A cantiga dos pássaros e das serpentes

A cantiga dos pássaros e das serpentes Suzanne Collins

Resenhas - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

jvtep 26/05/2024

1000/10 pra esse livro, eu podia esperar tudo
dessa leitura menos que ela fosse se tornar de longe a melhor que eu já fiz.
Essa obra me surpreendeu de formas que não consigo nem descrever com palavras, a sensação de ler um livro e ao mesmo tempo me conectar com as músicas dele foi tão gostosa que de uma hora pra outra eu me via dentro desse mundo tão completo que é jogo vorazes.
A autora desse livro transformou a trilogia original em um livro profundo sobre a origem de um personagem que se mostrou completamente imprevisível, ou melhor, completamente previsível mas que te engana a todo momento pra você achar coisas que não deveria.
A escrita mais madura para um público mais maduro foi difícil de engolir no início mas não demorou pra se mostrar super essencial na estética e construção do livro, ele foi feito pra ser uma visão mais adulta desse universo e nos mostrar um lado novo do que a gente já conhecia, uma visão da capital e principalmente do snow.
Eu me apaixonei pelos personagens, eu fui enganado pelo coriolanus, chorei, pulei, gritei e nunca vou superar o final dessa obra.
Todo mundo fala que é um livro lento, mas eu li tão devagar que eu pude sentir cada capítulo de uma forma única, e eu acho que esse é o objetivo do livro, você não consegue engolir ele, ele não foi feito pra isso.
Essa música aqui foi minha favorita, e o momento dela no livro também, junto com a personagem que canta ela, que é a lucy gray, eu recomendo muito a leitura dessa saga, tudo que ela representou pra mim, a mensagem que ela passa, e a geração que cresceu com esses livros e filmes... Enfim, magnífico.

Amanda Lavinea 25/05/2024

Não prometeu nada e entregou tudo
Precisava? Não precisava. Foi bom? Nossa pra crlh 🤬 #$%!& Suzanne agora eu quero um livro de cada jogos vorazes. O Snow diferente doq a gnt ve nos primeiros livros é bem fudido quando novo, a familia dele foi uma das q mais sofreu dps da guerra mas eles se esforçam muito pra manter as aparências. Estar dentro da cabeça do Snow é meio que uma tortura pq ele é muito🤬 #$%!& meu deus do ceu ate quando ele tenta não ser um babaca ele é como q pode. A Lucy é uma diva e carregou o livro nas costas com a cantoria dela, sinto que esse romance dos dois foi um ngc mt aleatorio mas que por incrivel que pareça faz bastante sentido com os outros livros da saga. Gosto muito das cenas da arena e queria que essa parte tivesse sido um pouco maior e tivesse mais desenvolvimento, talvez se o livro fosse com dos povs, dele e da Lucy seria mais interessante e menos maçante estar o tempo todo a par dos pensamentos arrogantes dele. Enfim jogos vorazes não decepciona nunca.

Dulcinea2 25/05/2024

Um bom estudo de personagem
Um pré-história do livro Jogos Vorazes onde será iniciado a décima edição dos jogos e acompanhamos pela capital o jovem Coriolanus Snow que será mentor e pretende com os jogos restabelecer a outrora rica e importante casa Snow.

Não li os livros anteriores da saga e conheço a história dos dois primeiros livros pelo filme. Colocando isso, o livro da Suzane Collins é um bom estudo de personagem, como um jovem orfão ambicioso de uma família outrora rica, mas que quer manter o status, vai fazendo escolhas que o levará a quem ele será na saga dos livros.

A jornada de emoção tem a companhia da avó e prima e dois personagens que serão o contraponto ao Snow: Sejanus o jovem idealista do distrito 2 que apesar de estar na Capital não esquece suas raízes e Lucy Gray, a carismática tributo do distrito 12 que Snow mentora e que exerce fascínio nele. Além disso, Snow tem em sua mãe - uma figura de amor - e em seu pai - uma figura de autoridade - outros contrapontos de caráter que a autora vai colocando na história para enriquecer o retrato desse personagem.

