Morte no Nilo

Morte no Nilo Agatha Christie...

Resenhas - A Morte no Nilo

cxrolina 06/01/2022

talarico morre cedo
esse foi o primeiro livro da Agatha Christie que eu li e posso dizer com certeza: toda o prestígio que ela recebeu ao longo de sua carreira faz jus à sua escrita.

?Morte no Nilo? é um livro sobre Linnet Ridgeway, uma jovem bela, herdeira, que, após roubar o noivo de sua (ex) melhor amiga, embarca em uma viagem de barco sobre as águas do Rio Nilo para comemorar sua lua de mel. o que Linnet não esperava era que, após essa viagem, ela não retornaria para a Inglaterra, pois seria encontrada morta.
na embarcação haviam diversos passageiros que dificultaram a investigação pela quantidade de suspeitos e, também, pelos empecilhos que adicionavam a ela ao longo da história.

o livro mereceu 5 estrelas, em minha opinião, por ser um livro muito cativante, com uma história complexa ? mas detalhadamente explicada ? e personagens bem construídos.
recomendo para quem tem interesse em começar a ler as obras da autora por ser um livro divertindo, interessante e com a escrita é fácil, que nos deixa interessados ao longo de toda a história, apesar de eu particularmente ter precisado baixar um mapa dos personagens no google para conseguir me lembrar de todos
por fim, os plots são ótimos e, acima de tudo, plausíveis.

nanawski 01/09/2023

Primeiro livro que li da Agatha Christie. Por mais que eu já suspeitasse desde o início qual seria o desfecho, gostei bastante e pretendo ler mais obras dela.

carol.berethnet 09/09/2021

nossa que perfeição
que livro bom, mais que bom ainda! não tava esperando tanto porque falam que o do assassinato no expresso do oriente é melhor e eu já tinha lido? mas me surpreendi!
Mariana Rezende 09/09/2021minha estante
O bom da Agatha Christie é q os livros dela nunca ficam previsíveis

caahferreira13 11/09/2021

Previsível
Eu gosto mt de Agatha, vou gostar mt de ver o filme tbm, desse livro. Mas a achei meio fraquinho, bem previsível.

Elizabeth 20/05/2022

Egito
A escritora nos leva a pensar em vários assassinos, nos confunde. Gosto de investigar e a Agatha sempre me surpreende e me faz querer ler mais de seus livros

Joaquim127 28/04/2022

Morte no Nilo ? Agatha Christie
Morte no Nilo é uma obra escrita pela rainha do crime ?Agatha Christie? e é considerada uma dos melhores livros da autora. É, sem dúvidas, uma ótima opção para quem tem interesse de conhecer mais sobre o seu trabalho.

Sendo um dos mais famosos mistérios protagonizados por Hercule Poirot, esse livro nos apresenta as habilidades de um detetive que não dorme no ponto, visto que o mesmo é observador e detalhista em suas ações.

Quando comecei a ler, percebi logo de cara que não iria mais parar, pois a cada página lida, cada capítulo concluído me deixava com uma curiosidade imensa. O livro conta uma história cheia de mistérios e reviravoltas que me deixou ansioso para saber o que cada personagem esconde. A narrativa começa com capítulos curtos onde nos são apresentados as personagens da incrível viagem pelo Nilo a bordo do navio Karnak. Nas primeiras páginas já é nítido que as personagens são cativantes, pois a forma que a autora os descreve passa a sensação que eles são reais e podemos vê-los a nossa frente.

SINOPSE

O livro conta a história de Linnet Ridgeway, uma jovem que parece ter tudo: beleza, dinheiro, inteligência e talento para os negócios. Mas, ao partir com seu noivo, Simon Doyle, para um cruzeiro exótico no rio Nilo, ela descobre que também tem inimigos. Quando um crime é cometido a bordo, a suspeita recai sobre a ex-namorada de Simon. O álibi da moça, porém, é incontestável. O mistério parece insolúvel até que Hercule Poirot, de férias no mesmo navio, intervém de maneira a mudar totalmente o rumo da história.

Cristiane 11/12/2023

Muito bom!
Meu primeiro livro da Agatha Christie! Adorei! Um livro bem escrito, os personagens foram bem desenvolvidos!
Podre moça rica. Não consigo dizer muita coisa sem contar oq não deve. Kkkkkk

Vanessa 11/11/2021

Terminei o livro a poucos minutos e, sinceramente, ainda não sei como descrever a experiência incrível que tive com essa história.

É a minha segunda leitura da Agatha Christie com Hercule Poirot e, exatamente como a primeira vez, desconfiei de todos, protegi o assassino, criei várias teorias... e errei em tudo.

Criei um carinho especial pela Jacqueline e pela Rosalie. Mesmo não concordando com todas suas ações, ambas são mulheres incríveis e resilientes.

Embora tenha me surpreendido com o desfecho, fiquei muito feliz com o final de todos os personagens.

