Escritos Negros: textos contemporâneos

Escritos Negros: textos contemporâneos Jeferson Tenório

Resenhas - Escritos Negros: textos contemporâneos

Larissa Verena 05/02/2022

Mimo da tag em nov/21. Ótimo complemento ao livro principal (inclusive tem um conto da autora), seis autoras e autores negros compartilham suas experiências literárias e de vida. Muito bom! Anotei vários livros que eu quero ler.

Pedro Sucupira 04/02/2022

2022 LIVRO 5 – Escritos Negros: textos contemporâneos.
Esse é um livro publicado pela TAG em que autores negros brasileiros consagrados, como Jeferson Tenório e Cidinha da Silva, nos contam sobre como o seu fascínio pelos livros e a escrita teve início. São relatos nada romantizados, cheios de particularidades, sobre suas histórias de vida. Há aqueles que tiveram contato com a leitura desde tenra idade e aqueles que foram leitores tardios, tiveram acesso aos livros somente na idade jovem adulta. Mas o que há de comum a todos é como a leitura e a escrita foram uma forma de fuga da realidade e onde encontraram forças para seguir em frente e se manterem firmes frente à uma sociedade racista e sexista.

Num Brasil racista estruturalmente em que a indústria editorial ainda é orquestrada por uma elite branca não antirracista é comum não nos depararmos com obras de autores negros.

Como o educador Allan da Rosa descreve muito bem: “A gente sabe que o racismo acontece de várias formas, não só quando alguém xinga outra pessoa. Ele está aí nessa estrutura toda. Essa classe média brasileira, sinto que ela não está interessada em nada que não seja palpável, em nada que não seja recreativo. Ela não está interessada em realmente alterar os pilares, ela está interessada em não ser vista como racista em um país em que 99% dizem que há racismo e em que 99% dizem que não são racistas. A gente já sabe disso, desse clássico da pesquisa brasileira. A classe média brasileira tem dificuldades seríssimas de digerir tudo o que ela come, de assimilar tudo o que ela pega e não consome.”

Esse sucateamento e invisibilização da cultura preta, periférica e diaspórica vai criando lacunas ao longo da história como se artistas negros só aparecessem de tempos em tempos. E hoje, para mudar essa realidade, muitas escritoras negras têm desempenhado um grande papel no setor editorial a fim de preencher essas lacunas e assim fazer com que a história do povo preto seja difundida da forma que ela realmente é.

Day 04/02/2022

"E esse foi meu primeiro aprendizado como romancista: de que os livros são sempre maiores que a gente." Jeferson Tenório

Gigio 28/01/2022

Razoável.
Uma coletânea de textos de autores negros. Destes, um é conto de Nadifa Mohamed, o ponto alto da coletânea. Os outros são textos um tanto biográficos, em que os escritores falam um pouco de sua vida, referências (literárias, artísticas, culturais e familiares), carreira, desafios, racismo e suas obras. Em todos os textos foram feitas várias referências a alguns livros de escritores negros, a maior parte pouco conhecidos, o que nos desperta a curiosidade em conhecê-los.

@leitora.ju 26/01/2022

Um aprendizado para mim...
26/01/2022
Bom, esse livro aborda o preconceito e as dificuldades que autoras e autores negros passaram e passam até os dias de hoje. Foi um livro com muitos aprendizados para mim e gostei muito dele também.

Apesar de demorar para terminar, foi uma leitura que passou voando.

samanthadeodato 25/01/2022

Coletânea inédita
Bom pra conhecer a história e a escrita de outros autores. A história de Nadifa Mohamed, "Filsan", é recomendadíssima. E já coloquei "O Avesso da Pele" de Jeferson Tenório na lista para ler ainda esse ano. ?

Pri Ruppenthal 24/01/2022

Uma mudança.
?MARCELO: Sim, muito bem. Eu fico pensando muito nisso. Se é algo realmente estrutural, uma mudança de paradigma ou até que ponto isso pode ser apenas uma moda. Até que ponto isso pode ser apenas algo passa geiro.?

