Se a casa 8 falasse

Resenhas - Se a casa 8 falasse

Ayshinhaa 01/10/2022

Se a Casa 8 Falasse
4,8/5

Talvez seja bom dizer aqui desde o início que sou cadela de Vitor Martins... Sim, eu tenho uma pré tendência a gostar de tudo que ele escreve, logo não foi diferente com SC8F. (Parece uma senha)
A história transita em 3 personagens diferentes, que se passam em 3 décadas diferentes, ou seja, Ana em 2000, Greg 2010 e Beto em 2020. Por si só isso ja é bem legal, e sempre que você esta no ápice do capítulo, ele acaba e transiciona para o próximo personagem.
Acho que é óbvio, mas quem narra nossas histórias é a Casa 8, Oito para os íntimos. Em grande parte da história, funciona muito bem, ela é uma casa muito engraçada e nada imparcial, então é divertido. Mas sempre que os personagens saeem da casa, nós não sabemos o que esta acontecendo com eles, eu sei que essa é a intenção, mas me deixou extremamente agoniada (por isso os 0,2).
Ana é fofa, da pra ver as inseguranças dela, os pensamentos de uma jovem de 17 anos em pleno 2000, o pai dela também é sensacional. Greg foi o meu favorito, ele é engraçado e bobinho, o Keanu (dog) também ajudou uns pontinhos, além do Tiago ser o melhor de todos, e claro Cararina, eu venero aquela mulher. Beto, ele é sensível, ver as questões dele dentro da pandemia, agora que já saímos dela (de certa forma), eu só lia e pensava "vai ficar tudo bem", fiquei tristinha pelo Nick, por que não tivemos uma conclusão, mas tudo bem.
No fim, são boas histórias, bons personagens, a ideia da casa ser narradora é simplesmente das melhores. Eu gostei de verdade e da pra se identificar de muitas formas com esse livro!

elliecg 12/12/2021

Que livro mais fofo! Não aceito a casa falar que não é uma história de amor, pois história de família é de amor sim!
Há plots que eu gostei mais do que outros (Greg vc é o maioral, saiba disso), porem quando deram sinais lá em 2010 sobre uma atleta já captei e fiquei muito feliz por darem sinais do plot da Ana, e depois em 2020 sobre o plot do Greg. O interessante é que ambas as referências eram sobre o namorada/namorado deles e não propriamente eles.
Achei tão fofa o email do Greg pro Beto e como isso se resultou no capítulo final deles voltando para ver a casa.
Ai que livro mais lindo, o Vitor é um achado tão grande pra mim na literatura.

Sthellxs0 12/10/2021

se a casa 8 falasse
AAAAAAAAAAAAAAAA

Nesse livro nos (e a casa 8) vamos ver as histórias da:
Ana, que vive em 1999 e esta indo para 2000. Ela vive com seu pai. Na virada do ano seu pai diz a ela que ela (e ele obv) vai ter de se mudar para o rio de janeiro. Mas ela não é muito fã dessa ideia, já que teria de deixar a casa e sua namorada para trás.
O Greg, que vive em 2010 mora em São Paulo e seus pais mandam ele passar uns dias na casa da sua tia, Catarina, enquanto eles resolvem umas coisas (não diz que eu te contei, mas é sobre divórcio). Quando ele chega na casa da sua tia, ele finalmente se sente em paz.
O Beto, que vive em 2020 no (inferno) meio do covid. Ele vive com a sua mãe, que é piscicologa, e com a sua irmã (que chegou do nada kkkkk). Beto, ama fotografar e sempre posta suas fotos no tt e com isso faz amigos virtuais. Um deles é o nicolas, que o Beto gosta. Mas nunca falou nada kkkkk

Agora para as minhas opiniões.
Esse é um livro do Vitor martins, oque literalmente significa "eu não consigo ser ruim".
Então é claro que esse é um livro absurdamente bom!!

É claro que a gente tem historias favoritas (a minha é a do Greg). Mas todas são muito bem contadas e sempre muito gostosas de ler. Juro por deus que do nada eu tinha acabado de ler.

Cada personagem é tã bem desenvolvido q eu nem sei oque falar kkkkk.
SERIO LEIAM, É PERFEITO.
aaaa e feliz dia das crianças.

