Escritos Negros: textos contemporâneos

Escritos Negros: textos contemporâneos Jeferson Tenório

Resenhas - Escritos Negros: textos contemporâneos

â¤. . . ju 23/02/2023

11 | Uma riqueza de experiências.
Tudo que a TAG se propõe a entregar está carregado de sabedoria, aprendizado e conforto. Ter contato com as experiências de artistas negros (que ainda não possuem o merecido espaço no mercado literário) é algo que me conforta o coração e me faz refletir sobre as histórias dos meus antepassados, dos que ainda estão por vir e minha própria narrativa e relevância enquanto mulher preta. É, de fato, enriquecedo, porém não é o tipo de leitura que mais gosto, por isso a nota não foi tão alta. Mas é extremamente relevante e recomendado.

Vivi 22/02/2023

Aqui encontamos 6 autores negros e como chegaram na literatura. E temos tbm um conto de Latfa .
Achei a proposta bem interessante. Eu gostaria muito que Tivessem focado em autorxs brasileiros e infelizmente não foi.
Seis autores bastante diferentes entre si - compondo um mosaico de temas e nacionalidades - debatem sobre a literatura e derivados no mundo contemporâneo.

Teresa Cárdenas rememora o nascimento do seu fascínio por livros durante a infância pobre em Cuba.
Nadifa Mohamed apresenta as história de Filsan, uma jovem militar somali enviada para uma difícil e perigosa missão. Jeferson Tenório e Cidinha da Silva compartilham suas trajetórias e influência como escritores e leitores. Por fim uma conversa histórica entre Allan da Rosa e Marcelo D' Salete sobre vários assuntos. Passando por literatura, músicas popular brasileira

Andrea 22/02/2023

Sobre a literatura brasileira
A primeira coisa a ser dita sobre Escritos Negros: Textos Contemporâneos é que ele não tem um gênero definido. Pois há desde uma conversa transcrita, passando por um conto até os motivos que levaram a ser escritor. Tornando o pequeno livro grande em suas múltiplas faces.

Com exceção do ótimo conto Filsan da autora Nadifa Mohamed, todos os demais textos são de experiências pessoais, o que pode atrair tanto quem deseja conhecer mais dos autores como para quem busca referência de escrita, já que a profissão autor é a base de quase todos.

Aos leitores gerais é uma oportunidade de conhecer um pouco mais dos escritores, se identificar com alguns na forma como os livros entraram em suas vidas, fazer aumentar aquela lista de livros desejados ou espiar as curiosidades do mundo do mercado literário pela visão de quem fornece o produto.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/02/escritos-negros-textos-contemporaneos.html?m=0

Gabriela Costa | @leia_preta 12/02/2023

Literatura negra por quem escreve
Esse livretinho não prometeu nada entregou tudo! Estou realmente encantada com a potência desses textos e a oportunidade de conhecer mais desses autores que eu tanto admiro.

Alguns trechos me marcam muito, os textos são pessoais e mostram pra nós leitores um outro lado da trajetória de cada um dos autores. Recomendo demais pra quem conhecer mais sobre esses autores!

ma piris 16/01/2023

achei razoável
assim, como teve três histórias da própria vida dos autores, eu n vou dar nota pra isso pq não acho certo dar nota pra biografia, ent vou falar dos outros escritos.
juro, eu amei o conto da filsan, queria q tivesse mais e mais, e a história do Jeferson Tenório também foi mto rápido e interessante de ler, mas mds, a conversa entre o Allan Rosa e o Marcelo D'Salete, eu n entendia NADA, juro kk só queria acabar logo pq pelo fato de eu n entender, a experiência de leitura só ficava mais desgastante sabe.
eu achei o livro okay, vou ler dnv um dia, quando achar q vou conseguir entender as palavras, mas só daqui um bom tempo msm

