O pacto da branquitude

O pacto da branquitude Cida Bento

Resenhas - O pacto da branquitude

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Curto, incisivo
O livro é como arrancar um esparadrapo bem forte. Você lê, respira, segue a próxima página e só consegue lamentar pelo tanto de razão que existe em cada linha.

Avyla 17/09/2023

Sensacional
Obra essencial para entender como entender o racismo institucional no Brasil e a prática do pacto narcísico.
Simplesmente fantástica a exposição feita pela autora em relação a prática do racismo no Brasil e como isso se manifesta no dia a dia das corporações e empresas.

Marina 17/09/2023

"Ser branco é viver sem se notar racialmente, numa estranha neutralidade. [...] É o outro que é de cor."

Manu 21/09/2023

Leitura obrigatória
Livro fundamental para nós brancos. Leitura mais que necessária para iniciarmos o desmantelamento das estruturas racistas que mantemos atualmente.

Ãtila 23/09/2023

Um livro capaz de nos fazer entender a política, cultura e história do Brasil como poucos. Nele nós é apresentada uma visão clara de como historicamente etnias se pretegem em detrimento do desenvolvimento social de outras. Uma leitura reveladora que não te permitirá mais ver a vida como antes.

EduardaCGP 24/09/2023

Urgente
Pensei que a leitura fosse ser pouco mais fluída, mas por trazer muitos dados de pesquisas, o texto se torna um pouco acadêmico.
Livro necessário que nos mostra a urgência nas mudanças que precisamos fazer em nossa sociedade! Propicia enxergar atitudes e falas que acabam ?passando sem perceber?, nos obriga, de forma muito correta, a nós condicionarmos a prestarmos mais atenção em todo o funcionamento da sociedade em suas falas e ações.

Rosangela Max 29/09/2023

Uma aula.
Um conteúdo elaborado por uma mulher negra, altamente capacitada e com uma sólida carreira como especialista em processo de seleção, falando sobre a discriminação em geral, com foco no ambiente de trabalho? só podia ser incrível mesmo. É o resultado de 30 anos de experiência e pesquisa.
Uma leitura essencial para empregados, empregadores, para aqueles que estão disponíveis no mercado, enfim? para qualquer indivíduo que esteja minimamente interessado em conhecer mais sobre a relação histórica-social envolvida na perpetuação da supremacia branca e na reprodução do capitalismo racial.
Super recomendo.

Anderson668 04/10/2023

Livro essecial
"O Pacto da Branquitude" emerge como uma obra crucial, merecendo um lugar fundamental no currículo do ensino básico. A autora habilmente explora as complexidades históricas do racismo no Brasil, instigando a população branca a desenvolver uma consciência profunda sobre a exploração e escravização de povos indígenas e negros. Sua abordagem sensível é marcante, fomentando a conscientização em relação às realidades muitas vezes negligenciadas.

Como profissional de recrutamento e seleção, a autora traz uma perspectiva única, destacando a manifestação latente do racismo, seja de forma explícita ou velada, em seu cotidiano. Ao desvendar sistemas enraizados que perpetuaram o conforto de alguns em detrimento de outros, ela destaca a complexidade e a dor envolvidas nesse processo contínuo.

Citando a autora, a desconstrução desses sistemas não é uma tarefa fácil nem isenta de dor, exigindo um compromisso intenso e duradouro. Ao apresentar as palavras de Giroux, ela ressalta a necessidade de os brancos confrontarem sua branquitude e desaprender ideologias que perpetuam desigualdades.

O ponto alto do livro é a reflexão sobre como o conhecimento pode capacitar os povos negros a identificar e combater o racismo, tanto interna quanto externamente. O autor destaca a importância de fornecer acesso ao conhecimento como uma ferramenta poderosa na luta contra a discriminação racial.

"O Pacto da Branquitude" não apenas revela as entranhas do racismo brasileiro, mas também inspira ação e transformação, tornando-se uma leitura indispensável para uma compreensão mais profunda e compassiva da sociedade.

Suh 12/10/2023

Aula sobre privilégio branco
Esse livro é fundamental para que se entenda como o privilégio branco afeta toda a sociedade, desde sempre. Leiam!

Dsampa 28/10/2023

Ficou um gosto de quero mais
O Pacto da Branquitude é um livro que proporciona uma baita fluidez na leitura. Cida Bento é extremamente direta ao relatar os diversos casos de racismo que presenciou, principalmente nos âmbitos corporativos . É objetiva sem ser superficial ao orientar acerca das providências a serem adotadas pelo know how de mais 30 anos na área. É impossível não terminar o livro com a sensação de que se queria muito mais!

Michele 28/10/2023

Rompendo o pacto ...
"O Pacto da Branquitude", de Cida Bento, traz a verdade das situações veladas e mentiras legitimadas que dão força ao racismo estrutural.

A leitura é fundamental seja para reforçar aquilo que, na verdade, já sabemos; seja para tomarmos mais consciência da profundidade dos danos que a falta de equidade racial gera ao sistema.

Rodrigo Leão 29/10/2023

Otimo
Livro incrível para quem quer entender esse longo processo que o Brasil passa e não resolve, uma situação calamitosa onde governos não resolvem .

Gabi Sagaz 01/11/2023

Bora pensar Branquitude
Muito importante as pessoas brancas pararem de achar que são universais e começarem a se racializar.
Um bom modo é começando com a Cida Bento.
LEIAM!

roberta.samyly 04/11/2023

Leitura essencial para os brancos entenderem seu lugar na estrutura social, de onde vem toda a sua identidade e herança branca e trabalharem pra desconstruir isso!!! Cida Bento é incrível.