O livro tem um bom ritmo, é de fácil leitura e insere algumas ideias filosóficas e sociológicas simples para o público jovem. Entretanto ali pelo meio do livro, os empecilhos colocados se tornam cansativos, com diversos mentores e tributos que a gente nem tem tempo de decorar, e que na verdade a gente nem se importa. Até que o livro tem uma quebra na segunda parte que achei mais interessante.

Senti falta também de uma outra perspectiva porque o Snow é meio cansativo com os seus dilemas sem importância. Os personagens secundários estão na história muitas vezes para servi-lo e os dois personagens interessantes que servem de contraponto, acabam sendo vistos apenas pela visão muitas vezes deturpada desse rapaz.

Mas tem um bom desenvolvido no geral e as situações na segunda parte no distrito acabam sendo melhor desenvolvidas até o ápice final.

Jullyana.Chagas 25/05/2024

Suzanne rainha, o resto nadinha
Que nostalgia voltar a essa saga tão querida! Foi a primeira que li e que me tornou leitora. Então voltar a ter contato com um novo livro da Suzanne Collins foi muito especial. Nessa nova história conhecemos a trajetória do futuro presidente de Panem, Corolanius Snow, quando jovem foi um estudante muito promissor que buscou sucesso a todo custo mesmo que tenha que passar por cima dos outros pra conseguir isso. Ele não só ajudou a estruturar os jogos vorazes, como fez dele um sucesso.
A narrativa do livro segue os mesmos padrões da escrita brilhante de Suzanne dos livros anteriores e te faz mergulhar na história. Uma hora senti pena de Corolanius, me emocionei com Lucy, fiquei chocada com as reviravoltas, revoltada com o final e com ódio do Corolanius. Dei 4 estrelas porque em algumas partes senti que o livro se tornou arrastado, tornando a história lenta, o que não aconteceu na adaptação para os cinemas, que ficou muito boa por sinal, e enxugou alguns pontos da história. Mas ainda sim, recomendo a leitura aos fãs dessa saga maravilhosa

i4folk 25/05/2024

Incrível
A Suzanne não decepciona cara, ela conseguiu adicionar coisas e ficou tão redondinho, encaixou muito com a trilogia e não é algo sem sentido. Eu me diverti com os alguns pensamentos do snow serioKKKKKtinha vezes que o cara era engraçado, vamos ser sinceros. Mas foi muito bom acompanhar a trajetória do Snow e ver como ele realmente é, tudo o que levou ele a ser o presidente snow, aquele desgraçado.

Marcelacj 24/05/2024

A cantiga dos pássaros e das serpentes
Como fã da trilogia Jogos Vorazes eu esperei muito por este livro desde o anúncio. Simplesmente viciante estar na cabeça do jovem Coriolanus Snow. É uma perversidade sutil, que termina da forma escancarada que já esperávamos.

Lucy Gray viveu para testemunhar a morte dele, disso eu não tenho dúvidas.

Nina.Guarneri 24/05/2024

White as snow!l
É incrível como esse livro permite enxergar a dualidade entre o ?bem e mal? em todo o tempo.
Analisando o motivo de cada um dos personagens, de cada atitude é perceptível que não é apenas preto e branco e sim com muitas escalas de cinza.
Snow nem sempre foi o vilão e Lucy nem sempre foi a mocinha em perigo.

Jacqueline79 23/05/2024

Uma geração que tem a música ARVORE DA FORCA na cabeça.. um excelente livro que segue os padrões do outro. Porém na minha opinião poderia ter rendido mais. Afinal onde está nossa Lucy?

O filme tem cenas mega diferente do livro. Mas ambos devem ser Lidos e vistos..

