Morte no Nilo

Morte no Nilo Agatha Christie...

Resenhas - A Morte no Nilo

Bela 27/06/2023

Como sempre, eis aqui mais um ótimo livro da nossa rainha do crime, com um final que faz muito sentido, e bastante engenhoso e criativo, fora os outros mistérios do livro que são revelados de forma maravilhosa, mostrando que as coisas não são pretas no branco, aqui nossa querida autora entrega mais uma ótima narrativa do início ao fim, que recomendo bastante.

Nicolas 21/07/2023

QUE LIVRO BOM!!!
Incrível como a Agatha consegue criar tramas envolventes com revelações e desenrolares muito inteligentes, ME SENTI BOBO. Amei o plot, amei os personagens, amei a história, amei tudo. Rápido e fluido de ler, com certeza recomendo muito!!! Agatha Christie, a maior.

tha 12/07/2020

Death on the Nile
Os livros da Agatha me deixam extasiada, simplesmente maravilhoso.

Essa história tem um fim excelente e deixa a gente o tempo todo desconfiando de todo mundo. Porque ao mesmo tempo que nenhum tem motivo aparente, todos tem motivo pra cometer o assassinato.

O livro me deixou curiosa o tempo inteiro e no fim minhas teorias estavam certas, o desfecho me deixou nas nuvens.

Andrei Arthur Fahl 05/04/2021

Um ode a primazia da rainha dos romances policiais!
Minha primeira experiência com Agatha Christie não poderia ter sido melhor. Agatha possui um dom incrível de escrever situações imagináveis e trazer vida a personagens tão bem escritos que é possível tocar seus sentimentos. Morte no Nilo apresenta um elenco incrível de personagens, todos com um grande nível de autenticidade e de personalidade únicas, o que facilita para o leitor acompanhar o decorrer do enredo. Além disso, a história de fundo individual de cada personagem são muito bem trabalhadas e abordadas, dirigindo-se exatamente no ponto central de cada sujeito sem cair em uma prolixidade sem fundamento. Ver estes personagens interagindo entre si, causando fenômenos únicos ao entrar em contato súbito, e a forma como suas histórias se entrelaçam em somente uma é realmente incrível. Cada personagem contribui de uma forma única para o desenvolvimento da narrativa e todos possuem papéis e razões muito bem definidos e salientados pela autora.

A trama central do livro é excelente, aborda muito bem o mistério sem dar muitas pistas sobre a verdade e consegue ter uma grande consistência, deixando o leitor muito intrigado sobre o crime ocorrido. A abordagem de Agatha sobre o amor e a ganância chega a encarnar tons filosóficos, outro mérito de sua grande capacidade em trazer os sentimentos de seus personagens à vida. O desfecho é eletrizante, e possui uma conclusão digna de uma história de amor. Confesso que já havia suposto qual seria a solução do caso, contudo, assim como Poirot, segui mais atentamente a recursos lógico e intelectuais do que provas concretas. Aliás, adorei toda a companhia do Poirot no decorrer no livro. Certamente Poirot é um personagem extremamente elegante, excêntrico, inteligente, sagaz e convencido por si mesmo. Durante vários momentos se mostra arrogante e pedante, mesmo de maneira sutil, no entanto, esse é um dos melhores traços de sua personalidade – e me impressiona como o mesmo tira sarro de seu perfil, havendo consciência de sua inconveniência em certos momentos. Estou ansioso para encontra-lo em outros livros de Agatha.

Morte no Nilo é um dos ápices do gênero de romance policial. Possui uma trama intrigante, que deixa o leitor aficionado pelo seu progresso; têm uma gama de personagens carismáticos e únicos, dando maior vida a sua história; uma ambientação excepcional e um mistério que não cai em clichês devido a complexidade de seus personagens envolvidos no mesmo. Mesmo sendo uma obra prima em matéria de suspense e de romance policial, não se deixa levar a sério aos extremos, se utilizando da metalinguagem para satirizar o próprio tom de seu conteúdo. No fim, me rendi a primazia indissolúvel da rainha dos romances policiais, aquela que teça suas histórias com o maior rigor e refino possível, Agatha Christie.

Vanessa 11/11/2021

Terminei o livro a poucos minutos e, sinceramente, ainda não sei como descrever a experiência incrível que tive com essa história.

É a minha segunda leitura da Agatha Christie com Hercule Poirot e, exatamente como a primeira vez, desconfiei de todos, protegi o assassino, criei várias teorias... e errei em tudo.

Criei um carinho especial pela Jacqueline e pela Rosalie. Mesmo não concordando com todas suas ações, ambas são mulheres incríveis e resilientes.

Embora tenha me surpreendido com o desfecho, fiquei muito feliz com o final de todos os personagens.

