A canção de Aquiles

A canção de Aquiles Madeline Miller

Resenhas - A canção de Aquiles: Uma releitura da Ilíada, em que a glória de um semideus encontra o amor de um príncipe.

Emily 17/09/2022

A Canção de Aquiles (Meu novo livro predileto ??)
Que livro INCRÍVEL!
A história dele é sensacional, o drama é bem construído e os personagens também, com certeza 5 estrelas favoritado. Realmente a única dificuldade que eu tive foi o fato do livro ter bastante personagens e nomes e às vezes me perdia, mas não me atrapalhou em nada, da metade pro final dele foi apenas lágrimas e mais lágrimas e já estou ansiosa pra ler outros livros da autora.

Dabss 08/08/2023

"Não chora é só um livro" | O livro:
A história me prendeu logo de início, achei super interessante a narrativa do Pátroclo, os momentos em que ele e Aquiles se tornam inseparáveis e todos os mínimos detalhes que o faz se apaixonar por Aquiles. É tudo muito fofo.

??
"Aqueles segundos ? aquelas frações de segundo ? em que nossos olhares se encontravam eram os únicos momentos, no dia, em que eu sentia alguma coisa.
??

No entanto, passam-se 10 anos na Guerra de Troia e o livro fica extremamente chato, juro que pulei alguns parágrafos de descrição porque não aguentava mais. O Aquiles se perde em meio ao poder e sua arrogância é insuportável, não estava aguentando. Ao meu ver, não precisava de todo aquele contexto sobre a guerra, mas tudo bem, foi importante para entendermos o final.
Eu não vou dar spoiler, só digo que chorei como nunca havia chorado. A história se encerra de um jeito LINDO, eu estou soluçando até agora. Perfeito.

capitu 30/07/2023

"Você pode usar uma lança como um cajado, mas isso não mudará a natureza da lança."

O que foi esse livro?
No começo não estava esperando muito, achei um pouco arrastado, mas de repente comecei a me envolver com a história e com os personagens, evitei até ler o final em público, pois tinha certeza que ia chorar e chorei muito.

LisaB 21/11/2023

Ele sempre fora melhor que eu com as palavras ...
Como eu estou feliz por ler esse livro dos melhores do ano com toda certeza.
Faz muito tempo que não leio puro amor igual aqui, sério eu não sei como a autora conseguiu se manter extremamente fiel a Ilíada e contar essa história que só existia nas nuances.

"Eu o reconheceria apenas pelo toque, pelo cheiro; eu o reconheceria cego, pelo modo como exalava o ar e como seus pés batiam na terra"

Ps. O FILHO DO AQUILES É UM 🤬 #$%!& !!

Beatriz.Rodrigues 13/12/2023

?é de lembranças que sou feito?
UAU. O que foi esse livro?

Fiz uma leitura coletiva com o meu melhor amigo, não sabia nada sobre o livro e nunca tinha ouvido falar. Tô muito impressionada porque foi uma surpresa muito boa e eu caí de paraquedas.

O livro é narrado por Pátroclo, que foi exilado para o reino de Fítia, onde conhece o príncipe Aquiles. E, daí, acompanhamos o desenrolar dessa amizade, que vira amor. É lindo acompanhar toda a trajetória de Pátroclo e Aquiles e ver o amor deles crescendo junto com eles, ver a união, a amizade e o companheirismo.

O começo é um pouco parado, mas depois eu simplesmente devorei o livro. É um livro muito emocionante e angustiante quando começa a guerra.

Fiquei muito impressionada com Pátroclo, se mostrou um homem incrível, com um coração gigante, no qual vivia por seu amado Aquiles.

Ótima leitura!

cinthia 19/08/2023

Um lindo livro e uma ótima releitura da Guerra de Troia. A história de Aquiles e Pátroclo é encantadora e brutal ao mesmo tempo.

Claudinei43 01/09/2024

Um épico reimaginado
A narrativa é contada a partir do ponto de vista de Pátroclo, um personagem frequentemente secundário nas versões tradicionais do mito. Filho de um rei desonrado, Pátroclo é exilado para o reino de Ftia, onde conhece Aquiles, o famoso guerreiro e filho da deusa Tétis. A amizade entre os dois cresce ao longo dos anos, transformando-se em um amor intenso e complexo.

Madeline Miller reimagina os eventos da Ilíada, enfatizando a humanidade dos personagens e explorando temas como o destino, a glória e o sacrifício. A autora dá uma voz a Pátroclo que é, ao mesmo tempo, vulnerável e forte, permitindo que o leitor experimente as emoções e os dilemas que ele enfrenta ao lado de Aquiles.

