Axioma

Axioma Cora Menestrelli

Resenhas - Axioma

Alane.Sthefany 22/03/2022

Axioma - Cora Menestrelli
Achei a forma como é narrada a história muito ruim, é narração o tempo inteiro, pouquíssimos diálogos, somente o narrador a todo instante descrevendo o que está acontecendo, além disso, tinha momentos que parecia que eu apertei no vezes dois (2x), pulando de cena em cena, do nada estava em um cenário, com um diálogo, depois pulava para outro.

Sem contar que foi muito demorado o romance em si, e eu até gosto na maioria das vezes (no entanto, quando é bem desenvolvido), eles estavam mais para amigos.

Outra coisa que não gostei, foi desse vai e volta, por eles morarem em cidades diferentes, também devido as competições; e por ela supostamente "não querer" nada com ele, mas aparentemente, tratava-o de uma forma que ninguém faria, se não tivesse algum interesse;

Essa leitura não funcionou comigo, estava já sem paciência, criando expectativas, para quando eles dessem um beijo, e no final, vim a bendita da "narração novamente", às vezes, tão sem graça, sem transmitir nenhuma emoção, que era a mesma coisa de simplesmente escrever: "... e beijo-a(o)"
Tanta enrolação, para depois isso?

Eu gosto de livros que me fazem sentir, seja o nervosismo, a ansiedade, a felicidade quando o casal fica de mãos dadas ...

Amo essas coisas. Mas nesse livro, eu só senti a ansiedade, no sentido de criar expectativas que logo foram frustradas.

Sem contar o relacionamento anterior da Jade, que foram simplesmente jogadas de qualquer forma na história pela autora, muito mal desenvolvido, já que tinha um grau de importância tão grande no enredo.

O início estava até bom, entretanto, do meio para o final desandou, muito parado; não acontece nada para prender o leitor, e mesmo sendo um livro curto, que eu leria em um único dia, demorei uns dois, de forma arrastada.

A verdade é que eu não gostei da protagonista (por ser bastante sem atitude, não saber o que quer, também por enrolar o Vinícius - não sei como ele suportou isso), em contrapartida:

Amei o Vinícius, ele é bem direto, não tem medo e muito menos tenta esconder o que sente, ele é bem transparente quanto aos seus sentimentos.

Além disso, é muito fofo, trata a Jade, ou Ruiva (como ele amava chamá-la - apelido), com o maior carinho e delicadeza do mundo ???

Literalmente, parecia ser a única mulher do mundo para ele ?

Trechos Preferidos ????

Ele era uma coleção de extremos.
Extremamente cuidadoso,
extremamente reservado, extremamente bonito, extremamente talentoso,
extremamente carinhoso.
Naquele instante, era visível o quanto estava
extremamente preocupado.

? Eu te admiro tanto, sabia? ? ele murmurou. ? Você é forte pra
[caralh*].
E lá estava ela. A mesma fé de anos atrás. Jade se encolheu entre os
braços tatuados de Vinícius, presa entre a sensação de conforto e surpresa.
Como podia mesmo ter passado tanto tempo sem aquela sensação tão
agradável, tão segura e delicada? Que a fazia querer se abrir sobre cada
mínimo sentimento dentro de seu coração e pensamento em sua mente.

Vinícius arrumou uma mecha de seu cabelo ruivo atrás da orelha,
pressionando os lábios sobre a sua têmpora. [Ele é muito fofo ??]

Como se não bastasse deixá-lo perdido em seus pensamentos, Jade o
beijou até que perdesse o que lhe restava de sua noção de espaço ou tempo.

[...] se afastar dela mais uma vez era uma possibilidade que
quase o machucava fisicamente.

[...] fitando os corrimões e
rampas como se fossem problemas matemáticos que precisava resolver.

Jade o fitou e não conseguiu conter um sorriso desajeitado e o
questionamento de nossa, de onde esse cara saiu? Parecia impossível que
alguém pudesse ser tão compreensivo e atencioso.
Ou, talvez, só tivesse procurado por todas aquelas qualidades nos
lugares errados durante todo aquele tempo.

[...] você não
consegue passar muito tempo sem mim.
? De fato ? Vinícius assentiu. ? E como eu poderia?

? Você mente muito mal. ? Jade passou os dedos entre os seus cachos,
afastando-os de onde faria o curativo. Vinícius quase fechou os olhos com o
toque. ? Ou eu só sei te ler muito bem.
? Um pouco dos dois, acho.