Nesta coletânea, seis autores bastante diferentes entre si compõe um mosaico de temas e nacionalidades e debatem sobre literatura e derivados no mundo contemporáneo.

Teresa Cárdenas rememora o nascimento do seu fascínio por livros durante a infância pobre em Cuba. Nadifa Mohamed apresenta a história de Filsan, uma jovem militar somali enviada para uma difícil e perigosa missão. Jeferson Tenório e Cidinha da Silva compartilham suas trajetórias e influências como escritores e leitores. Por fim, registramos uma conversa histórica entre Allan da Rosa e Marcelo D'Salete, na qual discorrem sobre os mais variados assuntos passando por literatura, música popular brasileira, revoluções -, jogando luz sobre os avanços e tropeços de um país que ainda precisa confrontar seus fantasmas.

É um livro curto, rápido de ler e cheio de informações importantes. Um conhecimento sobre a importância dos valores negros, da inserção cada vez mais forte da literatura negra numa sociedade onde a maioria dos escritores são brancos. Tem histórias da luta de uma sociedade que merece respeito e não comparações por causa do seu tom de pele. A qualidade das literaturas é analisada por quem escreve, seu intelecto e não seu tom de pele. Vale a pena a leitura, só achei que tinha mais histórias fictícias, não achei que fosse como uma autobiografia.

Nota: 3.5/5.0

?A boa literatura sempre transforma mentes, espírito, a maneira de ver a vida. Um bom livro pode ensinar, orientar, moldar leitores. Todos nós podemos ser educa dos, instruídos pelos livros. E minha literatura tem essa missão. Embora eu escreva para todas as pessoas, em primeiro lugar quero que as crianças e a juventude negra se sintam representadas por meio de minhas histórias..?

Suzi.Borges 22/01/2022

Incrível
Um livro maravilhoso!! Adorei conhecer cada um dos escritores, um pouco da sua vida e como chegaram ali onde estão!
Aumentei consideravelmente minha lista infinita de livros que quero ler, pois cada um deles da dicas maravilhosas de livros. E não só livros, tem dicas de músicas, até mesmo uma rádio!

DEA 21/01/2022

É uma coletânea com seis autores. A parte que eu gostei bastante foi da Teresa Cárdenas relembrando sua infância em Cuba e como começou seu amor pelos livros e da história de Filsan contada por Nadifa Mohamed.

Malu 17/01/2022

Curti cada segundo de leitura, e foi muito fluida, devorei esse livro numa velocidade enorme kkkkk
Livro excelente, com reflexões sobre o que é ser um autor(a) negro(a) no passado e também no presente. Não sou escritora mas, a meu ver, viver de escrita deve ser um grande desafio, e quando a dificuldade tem uma questão histórica e racial envolvida, nem se fala... Esse livro me levou a muitas reflexões sobre esse tema e de quebra, você ainda ganha várias sugestões de autores e obras ao longo das páginas para expandir seu universo literário.

lbronski 16/01/2022

Entre curiosidades e histórias
Pensava que esse livro seria de pequenas crônicas, mas foi muito mais, relatos de vidas e trajetórias de escritores incríveis.

Fabiana 15/01/2022

Textos de autores negros
Nesse pequeno livro,vários autores negros fazem depoimentos de suas vidas,contando situações de como se tornaram autores,os racismos que sofreram,as referências de autores em que se inspiraram e como mudaram suas trajetórias através da literatura.

Rianne.Brito 15/01/2022

Pequeno e potente!
Um livro curtinho de leitura rápida. Mas que abre os horizontes e é uma excelente fonte para pesquisar sobre literatura, música, história e ativismo negro. Com certeza será um livro de cabeceira que irei usar sempre!

Karin 14/01/2022

Escritos negros
O que pensam e como se sentem sete representantes da literatura negra atual. Escritos que consolidam a importância dessa representatividade.