Em Fogo Alto

Em Fogo Alto Elizabeth Acevedo

Resenhas - Em Fogo Alto

ana luisa 14/07/2022

não é um livro ruim, mas também não é bom. apenas razoável.

o livro possui representatividade latina e LGBTQIA+, os personagens são legais e foi uma leitura bem rápida.

apesar do pontos positivos, eu não consegui me conectar com a história;
tudo acontece muito rápido e tudo é resolvido muito rápido.

Giuly 01/07/2022

?Há mágica acontecendo a seu favor.?
Eu tenho uma paixão muito grande por culinária e, quando vi este livro, fiquei morrendo de vontade de ler.
Amei como a história é cheia de representatividade e de tantas lutas tão presentes em nossa sociedade.
Eu amo romances, eu amo clichês, eu amo cozinha e eu amo bebês fofos. obviamente, o livro foi, então, perfeito pra mim.
A forma como Emoni não desistiu em nenhum momento dos estudos e batalhou pelo seu futuro é incrível.
Às vezes, tudo do que precisamos é ler um livro no momento certo. foi o que aconteceu com Em fogo alto. a narrativa um pouco mais rápida e um tanto acolhedora fez com que eu achasse a paz que precisava, aquele quentinho no coração em um momento difícil.
amei demais. ??

Indy 29/06/2022

Acredito que este livro traz uma quebra de paradigmas. Não é sempre que lemos uma história de uma adolescente que teve filho. Por isso, ganhou alguns pontos.

A história mostra toda a força do amor da família, amigos e do trabalho duro. Mas o diferencial e o centro da história é a paixão pela cozinha/cozinha/comidas.

Normalmente, as histórias são de pessoas que são ou jornalistas, ou escritores, ou advogados. Então, ler uma história que uma menina que está se tornando mulher (apesar de já ser adulta pela responsabilidade e amor pela família) e ainda sonha em ser chef de cozinha, foi muito diferente e intrigante.

Contudo, eu fiquei um pouco cansada da história no meio do caminho. Achei o enredo muito repetitivo. Esperem mais uma jornada de crescimento, desafios pessoas, do que plot twists, não que seja ruim, mas ajudou a eu cansar do livro no meio do caminho.

E, em alguns momentos, achei as sequências dos capítulos desconexas e isto ajudou a atrapalhar o ritmo.

Porém, achei a temática, as personagens, a visão de mundo, totalmente diferentes e até supreendentes. Acho que vale a leitura para sair um pouco de certas bolhas que existem de histórias juvenis /amadurecimento.

@leiturasdabreh 28/06/2022

Eu esperava muito desse livro
Esse era um livro que quando vi o lançamento fiquei super empolgada para ler.
Romance não é meu gênero favorito, mas quando quero uma leitura mais calma gosto de ler.

Mas infelizmente não rolou para mim essa leitura.

O lado positivo foi que é uma leitura rápida, os personagens não são chatos e a parte gastronômica. Mas para aí.

Eu não gostei da escrita e nem da narrativa. Fiquei com a impressão de uma história contada de forma resumida em uma roda de amigos. Aqui os capítulos serem curtos não é necessariamente um ponto positivo, porque em 2 páginas a Emoni resume 2 semanas de acontecimentos.

Não consegui me conectar com a história e nem sentir vontade de ficar lendo sabe. A história tinha até um potencial, mas não foi bem desenvolvido nada.

Para não bastar isso temos migalhas de romance que não foi bem desenvolvido. Problemáticas que são apresentadas em um capítulo e resolvidas 3 páginas seguintes.

O final? horrível.

Então não recomendo esse livro.

Mary 25/06/2022

Em fogo alto (Tem um pedaço de mim)
O começo da leitura foi difícil, difícil manter a continuidade de leitura por não está acostumada com a escrita da autora, com o modo como ela desenvolveu pequenos capítulos dentro de capítulos maiores, mas quando peguei o ritmo foi extraordinário.