? Eu te amo ? ele disse, acariciando o rosto de Jade com a ponta dos
dedos. Não era uma declaração, mas um lembrete. ? E é um axioma.
De todas as verdades absolutas que poderiam existir, aquela era a sua
favorita.
Kleber 22/03/2022minha estante
Realmente essas andanças de cenas ou mesmo de linhas temporais são incríveis quando bem feitas, Machado de Assis que o diga. Mas quando são realizadas de formas atabalhoadas, sem conclusão ou mesmo sem uma finalidade, torna a narrativa uma bagunça, confusa e fraca. Ainda mais quando você fala que tem poucos diálogos e só um narrador correndo a história, parabéns por ter terminado, porque histórias assim costumam dar muito sono e raiva.

Alane.Sthefany 22/03/2022minha estante
O livro que é curtinho, se tornou uma labuta para terminar.

Até comecei a ler um clássico, mil vezes melhor, sem comparações (e olha que eu amo romance).

Ainda não li uma obra de Machado de Assis, mas prendendo.

Ana Bernardes 02/08/2022minha estante
Entendi seu ponto de vista, mas achei que você mostrou bastante do livro de certa forma e talvez seria melhor colocar seu comentário com o "com spoiler"

Ana Bernardes 02/08/2022minha estante
Pelo menos eu que gosto de ser surpreendida durante a leitura penso assim, mas é só uma sugestão

Alane.Sthefany 03/08/2022minha estante
Ana,

No início eu só falei da minha experiência com a leitura, disse que não gostei desses encontros e desencontros e etc.

Quando eu separo a parte dos "Trechos" (do livro), eu já deixo separado da minha opinião. Se são trechos e citações do livro, com certeza terá "spoiler". Por isso deixo separado.

Eu nem leio sinopse, não gosto de ler algo sabendo o que vai acontecer. Sou igual a você, gosto de me surpreender com a leitura. Minha resenha é para qualquer um, seja para pessoas que já leram ou não, mas as partes dos "trechos", qualquer pessoa que ler, entenderá que ela correrá o risco de ter algum "spoiler", até porque são todas as citações que eu mais gostei do livro inteiro.

Isso fica da conta e risco de quem quiser ler essa parte.

Luna 15/01/2022

O casal é super fofo, adorei.

Só tirei meia estrela pq achei q invés de ter o capítulo extra com a história do Paulo e Fernando, poderia ter tido uma finalização melhor pro casal principal.
Ana 15/01/2022minha estante
Aaaaaaaa q legal amg, vc leu

Luna 15/01/2022minha estante
Simmm, dps vc lê tbm pq vale a pena

Ana 15/01/2022minha estante
Vai me emprestar o seu Kindle pra eu n piratear livro brasileiro? ????

Bia 27/12/2022

x=x, é um axioma
eu realmente nao sei que nota vou dar pra esse livro (ou novela), acho que qualquer coisa entre 3,5 e 4,5 é aceitável. ao mesmo tempo que tem conversas muito lindas e personagens incríveis, eu acho que poderia ser maior e mais bem desenvolvida a relação dos personagens, além disso tem coisas bem confusas em relação as linhas temporais.

sei lá eu amei mas ao mesmo tempo achei confuso e meio fraco?!

(botei 4 estrelas, mas ta sujei a mudança)
geovana 27/12/2022minha estante
amg vc sabe q ela vai relançar né? vai ser publicado pela editora planeta e vai ter mttt mais páginas e capitulos

Bia 27/12/2022minha estante
mdss

Bia 27/12/2022minha estante
nn sabia nn, deve melhorar mt e resolver os problemas q tiveram

larueswift 11/10/2021

uma verdade absoluta
talvez não seja a melhor obra literária, talvez não chegue nem tão perto, mas eu amo de doer esse livro. desde que eu li não escondo meu favoritismo por esses dois no Coraverso. "axioma" aquece seu coração e juro que é como um abraço quentinho (principalmente na segunda parte).

a história também significa um tanto pra mim e talvez seja por isso que eu ame tanto esse livro. "Não acredite em quem diz que é difícil achar o amor, Jade. As pessoas só estão acostumadas a confundi-lo com paixão e acabam se decepcionando no final."
danielly. 11/10/2021minha estante
PERAI O FERNANDO E O PAULO N SÃO DE METANOIA????????????????

