atiçar a curiosidade dos leitores, em vários momentos ele deu a entender que ele fosse contar o segredo em sua próxima página porém não o fez e isso talvez deixe o leitor meio chateado por ainda não saber e mesmo assim querer ler mais para descobrir os segredo tão obscuro de Pietro. Além do mais o livro terá três momentos, dois deles bem curtos durante o final do livro dando um visão sobre a história e sobre o personagem contadas por duas pessoas que foram presentes na vida de Pietro. Talvez a livro peque por deixar alguns personagens perdidos de lado, trazer uma história de uma personagem machista e parece que a história em si passa um pano nele por isso e mesmo sendo uma história que se passa em década que isso fosse “normal” ficou claro que o personagem se faz de santo pra comer a melhor fatia do bolo e ainda se faz de coitado. Isso me deixou um pouco enfurecido em alguns momentos do livro, porém nada que uma pausa não me tranquiliza-se.

Sobre os livros, comentários, as resenhas e as outras obras de Domenico e retratado que essa é sua melhor obra em comparação às outras, particularmente não posso dizer por não ter lido, porém a leitura desse livro é bem rápida e fluida, se você não gostar de livros em primeira pessoa talvez será um incômodo, porém não deixe essa leitura de lado por ser trazer além de uma história um conteúdo rico em expressões e uma história envolvente.

Arthur B. Senra 15/11/2021

Excelente construção da narrativa, alternando personagens. Domenico traz mais um protagonista com questões existenciais e vaidosas, exibindo as fragilidades masculinas que tentam esconder suas imperfeições.

Pedro HB de Melo 03/02/2022

Da trilogia, este é o melhor!
O livro é muito interessante, a cada capítulo eu ficava mais envolvido em tentar descobrir/imaginar qual era o segredo de cada um. ?

Margallyne 19/10/2021

Gostei de como o autor fala sobre os pensamentos e sentimentos dos personagens no decorrer do tempo.

skuser02844 17/01/2022

Curtinho mas cheio de aprendizados
Não é bem uma resenha.. É só relato da minha experiência.

Gostei muito da leitura desse livro.
Ele me chamou atenção pelo "segredo" mas me manteve atenta a leitura por outros motivos.
Personagens muito bem desenvolvidos e uma trama que nos trás muita identificação.

Sofia 21/10/2021

A gente se apaixona por pessoas que parecem verdadeiras, mas não existem, são uma invenção nossa.
Pietro é um professor de Letras em uma escola pública de Roma. Totalmente apaixonado por sua profissão, ele se vê apaixonado e entregue à uma ex-aluna chamada Teresa. Eles vivem um amor intenso, ardente e por vezes violento. Quando entendem que essa relação não vai mais dar certo, os dois se propõem a compartilhar um segredo com o outro, um segredo muito obscuro que o outro precisará guardar para sempre.

Quando eles terminam a relação, Teresa sai do país e Pietro se casa com a também professora Nadia e com ela começa a ter uma vida. Muito engajado nas causas escolares, ele começa a publicar artigos e livros que o tornará um professor muito reconhecido e também criticado por seus métodos. Enquanto isso, Nadia tenta virar professora universitária sem sucesso e se encarrega da criação dos 3 filhos com o marido.

Uma história sobre amor, segredos e ambições, nesse livro vamos ver nosso personagem sempre assombrado pelo segredo compartilhado do passado e, ao mesmo tempo, colecionando novos segredos na vida atual. Enquanto isso, se esforça para ser o melhor que pode para a mulher que ama e seus filhos.

A escrita de Domenico é tão sensível e poética que te envolve na leitura que, aos poucos, você se sente parte daquele cenário e de tudo que acontece. Torce, chora e, ao mesmo tempo, reconhece o quanto são humanos os personagens retratados pelo autor, cheios de acertos, erros, qualidades e defeitos. Amei essa leitura e não vejo a hora de conhecer mais do autor. Comecei a mergulhar na literatura italiana com o pé direito.
Ana Sá 21/10/2021minha estante
Ahh, vou ler ano que vem! Adorei a resenha, matou minha curiosidade!

