Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

belle 08/04/2022

esse foi meu primeiro contato com essa autora e preciso dizer que já quero ler os outros livros dela. li em fogo alto por uma lc e não esperava que seria uma leitura que eu fosse gostar tanto.

de fato não AMEI a leitura, mas também não achei péssima. alguns pontos poderiam ter sido melhor explorados, mas é uma história diferente e com muito potencial.

tem um ritmo mais lento, mas que faz vc quer ler mais e conhecer mais da personagem e eu amei essa jornada. toda a batalha de ser mãe adolescente e tentando buscar seu espaço enquanto cria uma filha é extremamente difícil e a autora soube trabalhar com o tema muito bem sem deixar a leitura pesada em nenhum momento.

Andressa.Moura 05/04/2022

Livro que conta, mais uma vez, as dificuldades do personagem por ser negra, latina, mãe solteira e adolescente. Aborda também a dúvida de que não fazer faculdade seja o melhor caminho a tomar.
Não gostei da história; não me atraiu em nada.

Nanda 31/03/2022

Adorei acompanhar a vida da Emoni!
Adorei conhecer um pouco mais de gastronomia.
Gostei de ver o quão resiliente ela é diante das dificuldades que aparecem e apareceram na sua vida.
Adorei como as amizades e a família mostram a ela como ela precisa cuidar dela e olhar para ela também, que as outras coisas vão se encaixando no meio.
Super indico para todos esse livro!

biab0 30/03/2022

comprei esse livro por indicação da let do biblioleticia e não me arrependo nem um pouco! amei os personagens e a escrita demaaais! dei 4 estrelas porque a leitura não me prendeu tanto quanto em outros livros, mas eu recomendo bastante!

Deb 27/03/2022

não é apenas cozinhar
Esse é um livro curto e bem fluido, a escrita da autora é muito boa e o que gostei foram as divisões dos capítulos, mas acho que a autora poderia ter detalhado mais e aproveitado mais a construção das histórias. Queria ver mais da fase Emoni na faculdade, o fato de o pai ter voltado e tbm o relacionamento dela com o malachi. Acho que é uma história muito boa de ser lida e que poderia ter sido mais desenvolvida justamente por ser boa

Stella 24/03/2022

Estava sentindo falta de um livro tão leve como esse. A autora soube tratar muitos temas por vezes tensos, de maneira descontraída e natural, como racismo, gravidez adolescente, os ciclos femininos, confusões adolescentes, desigualdade, e outros igualmente importantes.
Emoni é uma personagem batalhadora, com muitas confusões mas ainda assim sincera consigo mesma e com aqueles que a cercam. Fazia tempo que não gostava tanto de uma protagonista, e me identifiquei com muitos de seus dilemas da vida de jovem adulto.
Ponto alto do livro: Nenezinha e as receitas kkkkk amei muito mesmo. O romance é muito gostoso de ir acompanhando, eu amo um slow-burnig, e o Malachi é tão o amor da minha vida ?
Enfim, recomendo muitooo, uma leitura gostosa, cheia de representatividade, e perfeita pra desligar a cabeça.

Carol 21/03/2022

Que sabor
Eu já terminei querendo fazer comida.
Esse livro despertou todos os meu sentidos.

Comecei esse livro através do projeto de incentivo a literatura negra, e a cara melhor coisa.

Tem alguns assuntos considerados tabus tratados de uma forma tão leve.

E o mais bonitos que me tocou foi acompanhar o crescimento da personagem principal, que em muitos momentos me fez pensar na minha própria adolescência.

A escrita da autora maravilhosa, quando eu percebi eu já tinha acabado o livro.

matheus.silva 15/03/2022

A cada página lida eu sentia uma fome imensa haha. A história de Emoni é de luta e superação, engravidar ainda na adolescência e enfrentar uma sociedade preconceituosa e o cuidar de uma bebê é um trabalho e tanto. Gostei de mais da escrita da autora só não darei as 5 estrelas porque o relacionamento de Emoni com o Malachi não foi bem desenvolvido, a demais, um livro que vale a pena ser lido.

Harmônica 14/03/2022

Ok
Achei o livro ok, a história é legalzinho e a escrita da autora é ok.
Não foi um livro que tive dificuldade para terminar e também não foi um livro que me fez querer ler ele de uma vez só.
Ele é só... OK ????
O que não quer dizer que ele é ruim, até porque as vezez um livro ok faz bem também ?

Mick 13/03/2022

Esse livro tem cor, sabor e cheiro. Não tem como ler sem usar todos os sentidos, ele é quase uma experiência sensorial e te juro, você vai querer comer tudo o que é citado aqui... Rs.
O livro trás uma realidade dura, mas também uma mensagem muito forte: não desista dos seus sonhos, pois eles podem não acontecer como você quer, mas com certeza se realizaram como você precisa.

juju 12/03/2022

uma história sobre sonhos
Emoni é uma das personagens literárias mais fortes que eu já conheci.Mulher, preta de classe baixa, mãe aos 14 anos, crescida sem mãe e seu pai morando em outro país, sustentada pela vó materna que dá a vida por Emoni e Emma, ela busca incansavelmente seus sonhos. Sem baixar a cabeça para os julgamentos das pessoas.

