Carta a minha filha

Carta a minha filha Maya Angelou

Resenhas - Carta a Minha Filha

Carme 25/01/2022

Leitura leve, mas com reflexões profundas. Dangelou inspirou e ainda inspira mulheres a construir de forma autêntica a própria história.

patricia 01/02/2022

inspirador e cheio de ternura
?eu dei à luz uma criança, um filho, mas tenho milhares de filhas. (?) estou falando com todas vocês. eis aqui minha oferenda.?

é assim que me sinto. como se estivesse ouvindo histórias de uma mentora. maya angelou, grandiosa em cada palavra, consegue passar seus ensinamentos e incentivar reflexões, mantendo a ternura e a simplicidade de uma conversa com suas filhas. uma leitura rápida que é como um afago que toca direto no coração.

Danielle530 04/02/2022

Carta a minha filha é, até o momento, meu livro preferido. Maya Angelou escreve de uma forma tão gostosa, é como estar escutando conselhos da sua avó.

Nada 23/02/2022

Carta a minha filha
Primeiro contato com alguma obra de Maya Angelou, e eu estou impressionado e decepcionado comigo mesmo de eu nunca ter escutado algo sobre essa mulher grandiosa...

Este livro me impressionou, são cartas curtas como conselhos e de uma maneira bibliográfica aonde funciona muito bem e a escrita desta mulher é magnífica e nada difícil, parece que ela realmente é nossa mãe, me apaixonei por este livro e por esta mulher

skymae 06/03/2022

de leitura leve e fácil, conta a história da maya em capítulos curtos de menos de 5 páginas. li em poucas horas e não me arrependo de ter engolido as palavras tão rápido. tudo que essa mulher escreveu vale a pena ser lido.

Alassë 15/03/2022

O poder das palavras
Ainda desconheço os trabalhos literarios de Angelou mas este livro mostrou-me como a sua narrativa é fluida poderosa e os seus ensinamentos parecem simples, mas sao potentes.

Gabriela.Pereira 27/03/2022

Lindo
Amei a escrita da Maya e como ela foi relatando tudo de uma maneira muito intimista, tem uma abordagem diferente da autobiografia dela, nesse ela trata mais de fases da vida dela depois de ela ter sido mãe, tem também algumas poesias muito legais.

Mariana 29/03/2022

com passagens fortes e uma vida inspiradora. as escolhas e a conexão que Maya faz com essa filha (sem tê-la) são muito simbólicas

Érika 04/04/2022

Coletânea
Uma coletânea de textos curtinhos, entremeados com poemas, sobre temas que a autora considera relevantes para as suas ?filhas?. Alguns textos são bons, outros nem tanto, nenhum eu chamaria de sensacional. Mesmo assim, é uma leitura fluida e bem rápida.

@jaquepoesia 19/04/2022

• Carta a minha filha
• Maya Angelou
• Editora Agir
▪︎ 144 páginas - Ano: 2008
▪︎ Tradução de Celina Portocarrero

Este foi meu primeiro contato com o trabalho da escritora afro-americana Maya Angelou e fiquei impactada com sua escrita, tanto pela forma em que exalta o amor quanto na forma em que atentamente denúncia injustiças sociais. Suas críticas são muito perspicazes e extremamente necessárias.
Dividido em 28 partes 'Cartas a minha filha' traz relatos em formas de narrativas e poemas que abordam temas como: racismo, violência doméstica, estupro, política, família e fé.
Apesar de abordar alguns temas indigestos, com amor e ternura em meio ao caos este livro nos leva à diversas reflexões.
💬 Foi uma leitura muito significativa e que agregou muito, senti leveza na forma em que Maya tratou de temas complexos com franqueza e objetividade sem ser superficial em suas colocações.

No primeiro texto do livro "Casa", a escritora fala de preconceito racial, mas agrega ternura ao seu relato enfatizando a importância da casa que é nosso interior, ocupada por memória e raízes. 🍂 Trechos:
"Casa é aquela região juvenil na qual uma criança é o único habitante real(...) Como criança não pode controlar o meio ambiente, precisa encontrar seu próprio lugar, uma região em que só ela vive e ninguém mais pode entrar."

"Levamos o acúmulo dos anos em nossos corpos e nossos rostos, mas em geral, nosso verdadeiro eu, criança interior, ainda é inocente e tímido como as magnólias."

O texto "Filantropia" fala da gratidão a generosidade dos filantropos, mas principalmente sobre como gestos e palavras podem trazer alegria e até mesmo cura.
Aqui Angelou fala da importância e influência que sua vó teve em sua forma de ver o mundo e de como descobriu que até um sorriso pode ser uma atitude filantrópica.

Em "Revelações" a escritora descreve brevemente a noite em que seu filho foi gerado e o orgulho que teve ao vê-lo se tornar um bom homem.

Carol 25/04/2022

Carta a minha filha 📝
Ganhei esse livro de uma amiga incrível, foi um presente delicado de alguém que sabia que essa leitura iria ressoar comigo. Nunca tinha lido nada da Maya Angelou e hoje compreendo o porquê da autora ser tão popular e divulgada, sua escrita é tocante e sensível mesmo quando comenta sobre assuntos complicados de serem trabalhados. Acho difícil alguém não se render a escrita da autora e a partir de hoje estarei sempre recomendando essa obra. Sem sombra de dúvida foi uma grata surpresa e um lindo presente. 💛

Gislaine 03/05/2022

É o segundo livro de Maya Angelou que eu leio. O primeiro foi ?Eu sei porque o pássaro canta na gaiola?. Me apeguei tanto a Maya e sua escrita. ?Carta a minha filha? só reforçou o lugar que ela tem no meu coração. Dá para ler em um dia e é cheio de ensinamentos valiosos.

Elisa 14/05/2022

Maya é simplesmente magnífica
Após ler "Eu sei porque o pássaro canta na gaiola", me apaixonei por Maya Angelou e ao ler "Carta a minha filha" (nessa edição com tocante prefácio de Conceição Evaristo) me recordei de como a escrita de Maya é singela, forte, apaixonante e todos os adjetivos que se possam atribuir a uma escrita perfeita.

"Você não pode controlar todos os fatos que acontecem em sua vida, mas pode decidir não ser diminuída por eles. Tente ser um arco-íris na vida de alguém"

Obrigada, Maya por ser arco-íris na vida de todos que têm a alegria de ler suas obras.

Carol749 01/06/2022

De leitura fácil e sem necessidade de palavras difíceis, através desse livro Maya Angelou conversa conosco, apresentando fragmentos e histórias de sua vida, sempre com abertura para reflexão e aprendizado.
Esse livro consegue ser ao mesmo tempo difícil e dolorido de digerir mas ao mesmo tempo um abraço quente e carinhoso.