Rafael Mussolini 17/11/2020

Segredos
"Segredos" de Domenico Starnone (Editora Todavia, 2020) é um romance italiano de uma beleza arrebatadora. Acompanhamos as histórias e reflexões amorosas, familiares e intelectuais de Pietro a partir dos anos 70. Ele é um professor que trabalha na periferia de Roma e possui opiniões polêmicas sobre o sistema educacional italiano. O educador está sempre fazendo provocações sobre a dificuldade da escola lidar com as diferenças, com a desigualdade social, com a integração das mudanças sociais se enquadrando em um formato que pretende tratar todos como iguais, mas não o consegue, pelo fato que é reconhecendo as especificidades de cada pessoa que a educação pode ser verdadeiramente formadora.

"Se o senhor tem muitos privilégios naturais e sociais, enquanto eu não tenho nenhum, como a escola faz para educar da melhor forma tanto o senhor quanto a mim se nos trata como se fôssemos iguais?"

Para além das discussões sobre a educação italiana, que olhando para a nossa parece existir uma certa universalização de alguns problemas, a história irá girar também em torno de dois segredos que a gente fica curioso para saber quais são pelas circunstâncias que eles surgem. Domenico Starnone fez algo interessante que foi dividir o livro em três partes, entregando a narração a três personagens diferentes. Quando conhecemos três perspectivas os fatos ganham um sabor ainda melhor e nos mostra que nenhum narrador é confiável, nem mesmo quando se trata da própria história. Somos seres narrativos, mas utilizamos dos silêncios e dos segredos sempre que convém.

Quando começamos a história sabemos que o professor Pietro tem um relacionamento conturbado com uma jovem chamada Teresa. Pietro fora professor de Teresa na mesma escola que ainda leciona, então a forma como os amantes convivem e conversam muitas vezes se confundem. Em alguns momentos, vemos nitidamente dois amantes numa relação tórrida para depois perceber algumas nuances de uma relação que ainda é de aprendiz e mestre. Teresa foi uma das alunas "desinteressadas" de Pietro que fora conquistada com o tempo por um professor que acredita em uma pedagogia desconectada da repressão e da repreensão. "Sempre senti a chamada à ordem como um brutal empurrão nas costas, de modo que não submeto ninguém a empurrões."

Como educador, Pietro se coloca numa posição responsável, mas também muito difícil de tentar todos os instrumentos e estratégias para que o ensino funcione da maneira que acredita e projeta. Teresa parece repetir o papel da aluna no relacionamento amoroso, uma vez que não perde a oportunidade de provocar reações em Pietro e o consegue por também ter uma mente brilhante. É logo após uma das constantes discussões entre os dois que a ideia de um pacto surge.

"Teresa insinuou cheia de dedos uma proposta e disse: vamos combinar que eu te conto um segredo horrível meu, que nem a mim mesma nunca tentei dizer, e você me conta um seu equivalente, uma coisa que, se fosse descoberta, te destruiria para sempre."

Após cada um contar seu grande segredo, prometem nunca revelar a ninguém e nunca se separarem. Acontece que apenas alguns dias depois o relacionamento chega ao fim. O término acontece de forma amigável, mas o que inicialmente surge como uma ideia de conexão e confiança, se torna motivo de medo, principalmente para o professor. Teresa possui o maior segredo de Pietro e Pietro o maior segredo de Teresa, ambos com poder de destruir suas reputações. Com o tempo cada um segue seu rumo na vida, mas ocasionalmente a vida os reconecta e não sabemos se o que os atrai é o segredo ou a marca deixada por um amor intenso.