Blonde Venus 29/09/2020

História Boa, plot Twist nem tanto
Eu curti muito a dinâmica da Agatha em Morte no Nilo, o começo me confundiu um pouco porque ela cita muitos nomes, muitos personagens, mas depois a gente pega o ritmo dela. Não é o tipo de história que aprofunda no psicológico dos personagens, por isso nem espere isso, mas é uma leitura agradável. Achei o plot Twist meio fraco, previsível, queria uma reviravolta mais chocante, explicações mais instigantes, mas okay.

Ketlen 28/09/2022

A leitura só flui após a primeira metade
A introdução do livro acaba sendo bastante longa, chega-se à metade do livro sem que nada de relevante aconteça, tornando a leitura um pouco arrastada. Mas após um evento relevante acontecer a trama se desenrola em várias tretas internas. O final é bem eletrizante e me agradou, porém "e não sobrou nenhum" continua sendo disparado, o melhor livro que já li da autora.

Daiane539 13/10/2020

Dessa vez a Rainha do crime não me pegou de surpresa, desconfiei do desfecho desde o princípio. Me sentindo a Sra. Poirot. ?

Camila.Foletto 14/06/2021

TO EUFÓRICA
Eu realmente não acredito que eu sabia desde o início quem era a pessoa que matou a linnet, mds tô chocada comigo mesma até agora, meu deus, que livro incrível ??
Alehandro 14/06/2021minha estante
ESSE LIVRO É MUITO BOOOOOOMMMMM

Lua 30/03/2022

Morte no Nilo
O livro é bom, mas nada demais. Achei que fosse me surpreender, mas foi bem óbvio. Esperava mais. Agatha sempre surpreende, mas não rolou. Tem um pouco de suspense e bastante morte. Leitura fluida como sempre, diagramação boa.

Mari 15/03/2021

Eu amei
Eu amei essa história da Ágatha Christie e acho que merece muito todo o reconhecimento que recebeu ao longo dos anos. Mas, alguns pontos me incomodaram bastante, principalmente a xenofobia e o racismo, por isso as 3 estrelas.

Lucas1429 18/02/2022

Onde Agatha reluz, é ouro (e morte)
Ainda é muito plausível ler Agatha Christie. Décadas após sua morte, o legado é atemporal no gênero policial das variáveis "quem matou?", ou "o motivo de ter cometido tal alto criminoso" que sempre instiga novos seguidores ou mantém fiéis, e sua didática em conceber a resolução do quebra-cabeças: a escrita fluída e charmosa que a alça ao panteão clássico de uma contemporânea talentosa de Poe e Conan Doyle.

Acredito que viva e ativa hoje, somaria às listas de best-sellers de revistas e nas vendagens populares (o que pode ter se configurado na época em que viveu), mas seu glamour nas características construtivas de personagens, nos diálogos em depoimentos, e na descrição dos locais continentais explorados em cada aventura, deram liga pro status quo de Rainha do Crime, e dessas histórias de crime como integrantes cânones das letras.

A trama deste por si só é um exímio, além dos interesses pessoais de cada ator presente, há estigmas classistas, sociais e um elenco a là "Expresso do Oriente", uma galeria de personalidades para embaralhar o acolhimento de provas e perfeito para Agatha destrinchar esses interesses políticos. Apesar de pouco aprofundamento nisto, ou até mesmo sem intenções, é uma extirpe do período de publicação do livro, anos 30 e a quebra da bolsa que com ênfase de afetação maior nos EUA trouxe um estigma econômico desesperador mundial, pondo à prova os grandes endinheirados e suas falências. A protagonista assassinada e outros do entorno respingarão essa consequência.

Por fim, o painel da ambientação, o Egito! Sou suspeito pela abordagem num país de estima que sugere mistério e altivez adequados à história e aos seus participantes, além do luxo de Poirot, simplório no estilo de vida, soberbo nas técnicas de investigação. E que soberba! Mas é impossível não familiarizar com alguém que idealiza a representação de quem lê - parece que somos nós a estarmos na pele do detetive belga, curiosos para destrinchar a questão e fazermos nosso julgamento; é nas migalhas de cada pista que a brincadeira fica divertida, e, quando no seu ápice vai na contramão de nossas expectativas. Melhor se surpreender que generalizar.

Gui 20/07/2023

Uma surpresa
Sempre tive um receio de ler os livros dela por achar que ia odiar ou que seriam chatos e longos... Mas Morte no Nilo me surpreendeu DEMAIS.

O livro tem um ritmo bem gostoso e necessário pra que você some os pontos no final, a história é bem amarrada e como todo livro de detetive os momentos finais são os mais intensos e bem escritos.

Fiquei surpreso que demorou TANTO pra morte acontecer no Nilo rs, mas depois disso tudo acontece tão depressa e de um jeito tão gostoso que fica difícil não ler.

Eu já tinha chutado os assassinos bem antes hahaha muito gostoso estar certo

Nands2 12/02/2022

Morte no Nilo
Li esse livro por causa do filme e porque é uma das minhas metas ler mais da Agatha Christie. Achei um caso interessante, com um bom plot e entendi todo o hype dele.
Só não acho que supera A Casa do Penhasco
Rafael Kerr 12/02/2022minha estante