Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

mari 14/05/2022

Em fogo alto
Eu gostei bastante do livro. Fala de assuntos importantes como racismo e preconceito mas também fala do romance de uma estudante de ensino médio.
Confesso que o final me decepcionou um pouquinho porque eu não achei ele impactante para um livro como esse. Não que ele tenha sido ruim, eu só esperava mais.
Mas o importante é que eu amei a experiência. leitura fluida e que me pretendia. :)
mari 19/06/2022minha estante
pretendia = prendia*

fran 08/05/2022

Conforta o coração mas..
Gostei da forma que a cultura latina foi expressada e curti muito a Emoni, todo amor pela gastronomia, mas achei que faltou desenvoltura na história e escrita, apesar de ser um chicletinho de livro pra se passar o tempo, não acho que recomendaria.

Quem curte clichê e cozinha, pode ser uma boa!

Tonytedra 06/05/2022

Chef Santi
4.7/5

Em Fogo Alto, escrito por Elizabeth Acevedo, publicado em 2021 pela Editora Nacional e conta com a tradução de Carolina Candido, que faz jus ao conteúdo e capa de Erick Davila.
O livro conta a história de Emoni, uma jovem de 17 anos que tem uma filha de 3 anos. Emoni perdeu sua mãe e seu pai é porto-riquenho, e abandonou ela e sua avó nos Estados Unidos. Ela estuda em uma escola de alto nível, la conhece Malachi, um jovem que pode trazer à tona, algumas memórias de Emoni.
Eu realmente adorei o livro, a construção dos personagens foram ótimas, o livro conta com capítulos pequenos, normalmente de duas páginas. A Emoni tem algo que faz a gente se conectar com ela, sentir o que ela sente, e isso é uma coisa que me faz gostar tanto da autora.
Acho que as relações desse livro foram uma coisa ótima e bem trabalhada, a Emoni relembrando os sentimentos do passado?
Acho que todos que podem
deveriam ler!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 05/05/2022

Em fogo alto, por Elizabeth Acevedo
Em fogo alto, escrito por Elizabeth Acevedo, publicado pela Editora Nacional, apresenta uma narrativa sobre uma garota de colégio, mãe precoce, preta, periférica, apaixonada pela arte da gastronomia. Um livro repleto de elementos que enche os olhos de quem o lê.

Emoni Santiago, é uma garota com personalidade e alta estima, mesmo que a vida lhe tenha dado rasteiras que poderia colocar no mais baixo nível da escala da sociedade, porém, sempre com alta estima.

Aos quatorze anos se envolveu com Tyrone, um adolescente que, despreparados, por descuido ela engravidou. Aos dezessete, no último ano do colégio, próximo ao final das aulas, pronto para se preparar para o vestibular, Emoni enfrenta um turbilhão de emoções: a ida para a faculdade. A filha pequena que necessita de cuidados. O trabalho em uma rede de fast-food. O pai de sua filha, Tyrone, que não aceita que ela se encontre com outro garoto A avó que cuida de ambas. Seu pai, Júlio, que não dá importância para a filha desde a morte de sua esposa, mãe de Emoni. São tantos conflitos contidos na obra, onde, misturando será tal como uma massa de bolo que necessita ser sovada para ficar uniforme e saboroso.

Além de todas as dificuldades apresentadas pela autora, ainda enfrenta discriminação racial, por ser negra. Preta. E morar na periferia da cidade.

Os problemas apresentados por Elizabeth Acevedo, não faz pensar que se trata de uma ficção aleatória criada pela autora, pois, nada nesse livro foge da realidade latente presente na vida de milhares de Emonis, jovens que, assim igualmente a ela, são pegas de surpresos pela emoção da puberdade e se entrega ao prazer o que poderá mudar sua vida para sempre. Tal como mudou a vida de Emoni Santiago.

Sonhos foram desconstruídos e desejos foram desfeitos na vida de Emoni e, acredito que muitas garotas estão na mesma situação da personagem. É cruel.