Gustavo 21/05/2024

Talvez o melhor livro da Saga dos Jogos Vorazes
Retornar ao mundo de Jogos Vorazes depois de dois anos foi uma experiência e tanto que este livro me proporcionou. A escrita detalhista me prendeu novamente ao livro, mas dessa vez, ao invés de devora-lo, apreciei uma leitura lenta, quase sempre um capítulo por dia. O livro não precisou se sustentar na nostalgia da trilogia principal, fazendo apenas referências nos momentos certos. O romance do livro me agradou muito, sendo, na minha opinião, melhor do que o da trilogia principal. As reviravoltas inesperadas e um final com um ritmo mais rápido do que o restante do livro foram ótimas surpresas que tive durante a leitura. Apesar de não nos ser mostrada a ascensão de Snow ao poder, o livro nos conta algo muito mais importante: Como Snow foi forjado. A mistura de seu espírito aristocrata, sua capacidade manipulativa e sua disciplina militar foram os fatores que o tornaram um homem capaz de se manter por tanto tempo no poder.

eyokaren 21/05/2024

Sou suspeita pra falar
Amo toda a saga desde o primeiro livro, acredito que esse último livro deu exatamente o final que eu esperava. Amo de paixão.
(gostei mais do livro do que do filme a propósito) acredito que poderia ser ainda mais aprofundado mas se tornaria extenso demais e talvez tornaria sem graça saber de todos os detalhes bem explicados, gosto de pensar nas famosas "teorias". Recomendo.

Kaue.Campoi 21/05/2024

Fim
Esse foi um livro que eu literalmente achei do nada enquanto nem sabia que tinha sido lançado. Como eu já tinha terminado os três livros da saga e a história terminou, nunca imaginei que voltaríamos para uma Panem e um Coriolanus do passado, mas sinceramente, adorei demais essa leitura e poder reler Suzanne Collins me trouxe uma certa nostalgia também, gostei de voltar para o universo de Jogos Vorazes uma última vez. E claro, ver como o nosso querido/odiado presidente Snow conseguiu chegar onde chegou, e pensar tbm que um dia ele já teve sentimentos kkk foi uma ótima leitura. E podem ler ele isolado também se quiserem, não atrapalha em nada com spoilers a saga principal de Jogos Vorazes.

Bia 21/05/2024

Livro incrível, teve alguns momentos que quase fiquei com pena do Snow (socorro). Uma visão da história da Katniss, com muitas nuances que complementam e explicam muito sobre alguns pontos da saga principal, como por exemplo o ódio do Snow pelos Tordos.
Simplesmente perfeitoo.

AstraHunt 21/05/2024

Quase um tributo a filosofia de Tomas Hobbes
Esse livro foi uma adição perfeita ao universo de Jogos Vorazes, porque explica a Panem que Katniss conheceu, sendo quase em sua totalidade, um produto de um jovem arrogante com complexo de salvador e bom moço que almejava nada mais nada menos que o controle absoluto. E no fim, conseguiu.
Ver como Coryo se tornou o asqueroso Presidente Snow é uma viagem e tanto. Ver suas influências e inspirações, e os motivos que o levaram a odiar tanto Katniss desde o início, o Tordo da Revolução.
Lucy Gray assombra até agora, a mim e ele.

Camila 20/05/2024

Na minha opinião, esse livro só existe para a autora ganhar mais dinheiro em cima da saga dos jogos vorazes, porque não faz sentido ela ter escrito um livro tentando inocentar o presidente snow e criado uma antepassada da Katniss sendo que os três livros não dão nenhuma brecha para isso.
Enfim, ela falhou miseravelmente, pois não conseguiu me convencer de que o snow é um cara bonzinho só porque ficou pobre e sofreu com a guerra. Ele continuou demonstrando que é preconceituoso com as pessoas de distritos e uma pessoa egocêntrica. Ele nunca amou de verdade a Lucy Gray como falava que amava e isso ficou muito claro ao final do livro.
Entrando, leitura foi boa, a história até que foi legal e não vou dizer que perdi meu tempo lendo esse, por isso 3,5.