Eu, Lixeiro

Eu, Lixeiro Derf Backderf

Resenhas - Eu, Lixeiro

Mama 22/02/2023

Informações incômodas e relevantes para o futuro
O livro gira em torno do lixo, dos lixeiros e da destinação que é dada aos materiais que descartamos. É angustiante ver que é um problema que só cresce e ainda não tem uma solução 100% eficaz. Livro interessante!

Rodrigo 08/02/2023

Quadrinho obrigatório para todas as pessoas
Olha, pensei que seria só um quadrinho qualquer sobre lixeiros, mas a verdade é que isso aqui é uma aula social. Todas as pessoas deveriam ler esse quadrinho para entender um pouco mais sobre o nosso lixo e qual o destino dele depois que o jogamos fora. Sempre admirei essa profissão e após essa história, isso só se intensificou, além de que a partir de agora me torno muito mais consciente sobre o que fazer com todos os meus descartes. Uma leitura enriquecedora e com certeza vale super a pena. É divertido, engraçado, sério em determinados momentos e acima de tudo, educativo. Recomendadissimo!

Obs.: Achei infeliz a escolha da editora em colocar sotaque paulista nos protagonistas, é cansativo e me tirou da obra diversas vezes ter que ficar lendo "meu" em todo início e fim de frase, fora as gírias paulistas que sinceramente, são bem chatas de engolir. Quem puder, leia a versão original em inglês, acho que a experiência vai ser mais interessante.

dro-nunes27 19/01/2023

Eu Lixeiro
Tenho em mãos mais um belo quadrinho de Derf Backderf, quadrinho esse que mostra a realidade de três jovens que percorrem uma cidade do interior de Ohio pendurados num caminhão de lixo, retirando pilhas e mais pilhas de lixo.

De forma didática e baseada em uma experiência pessoal que o autor teve ao trabalhar como lixeiro por cerca de dois anos, o quadrinho aborda a desafiadora rotina dos lixeiros. Um relato sincero e preciso relatando as difíceis e exaustivas situações em que esses profissionais tem que enfrentar.

Eu, Lixeiro é uma visão necessária e curiosa de como funciona o processo de coleta de lixo, e de como a humanidade produz tanto lixo. Mas isso não é tudo, o quadrinho entrega personagens carismáticos com personalidades distintas que se envolvem em algumas situações bizarras e por algumas vezes até engraçadas.

A arte de Derf Backderf é bem caricata e expressiva, conduz a história como se o leitor estivesse vendo um ótimo documentário. Eu, Lixeiro é uma leitura que pode proporcionar uma mudança de olhar sobre todo o lixo em que produzimos, além de uma boa reflexão.

Michel.Stefanini 13/01/2023

As aventuras de J.B
Me diverti muito com essa graphic novel, pois ela de uma forma bem cômica consegue passar alegria na história, e ainda ensinar o quanto de lixo que acumulamos por dia, para onde vai? Que impacto que isso causa ao meio ambiente? Conseguimos enxergar um pouco o quanto o lixeiro sofre com o descuido das pessoas.

Muito bem desenhado!
Edição caprichada!

Super recomendo!!

Bea Albuquerque 24/12/2022

Que hq engraçada, nunca achei que um tema tão simples como o lixo, se tornaria uma história tão interessante. Para quem nunca teve contato com essa área, é incrível saber como tudo funciona. E pararmos pra pensar o quanto nós produzimos lixo.

soursnk0 10/12/2022

Eu sinceramente gostei do livro, não era nada do que eu esperava, comprei sem saber de nada, mas gostei, é um livro interessante que aborda um tema pouco falado de uma maneira leve e dinâmica, não é o tipo de livro que eu recomendaria a alguém, mas é o tipo de livro que se você quiser ler, vai te acrescentar bastante.

Gabriel1610 09/12/2022

Bom, mas tenho ressalvas
É um tema muito interessante contado dentro de uma história simples, com algumas situações inusitadas para quem não teve contato com a área, mas que um lixeiro passa hodiernamente, porém, alguns pontos no livro me incomodaram.

Primeiramente, eu acho que seria mais proveitoso se fosse para todas as idades, pois, o livro é basicamente sobre conscientização. Não só conta sobre todos os resíduos que produzimos, mas como é insustentável, não importando o que fazemos com eles, e que a única forma de resolver isso é produzindo menos lixo.

Entretanto, para deixar o livro com uma história mais descontraída e não somente um livro de dados, ele possui um certo humor que é extremamente boca suja, de forma exagerada que fica além de um humor forçado em partes, o deixa impróprio para certas idades. Claro que não posso falar que é ruim por isso, já que a intenção não foi de ser para todo mundo como poderia ter sido, mas posso tirar nota pelo humor forçado à base de palavrão sim, porque ficou muito exagerado.