O livro leva um pouco de mim eu diria, por me identificar com as partes da gravidez na adolescência, por ser tão nova e ter q encarar a maternidade, foi lindo e extremamente necessário como a autora abordou o assunto. Me sentir representada.

A autora Elizabeth Acevedo obrigado por criar a Emoni ?

Queria Estar Lendo 24/06/2022

Resenha: Em Fogo Alto
Em Fogo Alto foi o primeiro livro da Elizabeth Acevedo que eu li. E que história mais querida para começar a conhecer a autora. Publicado aqui pela Editora Nacional. Hoje a resenha é pra falar sobre essa história que é um ode à culinária e ao amadurecimento.

No último ano escolar, Emoni não tem muitos planos para o futuro. Tudo que ela sabe é que precisa cuidar da filha de dois anos. E de garantir que nunca falte nada em casa para ela, a neném e a abuela. Criada pela avó desde pequena, Emoni descobriu com ela sua paixão pela culinária.

Quando sua escola oferece uma aula extra de Arte Culinária, Emoni se inscreve. É uma oportunidade para trabalhar o que já é natural para ela. E uma chance de desenvolver ainda mais seu talento. Pode ser um sonho impossível, mas parece o certo.

"A vida é uma vitrola que nunca para de rodar; como humanos, nós podemos somente escolher as faixas que queremos deixar de fora e aquelas que nos inspiram a dançar."

Em Fogo Alto é uma trama querida e maravilhosa sobre a magia da culinária. De sonhos impossíveis e de amadurecimento.

A narrativa da Elizabeth Acevedo é tão mágica quanto a história. A jornada da Emoni envolve entender quem ela é, o que ama e o que quer. É um livro de passagem que faz seu trabalho muito bem. Fala sobre o dia a dia de uma adolescente sonhadora, que é mãe e que é filha e neta. Uma adolescente que não sabe o que quer do futuro, e que está perdida como todos os outros. Mas querendo se encontrar.

Eu adorei a Emoni. Ela é determinada, apaixonada pelo que sabe fazer, e se encontra na cozinha. Toda vez que ela parava para cozinhar, as palavras da narrativa pareciam encantadas. As receitas que aparecem são cheias de vida. E, minha nossa, ler esse livro enquanto está com fome é uma tortura. Porque é tão vivo que parece possível sentir o cheiro das coisas.

Emoni vive esse último ano de ensino médio entre diferentes emoções. Ela ama sua filhinha, ama sua Abuela, ama o pai, ainda que ausente. Ama a escola e sua melhor amiga, Angélica. Ama cozinhar. Mas precisa descobrir o que mais ama para seguir para a vida adulta. Ela não sabe se quer fazer faculdade. Se quer seguir direto em busca de um emprego. Ela quer garantir o futuro para a Nenezinha, não quer ser um fardo para a avó.

São dilemas emocionantes, temperados pela prosa rápida e viva da autora. Do começo ao fim, você adora a Emoni, seus amigos, sua família. Se sente parte da história dela, e torce para que dê tudo certo.

Sua relação com a comida tem muito a ver com isso. Emoni se conecta com os sabores, com os toques especiais que dá a cada prato. Ela entende de culinária como uma feiticeira entende de magia. E é uma espécie de mágica, mesmo. Precisa do seu próprio encanto, das pitadas únicas. O que Emoni faz, quando cozinha, é colocar suas emoções nos pratos. E eles refletem seu amor, sua tristeza, sua saudade, sua vida.

"Enquanto o forno está pré-aquecendo, lentamente alterno camadas de culpa, de esperança e dos meus muitos sonhos."

Tem uma pitada de romance no desenrolar da trama, mas bem sutil. É um dos muitos aspectos da juventude e do "será que vai dar certo?" pelo qual a Emoni passa. Ela precisa entender seu lugar no mundo para continuar caminhando por ele.