Todavia, Emoni não deixa de seu sonho em se formar na faculdade de gastronomia e culinária, sua paixão desde jovem, algo que ela vai lugar com unhas e dentes para conquistar uma bolsa, mesmo que parcial, na faculdade que oferece o curso, se dedicando para conquistar o seu sonho, no encerramento das aulas no colégio.

Em fogo alto, divido em três partes, entre o amargo — parte um, o saboroso — parte dois e, o agridoce — parte três, apresenta receitas da Emoni, a cada abertura, que faz salivar, e mesclado com os capítulos, traz um sabor característico a cada página lida. É uma luta constante em seguir sempre em frente, independente das atribulações que a vida impôs para si.

Recomendo a leitura acompanhada de petiscos e guloseimas. Combina à beça.

Resenha no blog Irmãos Livreiros:

site: bit.ly/3LIpfCR
Dimas Lins 07/05/2022minha estante
Excelente resenha!

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 17/05/2022minha estante
Valeu, Dimas! =)

Sara 05/05/2022

"eu te entendo"
Me senti tão confortável!!! A linguagem é fácil, você escorrega na leitura e nem percebe. As comidas, os cenários, as músicas, os personagens, a linguagem e cultura... Eu amei tudo, cada detalhe. O livro aborda diferentes temas, como: gravidez na adolescência, ser preto e pobre, não ter pais presentes, criminalidade, entre outros problemas. Mas consegue fazer isso lindamente e me senti representada, como uma igual que tá lutando as mesmas batalhas. E não que elas acabem, mas é bom ver que os personagens conseguem, de alguma forma, realizar seus sonhos. Me trouxe esperança.

caroliny 26/04/2022

aqui conhecemos a história de emori, latina, mãe adolescente e apaixonada por cozinhar. confesso que em certos momentos, devido a paixão com que ela retrata o ato de cozinhar, tive vontade de me levantar e ir pra cozinha, haha. emori é uma personagem muito humana, que em várias partes pode condizer com a realidade de muitas meninas. o fato dela ter sido mãe na adolescência, ter aquela relação meio (?) com o pai, a tornou forte, mas ao mesmo tempo receosa. a história tem uma premissa bacana, mas na maioria dos momentos não me prendeu tanto, senti falta de mais interação entre ela e o Malachi também. no geral, é rápido, curto e de fácil compreensão.

Lara 23/04/2022

meu comfort book <3
uau
não vou dizer que não tava esperando pq eu estava, esse livro foi mais que uma leitura, foi uma experiência, eu não chorei, mas eu me envolvi com a história e foi incrível! foi simplesmente feliz, reconfortante, reflexivo e emocionante ler esse livro
vale muito a pena, é um favorito com certeza!!
é um livro leve que trata de coisas pesadas, não é como se ele não ligasse pra importância das coisas ele liga, ele é triste em certos momentos mas ele é leve, ele trata os problemas de forma responsável e correta, mas humana tbm
e o final (sem spoiler) foge do simples felizes para sempre, mas não é só destruição, é humano e real
amei esse livro, essa experiência ????

Faragao 20/04/2022

Achei fofo
Essa é uma leitura bem leve, rápida e fofa.
Na história, temos Emoni, uma adolescente, mãe solteira, que mora com a avó. Os acontecimentos vão se desdobrando em cima do sonho de Emoni de se tornar uma chef de cozinha.
Achei uma leitura confortável, sem muitos acontecimentos marcantes, mas que ao mesmo tempo mostra a realidade de como é ser mãe no período da adolescência, todos os preconceitos em cima de disso, e principalmente a responsabilidade e abnegação de quem está envolvido na criação do bebê.

alinetiemi 14/04/2022

Se você que sair de uma ressaca literária ou fugir do clichê: adolescente e primeira vez, leia esse livro. Os capítulos são mega curtos, porém deixam a história super completa. E fora do clichê, a protagonista foi mãe aos 14 anos.

Um livro bonito e bem escrito, que retrata problemas de raça, cor e desigualdade social, o que infelizmente ainda está presente em nossa realidade.
Emoni é uma menina muito forte, já passou por muitas coisas (alguns momentos achei meio chatinha), mas o Malachi é 100% perfeito.

taifmiranda 14/04/2022

Real, simples e perfeito
Mesmo que retrate a vida de uma adolescente porto-riquenha, vi que pode muito bem ser a realidade de muitas adolescentes brasileiras.