Não diria que o livro é sobre Educação, mas é sobre isso também. Como cada leitor se conecta com os temas que vão de encontro às suas próprias vivências, em "Segredos" é possível acessar uma infinidade de questões e sem dúvida os diálogos sobre educação e escola foram os que mais me moveram na obra. O tema não aparece como um discurso didático, mas como uma reflexão sobre a escola e sua dificuldade em largar ou remodelar processos tradicionais. A educação aparece exaltada como profissão na figura de professores, pensadores e intelectuais e se insere na história como o motor que move a vida das personagens.

Inicialmente, Pietro é um homem que apesar de amar sua profissão não conseguia se convencer de que poderia escrever sobre as teorias educacionais que acreditava. Ele olhava para sua produção e enxergava "frases minhas tão eficazes que tive a impressão de nunca as ter escrito." Com o término do relacionamento ele acaba se debruçando sobre a escrita de um artigo que acaba tomando proporções que ele não imaginava, tanto positivas como negativas. Pietro desconstrói a ideia que temos de escola para poder reconstruir. Na narrativa, Domenico transforma a escola em um lugar passível a ser visitado. Quando olhamos para a escola como um lugar conseguimos olhar para as teias de aranha, para as rachaduras nas paredes, para as goteiras, para a pintura que precisa ser trocada.

Assim como não abre mão das dúvidas sobre a atuação da escola e eficácia do sistema empregado, Pietro também abre brechas para questionar sua própria atuação. Ele trabalha sobre a máxima de não permitir que ele mesmo faça aos seus alunos o mal que alguns professores fizeram a ele. Essa parte da obra me fez lembrar de uma experiência pessoal na universidade, onde estávamos fazendo avaliação da disciplina de um professor inspirador e quando questionado sobre a qualidade de suas aulas ele disse que procurava preparar a aula que ele gostaria de ter se estivesse ali, naquele momento, na posição de aluno. Foi algo que nunca mais esqueci.

"Nós, professores, nos tornamos prisioneiros da escola aos seis anos e nunca mais fomos libertados. Não permitam que o poder os instrua, aprendam vocês mesmos a instruí-lo. Uma boa instrução cria comunidade, não compadrio. Não se trata de instruir bem os poucos afortunados, mas de instruir muito bem os tantos desafortunados. Aprende-se mais do estranho que da própria corriola."

"Segredos" inicia com um texto que é quase impossível não embarcar na leitura e tem um dos finais mais instigantes dos livros mais recentes que li. É uma leitura que fica habitando a gente mesmo depois da última página e que nos leva a reflexões diversas sobre educação, escola, reputação, formação, silêncios, segredos e a descoberta de quem realmente somos. As angústias de Pietro se tornam nossas angústias, pois assim como ele, de uma forma ou de outra, estamos nessa busca incessante de saber quem somos, o que queremos e de que forma podemos dar vazão a melhor versão de nós mesmos.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2020/11/segredos-de-domenico-starnone.html

Lusia.Nicolino 17/09/2020

Do que é capaz para criar um laço sem ser assombrado?
Starnone já escreveu Laços e já escreveu Assombrações. Mas agora resolveu não nos contar seus segredos e sim nos deixar participar da história de Pietro e Teresa. Onde começa e como termina. Termina?
Na Itália dos anos 70 vamos encontrar o professor da escola de periferia que encanta e enfurece e que desperta paixões. Como aconteceu com Teresa que, durante três anos, guardou sua paixão até que a condição de ex-aluna a transformasse em amante.
O professor quase apagado, de artigo em artigo chega a publicar livros sobre o estado da educação pública italiana enquanto a vida vai se desenrolando: ele se casa, tem filhos, brilha aqui e ali.
Narrado em primeira pessoa, separado em três relatos diferentes, é um livro curto, mas que nos permite refletir sobre o peso que damos às nossas vivências, como lidamos com o dito e o não dito, o que pode e o que não deve ser revelado. Tudo pode cair no esquecimento e o silêncio pode ser mais claro do que uma carta de muitas páginas.

site: https://www.facebook.com/lunicolinole