Escritos Negros: textos contemporâneos

Escritos Negros: textos contemporâneos Jeferson Tenório

Resenhas - Escritos Negros: textos contemporâneos

Marta 17/12/2021

"Por que dar lançadores de granada a refugiados quando a Somália já tem um dos maiores exércitos da África?”
Li esse livro já tem quase um mês, levei umas duas horas para ler, porque é um livro pequeno, foi presente da TAG aos assinantes do clube do livro inéditos de novembro. O livro é uma construção de textos para homenagear a autoria negra, reúne reflexões de grandes nomes da atualidade como Jeferson Tenório, Teresa Cárdenas e da autora de Menino Mamba-negra, que tem uma resenha minha postada aqui, Nadifa Mohamed, por sinal foi o conto que mais gostei, os demais não me atraíram muito, principalmente a última parte que Arte e estéticas Negras. Talvez se encontrasse o livro em de meus passeios por livrarias não o comprasse, não por ele como um todo, mas pela última parte.

16/12/2021

Vários autores negros relatando sua história, relação com a escrita e dificuldades para serem inseridos no meio literário.

Mariele 14/12/2021

Diferente
Como o próprio nome já diz os escritos contidos no texto cotem diferentes gêneros escritos por autores negros da atualidade

Gisele567 12/12/2021

Escritos Negros
Textos de diversos autores relatando sua história com a escrita, sua formação e contando histórias contemporâneas.

Iza Santos 12/12/2021

Leitura interessante que suscita muitas reflexões sobre o processo criativo de tantos criadores negros.

Bruna 12/12/2021

Livro pequeno, mas conteúdo gigante
Muito se fala sobre a história de abusos e sofrimento sofridos pelo negros ao longo da história. Um povo rico culturalmente, mas castigado pela precariadade de seus países, abusos dos colonizadores e até mesmo dos seus.
Um livro que veio como mimo na caixinha da TAG, que embora pequeno, trouxe textos de questionamentos, histórias e reflexões sobre o caminho longo e árduo em busca pela valorização, respeito e conscientização em relação aos povos negros.
Adorei o texto do Jeferson Tenório e já estava com vontade de ler seu livro Avesso da pele, agora tenho urgência. Derramei lágrimas em saber um pouco da história dele.
A conversa entre Allan da Rosa e Marcelo D'Salete foi riquíssima. Me fez ver outro ponto de vista sobre os conteúdos da mídias sobre a conscientização negra.
Livro pequeno, mas conteúdo gigante. Leitura necessária.

Arthur 11/12/2021

O livro abre um pouco a mente sobre todos aspectos da literatura. Como sempre, a TAG não decepciona.

Duda 07/12/2021

Acho que esse livro estava mais pra um petisco da coleção da TAG de autores negros. O livro foi rápido e bom de ler, amei o conto "Filsan" e poderia ficar horas lendo um livro sobre a história, outra coisa que gostei muito foi o diálogo do Allan e do Marcelo, foi curiosa e informativa
Jean 02/01/2022minha estante
A história completa da Filsan aparece no livro O Pomar das Almas Perdidas, superindico a leitura

Bruna 04/12/2021

Escritos Negros
É engraçado ver como a literatura marca a vida das pessoas. Como palavras podem ser tão importantes.
Foi uma leitura interessante, me fez pensar bastante!

Jéssica 04/12/2021

Uma coletânea de textos muito diferentes mas ao mesmo tempo conectados. Um livro tão curtinho que conseguiu abrir tanto a minha visão pra pluralidade de vivências que existem.

Nise 04/12/2021

Necessário, mas um pouco cansativo
É um bom livro, uma introdução à literatura negra. Contém uma variedade bem diversificada de escritos, mini biografias, contos, e até uma transcrição de live. A temática é muito relevante, cada autor conseguiu trazer muito nas poucas páginas, me abriu os olhos para quão alienada estou em relação à literatura negra e como isso é prejudicial para a minha formação e para a viabilidade dos autores, afinal não devo ser a única pessoa tão por fora desse assunto. A única coisa que me incomodou um pouco foi a estrutura dos escritos, especialmente a transcrição, e isso tornou a experiência dessa leitura cansativa, sinto que perdi uma parte do que queria ser passado. Sei que cada um deles tem muito a dizer e que seus textos trazem bastante coisa, mas não consegui aproveitar muito bem por conta da estrutura.

Poliana 03/12/2021

Mimo Tag Inéditos 11/2021
Comecei a leitura da proposta de novembro pelo mimo, pois mesmo já atrasada para a proposta do clube achei que seria melhor ser inserida no contexto proposto e o mimo teve exatamente essa função. Foi muito bom mergulhar na perspectiva dos autores negros sobre como a leitura e a escrita funciona a partir do lugar deles.

_Ane_ 02/12/2021

Esse livro é como um manifesto aos escritores negros e sua importância na literatura.

Um brinde-bônus da Tag inéditos de novembro incrível!

Raio 01/12/2021

É incrível como a arte é um prisma enorme. Cada fala, vivência e as referências aqui colocadas é uma parte desse infinito. Que a TAG traga mais experiências como essa.

Carol 30/11/2021

Importante
O livro apresenta textos de autores negros, alguns falam sobre suas experiências com a literatura, outros debatem a importância da divulgação de artistas negros e tem um conto bem legal.