Outro ponto negativo é que apesar de que a história segue mostrando apenas as quatro estações e como é o dia a dia do lixeiro nessas estações, ela tem partes que seguem um rumo, como o relacionamento dos colegas e algumas pessoas da cidade, porém, esse pedaço que não é o principal fica muito insatisfatório. Um exemplo sem spoiler direto é que do nada um personagem dá um calote no outro e some, sem mostrar o que aconteceu com ele. Foi a parte da história fora do dia a dia das estações mais interessante e terminou sem mostrar no que deu.

Sem querer ser muito chato, mas já sendo. O livro tem referência de dados confiáveis e mostra de onde tiraram os dados, mas teve um erro que foi dizer que o isopor nunca degrada, e ele degrada sim, só que demora horrores, mas degrada.

Finalizando, a HQ é bem interessante, mas não vale o preço cheio. Não é algo que deveria ser premium capa dura e tal, mas vale um certo preço pela edição que é linda. A história não é obra de arte mas diverte ao mesmo tempo que informa.

Ana - @leituraanormal 13/11/2022

Ensino sobre o lixo
O livro não é nada do que eu esperava.
O primeiro livro que eu li do Derf foi: Meu amigo Dahmer. Eu amei esse primeiro dele, foi incrível e acho que eu esperava algo parecido.

Eu, Lixeiro não foi o que eu esperava, mas foi uma leitura boa. Eu basicamente recebi uma aula sobre o Lixo e tudo que acontece envolvendo o Lixo. O livro é bem...explicito. Eu digo isso porque tem vários palavrões e palavras mais "sujas" que geralmente a gente não vê em algum livro comum.

Não é um livro que eu recomendaria, mas foi uma boa leitura. Ainda mais que ele tem o formato de quadrinhos então é bem legal.

Bruno.Oliveira 10/10/2022

Quadrinho Informativo
Nesta Graphic Novel Acompanhamos a Saga Urbana de Três Jovens Que Percorrem Uma Cidade do Interior de Ohio Pendurados Num Caminhão De Lixo, Retirando Pilhas de Descartáveis Fétidos e Pesados. Além de Aprendermos a História do Lixo, Ficamos Sabendo do Que Ele é Composto e Para Onde Vai, A Estrutura De Um Aterro e Quanto Lixo Produzimos e o Impacto Desse Lixo No Meio Ambiente.

Mary Maia 05/10/2022

Aprendizado
Mais uma Graphic Novel da Darkside e dessa vez o tema é nada mais nada menos que o lixo que a gente produz.
Apesar do livro ser um pouco arrastado em alguns momentos, ele nos ensina tanta coisa que não tem como você sair pensando da mesma forma.
Boa Derf Backderf, aprendi muitas coisas com você.

manel T 20/08/2022

"Depois da lixeira, o lixo SOME né?!"
Que tragetória louca! A vida do "jovem lixeiro" retratada aqui, é no minimo inusitada. Muitas críticas, reflexões e humor nonsense.

Lendo esse tipo de conteúdo, percebe-se o quanto é necessário uma desconstrução do "sistema de casta" da sociedade atual, álias, não necessariamente, apenas observe como a classe trabalhadora exerce sua função no contidiano da comunidade, "não é necessário ser socialista/comunista para entender", acontece que muitos hoje vivem longe da realidade, por consequência do conforto gerado pela exploração da classe trabalhadora.

Guria dos livros 10/08/2022

As lentes para a realidade.
Deixamos nosso lixo na calçada e não pensamos para onde ele vai ou como é a vida de quem o leva.
Simplesmente seguimos nossa rotina, consumimos produtos e jogamos o lixo fora.
Esse livro aborda história, informações e estatísticas reais, que nos mostram a crueldade do mundo e o que acontece com nosso lixo.
DANILÃO1505 10/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Rafaela.Oliveira 26/07/2022

Adorei.
Li essa Hq por conta da Hq ?Meu Amigo Dahmer? e achei tão boa quanto,apesar do tema ser mais ?tranquilo? o autor conseguiu passar uma mensagem bem real e nojenta do tema.Amei

Lazaro 13/07/2022

Como sempre Derf Backderf faz pensar
Cara adoro o jeito que ele narra o dia a dia dele mesmo em quadrinho sensacional, muito bom, além de dar uma aula neste quadrinhos sobre o lixo, fala muito sobre a cidade e o jeito que é traçado um lixeiro em "CIDADE PEQUENA"...
Não sei porque ele não concluiu a história ele saindo do trabalho de lixeiro para chegar a o que ele está hj como quadrinista/escritor.
Tendo esse quadrinho como o "Meu amigo Dahmer" deixou-me pensando.
Pronto ( não sou muito bom em palavras então ) tá aqui minha contribuição.

Leandro 03/07/2022

O lixo
Hq bem humorada baseada na historia vivida por derf em um ano trabalhando na coleta de lixo nos eua. Belo traço do autor da hq