Se a casa 8 falasse

Se a casa 8 falasse Vitor Martins

Resenhas - Se a casa 8 falasse

Manuela222 31/03/2024

"Eu sou uma casa"
Quando comecei a ler esse livro eu não coloquei muita fé, achei a ideia bem original. ( Sério, quem pensa em ter uma casa como narradora?!?). Mas essa história conseguiu me prender e me fazer rir e chorar, várias vezes.
Só pra evitar incoerências, eu disse história mas esse livro possui três histórias. A da Ana, do Greg e do Beto. Todas igualmente especiais.
É um livro bem querido que tem suas falhas mas é um docinho de livro que me ganhou.

Mari Noguti 29/03/2024

Gostoso de ler
Sabia que uma casa pode contar uma história?

Pois é, é assim que acontece com a casa 8 da Rua Girassol, engraçada, afiada e super deliciosa de saber o que ela sabe desses moradores.

É sobre uma casa onde seus moradores vivem com 3 décadas diferentes.

Despedidas, descobertas, frustrações e esperança.

Quem procura um livro leve e que está de ressaca literária, esse livro é pra você!!

Meu primeiro contato com o Vitor Martins, fiquei com mais vontade de conhecer outros livros dele.

Kamilla90 28/03/2024

Se a Casa 8 Falasse
QUE LIVRO LINDINHO?
Achei ele extremamente fofinho, amei o humor da casa KKKKKKKK e amei principalmente as histórias dos moradores da casa e como todos ele são gays mas em anos e situações diferentes e como as histórias deles se conectam. Eu senti um mix de emoções lendo esse livro, uma gracinha, muito bom, amei tudo nesse livro.

Fireheart 28/03/2024

Não é muito meu estilo de livro,mas é interessante,esperava uma outra proposta, mas foi significativo.
tem uma certa dinâmica pelas narrações diferentes e linguagem fácil e tranquila, só a história não tem a parte emocionante q geralmente pede e essa casa atrai gays,pq só morou gay lá KKKKKK
acho inclusive que poderia ter tido uma abordagem talvez mais crítica,no sentido de trazer preconceito e a dificuldade da família aceitar e coisas assim,mas acho q a intenção era ser leve mesmo.
gostei?

Vinic0nst1 28/03/2024

Resenha: Se A Casa 8 Falasse
?Se A Casa 8 Falasse? é um livro nacional que por mais que diga muitas vezes que não é sobre romance, é sim.
A divisão de capítulos com épocas diferentes não me agradou muito, porque quando a história parecia estar tomando um rumo legal e se tornando interessante acabava e ia pra outra, e isso foi frustrante.
As duas primeiras histórias são verdadeiramente boas, principalmente a segunda, e eu super leria um livro sobre elas, porém a terceira e última parte parece estragar tudo. Eu achei a terceira parte muito ruim mesmo! Acho que foi por ser uma história que se passa na pandemia e com um protagonista muito emocionado e chato. Por mim poderiam tirar a última parte e esse livro ganharia até mais estrelas, por eu achar muito ruim mesmo e totalmente desinteressante.
É um livro bem mediano e que em vários momentos tem uma leitura cansativa, mas ele tem sua parte boa que é bem boa, e também tem sua parte ruim, que é verdadeiramente ruim!

SeuEdu 27/03/2024

?Nossa casa é a gente!?
O meu livro favorito!
Sou completamente cadelinha pela escrita do Vitor Martins e esse livro onde é todo narrado por uma casa! Não tinha como ser melhor?
O livro inteiro me deu um conforto inexplicável, me deu uma segurança tão forte e me deixou com o coração quentinho em diversas partes
Não tem como não se apaixonar por todos os personagens, todos são bem desenvolvidos e tem várias evoluções impactantes que só mostra o porquê de eu ter esse livro como favorito
Poderia falar por horas sobre esse livro, mas aqui tem limite de palavras :(
Então só vou deixar os meus sinceros: Se você está com vontade de se aprofundar em uma história e se apaixonar de verdade por um livro, leia ?Se a casa 8 falasse?, você não vai se arrepender e isso é uma promessa!
?Aquele seu cd ainda está comigo?
?Pode ficar com ele o tempo que precisar?