A escrita de Miller é lírica e poética, evocando a grandiosidade épica da mitologia grega enquanto mantém um foco íntimo nas emoções e nos relacionamentos. O romance equilibra bem a ação da guerra com momentos de introspecção, criando uma experiência de leitura rica e envolvente.

"A Canção de Aquiles" é uma obra que não só revisita um dos mitos mais conhecidos da antiguidade, mas também lhe dá nova vida, questionando as noções de heroísmo e oferecendo uma visão mais pessoal e emocional dos protagonistas. É uma leitura recomendada tanto para os fãs de mitologia quanto para aqueles que buscam uma história de amor poderosa e bem contada.

Hannah19 04/12/2023

Uma história de amor bem triste
O que falar desse livro?? Estou sem palavras para descrever sobre essa história, que é baseada na ilíada de Romero sobre o romance que realmente aconteceu entre Aquiles e Prátroclo... Durante minha leitura, fiquei com vontade de reassistir ao filme "Tróia" que é baseado na história de Aquiles e lá tem muita coisa diferente e fora do contexto, e fico feliz de ter lido esse livro e ter entendido melhor as coisas, principalmente que o Aquiles simplesmente não morreu cego de amor por uma mulher que ele nem conhecia, como é no filme, descobrir também que o Aquiles não estava no cavalo de Tróia, isso me pegou de surpresa porque minha vida toda conhecia essa história dessa forma, porém no livro não foi bem assim.... No filme não deixa muito claro o romance entre eles e que o Aquiles era pegador de mulheres, porém no livro ele só ficou com uma, por causa do amor por Prátroclo etc... A cena da morte de Heitor, confesso que senti mais emoção na obra cinematográfica do que a do livro, a cena do Heitor sendo arrasado etc... Gostei que no final eles finalmente tiveram paz pra poderem ficar juntos
"Duas sombras se aproximam em meio à treva densa e eterna. Suas mãos se encontram e a luz jorra num dilúvio como se fossem centenas de urnas entornadas do céu."

mari1464 22/02/2024

A canção de Aquiles
Há anos que quero ler esse livro, por se tratar de mitologia grega, mas fiquei um pouco decepcionada. Mesmo tendo narração em primeira pessoa, a leitura não é tão fluida quanto eu esperava, e eu fiquei bastante cansada em algumas partes, pulando várias delas pq tava com preguiça de ler.

A primeira metade do livro é legal, pq conta de como Patroclo e Aquiles se conheceram, ficaram amigos, treinaram com o Quíron e afins. Mas depois, quando começo a guerra, ficou tudo arrastado demais, não tinha nada que me atraísse pra ler. Não teve nem aquele lance do calcanhar do Aquiles.

Mas é interessante a construção do relacionamento de Patroquiles em meio a tudo que eles viveram, e como as pessoas mudam perante às dificuldades.

Ash 08/11/2023

Nenhum outro livro poderia ser tão tocante quanto esse! é quase como se autora tivesse rastejado até meu crânio e comido com as próprias mãos meu cérebro para escrever sobre minha mulher e eu. sinto me entregando um diário para milhares de pessoas.

Lucas Leite 22/07/2023

Releitura LGBT de um clássico
A história recontada de Aquiles e da Guerra de Troia sob o prisma da homossexualidade é interessante e flui bem, nada forçado. Literatura leve, mesmo no âmbito da violência extrema e de uma estrutura fortemente patriarcal. Vale a leitura.

ana! 28/07/2024

O melhor livro da vida, so marque a terapia pra dps
Que livro bom, nao tenho nem palavras prs descrever, me fez chorar rios, tomei varios tapas na cara, odiei como o destino e cruel e como mesmo burlando ele se concretiza, li em uma madrugada pq nao conseguia dormir sem o final, ele te prende e te faz sentir que sua alma foi esmagada de tanta tristeza

to meio anestesiada ate agr

gregorio828 27/03/2023

Não me prendeu muito de começo e achei meio cansativa num geral (mas isso é porque eu detesto livro com muita descrição), porém não tirou a beleza do livro
é uma história de amor linda, trágica, complexa e cheia de metáforas
gostei bastante e vale muito a pena cada página (as últimas acabaram comigo)

Lu.pí 16/12/2022

Gente,mas q que é isso
Melhor livro que li na minha vida!
Obrigada Leoni por recomendar esse livro????
O livro inteiro te prende do começo ao fim
Envolve romance (gay), guerra e deuses! Juntaram tudo de bom e transformaram em algo melhor ainda. Muita emoção pro meu coração?chorei de raiva,felicidade e tristeza
LEIAM!