larueswift 11/10/2021minha estante
mulher???? KKKKKKKK são sim, só que eu não decorei os sobrenomes de ninguém

danielly. 11/10/2021minha estante
eita meus amores o coraverso todo conectado agr quero ler ainda mais

livis 07/01/2022

"É um Axioma. X=X"
Não,esse livro não tem nada haver sobre matemática kkkkkk
e sim sobre o amor,inseguranças e sonhos.
Gostei bastante da leitura,foi muito gostoso ver o desenvolvimento dos persongens,tanto no lado profissional quanto pessoal.
Vibrei e me emocionei muito a cada conquista.
Confesso que no início fiquei meio perdida devido a escrita da autora,onde os capítulos se passavam no passado e presente.Porém não foi algo que interferiu.
Adorei a forma como a Cora conseguiu retratar temas sensíveis como a violência doméstica nessa obra simples e descontraída.
Esse foi meu primeiro contato com o coraverso e já estou animada para os próximos que virão.
Não classifiquei com mais estrelas pois minhas expectativas eram muito altas e o final foi deixado em aberto. Esperava um desfecho mais elaborado.
Mas é um livro que indicaria para quem quer algo leve e rápido para sair de uma ressaca literária.
ac. 10/01/2022minha estante
QUERO LER ESSE LIBRO

livis 10/01/2022minha estante
amigaaa,lê pfvrrrr!!! uma belezinha kkkkkk

ac. 10/01/2022minha estante
Me manda o arquivo dele amgg!!!

thais534 11/03/2023

X=x?
Não é um livro ruim, nem perto disso, mas gosto tanto da cora que sinto que esperava muito mais de axioma. sinto que algumas coisas foram bem jogadas e espero que na reescrita ela consiga falar de maneira apropriada de algumas coisinhas que ficaram faltando, como o relacionamento da jade e do lucas. enfim, leitura ok e quero muito ler a nova versão quando lançar! :)
lani 20/03/2023minha estante
eh tao ruinzinho esse ai

thais534 02/04/2023minha estante
li só p ler a reescrita ?

lani 07/04/2023minha estante
aposto 5 conto q vai ser chato igual aguardo seu review aí

Paçoquinha 28/07/2023

Legalzinho ?
Não achei nada demais,é um livro rápido que dá para passar o tempo,mas não é grande coisa.

O livro poderia ser maior(para que assim os acontecimentos fossem melhor desenvolvidos).

Gostei dos personagens e achei que o casal tem bastante química,esse é um livro para sair da ressaca literária
Flor :) 28/07/2023minha estante
ele foi reescrito!! vai ser lançado pela planeta, se vc quiser dar uma outra oportunidade!

Paçoquinha 28/07/2023minha estante
Não sabia,vou dar outra oportunidade

Manu 12/10/2021

LINDOSSS
Que casal mais tudo, apaixonada neles
Axioma é um romance incrível e bem curtinho, adoro a maneira como o nome do livro representa a história toda.
Fiquei um pouco confusa com os antes e depois mas isso acontece comigo em todos os livros assim kkkkk
Eu amei!
Emilly 12/10/2021minha estante
puts to lendo esse também e fico bem confusa no antes e depois

Manu 12/10/2021minha estante
Eu nunca entendo os antes e depois dos livros kkkkjj tenho que ficar voltando toda hora

Becs 08/10/2021

x = x
Axioma. É uma verdade absoluta.

Eu me envolvi desde a primeira frase.
Jade e Vinicius são ótimos protagonistas, e eu amei todo o cenários em que eles estavam envolvidos!?

Acho que a autora conseguiu transmitir o que queria, que o amor pode ser leve, calmo e verdadeiro...?

Maaas, kkkkkk, acho que eu esperava só um pouquinho mais do casal na parte atual... Entendi que a autora quis mostrar o passado, só que eu queria ver mais diálogos deles sobre o que tinham vivido e sobre o que sonhavam em viver juntos?

No geral gostei bastante da novela, muiito bom rever os personagens de metanoia?

Só não consegui decidir a nota?
Tá entre 3,5 e 4,0?
Milena369 10/10/2021minha estante
quais personagens são de metanoia amg? eu ainda n li metanoia

Becs 11/10/2021minha estante
will, mari, paulo e fernandoo

tete 18/01/2022

MORRI COM O VINÍCIUS SWIFTIE!!!!!!
ME SINTO ADORÁVEL.
NUNCA FUI TRISTE
A única parte ruim é que acaba :(
ingrydie 18/01/2022minha estante
eu AMO as suas resenhas!!!!

tete 18/01/2022minha estante
socorro amg KKKKKKKKK eu n levo nada a sério KKKKKKK eu juro