Amei esse livro, devorei ele em dois dias. Adorei os personagens, a Emoni cativa muito e ela realmente tem aquele instinto de mãezona msm, me senti muito acolhida lendo esse livro.

Ele tem representatividade LGBT, e por mais que Emoni tenha tido uma grávidez na adolescencia, em nenhum momento isso é romantizado. E ainda por cima, tem um romamce muito fofo que me fez atualizar minha lista de namorados literarios (o romance não é o foco no livro).

Enfim, eu amei essse livro e ele foi favoritado sim!! Leiam!!

ritita 09/03/2022

Total e irreversivelmente apaixonada pela autora, por Emoni e pela abuela.
Que livro.
Dificilmente me deparo com histórias de mães solo adolescentes sem mágoas, conflitos e irresponsabilidade.
Emoni é a personificação da responsabilidade - consigo, com a filha, a abuela e as amizades, mas como a garota não pode ser perfeita, ela não gosta muito de estudar, ou tem dificuldade de aprendizado, exceto com comidas. Arrasa na cozinha, independente de fazer pratos simples ou sofisticados, é uma maga com temperos e misturas. E quem não gosta de comer bem, né?
A moça se vira nos sessenta. Estuda, cuida da filha e trabalha (coisa de gente grande), porém seu maior sonho é poder ser chef de cozinha; para isto, paralelamente a tudo que faz, ainda consegue se inscrever num curso de culinária, onde mostra todo seu talento e "pode" fazer uma extensão com grandes chefs na Espanha.
Emoni não surta com tantos afazeres, muito pelo contrário, põe sua criatividade para rodar em 220 e ainda vira líder da turma.
Se eu não estivesse tãão preguiçosa, diria mais. Por enquanto, só digo LEIAM.
Me repetindo: como é bom ler livro bom.

Sil | @uma_dama_dos_livros 08/03/2022

A Emoni Santiago é uma jovem muito feliz que mesmo não tendo a sua mãe para lhe da amor e carinho como toda filha necessita, foi criada pela a sua Buela a pessoa que ela mas ama na vida além da sua filha Emma.
??

Aos 17 anos, no último ano do ensino médio, ela não sabe bem o que fará agora da sua vida, pois nunca planejo a Emma mas ela acabou vindo e agora Emoni vive para a sua filha e talvez o seu maior sonho não se realize, que seria ser chefe, pois Emoni ama cozinha e não só isso, ela tem o dom da cozinha mas que todo mundo, tem o amor pelos temperos e tudo que prepara do seu jeitinho e com muito amor a cada dia é melhor.
??

O que Emoni não esperava que agora no seu último ano na escola era que teria aberto aula de arte culinária especializada na comida espanhola e talvez uma parte do seu maior sonho possa se torna realidade agora nesse momento e Emoni aprenda ainda mas.
??

O futuro está batendo em sua porta e sua filha mas que nunca precisa dela, pois a sua vida só está iniciando e Emoni terá que tomar uma grande decisão sobre o que fará de agora em diante.
??

Deixa o seu sonho de lado e não fazer a faculdade de Arte Culinária e assim poder trabalhar e cuidar da sua filha.
??

A vida nunca é fácil... mas talvez aos poucos tudo se encaixe em seus lugares.
??

- Uma leitura que me encantou muito por trazer uma cultura diferente, amo quando isso acontece nos livros e para completar ainda acompanhar a Emoni na cozinha foi tudo de bom, amei a forma que a autora trouxe essa história de decisões difíceis, com momentos leves e com comida envolvida ali no meio de tudo, um pouco de pimenta para aquecer o coração, foi uma leitura perfeita.

-Koraline 06/03/2022

Poderia ser muito melhor
Em Fogo Alto traz como protagonista uma adolescente, mãe de uma menininha, e que não faz ideia do que fazer depois da formatura. O livro, para mim, tem muitos aspectos positivos, como a representatividade de uma mãe negra adolescente, além da representatividade latina e LGBTQIA+; o fato da protagonista não achar que fazer faculdade é a resposta para todos os problemas, e saber que um diploma não é prioridade na situação dela. Mas também tiveram coisas que incomodaram bastante, e sempre me incomodam em livros de romance, que a necessidade extrema de que absolutamente tudo se resolva no final, como: por que existir a redenção da garota chata da escola? Ela nem é importante para o enredo nem para a Emori; por que, do nada, a avó de sua filha passa a lutar pelos direitos dela, se durante todo o livro a única coisa que recebemos dela é antipatia?; por que voltar a ter uma relação com uma pessoa que apenas a abandonou depois de meia dúzia de palavras trocadas?; e especialmente, por que, para que sua vida possa dar certo, a protagonista tem que ter um dom espetacular que a destaca muito da média? Se ela fosse apenas uma boa cozonheira não seria o suficiente? Enfim, o livro é bom, mas uma pena que a autora sentiu a necessidade de colocar absolutamente todos os aspectos clichês de filmes da sessão da tarde nele, poderia ser muito melhor se tivesse seguido apenas uma linha.