Os coadjuvantes ao seu redor são cheios de histórias paralelas. Abuela, uma das minhas favoritas, quem criou Emoni e a ajudou com a Nenezinha, é muito interessante. Ela guarda algum mistério consigo, e eu gostei da resolução dele. Realista e um pouco melancólico. Tem também Malachi, o novo colega de turma da Emoni, que representa um recomeço. E uma incerteza.

Esse é meu primeiro livro da Editora Nacional, e eu adorei tudo. A diagramação é ótima, o trabalho gráfico impecável. Eu gostei dos detalhes nas divisões entre as partes do livro. A tradução de Carolina Candido está muito boa, com uma revisão muito boa também.

"E então, aos quatro anos, eu aprendi que alguém podia chorar por uma lembrança feliz."

Em Fogo Alto é um YA contemporâneo doce e agridoce. Tem momentos para emocionar e momentos para fazer sorrir. Fala sobre a vida de maneira ampla. E nos mostra uma família, uma garota, uma jornada que fica no coração como as melhores lembranças.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/06/resenha-em-fogo-alto-elizabeth-acevedo.html

Gi. Harumi 20/06/2022

Cozinhando...
Um livro pra se ler enquanto espera a comida sair, muito saboroso, com sabor de juventude e recheado com muito amor.
Nele vemos a história de uma jovem em busca de seus sonhos, tentando seguir o seu coração, mesmo quando o mundo a deixa confusa e sem saber o que fazer.

Ótimas reflexões, com pitadas históricas.

The 19/06/2022

Mil faces de uma mulher forte
Você já achou que um sonho era muito distante? Acho que todo mundo já teve esse momento, onde aquela vozinha do “encare a realidade” gritou, mas uma vida anulada não é feliz. Porém, essa não é uma percepção simples, ainda mais como mãe. Emoni já descobriu seu talento, mas a grana e o tempo são curtos, a ex sogra é o cão, enfim, a vida não é em tom pastel, e nesse contexto se priorizar trás hesitação, se livrar da culpa é um processo. Abordando essa temática e muitas mais, por meio de capítulos curtos, receitas e sabores, a autora nos conduz por temas fundamentais, personagens que cativam, um toque de amor pés no chão, e a ênfase de que mesmo que as coisas não sejam perfeitas, temos de lutar, persistir e agarrar oportunidades. Personagens secundários também tem seu papel claro, desde a melhor amiga com sua namorada até a abuela que se redescobre como individuo depois de tanto tempo. Acevedo tem uma escrita que convida, além de sempre trazer representatividade, principalmente a latina.

site: https://www.instagram.com/p/CaF9dBZPJYl/?utm_source=ig_web_copy_link

eu . 18/06/2022

em fogo alto
nossa como eu queria desesperadamente ter gostado desse livro, mas não cheguei nem perto.

não tenho muito o que falar sobre o livro, pra falar a verdade.

senti que quanto mais eu lia, mais parada no lugar eu ficava. eu poderia ter pulado 50 paginas e eu sinto que não teria feito a menor diferença para a historia. nada me prendia, nada me queria fazer continuar lendo, o final deixa muita coisa em aberta e esse livro não adicionou nada da minha vida.

unica coisa que gostei foi do romance, e mesmo isso deixou a desejar.

uma pena.

yas 15/06/2022

sensacional
gente como assim já acabou? ? eu amei esse livro! achei a escrita e a história de uma sensibilidade tão grande, a maneira como a escritora conduziu esse romance foi impecável!
os capítulos são bem curtinhos então a leitura flui muito. admito que fiquei com muita vontade de experimentar a comida da Emoni e amei a representatividade negra e latina presente no livro.
o Malachi é absurdamente fofo, Angélica é um ícone, Buela é maravilhosa, o Chef Ayden tbm é incrível e a Emma é uma pitica ??.
amei a história, amei os personagens, amei a trajetória da Emoni e gostaria muito de ler outro livro sobre ela, mostrando ela na faculdade e quem sabe já atuando como chef de cozinha.