A "latinidade" (nem sei se isso é uma palavra válida, mas acho q dá pra entender) perfeitamente representada, tanto nas partes boas como nas ruins. Inclusive fiquei morrendo de vontade de provar cada uma das receitas que aparecem no livro.

Por mais que eu não tenha nem a possibilidade de me identificar completamente com a Emoni, de certa forma, me senti em casa enquanto lia esse livro.

Nino 14/04/2022

É bom, mas poderia ser mais
"Em Fogo Alto" é o meu primeiro livro da Elizabeth Acevedo e, por conta do trabalho gráfico e da sinopse, eu estava muito empolgado para realizar essa leitura. Não me arrependi, devo dizer, mas confesso que esperava um pouco mais da história.

Emoni é uma protagonista forte e isso não é por acaso, já que ela é uma mãe adolescente, lutando para terminar o ensino médio que precisa equilibrar sua vida em casa, seus estudos e um emprego que arranjou para ajudar com as despesas da filha, que cria junto de sua avó – responsável por sua criação também. Ela é muito bem escrita e está longe de ser perfeita, embora seja cativante, tanto por sua personalidade como pelo seu incrível dom na cozinha.

O livro trabalha muito bem as questões da personagem enquanto mãe e mulher afro-latina nos EUA, e esse é provavelmente seu ponto forte. Porém as coisas não funcionam tão bem assim quando Emoni é colocada ao lado de outros personagens que acompanham sua história. Com exceção de sua avó e sua melhor amiga, os demais relacionamentos não tem a profundidade que poderiam ter em certo ponto e acabam deixando a desejar, especialmente no romance, que não flui de maneira natural, na minha opinião.

Já se tratando da representatividade do livro, ela é muito bem construída e desenvolvida, não apenas para Emoni, como para sua avó, que é uma personagem muito importante na história. Ela também coloca uma camada a mais na questão de mães solos e é um importante fio condutor para o crescimento da protagonista, que se inspira muito nela.

A escrita é maravilhosa e, mesmo com capítulos de uma ou meia página, flui muito bem e rápido, já que o livro não é longo. O projeto gráfico é realmente lindo e a história aguça nossos sentidos, como a visão, o olfato e o paladar. É uma história que vale a leitura, especialmente para te tirar da ressaca.

Harryeeu 12/04/2022

Ameii
Gostei muito, foi perfeito para o que se propôs, supriu minhas expectativas.
Amo a capa, amei os personagens e como tudo terminou, gostei de ver a personagem crescendo e descobrindo o que fazer da vida depois da escola.
Quero ler mais dessa autora, amei que os caps são minúsculos.

belle 08/04/2022

esse foi meu primeiro contato com essa autora e preciso dizer que já quero ler os outros livros dela. li em fogo alto por uma lc e não esperava que seria uma leitura que eu fosse gostar tanto.

de fato não AMEI a leitura, mas também não achei péssima. alguns pontos poderiam ter sido melhor explorados, mas é uma história diferente e com muito potencial.

tem um ritmo mais lento, mas que faz vc quer ler mais e conhecer mais da personagem e eu amei essa jornada. toda a batalha de ser mãe adolescente e tentando buscar seu espaço enquanto cria uma filha é extremamente difícil e a autora soube trabalhar com o tema muito bem sem deixar a leitura pesada em nenhum momento.

Andressa.Moura 05/04/2022

Livro que conta, mais uma vez, as dificuldades do personagem por ser negra, latina, mãe solteira e adolescente. Aborda também a dúvida de que não fazer faculdade seja o melhor caminho a tomar.
Não gostei da história; não me atraiu em nada.

Nanda 31/03/2022

Adorei acompanhar a vida da Emoni!
Adorei conhecer um pouco mais de gastronomia.
Gostei de ver o quão resiliente ela é diante das dificuldades que aparecem e apareceram na sua vida.
Adorei como as amizades e a família mostram a ela como ela precisa cuidar dela e olhar para ela também, que as outras coisas vão se encaixando no meio.
Super indico para todos esse livro!