O Sanatório

O Sanatório Sarah Pearse

Resenhas - O Sanatório

Juju 25/02/2022

Expectativas frustradas
Na região de Crans-Montana, Suíça um chique e inovador hotel foi erguido a partir da antiga estrutura de um infame sanatório especializado em supostos tratamentos para pacientes tuberculosos em meados de 1920. No entanto, desde o início do projeto organizado pelo empresário Lucas Caron e seu parceiro arquiteto Daniel Lemaitre, muitas pessoas da região foram contra e demonstraram enorme insatisfação mediante à reforma. De qualquer forma, anos mais tarde a construção finalmente se concretizou e o Le Sommet é agora um destino popular e atrativo aos olhos. É para este local isolado e constantemente recoberto por camadas extensas de neve capazes de bloquear as estradas que Elin Warner viajará a fim de se reencontrar com o irmão distante, Isaac, e celebrar seu noivado com a doce Laure. As coisas dão terrivelmente errado quando Laure desaparece e incapazes de contar o auxílio da polícia, cabe agora à Elin assumir o controle e encontrar as respostas de que necessitam para resolver o mistério, parar o possível assassino e evitar mais tragédias ao mesmo tempo em que ela trava uma batalha consigo mesma e seus próprios demônios do passado.

Esse livro é muito enrolado. Os personagens são enrolados, a trama é enrolada, uma bagunça só. Elin, a protagonista é uma mulher que possui marcas e traumas do passado a respeito da morte do irmão mais novo Sam, só que isso parece minar totalmente a sua personalidade ao longo das quase 250 páginas do livro. Ela perde tempo com devaneios eternos que não agregam em quase nada e por conta disso temos uma impressão de que a história não vai para a frente e tenta compensar lacunas em branco com sentimentalismo, sem mencionar que ela encasqueta com qualquer coisa inútil que aparece. Para mim também não ajudou que os demais personagens eram igualmente chatos e sem noção, o irmão Isaac é babaca, as pessoas que trabalham no hotel são inexpressivas e o pior foi o namorado da Elin. O homem é um poço de egoísmo bem ao estilo namorado tóxico mesmo que pressiona, cobra respostas de uma pessoa abalada, exige validação emocional a todo momento, duvida das capacidades intelectuais e físicas dela e quer resolver tudo na base de: "não é da nossa conta que tem gente morrendo, deixa para lá". Não entendi o propósito da autora ao inserir esse cara na trama, muito menos entendi porquê ela não criticou as atitudes dele, pelo contrário, achou tudo aquilo normal e válido em se tratando de uma relação amorosa. Que fique claro, não é!
Enfim, a verdadeira ação por assim dizer só começa lá pelas 300 páginas em diante, só que como eu disse a personagem principal quebra tanto a cabeça com reflexões que acaba entregando os possíveis "plots" da trama antes mesmo de eles acontecerem, o resultado final é uma coisa morna, previsível e pouco criativa com um desfecho estranho e bem esquizofrênico. Nem um pouco original em se tratando de um thriller.

Isso quer dizer que não vale a pena ler? Não exatamente. O livro não é de todo ruim, eu já li coisas bem piores, pelo menos temos uma certa lógica nos acontecimentos e fatos, é só que se você está em busca de algo surpreendente não vai encontrar em "O Sanatório" (até o nome eu achei clichê). Não existem reviravoltas de fundir os neurônios, em nenhum momento eu me flagrei tentando formular teorias alternativas, tudo era bem preto no branco e não poderia fugir muito do que estava sendo proposto. O que acho que aconteceu é que esse livro acabou - por algum motivo que eu não compreendi bem - se tornando extremamente hypado e eu como algumas outras pessoas me vi caindo na ilusão de que encontraria algo extremamente fora da caixa, sendo assim aumentei o nível das expectativas e fiquei bem decepcionada. Caso você vá ler sem saber o que esperar, talvez possa ter uma experiência um pouco melhor. A propósito tudo sugere que a autora irá investir em uma continuação.

Gladis 25/02/2022

Um hotel de luxo.
Adorei essa aventura, apesar dela não ter ativado aquele "gatilho" referente ao suspense. É um livro potencialmente bom, mas caso tivesse algo sobrenatural poderia ter sido melhor (adoro histórias assim). Em relação ao drama, eu não tenho que comentar. Foi esplêndido (apesar de não achar legal algumas partes).

Tatiane554 07/03/2022

Gostei,porém...
Esse livro quando eu li a sinopse me despertou muita vontade de ler ,apesar de muita gtte não ter gostado.Confesso que até um pouquinho mais da metade é uma história interessante ,porém depois não me agradou tanto, o final também foi mais ou menos ,acredito que a experiência que cada leitor carrega vai influenciar na opinião sobre essa leitura! A detetive aqui não me cativou muito não, os demais personagens também ,seila ! Não é uma história ruim ,porém para quem já lê muito sobre o gênero senti falta de algo ! Apesar de tudo recomendo a leitura,acredito que cada um tem um ponto de vista ,e deve tirar suas próprias conclusões!