Amandinha 12/06/2023

Quais são as suas verdades absolutas?
quais são as verdades que você quer manter em sua vida?
quais são os obstáculos que você quer pular?
até quando vai valer a pena trocar a paz pelo caos?
se a vida é um axioma, reconheça e faça valer a pena
Jade e Vinicius não tem uma construção profunda como personagens, mas comovente. Sou encantada como a Cora mistura o esporte e a literatura. Sinto que poderiam abordar um pouco mais da violência doméstica no livro e também da vida pessoal do Vinicius? mas definitivamente QUE CONFORT BOOK

?Normalmente, encontrar Vinícius Carvalho demandava uma preparação prévia.?
?Mas existem coisas que são como são, e não devem ser mudadas. Por exemplo, x é igual a x porque são incógnitas iguais e de mesmo valor. E a gravidade existe porque nós a sentimos.?
?Eu posso errar a qualquer momento. Acho que quando paro de pensar que isso pode acontecer justamente quando eu estiver competindo, as coisas parecem menos tensas.?
?Uma sobrevivente. Achei que eu odiaria ser lembrada pelo que aconteceu comigo, mas talvez eu não devesse. Não quando, aparentemente, posso usar isso pra ajudar outras pessoas.?
Amandinha 12/06/2023minha estante
?Junto do link para que ele ouvisse Daylight, ela escreveu ?use seus fones do jeito certo, uma vez na vida :)?. Do outro lado do lugar, ele a encarou com uma sobrancelha erguida e um sorriso muito mal disfarçado. Mas ele realmente pareceu ligar a música, demorando alguns segundos para processar a letra cantada. O sorriso em seu rosto cresceu ainda mais, se é que era mesmo possível. Vinícius balançou a cabeça, desviando o olhar em seguida. Bom, ele parecia minimamente relaxado depois da pequena distração. Naquele dia, Vinícius Carvalho tornou-se medalhista de ouro pela segunda vez. Com uma nota máxima de 9,9 em uma de suas manobras, também se tornou o mais novo recordista da modalidade street do skate.?

Amandinha 12/06/2023minha estante
?Jade o soltou primeiro, estendendo a mão para roubar o seu boné.?Isso fica comigo até eu te ver outra vez.?Golpe baixo.?Vinícius a observou ajustar o boné vermelho sobre o cabelo ruivo, sequer pensando em pegar de volta. Ficava bem nela, tinha que admitir.?É o meu favorito.?Justamente. Estou me garantindo.?Jesus, eu amo muito você?ele murmurou, mais para si mesmo do que para ela.?

let 09/01/2022

X = X
Já tinha lido ?Oque você não vê? da Cora e adorei ent já sabia que ia gostar. A escrita dela é viciante e escolhi ler esse livro justamente pra primeira missão dos batedores da MLV por dar pra ler em um dia.
Amei os protagonistas e a história deles. Amo como a autora criou td um universo com livros com esportes.
Vin>>>
mafe 09/01/2022minha estante
let qq é isso batedores da mlv?

let 09/01/2022minha estante
aa vou te mandar um audio explicando pq to com preg de digitar peraJEJEJKSKWK

sky 21/09/2021

fiquei vazia sem eles #sejamreaispfvr
esse romance foi uma indicação de uma amiga minha (resenhandocomju) e foi perfeito, eu achei que não iria gostar tanto mas eu amei, eles são fofos, engraçados, fortes e gostosos.

você PRECISA ler, a escrita é fluida e ainda tem esportes das olimpíadas para quem como eu estava com saudades.
resenhandocomju 22/09/2021minha estante
AAAAAAAA VEIO AÍ O 5 ESTRELAS!!! TACA 5 ESTRELAS NA LENDAAAA

resenhandocomju 22/09/2021minha estante
aaaaaaaa to tão feliz de saber que você gostou ???

brinasz 17/10/2021

muito fofo
perfeito pra quem quer sair da ressaca literária, curtir um romance muuuuito fofo e curtinho e também pros stans da loirinha com certeza a melhor parte é que vinícius e jade são swifties!!!!!! muito lindossss
livia1088 17/10/2021minha estante
amg to indo baixar pro kindle só pq vc falou que eles são swifties scrr

Glê - @estantedagle 03/02/2022

Eu amei o conto, foi meu primeiro da Cora!
Porém pelo que vi o pessoal falando, não é o melhor dela. Então talvez eu tenha sido bem emocionada de ter dado 5 estrelas hehe
beatriz 03/02/2022minha estante
eu toda amg kkkkk meu próximo dela é metanoia que dizem que é o melhorrrr