Renata 11/01/2023

Esse pequeno livro traz seis potentes textos de autores, tal como expresso no título, contemporâneos. É uma galera que está entre nós, vivendo e produzindo hoje. Vamos encontrar textos de @luizmauricioazevedo @teresacardenas Nadifa Mohamed @jefersontenorio @allanrosa @marcelodsalete @cidinhadasilva
Temos histórias de formação, com o relato do caminho que percorreram na literatura, de onde vieram e o que esperam do ofício. Além disso, temos um bate papo e um conto. A contribuição de cada um é única, não dá para jogar num saquinho homogeneizante de literatura negra. Histórias diferentes, pessoas diferentes, perspectivas diferentes.
Destaco sempre Cidinha da Silva, por que toda vez que começo a ler seus escritos parece que cheguei em casa. É um lugar seguro o de posso desvelar sentidos e colocar em xeque minhas próprias ideias. O texto pode ser lido como uma resposta à indagação “como me tornei escritora”. É ocasião então de anotar todas as referências, nomes e obras. Além disso, Cidinha deixa claro sua recusa às “caixinhas temáticas” que se impõe a atores negros, visando um fazer literário fundado na liberdade de criação.
Refletir sobre esse molde do que se espera e se acha aceitável de um autor negro casa muito bem com a discussão de Allan da Rosa e Marcelo d'Salete a propósito do impacto da aparente tomada de consciência da classe média em relação ao racismo na produção de autores negros. Entra em cena o conceito de representatividade. O mercado se abre (?), mas sob que condições, imputando que barreiras, quais fronteiras? Que pode se ligar bem com a reflexão de Luiz Maurício Azevedo a respeito do caráter instrumental imposto a essa literatura, em vislumbra que a importância não era dada ao que diziam, nem de sua qualidade estética, mas simplesmente ao fato de terem dito.
São somente algumas coisas que o livro traz, há muito mais. Destaque ainda para o texto de Jeferson Tenório, pautado na questão do que quer um autor negro e onde ele relata parte de sua história de um relacionamento mais tardio com as letras, é maravilhoso.

Marcelle 02/01/2023

Excelente livro para entender o racismo estrutural que vivemos no Brasil. Excelentes comentário de diversos autores brasileiros referenciando toda a história do negro brasileiro.
Ótimo para aumentar nossa bagagem de conhecimento do assunto para contrapor pensamentos incoerentes e se questionar sobre nossos privilégios.

Eduarda.Colognesi 30/12/2022

Leitura curta e gostosa, repleta de discussões, opniões e críticas. Recomendo.
Adorei esse mimo da tag.

Ladybug 29/12/2022

Pequenos textos escritos por autores negros, muitos deles falando sobre suas próprias vidas. Vale a pena a leitura.

Fabiene.Barbosa 29/12/2022

Uma coletânea escrita por diferentes autores que discutem entre si sobre literatura e outros assuntos da contemporaneidade.

Barbara.Teodoro 22/12/2022

Bom!
É uma coletânea de discursos de autores negros narrando suas respectivas relações e início da interação com o mundo literário, salvo o conto de Nadifa Mohamed (que não é autobiográfico) e uma conversa entre Allan da Rosa e Marcelo D'Salete em que dialogam sobre a cultura negra, a literatura, quadrinhos, poesia e música. É um livro rápido e que nos mostra diversos autores falando sobre suas obras e direcionando o leitor para outros autores negros, sendo esses angolanos, haitianos, cubanos, etc. Extremamente necessário e que nos instiga a consumir mais escritos de autoria negra e sua cultura de modo geral.

Felipe 19/12/2022

Escritos Negros: Textos Contemporâneos
Esse pequeno livro, seis diferentes autores, e que eram desconhecidos por mim debatem a literatura e mais especificamente, o lugar de autores negros e negras nessa literatura.

Muito interessante e muito bacana. Para mim então, é sempre muito especial conhecer mais e mais autores negros, que ainda são poucos devido a esse racismos estrutural presente na sociedade.

@folhasecha 15/12/2022

Incrível!
Nem acredito que esse livro tá parado na minha estante a um ano, simplesmente pq esqueci dele. Incrível do início ao fim! Me elucidou, me emocionou e me fez salvar outros mil livros pra ler hahah 2023 vai ser massa!

Lhyz 07/12/2022

"Literatura é arte e a exerço no ofício de criar..."
Esse livro é uma coletânea de textos de escritores e escritoras negros/negras de diferentes nacionalidades. O que mais me deixou imprecionada, não foi apenas a qualidade inquestionável dos textos que estão aqui, mas também a diversidade em como esses/essas autores/as abordam a leitura/literatura. É lindo.

Não consigo nem selecionar os meus favoritos porque cada um me proporcionou provocações diferentes.

A curadoria da TAG - Experiências Literárias tá de parabéns.

Leo Lima 03/12/2022

Bom?
Não é meu estilo de leitura, mais não é ruim tem muita informação importante é trata de um ponto de vista muito importante.