OliverCN 27/03/2024

A narração é uma graça, mas alguns personagens e histórias são melhores que os outros, tipo o Beto, que eu achei bem chatinho. Mas eu vou falar um a um:

Ana: amei todos os personagens dessa história, e me emocionei um pouquinho.
Greg: FOFOS. Foi o casal q eu mais gostei, além do Keanu Reaves que roubava toda cena.
Beto: como já falado ele é chato. Por a história se passar na pandemia me trouxe uma ansiedade por lembrar daquela época, o que acabou influenciando pra eu não gostar tanto da história dele.
E dei três estrelas porque não achei a história muito marcante, mesmo gostando de muitas coisas.

haseulwon 26/03/2024

Honestamente eu ainda me impressiono com a escrita do Vitor Martins. A escrita dele é tão fluída, tão marcante, faz você se prender muito nas suas histórias. As 3 histórias que se tem nesse livro são incríveis (e com final feliz, algo que eu amo muito). Não gosto de escrever resenhas muito grandes e apenas dar meus comentários sobre e poupar de spoilers, mas saibam que eu amei esse livro, cheguei a chorar enquanto lia durante uma parte da história e poucos livros conseguiram me deixar assim. Não é atoa que o Vitor Martins é meu autor nacional favorito. Enfim, recomendo muito a leitura e vocês com certeza irão se apegar aos personagens dessa história, inclusive a protagonista, a querida casa 8.

lia 20/03/2024

Nossa casa é a gente
A conexão inexplicável que sinto com os livros do vitor martins se tornou presente novamente com "se a casa 8 falasse". uma leitura leve, descontraida e prazerosa. quero dar destaque para as ligações entre os personagens mesmo com o pulo temporal completamente contrário e as personalidades marcantes de cada um. a casa 8 é profunda e cheia de expressão, e nunca imaginei que amaria tanto ler uma casa literalmente falando. emocionante, belo e cativante. posso dizer com a maior sinceridade do mundo que esse é o melhor livro do vitor. me trouxe de volta o prazer da leitura depois de 2 anos sem conseguir ler um livro completo, e estou muito feliz em ter tido a linda experiência que é ler esse livro.

Alline 19/03/2024

Amor e ódio
Eu amo a escrita leve e fluida do Vitor Martins... Amei seus outros livros e é o tipo de leitura que, ainda que tenha personagens cheias de conflitos (como todo ser humano), não me enchem a cabeça e consigo relaxar. No entanto, não engatei nessa:
amei a perspectiva da casa, que é uma narradora onisciente, até que virem a esquina; a história se passar em tempos diferentes; encontrei na Catarina uma versão minha... Mas mesmo assim, a leitura foi lenta, com pausas demoraaadas.
Alguns detalhes me incomodaram mais do que gostaria: Greg e Beto são praticamente a mesma pessoa, gente (e são muito parecidos com o Felipe, de "Quinze dias" - até as mães achei parecidas demais uma com a outra).
A proposta do livro, tendo em vista o cenário mundial no qual foi concebida, é fantástica e eu queria ter amado, mas não amei. Acho que criei expectativas muito altas.
Resumindo: fiquei feliz por ter terminado. #pas

jubs 19/03/2024

Gostei muito do livro em geral mas vou comentar de cada história em específico

ana: amei, triste, me fez chorar, faz total sentido achei incrível mesmo e a ana muito identificável

greg: muito fofaaaa amei ele surtando e ajudando na locadora (e p deixar registrado eu fazia a vida da locadora do meu bairro em 2010 então fiquei sentida c a históriakkkkk)

beto: menino chato, toda vez q chegava no capítulo dele eu largava o livro kkkkk

as histórias se interligam sutilmente o que eu sinceramente amei, unico ponto negativo foi o beto mesmo

Raissa389 19/03/2024

A verdadeira casa são as pessoas ?
Uma linda história de encontro, reencontros,amores e um lindo cachorro de três patas?.Se a casa 8 falasse é uma história linda e emocionante que envolve o leitor no universo particular de Lagoa Pequena,uma cidadezinha no interior de São Paulo ,o livro de passa em três períodos diferentes mas com um ponto em comum:a casa 8.

Sofia 16/03/2024

Se a casa 8 falasse
Eu não tava gostando muito pq mais p meio do livro nada acontece e tava bem entediante
Mas agr mais pro final o livro fica tão fofo, me deu uma vontade de correr até a casa em que eu cresci, mas me ajudou a repensar e encarar minha nova casa como um lar.
Não só me entreteve, mas me deixou uma lição q vou levar p vida e para todas as casas q eu morar na vida

lilith38 14/03/2024

Que escrita maravilhosa!!! Eu demorei tanto pra começar a ler esse livro e agora eu só queria ter lido antes, meu primeiro livro de muitos do Vitor Martins. Amei conhecer um pouquinho da casa 8 e de seus moradores encantadores ?

Sophia.Slapelis 12/03/2024

Eu amei a casa 8!!
Não costumo ler livros do tipo "mas não vai acontecer nada? Essas pessoas só vão conversar?" MAS EU AMEI!! A proposta da casa como narradora me fisgou na hora que eu bati o olho na capa, e não me arrependi nem um pouco de dedicar meus trajetos de trem diários pra ler.
Me envolvi muito na história dos personagens e acho que nenhum livro me ameaçou com lágrimas tantas vezes quanto esse. "Se a casa 8 falasse" conquistou um pedaço enorme no meu coração