Resenhas - Dente de leite

@tigloko 01/03/2022

"Suas raízes eram como veias pulsantes"
Tudo gira em torno da rotina de uma idosa que em meio a memórias do passado, todo dia faz uma refeição e leva para uma casebre dentro da floresta próxima da sua casa. Basicamente é o que da pra falar sem entregar mais.

A HQ é em sua maioria preto e branco, mas em momentos chave da história o estilo de pintura muda, refletindo aquele momento dos pensamentos dela ou até mesmo um flashback. Tem um tom melancólico durante a história, em meio as memórias tristes daquela idosa que vão dando significado para as ações que se desenrolam.

Gostei no geral, achei um pouco confuso no início mas depois que engrenei na história terminei de uma vez só. Foi uma leitura angustiante mas me prendeu bastante. Recomendo.

Milena 19/10/2021

Dente de leite
Confesso que precisei relacionar o descritivo após a leitura, para entender algumas das referências da dupla! Pessoalmente, não me senti envolvida pelo quadrinho?o que não deve desmerecer o trabalho e o estilo do quadrinista com as ilustras.

zycarol 07/02/2022

Que loucura essa hq, se eu tivesse uma frase para definir seria aquela 'no começo não entendi nada e no final parecia que tava no começo' Kkkkkkkkk
É uma história marcante e beeem pesada,
os traços dos  desenhos são absurdos de incríveis.
Essa não é uma história simples ou de fácil compreensão (muitas partes tive que reler e voltar algumas páginas para entender melhor)..
Não entendi ainda a parte que ela tá na banheira acho que vou reler de novo depois com mais calma.
Fora isso gostei da experiência não tenho o costume de ler hq nesse estilo e foi bom pra sair da área de conforto.
Tem alguns gatilhos então cuidado meu povo

Vitoria Caroline 27/01/2022

Não me identifiquei muito com o quadrinho, apesar de ter sido um traço bem marcante, tive mais entendimento no epílogo.

Juliana.Mattos 15/01/2022

Chocante
Trata de assuntos fortes, perdas, vidas sofridas, na real, vida sofrida de uma filha, mãe, esposa....

Alef 27/12/2021

Interessante e profundo
Achei muito profundo e quase não entendia, muito pesado, dolorido, não é confortável de ler e acho que é a intensão passar essa dor.

Gomes109 10/06/2024

Dente de leite
"No fim, minha mãe, com fome de sentido, não conseguia se levantar da cama nem para comer.?

Uma mulher que segue sua rotina todos os dias, relembrando a infância, sobre seus pais e irmãos, sobre um luto que ainda cedo, desestruturou seu lar e nos contando as próprias angústias.

Será que toda mulher nasceu para ser mãe? Nesse quadrinho, é possível ver como a maternidade está presente no âmbito social, onde essa personagem não teve muitas escolhas a não ser casar, ser mãe e seguir a vida.

Sensível e impactante, iremos acompanhar de forma não linear, suas memórias e traumas durante a vida até o momento presente de sua velhice carregada de solidão, numa atmosfera intensa, desesperadora e reflexiva, que mostra sua potência através de um excelente roteiro e ilustrações maravilhosas!

22/03/2024

Kawan.Felipp 25/12/2021

4 estrelas
"Éramos rascunhos de memória à beira do mar.
Sumíamos com as ondas.
Afundados na areia quente."

jessiviesser 23/12/2021

RESENHA #SHORTS | Dente de Leite (P. Martins e I. Frederico)
Vencedora do Prêmio Geek de Literatura na categoria ?Quadrinhos?, a HQ Dente de Leite é um monólogo de uma velha que conta sua própria história de vida enquanto enlouquece. São fatos, pesados e tristes, que marcaram profundamente a vida desta velha e que têm influência em quem ela se tornou. Eles mostram como uma mulher precisa ser forte para superar todas as adversidades da vida.

Não é uma leitura fácil. Os extras ao fim da HQ me ajudaram muito a entender algumas referências. A arte é simples mas ao mesmo tempo complexa e melancólica.

Vale a pena a leitura!

Maritza Castro 23/12/2021

Nossa?
História muito densa, pesada, você fica meio incomodado durante toda a leitura.
Mas em muitos momentos me senti meio perdida, e pode ter sido por falta de interpretação minha, ou por não me identificar com todos os temas tratados.
No geral, uma HQ muito bonita e poética, trata o ?ser mulher? de uma forma muito crua e verdadeira, por mais que tenha sido escrita por dois homens

amandita 08/12/2021

Incrível!!!
Li algumas resenhas onde as pessoas não entendiam muito bem o ponto e a ambientação do livro, acredito que alguém que passou por uma situação que pode ser identificada no enredo (abandono parental/ superproteção materna/ falta de protagonismo na própria vida) consegue sentir e ser tocado por toda a narrativa. Eu posso dizer que senti toda a tristeza e agonia que me foram detalhados durante a história, fora que as ilustrações contam DEMAIS, são perfeitas!! Recomento demais a leitura.

Ana Bellot 27/11/2021

Mulheres, suas dores e história
Leitura muito boa! A histórica acontece entre a narrativa da protagonista e suas lembranças. É uma obra muito crua quando fala da maternidade, relações familiares e família. A arte tbm é excelente. Leiam!

Yas (@vestigiosdesolitude) 12/11/2021

Leiam!!!
Gente que maravilhoso!!!! Não acredito que eu tenha compreendido em toda a sua completude, mas o que compreendi foi incrível e necessário!!! Não tenho condições de falar sobre, de conseguir colocar em palavras o que li e senti, só posso dizer que precisam ler, inclusive os extras!!! Leiam, Leiam, Leiam!!!

Eliete 03/11/2021

Muito boa!
Essa HQ apesar de curta é uma experiência totalmente diferente do que eu já tinha lido antes. Minha nota inicial foi por justamente não ter compreendido toda a extensão da história.
Isso não faz dela uma HQ mediana ou ruim, muito pelo contrário, acho que nunca senti vontade de reler uma HQ antes como tenho de reler essa.
A história da idosa, seus sentimentos, a melancolia, a solidão, é tudo tão palpável que como li apenas uma vez, não percebi todas as nuances da história. O desenho conta uma história paralela ao diálogo e as pequenas esquetes(?) Entre um monólogo e outro da idosa também contam outras histórias.
Com certeza pretendo reler e minha nota vai aumentar.