Mirissa 07/06/2022

Uma grata surpresa
A resenha do livro chamou minha atenção, quando vi que a autora era filha de imigrantes dominicanos e havia escrito este livro com essa temática. Fui surpreendida com uma escrita leve, porém com um tema denso. Um tema? Não, múltiplos. Gravidez na adolescência; a pressão de decidir seu futuro quando não se tem esperança em um futuro para si; a vontade de seguir um sonho que lhe custará tempo e dinheiro, que você não tem. E tudo isso permeado por questões sócio-culturais como a estigmatização das pessoas, os rótulos e pré-conceitos, até mesmo falhas educacionais e algumas pinceladas de questionamentos quanto a nossa colonização. Tudo isso sem pesar a mão, dando as introduções para que o leitor possa por si próprio buscar os temas que mais lhe sensibilizem.

Jéssica Nogueira 29/05/2022

Indico
Livro ideal para fãs de romance fofinho, bom para passar o tempo com uma distração gostosa.
Emoni é descendente de Porto riquenho e africanos, é uma adolescente de 17 anos que tem uma filha, foi criada pela avó paterna desde que sua mãe faleceu e seu pai fugiu das responsabilidades.
O livro fala sobre os desafios de se alcançar seus objetivos e sonhos mesmo com diversos obstáculos. Na busca pela felicidade.

Gostei e foi tudo que consegui ler nessa ressaca literária que me encontro.

Gabriel Germano 28/05/2022

Um livro bem leve pra quem procura uma leitura rápida e despretensiosa. Aborda temas e assuntos bastante pertinentes, entretanto confesso que senti uma falta de profundidade e não me conectei tanto com os personagens. No mais é bem divertida, principalmente as partes em que a personagem descreve seu amor pela culinária enquanto cozinha.

Dessa 25/05/2022

@apenasumvicio
Em fogo alto é um lançamento de janeiro da Editora Nacional, da Elizabeth Acevedo, e meu primeiro contato com a escrita da autora. E eu simplesmente amei muito essa obra. É uma leitura importante e necessária.

Emoni tem dezessete anos, e é mãe. Ter uma criança tão cedo a mostrou que a vida não é fácil, principalmente quando a sociedade a julga de todas as formas. Porém, ela tem todo amor e suporte de sua buela.

Em fogo alto mostra que ser mãe jovem vem com um peso enorme. Emoni trabalha desde cedo para ajudar a complementar a renda da avó agora que tem uma filha. E apesar de saber que pode contar com ela para cuidar de Emma, ao mesmo tempo sabe que é uma responsabilidade totalmente sua.

Emoni está terminando o ensino médio, e ama cozinhar. Seu grande sonho é ser uma chef e entrar em uma faculdade. No entanto, ela sabe que precisa se esforçar muito. E em alguns momentos acompanhamos o quanto é difícil conciliar tudo: escola, trabalho e ser mãe.

A leitura foi muito fluída e leve, apesar de trazer um assunto tão importante. Eu me vi envolvida desde o início na trama, a escrita da autora é muito boa, não te deixa com vontade de parar. Os capítulos são curtinhos, então acabou sendo ainda mais rápido de ler.

Essa é uma leitura inspiradora, principalmente para os jovens, que passa a mensagem de nunca desistir de seus sonhos. E também, é uma história cheia de representatividade. Emoni é afro-latina, então precisa lidar com o preconceito desde sempre.

Temos algumas receitas no livro, e eu fiquei louca para fazer todas! Vou me arriscar e se der certo, eu mostro pra vocês!

Se você procura uma leitura leve e reflexiva, vai se apaixonar por Em fogo alto. É um YA gostosinho, com personagens incríveis e uma trama de aquecer o coração.

site: https://www.instagram.com/p/CY7syUNtvYh/

KarolCarvalho 24/05/2022

Não é uma leitura ruim, mas ?
Não achei um livro ruim, mas também não foi uma leitura excepcional. Acho que principalmente porque não consegui me conectar com a personagem 100%. O relacionamento amoroso também foi construído de uma forma tão perdida, não consegui me envolver com o casal e o final é muito apressado!