12/outubro

Raissa.Paes 11/03/2022

Nossa casa é a gente
Como o próprio autor diz esse é um livro onde não tem vilão, é um livro em que as pessoas apenas conversam, e, talvez por isso a leitura seja tão gostosa e leve.
O livro conta a história de três pessoas, Ana (2000), Greg (2010) e Beto (2020) que moraram na mesma casa, a casa 8 da rua Girassol. Quando o autor fez as histórias se cruzarem ao longo do livro me causou um misto de sentimentos (todos bons), deixou o livro mais encantador.

Ronan 16/12/2022

1/3 do livro é legal, o resto é bem chato
Só achei a história do Greg interessante, as outras duas são beeeem arrastadas.
A parte da casa ser a narradora foi um ponto positivo também...

Slyntherinn0t 08/10/2021

Vitor Martins não escreve livro ruim
Fui com a expectativa lá em CIMA e o Vitor supriu todas elas. Amei demais essa forma nova de contar as histórias, me apeguei a TODOS os personagens não consegui largar o livro por um minuto se quer tanto q terminei ele em 3 dias e assim nem preciso dizer que sou totalmente cadelinha pelo Vitor Martins leria até a lista de compras dele, o jeito que ele escreve de uma maneira totalmente fluída e que torna totalmente impossível você não se apegar pelos personagens assim sem palavras sabe eu amo e necessito de todos os livros dele na minha estante para ficar olhando e admirando a perfeição que é os livros dele.

Cynara.Maira 16/12/2021

Achei esse livro legal, mas acho que pra mim a questão de ser 3 histórias diferentes me deu uma sensação de que ele não fechou muita coisa. A história de 2010 definitivamente é a mais com a cara do Vitor (o que fez dela minha favorita kkk) mas ainda sim acho que faltou um pouco mais. Mesmo assim foi uma leitura legal principalmente pensando no contexto de pandemia que foi criado, nossa casa é a gente é uma ótima coisa a se pensar.

maria 27/11/2021

Nossa casa é a gente
É um livro super tocante e divertido na minha opinião e eu AMEI todos os personagens e me identifiquei bastante com algumas situações.
No final quando as histórias foram se conectando foi incrível, melhor parte da história!!!
Eu torci bastante para os casais da história ficarem juntos e felizmente o final não ficou aberto e esclareceu o que aconteceu :))
Mais um livro incrível do Vitor Martins que mora no meu coração.

Cami 30/11/2021

Eu te AMO VITOR MARTINS EU TE AMO!

Eu amei tanto esse livro e mesmo este sendo o terceiro livro que leio do autor, eu acho incrível como ele ainda consegue me fazer sentir tão "vista".

São personagens completamente diferentes de mim mas que ao mesmo tempo encontro muitas coisas nas quais me identifico.

Eu criei um carinho tão grandioso pela casa que sinto que eu mesma morei lá. Consigo imaginar a garagem, as paredes, o teto... tudo. E que casa simpática, a minha com certeza falaria horrores de mim.

E EXISTE COISA MELHOR DO QUE UM CACHORRO CHAMADO KEANU REEVES?
roberta 30/11/2021minha estante
ESSE LIVRO É TUDO DE BOM

lilice 20/05/2023

Eu amo livros livros nacionais, tipo mto mesmo, e acho que nenhum outro livro, mesmo brasileiro, me fez sentir tão identificada sabe? com todo o cenário em 2020 fica muito surpreendente pensar que tudo isso é ficção, quando na verdade podia ser a história de qualquer um.

Além da sensação de pertencimento, essa também é uma história para chorar, porque, sério, como é possível alguém saber que vai ter que terminar um relacionamento de longa data só por causa de uma mudança? mto injusto mn

Apesar de todas as histórias tristes, também tem histórias felizes quando alguém finalmente dá seu primeiro com um alguém especial

Gabriela 12/10/2022

Se a Casa 8 Falasse
Minha primeira vez lendo um livro do Vitor Martins e sendo sincera acabou sendo uma experiência ainda melhor do que eu esperava!

Sempre vi muita gente falando bem dos livros e da escrita dele, então já estava esperando encontrar um livro muito bom, o que eu não esperava era esse clima de... acolhimento!
O tempo inteiro senti aquele coração quentinho e a sensação de saber que eu não tô sozinha com meus sentimentos nesse mundo.

