Carta a minha filha

Carta a minha filha Maya Angelou

Resenhas - Carta a Minha Filha

Karol 23/11/2021

Sublime
"Carta à minha filha" reúne pensamentos e lembranças de Maya Angelou. Os temas são variados: homenagens à mãe e à avó, a relação de amor e dor com o sul dos EUA, território racista onde cresceu, a importância e o valor da educação, os amigos. Não é estruturado em forma de cartas, propriamente (com exceção da apresentação, em que ela escreve para todas as mulheres, suas "filhas" porque compartilham das mesmas adversidades no mundo), mas de reflexões soltas.

Resenhas Horizon 29/11/2021

mais um pouco dessa mulher maravilhosa
a cada pedacinho de escrita dessa mulher, eu me fascino um pouco mais.

livro bem rápido, e profundo. vale a pena pra quem quer complementar tudo que ja leu dela

Lali 04/12/2021

Como é linda essa coragem de se despir de qualquer vaidade e orgulho e compartilhar suas próprias experiências de forma tão crua e poética. Tudo que Maya escreve é um presente, sempre.

Emanuel Xampy Fontinhas 12/12/2021

Esse durou minutos na minha mão. Um livro que mais parece um testamento. Ela aqui aparece não como uma grande escritora, mas como uma mulher negra, já idosa, com todas as suas idiossincrasias, suas manias, suas crenças e preconceitos, ou seja, humana. Muito tocante.

Roberta 18/12/2021

Carta a minha filha
Esse livro é uma carta da Maya Angelou a uma filha em que ele procura dividir lições que aprendeu com a vida e as condições em que aprendeu!
O livro tem relatos sobre amadurecimento, emergências, uns poucos poemas, algumas histórias leves para fazê-la rir e algumas para fazê-la meditar

Paloma 20/12/2021

Esse livro é um convite para que todos possam conhecer vida e obra de Maya Angelou. Ele reúne um conjunto de pensamentos, lembranças, poesias, apresentações da escritora. As temáticas dos textos são as mais variadas, desde homenagens à mãe e à avó, até recordações de momentos de muito amor e dor no Sul dos EUA.

A autora fala sobre os dilemas e desafios da juventude, do processo de se tornar a mãe ainda muito jovem. Também, sobre a valorização das tradições, da oralidade e conhecemos um lado bem religioso da autora. Para quem nunca leu nada de Maya Angelou, esse livro é ótimo para conhecer a escrita potente dessa mulher.

Roberta 28/12/2021

Um livro curto, de leitura bem rápida, de conselhos reunidos nos 70 e poucos anos de vivências de Maya Angelou. Ela deixa muito claro como sua infância e juventude foi difícil, sobreviver foi uma luta, e agora deixa como herança cartas às filhas que ela nunca teve e ainda estão todas aí pelo mundo.

Marilia 30/12/2021

Uma leitura agradável
O livro traz escritos esparsos de diferentes momentos da vida dessa autora tão importante.

Embora seja entitulado como carta, não é propriamente uma conversa com o leitor, mas um apanhado de momentos que valeram o registro.

Algumas cartas são muito marcantes, como ?acaso, coincidência ou preces atendidas?, ?em legítima defesa? e ?condolências?.

Uma leitura leve, fácil e rápida.

Malu 30/12/2021

Um fôlego em forma de leitura
Com textos pequenos e abordando assuntos diversos, Carta a minha filha mostra a versatilidade de Maya Angelou que consegue ser gentil em suas palavras de maneira tocante e profunda. Mais um livro que consolida o lugar dela de uma de minhas autoras favoritas!

@descobrinaspaginas 31/12/2021

Um livro rápido de ler e repleto de histórias sensíveis, interessantes e que no final nos trazem uma lição. Me surpreendi positivamente com a leitura e fiquei impressionada com o numero de marcações que fiz ao longo da leitura.

Cau :) 02/01/2022

Maya Angelou reúne neste livro pequenos textos, com histórias da vida dela, reflexões, ensinamentos, etc. A leitura é bem rápida (dá pra ler de uma vez só), o livro é pequeno, mas nós traz muitas coisas pra pensar

Ester71 03/01/2022

Fragmentos de toda uma vida, os quais, lidos em conjunto, demonstram o que foi, parte da vida de Maya Angelou.

Sofia 09/01/2022

Minha alma sempre olhará pra trás e se maravilhará com as montanhas que escalei os rios que atravessei e os desafios que ainda me esperam pela estrada
Em mais uma obra maravilhosa e encantadora de Maya Angelou, vamos mais a fundo nos momentos, acontecimentos e vida da autora e artista.

Ela declara no começo do livro que essas cartas são para nós, suas filhas. Em capítulos curtos, mas cheios de amor e emoção, sabemos mais da vida da Maya, suas dificuldades, seus sonhos, suas vivências. Encontramos suas poesias e suas palavras que acalentam o coração.

A Maya é uma pessoa que se eu realmente pudesse escolher, era quem eu queria conhecer. Uma mulher forte, empoderada, cheia de amor e bondade em um mundo tão cruel e segregado.

Eu simplesmente amo ler Maya. Amo suas palavras, elas me aquecem e me fortalecem. Se existe uma autora que todo o mundo precisa conhecer é ela. Sou eternamente grata por ter deixado sua marca no mundo e agora podermos conhecer a Mulher incrível que ela foi.

Karla 15/01/2022

Muito Bom
Com um prefácio maravilhoso de Conceição Evaristo, Maya Angelou traz fragmentos da sua vida em forma de cartas para uma filha que não teve.

Diversos conselhos e reflexões que eu gostaria que minha mãe tivesse escrito para mim.

Kelly @leitora_assidua_ 23/01/2022

A cada capítulo, uma surpresa e uma emoção diferente...
Com uma leitura rápida, leve e fácil de compreender, Maya Angelou nos transmite várias lições valiosas.

A simplicidade desse livro é o que encanta!

Durante a leitura, a sensação que tive era de estar em uma conversa com um amigo, alguém que cheio de conhecimento a si passar.

"Minha vida está sendo longa, e, acreditando que a vida ama quem a vive, ousei tentar muitas coisas - às vezes tremendo, mas ainda assim ousando."

A cada capítulo, uma surpresa e uma emoção diferente...