Larissa.Passos 11/03/2022

Razoável
Uma leitura que entretém, distrai, mas não senti nada do terror que foi anunciado na resenha, nem o medo que tentaram passar nas propagandas. Apesar de grande, li em 3 dias e só pq não tinha tanta vontade de ler. A história em si é mais do mesmo, bastante razoável, clichê até, com o diferencial do lugar.

Fabiana 12/03/2022

Salvo pelo gongo
Demorei a ler, um pouco arrastado e acaba não sendo o tipo de livro que se faz querer ser devorado, porém desperta a curiosidade e não nós permite abandonar a leitura.
Com mil nós a serem desatados e muitas intrigas e suspeitas a história vai plantando sementes de dúvida e palpites.
Um suspense um pouco bagunçado e um final que deixa aquela pulguinha atrás da orelha.
Parte de uma coisa foi ou não foi de fato esclarecido?
Mas tudo foi dito, tudo revelado, eis quem mata, eis quem morre, eis quem mente...
Leia e tire suas conclusões.
Será que tudo está realmente encerrado ou é só o recomeço de mais uma cama de gato?

Suéllen 12/03/2022

Ótimo
A leitura é leve e te prende, eu achei que seria mais assustador devido ao histórico do local aonde acontece a história mas é uma trama policial, desenvoltura boa
Eu indico a leitura

Lara 14/03/2022

Terror... Ops, suspense
Um suspense desses que vale a pena a gente pegar pra ler de vez em quando pra aliviar as leituras densas. É o romance de estreia da autora, então não dá pra pegar pesado nas pontas soltas ou no final "clichê" envolvendo as clássicas motivações pessoais para assassinatos.

O que me decepcionou foi a premissa de que seria uma história de horror, pois TUDO indicava que seria uma narrativa envolvendo um ambiente assombrado... Me enganei. Mas enquanto suspense, o livro não deixa tanto a desejar.

Elly 14/03/2022

O sanatório
Caramba, que história. Acompanhar a Elin nesse hotel aqui foi uma loucura, felizmente uma das poucas personagens de thriller que não fica bebendo e é considerada mentirosa/louca com os relatos, infelizmente ainda tem quem discorde(fazer o que né). Fiz tanta teoria de quem poderia ser o assassino e no fim até que acertei. Amo esse tipo de livro porque além de me tirar das ressacas, é também um dos poucos que me faz analisar vários detalhes pra chegar nas teorias. Gostei bastante.

@hobbiesdacindy 15/03/2022

Confesso estar bem ansiosa pra leitura desse livro, (tanto que o li em 3 dias ?) então amei quando foi o livro escolhido do mês no #clubedaspaginas

A leitura é bem fluída e envolve bastante a gente, fiquei bem curiosa pra descobrir quem era o responsável por tudo que estava acontecendo e não via a hora de acabar.

Achei que algumas pontas ficaram soltas e outras coisas bem óbvias.

E... Não gostei da personagem principal, indignada como ela poderia ser uma detetive daquele jeito todo desleixado em observar os fatos.

A leitura foi boa, porém, não incrível.

Thais Lutz 15/03/2022

É bom, mas poderia ser melhor
O Sanatório é um thriller psicológico/suspense muito gostoso de ler, foi uma leitura que me prendeu do início ao fim, não sosseguei até descobrir quem está por trás dos assassinatos juntamente com as ligações com o hotel, que era um antigo sanatório que tratava principalmente os tuberculosos. Os personagens também são interessantes, apesar de que peguei uma certa birra do Will, que vivia contestando a Elin, como se ela fosse uma criança, e isso me irritou bastante. Entretanto, não me atrapalhou em nada meu prazer pela leitura.
Contudo, só não dou cinco estrelas porque achei muito sem nexo o motivo dos assassinatos, a Elin pareceu não tratar a investigação de forma profissional (contando o que descobriu pra tudo e pra todos) e ficou um ponto de interrogação enorme na minha cabeça acerca de coisas que aconteceram ao final. Apesar disso, eu fui tão enganada quanto a Elin nesse livro.

Lujan.Cabral 16/03/2022

O Sanatório
Loucura total numa história bastante bem escrita.
A tensão vai crescendo muito a cada capítulo deste romance bem tramado.
Vc quer sair fora, mas não consegue.
Uma sensação horrível e crescente de pavor vai tomando conta.
Todos se tornam suspeitos aos nossos olhos.
Até que no final... Tudo se revela surpreendentemente.

Duanna.Reis 17/03/2022

Gostei muito desse livro. É um livro que te prende do início ao fim. Cheio de mistérios e reviravoltas. A autora superou todas as minhas expectativas.

Gi 19/03/2022

Não era bem o que eu esperava
Um thriller que tinha de tudo pra ser ótimo, mas pra mim não rolou, até conseguiu me prender, só que tantos mistérios e parece que nada bate com nada, foi ficando morno e sem graça alguma. E quando temos o grande mistério revelado a história foi bem nada a ver. Uma pena.