Eu A M E I o fato do livro ser narrado pela casa!! O autor soube trabalhar esse narrador onisciente MUITO bem, com um senso de humor que faz muito o meu tipo KKKKKK dei muitas risadinhas no decorrer da leitura.

Os personagens são realmente bem cativantes! Alguns núcleos me conquistaram mais do que outros (Ana e Celso, meu coração é de vocês!) mas gostei de todos.
Fiquei apaixonada também pelo jeito que no final todas as histórias se interligam ?.

O epílogo do livro foi tudo na minha carreira! Keanu Reeves (o cachorro) é meu amor todinho e a narração foi incrível!

Em suma, gostei demais do livro. São aquelas historinhas "slice of life" (recortes da vida) que são meus xodós. Me deixou com ainda mais vontade de ler os livros do Vitor!

Rodolfo_Domingos 16/10/2021

O poder da nostalgia
Há alguns anos eu li dois livros que me marcaram. "Enclausurado" (narrado por um feto) e "Aqui" (graphic novel que conta o que aconteceu no mesmo lugar por milhares de anos).

Foi dessa sensação que me lembrei quando vi que "Se A Casa 8 Falasse" é narrado por uma casa.

O mais legal de um narrador não humano é que você tem limitações que fazem com que a narração de algumas cenas precise seguir caminhos não tão óbvios. Nesse sentido, o Vitor faz um ótimo trabalho.

Mas esse livro não é sobre a técnica, é um livro de coração. Ele, sem dúvida, desperta em nós as diferentes faces da nostalgia.

Eu gosto muito da coisa de ficar preenchendo os anos entre as histórias com a mistura das minhas próprias referências de vida com as aspirações de cada personagem.

Apesar disso, eu só sinto que às vezes o livro passa do ponto entre os diálogos bregas propositais e o brega de verdade.

O ponto de vista da casa às vezes cai na repetição de conceito e, depois de alguns capítulos, a narrativa do inanimado não tem mais muito a oferecer de novidade.

Em resumo: recomendadíssimo!

Pâmela 23/01/2022

Primeiro favoritado do ano e não surpreende ninguém. Vitor Martins eu te amo demais, que história incrível, esse livro mexeu muito comigo, em vários momentos me peguei com um sorriso bobo no rosto conhecendo a vida de cada personagem, e o final me emocionou muito e deixou o ensinamento de que a sensação de lar não vem de um lugar, mas sim de dentro

Gelequeira 09/01/2022

Senta que lá vem resenhão
Talvez uma das resenhas mais difíceis que eu vou fazer porque a minha opinião é não sei.
Vamos do começo:
?Se a casa 8 falasse? é uma história sobre moradores que moraram nessa casa 8, mas o ponto interessante é que quem conta essa história, é a própria casa.
Assim, minha principal questão é que eu achei a história hiper cansativa, talvez pelos capítulos enormes (média de 20 pags por capítulo).
E poucas foram as partes que eu me entretive com a história e quis ler mais. Não foi fluido sabe?
Definitivamente as melhores partes para mim eram os comentários que a casa fazia e eu queria maaaais, p mim foi pouco.
Em alguns momentos eu percebia que as personagens secundárias brilhavam muito mais que os principais, não sei explicar, as vezes eu me conectei mais com elas.
Cada personagem vem de uma década diferente, Ana (2000) Greg (2010) e Beto (2020), a parte do Beto, pelo menos para mim, foi mais delicada, eu real não estava preparada para ler algo sobre a pandemia e as partes que ele e a família mencionavam sobre, era bem difícil de ler, mas infelizmente era bem real.
Eu considero um livro que serve para refletir, você se identifica com certas situações e reflete.
Não diria que é um livro pesado, vamos dizer que é categoria meio médio da ufc.
No geral é isso, talvez se o livro desse uma bela enxugada e os capítulos fossem menores, p mim seria um livrão nacional, mas essas questões atrapalham bastante a leitura.
Apoiem escritores nacionais?

lena ! 27/12/2022

personagens mt fofos
li esse bem rapidinho, a escrita é dinâmica e me deixou bem interessada nos personagens. fiquei surpresa que gostei de todos e a narração é ótima, com a mudança de décadas dá pra notar mts diferencas e semelhancas nos moradores. o vitor martins é um autor que eu gosto mt, e por mais que tenha gostado bemm mais dos outros livros dele, esse tmb é bem gostosinho e eu achei uma leitura divertida. quatro estrelas, mt fofo.