Adenilson 18/09/2020

A melhor explicação...
Gostei muito do livro, só não gostei muito do começo por conta que era devagar mas depois do acontecimento esperado fica bem mais interessante e assim você começa a a viciar e querer saber o final o mais rápido possível, enfim amei.

Uma outra coisa que é bom ressaltar, a explicação do crime é muito bem elaborada bem composta kkkkkk, eu simplesmente amei, foi até por isso que coloquei nos favoritos kkkkk.

Bela 27/06/2023

Como sempre, eis aqui mais um ótimo livro da nossa rainha do crime, com um final que faz muito sentido, e bastante engenhoso e criativo, fora os outros mistérios do livro que são revelados de forma maravilhosa, mostrando que as coisas não são pretas no branco, aqui nossa querida autora entrega mais uma ótima narrativa do início ao fim, que recomendo bastante.

Carolina1220 26/09/2022

Morte no Nilo
Realmente não cheguei a acreditar que esse livro me prenderia tanto e me causaria reações surpreendentes, mas me provei errada.
O mistério realmente te prende e não importa quantas suspeitas você tenha de quem matou Linnet você nunca tem certeza absoluta, os fatos fogem da conclusão correta.
Consegui desvendar o mistério antes do fim do livro, porém foi em meio a uma cerca de dúvidas e contestações improváveis o que tornou o fim do mistério ainda sim surpreendente e gratificante.
E o que mais me surpreendeu foi o último capítulo, o desfecho de determinados personagens me pegou realmente de surpresa, foi aquela bomba inesperada no momento em que você acredita que era o fim da guerra, metafóricamente falando.
Muito bom, não decepciona, prende muito, é uma leitura que vale a pena.

Andrei Arthur Fahl 05/04/2021

Um ode a primazia da rainha dos romances policiais!
Minha primeira experiência com Agatha Christie não poderia ter sido melhor. Agatha possui um dom incrível de escrever situações imagináveis e trazer vida a personagens tão bem escritos que é possível tocar seus sentimentos. Morte no Nilo apresenta um elenco incrível de personagens, todos com um grande nível de autenticidade e de personalidade únicas, o que facilita para o leitor acompanhar o decorrer do enredo. Além disso, a história de fundo individual de cada personagem são muito bem trabalhadas e abordadas, dirigindo-se exatamente no ponto central de cada sujeito sem cair em uma prolixidade sem fundamento. Ver estes personagens interagindo entre si, causando fenômenos únicos ao entrar em contato súbito, e a forma como suas histórias se entrelaçam em somente uma é realmente incrível. Cada personagem contribui de uma forma única para o desenvolvimento da narrativa e todos possuem papéis e razões muito bem definidos e salientados pela autora.

A trama central do livro é excelente, aborda muito bem o mistério sem dar muitas pistas sobre a verdade e consegue ter uma grande consistência, deixando o leitor muito intrigado sobre o crime ocorrido. A abordagem de Agatha sobre o amor e a ganância chega a encarnar tons filosóficos, outro mérito de sua grande capacidade em trazer os sentimentos de seus personagens à vida. O desfecho é eletrizante, e possui uma conclusão digna de uma história de amor. Confesso que já havia suposto qual seria a solução do caso, contudo, assim como Poirot, segui mais atentamente a recursos lógico e intelectuais do que provas concretas. Aliás, adorei toda a companhia do Poirot no decorrer no livro. Certamente Poirot é um personagem extremamente elegante, excêntrico, inteligente, sagaz e convencido por si mesmo. Durante vários momentos se mostra arrogante e pedante, mesmo de maneira sutil, no entanto, esse é um dos melhores traços de sua personalidade – e me impressiona como o mesmo tira sarro de seu perfil, havendo consciência de sua inconveniência em certos momentos. Estou ansioso para encontra-lo em outros livros de Agatha.

Morte no Nilo é um dos ápices do gênero de romance policial. Possui uma trama intrigante, que deixa o leitor aficionado pelo seu progresso; têm uma gama de personagens carismáticos e únicos, dando maior vida a sua história; uma ambientação excepcional e um mistério que não cai em clichês devido a complexidade de seus personagens envolvidos no mesmo. Mesmo sendo uma obra prima em matéria de suspense e de romance policial, não se deixa levar a sério aos extremos, se utilizando da metalinguagem para satirizar o próprio tom de seu conteúdo. No fim, me rendi a primazia indissolúvel da rainha dos romances policiais, aquela que teça suas histórias com o maior rigor e refino possível, Agatha Christie.

spidey 03/04/2021

um dos meus favoritos
Gosto dos personagens, das ligações entre eles e ?subtramas? além dos motivos e do enredo terem me prendido bastante, foi difícil largar o livro.
@letiioliv 03/04/2021minha estante
eu AMO esse livro! a Agatha fez a gente entrar na mente do Poirot quando ele tava pra desvendar o mistério foi impressionante. Achei o final meio previsível, mas a maneira que o assassinato foi feito me impressionou bastante